O problema mais comum das gravações de guitarra, som estourando, volume global, etc

Autor Mensagem
feelimaa
Veterano
# dez/11


Bom galera, é o seguinte, serei breve...

Eu tenho uma pedaleira Boss gt-10 e consegui gravar em linha com uma excelente qualidade de audio... Achei que finalmente tinha encontrado a "formula" para as gravações depois de muitos testes e muito tempo perdido.
Mas aconteceu que fui gravar novamente e reparei que o volume que eu gravava não estava de acordo com outros audios em mp3, em questão ao volume... tentei aumentar o volume e utilizando o sonar 8 tentei gravar, porem me decepcionei... o audio "estourava", e no soundforge as ondas estavam sendo cortadas, isso devido ao volume que tentei aumentar demais...

Ai vem a questão, qual o volume "global", padrão para as musicas... ?
e para gravar um audio alto realmente de qualidade para depois eu manipula-lo no volume que eu quiser, será que tenho que gravar tudo bem baixo, ex (-15db) depois na hora de mixar no soundforge eu aumento bem ele, seria possivel isso ?? esse é o segredo talvez ? kkkk

Hoje chegando em casa vou fazer mais alguns mil testes e postar alguns links para vocês ouvirem, se consideram um audio aceitável...

Obrigatou :)

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


feelimaa

A resposta curta: compressão (NÃO compressão de dados, compressão de sinal) e maximizer.

A resposta longa: você provavelmente sabe o que um compressor (de sinal, não de dados) faz. Então, toda gravação comercial moderna usa um "maximizer", que é basicamente um limiter (um tipo de compressor), que te permite aumentar o nível total de volume (dada pela integral do sinal) sem estourar o limite máximo de uma representação digital.

Para igualar o volume das tuas gravações ao das gravações comerciais, o que você precisa fazer não é simplesmente aumentar o volume. Você normalmente grava e mixa mantendo tudo dentro dos limites, e na masterização usa um plugin do tipo "maximizer".

Curiosidade histórica: alguns anos atrás, surgiu o termo "loudness war". O pessoal das gravadoras concluiu que conseguiriam mais audiência se aumentassem o volume percebido das suas músicas, e começou a socar cada vez mais e mais e mais compressão nos discos. As rádios entraram na onda, e começaram a fazer a mesma coisa - muitas vezes, comprimindo ainda mais o que já estava comprimido. E foi o fim da dinâmica. É como se todos ficássemos gritando a todo momento, sem variações, sem sutilezas.

E vou repetir mais uma vez para reforçar: só cuidado para não confundir compressão de sinal (o que um maximizer faz) com compressão de dados (o que um codec MP3 faz).

feelimaa
Veterano
# dez/11
· votar


Cara, muitissimo obrigado por essas informações, é de extrema impotância para mim isto... já me ajudou bastante, vou procurar na internet como mecho bem com compressor de frequencia, se a boss gt-10 possui.... eu uso compressor dela até que ele ajuda bastante para gravar em um bom volume mas quero gravar de outra maneira, para o audio parecer mais natural, e sem muita "frescura" efeitos etc, mais usar isto na hora da mixagem mesmo...
e sobre programa para gravar, qual você me aconselha ?? há alguma outra manha ?? Obrigado mesmo !

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


feelimaa
compressor de frequencia

Não é compressor de frequência, é de amplitude. Procure por plugins VST chamados de "maximizer", como o Waves L2. É um tipo de compressor, mas com funcionamento um pouco diferente. Normalmente, você usa ele DEPOIS de já ter feito toda a mixagem, não na hora de gravar a guitarra.

e sobre programa para gravar, qual você me aconselha ??

Eu normalmente uso os que vieram de "brinde" quando eu comprei alguma coisa. Não costumam ser grande coisa, acho que se você for para o caminho das fontes... ehmmm... "alternativas", consegue coisa melhor.

há alguma outra manha ??

Muitas. E a maior parte eu também não conheço. Produção musical de alta qualidade exige conhecimento técnico. Um profissional qualificado é pago exatamente por ter este conhecimento. Fazendo um paralelo com engenharia, a gente até consegue fazer um barraco aqui ou um puxadinho acolá, mas projetar um prédio ou uma ponte não é questão de conhecer uma ou outra "manha", né?

feelimaa
Veterano
# dez/11
· votar


é, acho que esta "formula" que tanto procuro ninguém irá dar assim de mão beijada... mas não vou desistir fácil de meus sonhos, vou aprender nem que seja sózinho ! hoje acordei 4:30 para tentar gravar pq nao dormi direito sabe fikei "encucado" com isso cara... mas é bom que tem pessoas compreensivas que ajudam assim como você.. Obrigadasso, um abraço boas festas, um feliz natal !

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


feelimaa

Bom, outros dois truquezinhos que eu conheço:

1. Para aumentar a sensação de espaço: quando você jogar uma trilha mais para a esquerda ou mais para a direita, coloque também um atraso no lado oposto. Então, se eu quero fazer o som "vir" da esquerda, eu coloco no lado direito um atraso pequeno, de 4 a 8 ms. Isso simula uma característica do nosso sisema auditivo - quando o som vem pelo lado direito, atinge primeiro o ouvido direito, e depois de uma fração de segundo chega no lado esquerdo.

2. Esta é manjada: se quiser engrossar uma base, grave ela mais de uma vez, com uma configuração igual ou muito parecida, e sobreponha as trilhas. Mas tem que gravar de novo, não adianta dar copy/paste. As pequenas variações na execução vão preencher as lacunas, deixando o som mais cheio/preenchido/encorpado.

Na verdade, acho que esses 3 truques (os 2 acima, mais o uso do maximizer) são TODOS os que eu conheço, hahah.

.omni
Veterano
# dez/11
· votar


Cabe ressaltar que a fada da dinâmica mata um filhote de panda pra cada bit que você destruir com compressão.

E pra usar compressor/limiter tem que tirar uma licença, já tirou a sua?


Obs: post inútil. Mas sério (quase).

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


.omni

Er... mas não é a compressão de dados que mata a dinâmica, é a compressão de sinal. É a mesma palavra, mas são duas coisas totalmente diferentes...

(ou eu não entendi a piada, haha)

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


feelimaa

Para falar a verdade, eu mesmo não sou muito bom nisso, tem o .omni aqui que sabe tudo a esse respeito. Em parte é bem isso que o Bog falou, essa questão de volumes precisa de um uso de compressors e limiters. Minha dica é para você desencanar, especialmente se sua referência for o volume álbuns novos desses criticados pela "loudness war". Contente-se com um pouco menos de volume e alguns probleminhas nas suas gravações caseiras e mais amadoras. Quer dar um "up" no seu som, procure um profissional para masterizar (se possível gravar e masterizar), na sua casa isso não vai rolar.
Para você ler e pensar, tem aqui um artigo dos 10 maiores erros de mixagem (vai mudando até a pág 77 no endereço)
Abç

.omni
Veterano
# dez/11 · Editado por: .omni
· votar


Bog
Eu não estava falando de compressão de dados.

MMI
Tudo nada, estou engatinhando ainda!

diego gr
Veterano
# dez/11
· votar


Muito cuidado com a compressão.
Podem procurar no Youtube as músicas "Break It All Down" do Richie Kotzen e "Ladies Night in Buffalo" do David Lee Roth.
Ambas parecem ter volume baixo, mas se você prestar atenção na verdade o som da caixa e dos tons da bateria estão indo até o máximo. Isso é "dinâmica".
Se aplicassem compressão nessas músicas ia ficar tudo no mesmo nível e perderia o som "organico" que a gravação tem.

diego gr
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
esse artigo é muito interessante!!
vou começar a ler essa revista, valeeeu

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


.omni

Tudo nada, estou engatinhando ainda!

Muito mais que a galera aqui somada. hahahahaha

Finalmente, comprei aquele meu pré Millennia TD-1. No começo do ano te conto como é o bichinho. Vou trazer também um Apogee Duet 2 para usar com o MacBook. E assim está resolvido meu problema de gravação em casa.
Abç

diego gr

Tem bastante coisa interessante e dá para aprender com essa revista, recomendo.
Abç

.omni
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Ótimas escolhas, parabéns!

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


.omni
MMI
diego gr
Bog


AEEEE andei fazendo mil testes aki denovo, nao desisti de jeito nenhum !!! eu gravei com sonar e usei um compressor chamado waves diamond e ficou mt bom !!! respetacule !

MAS, porem, formatei meu pc agora nao to com sonar, so fruit loops... e nao to conseguindo atingir o mesmo resultado novamente, embora estar usando as mesmas configuracoes...

o que andei percebendo tambem, eh que quando vou solar o som muda (agudos)
la no sound forge eu vejo que as ondas criam tipo picos, e sao cortados...

vcs que manjam mais, conhecem uns vsts compressores de frequencias ?

se e isso que eles fazem....

outra coisa que percebi, eh que os timbres variam de uma guitarra pra outra mesmo as duas sendo iguais !! (isso mesmo tenho duas guitas iguais kkkk)

porem uma o braco e mapple e outra e rosewood...

enfim, to quase la, ainda ta faltando alguma coisa.... acho que vou postar uns testes aqui que tal ?

abs !!

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

poderia me indicar um vst de compressao de dados ??

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


RockLetsRoLL
poderia me indicar um vst de compressao de dados ??

De DADOS? Dados não se comprimem com plugins. =P Compressão de dados ou é programinha genérico (como os Winzips ou Winrars da vida) ou é codec de áudio (MP3, por exemplo).

Já para compressão de sinal eu uso discretamente o que quer se seja que veio com o programa que eu estou usando. Só para a compressão final que eu uso o Waves L2. Você já sacou que um compressor multibanda (que funciona diferente para cada faixa de frequência) pode ser uma ferramenta mais poderosa, mas eu não sei usar! =P

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog

Minhas ultimas duvidas !!!
eu fiz uns testes aqui e gravei guitarra em 6.30 khz
depois gravei em 60.0 hz
vi numa tabela que o ideal para frequencia da guitarra e entre 60 e 100 hz...
e ficou show cara !! acho que agora o brilho a gente da na mixagem, mastering etc...
aqui o link do ultimo teste que fiz !

http://www.4shared.com/music/cQhSV6sC/chiado_na_gravacao.html?

Entao eu to vendo aki e brincando com o compressor da boss gt 10 e to usando no fruit loops um compressor muito bom tambem...
Chama classic compressor, eh free...

Sumiu aqueles estalinhos de pipoca que saiam no audio !!! (por causa da frequencia)

o que eu queria que vc notasse nesse audio que te mandei, e que tem um tipo de pendancia, nao sei como falamos para isso, parece uma corrente eletrica que atrapalha o som (sssssssssszzzzzzzzzzzzzzzz)

entao, devo deixar a pedaleira exilada, numa unica tomada, de preferencia com o terra(tenho tomada com terra aqui)

ou esse som nao tem nada a ver mesmo, se tira na hora da mixagem ?

ultima pergunta, vc conhece nomes de vsts que que ja fazem o mastering enquanto vc grava ? ou e melhor fazer isso no final na mixagem mesmo ???

Obrigadoo !!!!!!!!!

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


RockLetsRoLL
parece uma corrente eletrica que atrapalha o som

Esse ruído é da guitarra ou da rede elétrica. Aí a solução é física mesmo - guitarra blindada e aterramento. Você pode tirar esse barulho depois, mas fatalmente isso também afeta o som da guitarra.

vc conhece nomes de vsts que que ja fazem o mastering enquanto vc grava ? ou e melhor fazer isso no final na mixagem mesmo ???

Masterização é, por definição, depois da mixagem.

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
Agradeco muito de coracao !!! vou agora la na casa de um luthier que eu conheco e depois te dou um toque do que ele me disse, abs !!!

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
fui la falar com o cara, ele disse que blindagem nem adianta nada... ele mando fazer numa fender dele e n mudo quase nada... a minha guita e uma ibanez entao acho q nao deve ser isso... vou investir em monitores e cabos, que tal ?
gravar a guitar com microfone fica bom ?
se eu gravar um canal microfonando e outro canal em linha ao mesmo tempo depois sobre por as pistas ?
abs !

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


RockLetsRoLL
fui la falar com o cara, ele disse que blindagem nem adianta nada... ele mando fazer numa fender dele e n mudo quase nada... a minha guita e uma ibanez entao acho q nao deve ser isso... vou investir em monitores e cabos, que tal ?

Aí eu já não sei... Eu na verdade não uso muito high gain, então para mim os ruídos fazem parte da brincadeira. Um pouco de sujeira não me incomoda tanto.

gravar a guitar com microfone fica bom ?

Aqui entramos em uma área polêmica. Bons profissionais de produção *quase* sempre preferem gravar guitarra microfonando o amp. Muita gente acredita que por isso, "microfonar é melhor". Mas isso só é válido se estivermos falando de um bom microfone, colocado diante de um bom amp, em uma posição criteriosamente escolhida, e em um ambiente com bom tratamento acústico. É completamente diferente de colocar de qualquer jeito um microfone na frente de um ampzinho no teu quarto. A parte do equipamento é até contornável, mas a do conhecimento não tem como fugir: microfonar é bom quando a pessoa sabe o que está fazendo.

Eu nem tento mais. Para mim, gravar em linha é mais conveniente e, principalmente, produz resultados melhores diante do meu pouco conhecimento.

se eu gravar um canal microfonando e outro canal em linha ao mesmo tempo depois sobre por as pistas ?

É uma opção. Você só precisa tomar cuidado aí com o cancelamento de fases, que causa um efeito estranhíssimo: às vezes, o som fica "oco", e em casos extremos surgem padrões bizarros, quase como um flanger. Novamente, é coisa que se resolve não com o programa X ou o equipamento Y, mas com o conhecimento de quem sabe o que está fazendo.

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
saquei !!!
eu nao quero ser profissa nem nada, eu toco apenas musica instrumental...
aprendi tocar instrumento sozinho e nao pretendo me tornar profissional... mas eu tenho composicoes minhas e gostaria de grava-las com uma boa qualidade... afinal sao minhas musicas nao quero grava-las de qualquer jeito...

ruido nao me atrapalha tambem nao mas acho que agora o problema ta na edicao, pq gravo e mixo mas nao atinjo o resultado que eu quero....

vou te mandar um exemplo de uma musica gravada em linha, com uma pod x3 live nao sei como fala... e o menino conseguiu um otimo resultado


ele deu um tchan, na hora de mixar nao foi ? se eu conseguir uma qualidade assim de audio esta otimo, so nao quero ruidos nem pipoquinhas para me desanimar :\

VLW !

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


RockLetsRoLL

Bom, o meu estilo muito provavelmente não é o teu, mas o máximo que eu consigo é este nível de produção:

www.palcomp3.com.br/bog

Tudo aí foi gravado em linha - inclusive violão! O resultado é bem amador, e se você quer qualquer coisa melhor que isso, eu não posso ajudar. =P

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
sua musica e a em japones ?
demais amo musica jponesa !
a qualidade ta excente, nao pretendo conseguir nada profissa, apenas quero grava-las com uma qualidade aceitavel, e saber mixar...
vc usa sound forge pra masterizar ?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


RockLetsRoLL

A primeira musiquinha é sim em japonês. É de uma (finada) banda que eu conheci no buraco onde eu tocava por lá. Mas tem várias coisas, de vários estilos ali na lista.

Qualquer pessoa pode notar que as minhas gravações não são profissionais. O que eu queria ilustrar com o link é este é um nível que dá para atingir com gravação em linha. Um profissional conseguiria fazer melhor microfonando amps? É muito provável. Mas os MEUS resultados microfonando ficam bem piores.

Agora, se quiser ouvir como fica uma gravação profissional em linha, o Pato Fu não usa amplificadores nas guitarras. Nas gravações, é tudo em linha.

Eu faço toda a mixagem/masterização usando um programa chamado n-Track. Ele é bem velho e muito ruim, mas como é o que eu arrumei por aqui, é o que eu acabei me acostumando a usar. =P

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
to conseguindo gravar e to conseguindo atingir o resultado que eu queria !!!!
o problema agora e o FIZZZZZZZZZZZZZZZZZZ (ZZSSSSSSSZZZZZZZZZSSSSSSSSS)

kkkkkkk ja mudei de tomada e nada.... o que sera que deve ser isso ?

Bog
Veterano
# dez/11
· votar


RockLetsRoLL
jmudei de tomada e nada

A tomada é aterrada E o aparelho tem o terra (3 pinos)? Se não tiver aterramento na casa e o pino extra no cabo do aparelho, não adianta trocar de tomada...

E se a guitarra tiver singles, se livrar totalmente do ruído é quase impossível.

RockLetsRoLL
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
por isso amo humbuker kkkkk
brincadeira, bem que eu queria uma fender !!!

tudo sussa agora, deu tudo certo ! mudei a tomada e ele varia de tempo em tempo o zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

o segredo e gravar hora que ele estabiliza kkkkkkk

brigado por tudo, abss !!

.omni
Veterano
# dez/11
· votar


RockLetsRoLL
Já experimentou andar pelo quarto com a guitarra?
O computador pode gerar o ruído, entre outras coisas. Tenta aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O problema mais comum das gravações de guitarra, som estourando, volume global, etc