qual dispositivo para gravação vc recomenda?

    Autor Mensagem
    abfaria83
    Veterano
    # nov/11


    Pessoal, pensando em coisa pequena e satisfatorio pra home studio, quais dispositivos vcs usam/recomendam?

    eu usava a BOSS ME25 e mudei pra POD2.0. Mas ainda queria uma variedade de melhor qualidade em distorçoes e overdrives. que outras pedaleiras e/ou equipamentos vcs indicam pra trabalhar com gravação no PC por line in ou USB?

    abraços

    Osvaldojr
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    acho que line in, mas microfonando o amp com um shure sm57....

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Osvaldojr
    sua sugestao é pra ligar o shure no line in do pc?
    valeu!

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    UP!

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    UUUUUUUUUUUUPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

    gege_correa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Qual programa você usa para suas gravações? Dê uma pesquisada no fórum sobre guitar rig, amplitube, vsts.

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    compra uma audio phile, uma mesa behrginer e um A-57

    .omni
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    A conexão USB é uma opção muito melhor, porque o som só passa por uma conversão (da pedaleira) e já entra digital no computador.
    Usando o line in, o sinal vai ser convertido pra analógico ao sair da pedaleira e convertido pra digital ao entrar na placa. Isso vai gerar mais uma coloração (nesse caso leia "perda").

    Se for microfonar, o microfone deve ser ligado num PRÉ, ou seja, numa entrada de MIC, não de linha.
    E entre ligar um microfone na placa onboard do computador e usar a saída USB da sua pedaleira, fique com a pedaleira um milhão de vezes.

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gege_correa
    uso audacity só pra editar as faixas q eu gravo usando o POD. prefiro ter um pré amp do q um simulador... por isso perguntei quais outros a galera poderia sugerir

    marcosshrp
    valeu pela ideia, mas ae é investimento demais. nao disse isso quando postei, mas buscava uma coisa mais simples, sem muito requinte, mas q desse conta do recado

    .omni
    quando usava a BOSS ME25 eu só precisei instalar um driver pra poder rodar USB. eu só bao conseguia timbrar muito bem nela. o POD melhorou isso, mas a gravação é line in. Eu queria uma opção tanto line in quanto USB, mas q me desse variedade de timbres convincentes.

    Agora, pra microfonar, por curiosidade, tira umas dúvidas pq sou meio leigo nesse lance.
    o q acontece se ligar o mic no line in? O q to perdendo?
    vc tb comentou q entre gravar por USB ou microfonar, melhor q seja USB. Pq a diferença é tao melhor? a POD q eu uso agora é line in. ainda assim é melhor q ligar um mic na placa do PC?
    valeu pela ajuda!

    gege_correa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    prefiro ter um pré amp do q um simulador...
    Cara, sabe que eu também preferia, até eu descobrir a praticidade de poder mudar o timbre sem ter que gravar tudo de novo hauahauah Mas isso vai de cada um! POD é legal para isso... acho que as versões mais recentes tem USB... os equipamentos da ZOOM/BOSS mais recentes também tem essa opção... Abraço!

    .omni
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    Você entende a diferença do USB pra Line né?

    Agora, pra microfonar, por curiosidade, tira umas dúvidas pq sou meio leigo nesse lance.
    o q acontece se ligar o mic no line in? O q to perdendo?


    O microfone tem um sinal muito baixo. Esse sinal tem que ser pré amplificado pra virar um sinal de linha, que é muito mais alto.
    Agora tente imaginar ligar um microfone numa entrada de linha.

    prefiro ter um pré amp do q um simulador...

    Cuidado cara. Você prefere por quê? Você sabe pra que serve um pré amp?
    Muita gente por aqui acha que gravar em linha é gambiarra, mal sabem eles que muitas gravações profissionais são assim. Claro, microfonar é muito bom, mas microfonar em casa.. com um pré duvidoso, com um mic duvidoso, numa sala ruim, um amp que não é dos melhores... né?

    vc tb comentou q entre gravar por USB ou microfonar, melhor q seja USB. Pq a diferença é tao melhor? a POD q eu uso agora é line in. ainda assim é melhor q ligar um mic na placa do PC?

    Eu não disse que é melhor, eu disse que nesse caso é melhor porque você não está em condições ideais de gravação. Mesmo se tivesse, muitas vezes opta-se por gravar em linha dependendo do caso.
    Sim, é melhor ligar em linha do que ligar um microfone na placa onboard do computador. Basicamente porque o pré dela é muito, mas muito ruim. Como o sinal de linha já foi pré amplificado, não tem taaaanto problema assim, fica só a conversão que é uma bosta com os problemas de latência, mas todo mundo já passou por isso. :)

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    .omni
    po, falei q sou leigo, mas nao é pra tanto. claro q sei a diferença de line in pra USB. rs.
    explico pq prefiro minha POD do q um guitar rig: é só pela mao de obra, considerando a forma q eu gravo hoje. usando o POD no audacity, eu tenho todas as faixas instantaneamente. agora, no guitar rig, teria q gravar por ex uma base primeiro, depois, exportar, jogar num mp4 pra fazer retorno, e entao gravar o solo, depois exportar os 2 pro audacity. se vc tiver uma ideia de como otimizar isso, eu passo a gravar como simulador!

    Se bem q tem um outro complicador. eu uso loop de batera. e sempre sigo os mesmos passos - primeiro adequo a bateria, depois gravo. se eu gravar a guitarra primeiro, editar a bateria depois é problemão, considerando q o loop ta pronto e eu tenho q alterar a velocidade dele na tentativa e erro. deu pra sacar?

    de qq forma, ja vi q vou manter a linha line in ou voltar pra USB. to considerando a zoom g2nu... pra gravar dentro de casa pra fazer umas demos, deve me atender. sabe se os timbres dela sao bons?

    gege_correa
    era justamente o q eu tava pesquisando atualmente! ;)

    marcosshrp
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    valeu pela ideia, mas ae é investimento demais. nao disse isso quando postei, mas buscava uma coisa mais simples, sem muito requinte, mas q desse conta do recado
    mas foi exatamente isso que eu lhe indiquei!

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcosshrp
    entao digamos q eu esteja pensando menor ainda. ehehhe gravar só usando uma pedaleira usb ou line in, por exemplo.

    overlappingcircles
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    uma interface baratinha ja te ajudaria com certeza. Algo no estilo Guitar Llink ou se quiser algo um tiquinho melhor uma fast track ou fast track pro.

    gege_correa
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    explico pq prefiro minha POD do q um guitar rig: é só pela mao de obra, considerando a forma q eu gravo hoje. usando o POD no audacity, eu tenho todas as faixas instantaneamente. agora, no guitar rig, teria q gravar por ex uma base primeiro, depois, exportar, jogar num mp4 pra fazer retorno, e entao gravar o solo, depois exportar os 2 pro audacity. se vc tiver uma ideia de como otimizar isso, eu passo a gravar como simulador!

    Ah, nem cara... vou te falar o meu caso... uso o Sonar (programa) para gravar... ligo a guitarra na interface, abro uma pista de audio no sonar, coloco o Amplitube como um plugin nessa pista, e gravo a guitarra direto no sonar já... se eu decidir mudar a simulação de ampli que usei no amplitube, ou decidir usar o guitar rig no lugar do amplitube, adicionar delay, chorus ou sei lá o que encima do que eu já gravei não preciso regravar é só ir adicionando/tirando/alterando os plugins da pista. Não precisa todo esse trabalho que você falou não... ou seja, eu uso o amplitube dentro do Sonar, e não como um programa a parte (como um plugin)... só não sei se o audacity tem esse mesmo suporte aos plugins que o Sonar, Reaper, Pro Tools, Cubase, por exemplo... Abraço!

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gege_correa
    aí é uma alternativa bacana. tem coisas aqui no forum de gente conseguiu colocar o guitar rig no audacity. tentei isso uma vez mas nao deu muito certo.
    a bem da verdade é q eu tenho preguiça de aprender a mexer em programas como sonar fuit loops, e apelo pras coisas mais praticas tipo audacity + pedaleira USB. hehehe...

    overlappingcircles
    entao cara, eu ja pesquisei sobre essa interface. mas aí, pra gravar, eu nao teria o mesmo "problema" q teria com o simulador, como eu disse pro.omni

    explico pq prefiro minha POD do q um guitar rig: é só pela mao de obra, considerando a forma q eu gravo hoje. usando o POD no audacity, eu tenho todas as faixas instantaneamente. agora, no guitar rig, teria q gravar por ex uma base primeiro, depois, exportar, jogar num mp4 pra fazer retorno, e entao gravar o solo, depois exportar os 2 pro audacity. se vc tiver uma ideia de como otimizar isso, eu passo a gravar como simulador!

    essa interface vem com um programa tipo simulador..gravando nele, eu teria q ir exportando faixa a faixa pro audacity... ou não é assim q a interface funciona?

    overlappingcircles
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    experimenta o reaper, gravador multiplista, com capacidade de usar vst e escutar o que vc realmente esta gravando em tempo real. A preguica vai te deixar ultrapassado!!! quanto a interface, ela nao vem com nenhum programa, e simplesmente uma placa de som externa ligada via usb, com preamps embutidos que melhoram a qualidade do teu sinal. E claro que os preamps dessas interfaces nao sao aquelas coisas, mas superam em muito as entradas da tua placa de som!!

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    overlappingcircles
    ultrapassado eu ja estou! rs. vou experimentar o repaer tb e ver se consigo uma melhora. da interface, eu consigo usa-la com qualquer DAW pra gravar?

    MMI
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: MMI
    · votar


    abfaria83

    Dois produtores musicais falando do assunto:



    Acho que vou acabar pegando uma dessas:



    .omni
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    abfaria83
    A diferença básica do USB x line in é que no USB o sinal já entra pré amplificado (e digital) no seu computador e não precisa passar por outra conversão (ruim).

    usando o POD no audacity, eu tenho todas as faixas instantaneamente. agora, no guitar rig, teria q gravar por ex uma base primeiro, depois, exportar, jogar num mp4 pra fazer retorno, e entao gravar o solo, depois exportar os 2 pro audacity.

    ????!!!

    Não, cara. No Audacity (ou qualquer outro multipista) você pode abrir uma pista pra cada instrumento e ouvir tudo na hora!
    Você não precisa necessariamente usar o Guitar Rig ou similar, pode gravar usando a pedaleira, mas não precisa exportar tudo pra ouvir, basta abrir outra pista...

    MKazan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    antes de mais nada... pergunto: você tem quanto para gastar?
    se tiver uns 2000 reais, tem o Boss BR-800
    se tiver uns 1000, tem o BR-600
    com uns 500 talvez menos, você consegue um zoom PS-02 usado.
    e por aí vai.

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    .omni
    entao velho, na pedaleira eu faço isso, claro. mas acho q a gente ainda nao ta se entendendo. qdo eu gravo usando o GR, a gravacao é feita na propria interface dele, correto? tem um deckzinho la de gravação. depois de gravado, essa faixa q eu disse q preciso jogar pro mp4 pra virar retorno.
    velho, faz o seguinte. ce tem MSN? abfaria83@gmail.com. vamos ver se eu consigo te explicar onde q eu tenho dificuldade...talvez vc resolva. valeu!


    MKazan
    eu acho q teria 500 ou menos! AHAHAHHA. nao conhecia esse lance da zoom ae. vou dar uma olhada e ver como funciona. valeu!

    makumbator
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    abfaria83
    qdo eu gravo usando o GR, a gravacao é feita na propria interface dele, correto? tem um deckzinho la de gravação. depois de gravado, essa faixa q eu disse q preciso jogar pro mp4 pra virar retorno.

    O que o .omni está se referindo é gravação com o GR(ou qualquer outro) em plugin em um software DAW(Nuendo, Cubase, Pro tools, Logic, DP, Reaper, Ableton, etc...), e não usando o gravador interno da versão standalone do GR(ou qualquer outro). São coisas TOTALMENTE diferentes.

    Não precisa jogar nada para usar como retorno. Gravando da maneira correta com qualquer DAW, vc terá inúmeras pistas individuais, que poderão ser gravadas isoladamente ou em grupo(dependendo de sua interface), e poderá ouvir o material já pré-gravado(ou metrônomo, loop de bateria, backing track pronta, etc...).

    Sem contar toda a liberdade de mixagem, monitoração, edição e lapidação do som gravado.

    abfaria83
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    makumbator
    entendi... o q eu preciso, considerando esse tipo de gravacao caseira, é mudar meu DAW. nao consegui fazer o GR funcionar como plugin no audacity, apesar de eu saber q até da certo. por isso q minhas primeiras tentativas eram trabalhosas. pq eu ficava usando retorno toda vez, e dpeois exportando tudo pro audacity. hj eu melhorei isso plugando minha pedaleira no line in, mas queria uma variedade de timbres melhores...
    vou tentar usar reaper ou qualquer outro. valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual dispositivo para gravação vc recomenda?