Como melhorar a qualidade de imagem em seus vídeos.

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau


Tem duas coisas que eu gostaria de esclarecer quanto a esse tópico:

1ª - Talvez ele seja mudado de sessão rsrs. Se não for, moderadores me avisem que eu edito essa parte pra ficar algo mais "bem feito".

2ª - Tratamento de imagem não vai de gosto pra gosto, mas também não tem regra. A forma que você trata a sua imagem de vídeo é outra história, aí sim a coisa fica subjetiva.

Mesmo não tendo uma experiência toooda eu posso dar umas dicas que eu utilizo muito nos meus vídeos e coisas que vocês nem notam.


Todo mundo sabe que ser pobre é fogo : /
Sei que tem muita gente que não tem condições financeiras pra comprar uma Canon hehe. Mas amigos, essas dicas são para vocês:

Todo mundo conhece as câmeras HD não é? Pra mim, elas foram uma das melhores coisas já criadas pelo homem. Mas não é todo mundo que tem dinheiro pra comprar uma câmera boa e deixar os seus vídeos de covers ou reviews com aquela qualidade.

Mas os editores estão aí pra isso, pra deixar um trabalho bruto lapidado.

Eu não tenho do que reclamar da minha KODAK EasyShare. Por mais que seja uma câmera compacta é uma boa câmera. Mas ela como toda câmera tem um porém, e o dela é ISO baixo.

Corrigido por .omni e Del-Rei

Pra quem não sabe o que é Sensibilidade ISO é a medida da sensibilidade da percepção de superfícies sensíveis à luz . Quanto maior o ISO, mais luminosidade na imagem, porém mais noise também.

Se você ainda não entendeu vai uma grande dica do seu amigo Nau:
Wikipédia.

Vou citar alguns problemas chatos em decorrência do que falei e suas melhoras no Sony Vegas 10.

Granulação

Granulação não é algo legal de se ver em um vídeo. A granulação pode ser evitada quando gravamos em luz natural bem focada no que você esta gravando.

Para amenizar uma granulação, podemos desfocar ( a quantidade pode variar de acordo com a sua câmera e luminosidade do lugar ) bem pouco as luminosidades e sombras da imagem do seu vídeo. Eu sempre aconselho fazer isso, por mais que a sua câmera seja boa.

Vou mostrar alguns vídeos meus aqui que vão esclarecer as idéias de vocês

Percebam a granulação desse vídeo a partir dos 1:35



Não sei se lembram desse vídeo, mas percebam como eu tirei a granulação chata sem mesmo deixar um granulado.



Como eu tirei essa maldita granulação? Vou explicar no Sony Vegas 10...

No Sony Vegas 10 (em nem mais um outro) temos o plugin de vídeo Soft Contrast. Quando aplicamos esse efeito, automaticamente ele irá acrescentar proporções exageradas em seu vídeo. É necessário regula-las conforme fica bom para você (nem muito, nem pouco).

Câmeras pra isso, câmeras para aquilo

Tem muitas câmeras no mercado. (ah vá)

Mas você tem que saber escolher, não pela qualidade, mas sim para o que você irá usar. Não vai adiantar de nada você gastar 2 mil numa Canon se você vai utiliza-la para gravar uma caminhada por exemplo.

A primeira coisa que temos que avaliar é: Para o que eu vou usar a minha câmera?

Uma câmera para filmar uma caminhada, por exemplo, deverá ter o maior frame rate que você pode pagar. Eu por experiência própria, aconselho uma que grave no mínimo em 640p (pode ser mais se preferir) e em 30 FPS (frames per second). A própria câmera do celular N95 ou outros da N Séries da NOKIA darão conta do recado.

Se você quer algo para gravar um vlog, por exemplo (estilo vídeos do PC Siqueira) eu recomendaria minimamente uma que filme em 720p com 25 FPS. Menos que isso vai dar muito trabalho no tratamento e a coisa vai desandar...

Agora se você quer gravar vídeos para aplicar Chroma Key aí a coisa pega de verdade.
Pra gravar para Chroma Key você teria que pagar uma câmera com o máximo de ISO que você pude pagar (a melhor qualidade de imagem com pouca luz) e frame rate beirando 30 FPS no mínimo.
Granulação numa gravação com destino a Chroma Key é fatal

Um exemplo de uma gravação para aplicar Chroma Key

Mais informações sobre esse efeito de vídeo (ou pluggin) vejam no meu outro tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/272654/

A minha câmera por exemplo, uso ela para gravar com ela parada, sem muitos movimentos bruscos. Segue o vídeo um exemplo: (desculpem o nome do vídeo :D)




Cores mortas

Isso é um problema bem frequente com as câmeras comuns. Por mais que a nitidez de uma Canon, Sony ou uma Samsung é muito boa, a sua qualidade de cores não será, infelizmente : /

Mas podemos mudar isso! Na edição, é claro.

Podemos melhorar as cores de diversos modos, saturação das cores é uma delas.

Mas tem vários modos de mexer na saturação. Um deles é mexer no contraste e no brilho.

No Sony Vegas (seja ele qual for) temos o pluggin Brightness And Contrast . Ele é bem simples, possuindo 3 configurações: O brilho, o contraste e o centro do contraste.

Mas cuidado galera, para usar com sensatez devemos primeiro aumentar o brilho e depois o contraste para saturar as cores que vocês quer e não as sombras. A quantidade é subjetiva também.

Tenho um vídeo aqui que não é sobre o Sony Vegas, mas irá explicar direitinho como funciona a saturação das cores e mais coisas legais de saber: (as vezes é até preciso)



____________________________________________________

Bom pessoal, em mente para a resolução desses problemas é isso. Entre outras coisas como correção de cores, etc. Mas um tratamento de imagem de vídeo é basicamente isso. Alguma dúvida, sugestão ou até mesmo uma correção é só postar aí. Abraço

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Guilherme Nau
Quanto menos a câmera precisar utilizar a tal amplificação e maior for o ISO dela, menor vai ser o nível de granulação e maior vai ser a qualidade de cores e iluminação dos objetos focados.

Isso tá bem confuso e controverso.
Podia simplesmente ter dito "quanto maior o ISO, maior a sensibilidade à luz, porém maior a quantidade de noise".
"amplificação", hã?

Uma câmera para filmar uma caminhada, por exemplo, deverá ter o maior frame rate que você pode pagar.

Melhor avisar aos cineastas que só usam 23,976 ou 24 então...

É óbvio que é perfeitamente possível usar um frame rate baixo, é o padrão há décadas, muita gente prefere, inclusive.
Se você vai filmar um campeonato de skate, aí vale usar um FPS mais alto, mas não vai ser com uma câmerazinha automática que você vai fazer isso...

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni

Tava esperando o seu post haha

Isso tá bem confuso e controverso.
Podia simplesmente ter dito "quanto maior o ISO, maior a sensibilidade à luz, porém maior a quantidade de noise".


Ta a mesma coisa hehe

"amplificação", hã?

É difícil explicar. Quando a câmera está filmando em um lugar com pouca luz, era irá aumentar o brilho artificialmente mesmo com o ISO baixo. Assim vai dar o noise (mas prefiro chamar de granulação, fica mais fácil de se entender)

Melhor avisar aos cineastas que só usam 23,976 ou 24 então...

Acho que se o cineasta tem uma bomba na mão ele não vai utilizar um minimo de FPS. Ainda mais com a câmera em movimento. Depois que usar 23,976 vai deixar a imagem com pouca sensação de movimento e cheia de desfoque de movimento.

Me cara se vai usar 23,976 FPS pra gravar um material para Chroma Key vai ficar uma cáca. Depois que o gaussiana de movimento vai ferrar com tudo, mesmo sendo uma câmera de porte forte.
Vai acaba dando nisso aqui
http://img71.imageshack.us/img71/4814/87455599jl2.jpg

É óbvio que é perfeitamente possível usar um frame rate baixo, é o padrão há décadas, muita gente prefere, inclusive.

É claro que sim, mas na edição eu pegava um material com FPS 30 e depois transformava em 23,976. Claro que vai dar no mesmo se eu gravar em 23,976 e depois renderizar no mesmo frame rate. Mas fazendo isso evitasse possíveis desfoques de movimento pegando algo com 25 ou 30 ou até mesmo 59 e uns quebrado e transformar em 23,976.

Mas acho desnecessário pegar 59 FPS pra transformar depois em 23,976

Se você vai filmar um campeonato de skate, aí vale usar um FPS mais alto, mas não vai ser com uma câmerazinha automática que você vai fazer isso...


Acho que você ta levando pro lado muito profissional hehe.
Eu dirigi esse tópico pra uma galerinha que faz vídeos caseiros, e não pra trabalho.

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Guilherme Nau
Quando a câmera está filmando em um lugar com pouca luz, era irá aumentar o brilho artificialmente mesmo com o ISO baixo. Assim vai dar o noise (mas prefiro chamar de granulação, fica mais fácil de se entender)

Isso se ela tiver no automático..
E não é o brilho que ela aumenta, ela aumenta a abertura.

O ISO (ASA) é a velocidade com que o filme queima com a luz. Quanto maior o ISO, menos luz o filme vai precisar pra queimar, portanto dá pra usar uma abertura menor e ter mais profundidade de campo, por exemplo.
Nas câmeras digitais a gente pode mudar o ISO a hora que quiser ao invés de ter que trocar o filme inteiro. A granulação que ocorria na película hoje em dia virou noise digital. O ISO continua sendo basicamente a mesma coisa, a sensibilidade do sensor (não mais da película) à luz. Cada vez que você dobra o ISO você ganha um f stop, ou seja, mais luz.

Acho que se o cineasta tem uma bomba na mão ele não vai utilizar um minimo de FPS.

Isso é feito só há décadas.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Guilherme Nau

Você é autodidata em vídeo e música?

Abs

Del-Rei
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Tendo ISO baixo elas possuem uma amplificação dos focos de luz que entram na lente, ocorrendo assim a granulação da imagem

e maior for o ISO dela, menor vai ser o nível de granulação e maior vai ser a qualidade de cores e iluminação dos objetos focados.


Cara, não sou expert em filmagens, mas pelo menos na fotografia, é ao contrário: Quanto maior o ISO, maior a granulação.

O tratamento de ISO em filmagens é o inverso de fotografia mesmo?!

Um aceno de longe!!!

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Del-Rei
Não, ele escreveu errado.
Apesar de que com vídeo nem sempre um ISO maior vai gerar mais noise, mas na essência é igual a fotografia, afinal de contas video nada mais é que várias fotografias por segundo.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
E não é o brilho que ela aumenta, ela aumenta a abertura.

Eu falei que era difícil explicar man. Se eu pegar um vídeo e aumentar na edição apenas as luminosidades o vídeo ira ficar com o noise. A técnica que eu uso pra "maquiar" essas granulações é justamente jogar um gaussiana nas iluminações e sombras, deixando os médios intactos pra não passar a impressão da pós produção que fiz no vídeo.

Eu não se explicar direito como ocorre o noise...

O ISO (ASA) é a velocidade com que o filme queima com a luz. Quanto maior o ISO, menos luz o filme vai precisar pra queimar, portanto dá pra usar uma abertura menor e ter mais profundidade de campo, por exemplo.
Nas câmeras digitais a gente pode mudar o ISO a hora que quiser ao invés de ter que trocar o filme inteiro. A granulação que ocorria na película hoje em dia virou noise digital. O ISO continua sendo basicamente a mesma coisa, a sensibilidade do sensor (não mais da película) à luz. Cada vez que você dobra o ISO você ganha um f stop, ou seja, mais luz.


Eia merda haha. Isso mesmo...

Isso é feito só há décadas.

Você quer dizer que gravar com uma quantidade maior de FPS e depois renderizar o material com 23,976? É isso?

Del-Rei
Cara, não sou expert em filmagens, mas pelo menos na fotografia, é ao contrário: Quanto maior o ISO, maior a granulação.


Eu me embabaco todo nessas explicações de ISO. Por isso falei para pesquisar no Wikipédia.

O tratamento de ISO em filmagens é o inverso de fotografia mesmo?!

Tratamento de ISO? Como assim?

MauricioBahia
Você é autodidata em vídeo e música?

Não tem como ser autodidata em ambos. Tem que ter alguma referência das instruções. Mas boa parte do que eu sei sobre técnica de edição foi aprendendo da pior maneira com o meu material hehe

Del-Rei
Veterano
# nov/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Guilherme Nau
Eu me embabaco todo nessas explicações de ISO. Por isso falei para pesquisar no Wikipédia.

Então, já que seu tópico é do estilo "tutorial", ou "dicas", seria interessante vc corrigir a parte do ISO. Quanto maior o ISO, mais luminosidade na imagem, porém mais noise também.

Em fotografia prefiro usar o menor ISO possível, mas pra isso é necessário uma maior abertura do diafragma, ou mais exposição.
Em shows geralmente é difícil ficar com a câmera parada durante a exposição, por isso a necessidade do ISO maior.

Um aceno de longe!!!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Del-Rei
Então, já que seu tópico é do estilo "tutorial", ou "dicas", seria interessante vc corrigir a parte do ISO. Quanto maior o ISO, mais luminosidade na imagem, porém mais noise também.

Ok, obrigado pela correção sua e do .omni

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Guilherme Nau: Tem que ter alguma referência das instruções. Mas boa parte do que eu sei sobre técnica de edição foi aprendendo da pior maneira com o meu material hehe

Eu, quando faço um tutorial ou tópicos sobre assuntos, normalmente posto fontes ou algum material acadêmico que mostre ou mesmo comprove o que escrevo. Isso dá maior credibilidade pois não tenho currículo.

Com sua idade, 15 anos, acho ainda mais importante pois mostra que é um pesquisador desde novo. Lembre-se que daqui a algum tempo TUDO o que você escreveu continuará aqui, portanto, acho legal ser o mais precavido possível nas suas convicções.

Abs e boa sorte.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia
Eu, quando faço um tutorial ou tópicos sobre assuntos, normalmente posto fontes ou algum material acadêmico que mostre ou mesmo comprove o que escrevo. Isso dá maior credibilidade pois não tenho currículo.

Boa parte do que eu escrevi aí é por experiência própria. Ocasiões que eu realmente passei e aprendi a burlar. Tratamento de imagens do vídeo foi uma coisa que eu demorei muito para aprender. Mas o que coloquei aí nesse tópico, a galera do youtube postaria assim: "Ta, e dai? Quem não sabe disso?"

Eu postei aquele vídeo do Roberto sobre formatos de vídeo. Algumas coisitas eu coloquei aí e ainda junto com o vídeo. Mas o vídeo por sí só não iria ajudar.

Com sua idade, 15 anos, acho ainda mais importante pois mostra que é um pesquisador desde novo. Lembre-se que daqui a algum tempo TUDO o que você escreveu continuará aqui, portanto, acho legal ser o mais precavido possível nas suas convicções.

Eu procurei sim sobre material de tratamento de vídeo no YouTube. Mas eu não achei, principalmente com a minha técnica. Agora se você fala sobre o ISO, aí é outra história...rsrs

Outra, técnicas de edição as vezes tem aquelas que sempre funcionam e outra que nunca funcionam. Por mais que eu não tenha nenhum curso ou currículo, eu já editei material não só para meus vídeos, mas para outras coisas desde trabalhos de colégio para uma escola até para uns bicos de propaganda. To mais de 4 anos fazendo isso, agora parece que ta vindo mais coisas. Mas eu passo algumas coisas aqui que é destinado ao pessoal de casa, que quer começar os seus vídeos assim como eu comecei a fazer os meus. To a 4 anos usando o Vegas e as suas demais edições.

Mais para frente eu posto algo relacionado ao Chroma Key. Que já me encheram o saco perguntando o que é...

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Guilherme Nau

Sabe ler inglês fluentemente? Se não sabe, seria a primeira coisa que me empenharia em aprender. TUDO (ou quase) que é novidade é publicado em artigos em inglês. Enfim, que não sabe, tá sempre um passo atrás, inclusive na questão pesquisa.

Abs

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia
Sabe ler inglês fluentemente? Se não sabe, seria a primeira coisa que me empenharia em aprender. TUDO (ou quase) que é novidade é publicado em artigos em inglês. Enfim, que não sabe, tá sempre um passo atrás, inclusive na questão pesquisa.


Algumas palavras eu tropeço. Outras frases eu compreendo a mensagem mas não sei traduzi-lá.

Quando eu tiver de verdade no ramo de vídeo quero pagar uma escola particular... Estadual só aprende os números rsrs

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

Ah, depois vo postar um coverzinho com a minha guitar de 18 And Life e eu gostaria do seu cometário ;)

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Para ter vídeos de qualidade, o melhor mesmo é comprar um máquina FULL HD.

Eu tenho uma câmera digital SONY Cybershot TX7 que filma muito bem, faz vídeos no formato M2TS (1920x1080) e o preço dela é em torno de R$ 600.
Veja os vídeos que fiz com ela em FULL HD:

Decolagem de avião
www.youtube.com/watch?v=q8zANgV_xpA

Tartaruga
www.youtube.com/watch?v=Buy16HlKHYQ

Joaninha cagando (filmagem em macro)
www.youtube.com/watch?v=xSxn_LUjaAI

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


El_Cabong
Para ter vídeos de qualidade, o melhor mesmo é comprar um máquina FULL HD.

Sem dúvida, mas algumas câmeras que filmam em HD (não sei se é o caso da sua) se colocar a sua configuração para gravar em 1080p ela ira diminuir o frame rate. Sendo que o frame rate irá ser maior se gravar em 720p e podendo até ter a função Slow Motion (câmera lenta) gravando em 720p, como é o caso da Canon T1i.

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Eu teria que ver no manual dela, mas se não engano ela filma em 1920x1080 - 60i

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


El_Cabong
Eu teria que ver no manual dela, mas se não engano ela filma em 1920x1080 - 60i

O loco! hehe

Vo da uma pesquisada por essa câmera cara. Tu compro em que estado?

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Eu comprei pelo Mercado Livre.

Aqui tem as características dela:
https://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockT ype=A&parentCatId=cat6310004&category=cameras&tabNum=1&id=DSC-TX7/R

* A minha é preta, e é Made in Japan mesmo !!!!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


El_Cabong

Pra 1080p e 60 FPS parece ser uma câmera comum pelo seu formato.

Mas com a experiência que eu tenho aprendi a não intimidar a câmera pelo seu tamanho hehe.

Essa câmera aí me parece muito interessante para as minhas produções. To de olho nela.

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Guilherme Nau
Velhão, eu acho que você está se confundindo com esse negócio do fps.

Um fps alto é legal pra capturar mais detalhes de uma cena com muita velocidade, mas usar um fps de mais ou menos 24p não reduz em *nada* a qualidade do video.
O problema que você deve estar se referindo não tem a ver com a quantidade de quadros por segundo, tem a ver com a velocidade do obturador.
Nas câmeras de filme o obturador era circular e a exposição de cada quadro era basicamente igual a de uma fotografia comum, o negativo era exposto a luz de maneira equilibrada, mas nas digitais o sensor é escaneado por linhas horizontais de cada vez. Então se tiver muita velocidade na cena, principalmente uma pan muito rápida, a frequência do shutter (a rapidez com que as linhas são escaneadas) vai captar uma imagem vertical meio torta e causar aquele efeito meio bizarro.

Avaliar uma câmera pela resolução e fps é meio furada, tem um monte de celulares por aí fazendo 1080p e apesar de dar pra fazer coisas muito legais com eles (impensáveis há poucos anos atrás), a qualidade continua sofrível (comparado a uma câmera de verdade).
Muita coisa é mais importante como controle manual e full time de TUDO, foco, abertura e também o tamanho do sensor - o que influencia na profundidade de campo, que é imprescindível para vídeo.

Sem falar na óbvia qualidade ótica e IQ, mas numa produção amadora isso não importa tanto.
Claro que dependendo do nível de qualidade exigido esse resto todo também não e uma câmera point and shoot ou um celular já tá mais do que bom.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


.omni

5:23 da manhã?????? Você não dorme mesmo ein? rsrs

Eu não me refiro a qualidade em sí cara. Eu não sei você ta entendendo, mas no caso que eu me refiro é não quando o filme está dentro da câmera ou está sendo gravado, e sim na edição. Por mais que o obturador da câmera seja uma bala, na renderização ou até mesmo na conversão do arquivo ela irá deixar "fantasmas" nos frames.

Por exemplo, eu tirei o arquivo da minha câmera... Ok, não tem nenhnum fantasma de desfoque de movimento e nenhum tipo de distorção sendo que eu gravei em 30FPS com uma câmera muito boa. Mas na hora da renderização por mais que eu coloque as configurações certas pra finalizar a pós produção o frame rate vai sofrer algumas coisas um pouco indesejáveis.

Claro que eu não dispenso o seu comentário sobre as câmeras, o que eu achei muito interessante até.

Se você for gravar com a câmera parada, pode renderizar em um frame rate menor que o problema dos desfoque fantasma não vai nem ser notado. Agora se for gravar um campeonato de skake como você citou, eu renderizaria no mesmo frame rate que a câmera gravou (sendo um frame rate maior) .

Agora se você precisa converter o arquivo do filme pra depois renderizar aí é que vai fuder todo.

Donde tu sabe dessas coisas de câmera?

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Avaliar uma câmera pela resolução e fps é meio furada, tem um monte de celulares por aí fazendo 1080p e apesar de dar pra fazer coisas muito legais com eles (impensáveis há poucos anos atrás), a qualidade continua sofrível (comparado a uma câmera de verdade).

Nem precisa ser um celular. As próprias câmeras da fujifilme por mais que gravem em full HD são ruins.

Del-Rei
Veterano
# nov/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


El_Cabong
Eu teria que ver no manual dela, mas se não engano ela filma em 1920x1080 - 60i

Cara, 60fps (ou qps), você quer dizer, certo?

Essa câmera grava vídeos em 1080i, que na verdade, não são 1080 linhas. 1080i são linhas interpoladas, ou seja, são gravadas menos linhas e o processador calcula (inventa) linhas complementares para completar as 1080. É diferfente de 1080p, em que são gravadas efetivamente 1080 linhas.

Guilherme Nau
Pra 1080p e 60 FPS parece ser uma câmera comum pelo seu formato

Cara, SE a TX7 filmasse em 1080p em 60QPS, provavelmente seria uma excelente filmadora (sem considerar outros aspectos, claro)para o seu formato compatco e portátil. Só comparando, a T1i, que vc citou é bem maior, mais robusta e filma em "apenas" 20QPS em 1080p. Filmar em 1080p com 60QPS é muito bom pra uma câmera compacta.

.omni
Avaliar uma câmera pela resolução e fps é meio furada

Cara, isso é um assunto que sempre debati com alguns amigos. Tem gente que compra maquinas de 12MP e acha que isso define se é boa ou não.
Nem sempre alta resolução quer dizer alta qualidade:


Megapixels, Uma Observação

Como comentamos anteriormente, você poderia pensar que quanto maior a quantidade de megapixels melhor será a qualidade da imagem, mas há um problema. Todos os megapixels devem caber no sensor da câmera. Câmeras SLR (Single Lens Reflex, isto é, você vê através da lente da câmera) topo de linha normalmente têm sensores maiores do que as câmeras do tipo "Point and Shoot" ou "Aponte e Fotografe" que cabem no seu bolso.

Como os fabricantes de câmeras ainda acham que os consumidores compram câmeras levando em consideração a quantidade de megapixels, eles continuam incluindo mais e mais megapixels para incentivar as vendas. Mas se o sensor é muito pequeno, os pixels precisam ser menores para que caibam no sensor. Pixels menores diminuem a quantidade de luz coletada por cada pixel e resulta em mais ruído na imagem. O ruído é a presença de granulados de cores que não pertencem à fotografia. Portanto uma grande quantidade de megapixel em um sensor pequeno pode na verdade resultar na degradação da qualidade da foto, fazendo com que a imagem fique pior em vez de melhor.

Embora os megapixels sejam importantes, é óbvio que outras coisas também contribuem para a qualidade das fotos. O tamanho e a qualidade do sensor e a qualidade das lentes fazem um grande diferença. Uma câmera com 8 Megapixels com um sensor grande e lentes de boa qualidade produzirá fotos de melhor qualidade do que uma câmera de 8 Megapixels com um sensor pequeno e lentes baratas.

Portanto não julgue a qualidade de uma câmera digital apenas pela quantidade de megapixels. Você deve também observar o sensor, lentes, qualidade geral do equipamento, a interface, e os controles. Quando você estiver procurando por fotografia de boa qualidade, confira as fotos impressas por conta própria e/ou leia testes da câmera em publicações confiáveis.


Um aceno de longe!!!

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


To vendo que a galera ta bem ligada no assunto sobre câmeras. Eu só sei recolher o material e editar huashuas


Achei uma materia muito interessante no TecMundo que acho que os amantes de câmeras irão se deliciar rsrs

O que falta para uma câmera atingir a precisão do olho humano?

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Del-Rei
Só comparando, a T1i, que vc citou é bem maior, mais robusta e filma em "apenas" 20QPS em 1080p. Filmar em 1080p com 60QPS é muito bom pra uma câmera compacta.

Existem câmeras do tamanho de um celular que filmam 1080p melhor do que essa TX7. Não se engane pelo tamanho de uma câmera amigo, as vezes ela pode ser mais forte do que uma um pouco mais robusta.

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


Del-Rei

Um aceno de longe NÃO !! Volta aqui !!
kkkkkkkkk

... Só comparando, a T1i, que vc citou é bem maior, mais robusta e filma em "apenas" 20QPS em 1080p ...

Pra mim é inaceitável uma câmera que filma menos de 30 QPS. A filmagem fica pulando (não flui suavemente) !!
Eu acho menos pior capar o tamanho da imagem (com uma interpolação) do que diminuir o número de quadros por segundo abaixo de 30.

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


El_Cabong
Pra mim é inaceitável uma câmera que filma menos de 30 QPS.

23,976 ou 24fps = cinema (digital ou filme)
29,976 = video

Claro que é legal ter um 30fps, ou 60 fps, ou 100 fps. Em alguns casos rodar tudo em 48 fps vai valer a pena, mas em 95% dos casos, 23,976 vai ser a escolha final *independente* das opções.
As outras opções intermediárias tem a ver com padrões de broadcast, mas entre 23,976 e 29,97 (non drop) não tem nenhuma diferença de tempo, só que 29,97 vai ter mais cara de rede Globo. Eu particularmente prefiriria usar 23,976 em tudo, e rodar a 60p quando eu quisesse fazer alguma coisa com muita ação.
Pra diminuir problemas com muita velocidade pra pouco quadro, a velocidade do obturador resolve (com bom senso), apesar de provavelmente ficar em 1/50 (talvez 1/100) na maior parte do tempo.

A enorme maioria das coisas que você (provavelmente) assiste foram rodadas em 23,976.

El_Cabong
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Sério ???

Eu pensei que o cinema fosse em 29,97 fps.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como melhorar a qualidade de imagem em seus vídeos.