Xenyx 802 - dúvida

    Autor Mensagem
    delaorden
    Veterano
    # out/11


    Pessoal, tudo bem ?
    Olha comprei o UCG102 para tocar no pc e tal. Toco violão acústico com captador. Aí comprei um microfone, cópia do Shure SM58, com entrada macho e fêmea XLR, ou seja não ha como ligar ele no micro sem uma interface ou preamp, correto ? Eu nem sabia disso...
    Quero gastar pouco e ví o Xenix 802 da Beringher. Ja lí muito sobre ela; tanto coisa boa quanto ruim. Mas a pergunta é...
    Adquirindo ela vou poder ligar o micro, mas e a UCG102 vai ter função ?
    Na verdade estou todo perdido. Toco ha muito tempo mas não me dei o trabalho de aprender sobre hardware e agora estou enrolado.
    Eu sei que com uma M Audio Fast Pro meus problemas acabariam, mas agora que comprei e recebí o UCG102 queria usa-lo tambem com esse mixerzinho xenix802 e ligar o microfone e fazer uma gravação razoavel.
    O que me podem dizer amigos ?

    JJJ
    Veterano
    # out/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Cara... A ucg102 é uma interface usb para um único instrumento (normalmente guitarra). A mesa é... uma mesa de som (dã...). A 802 não tem nenhum recurso específico para computador, então só pode ser usada nele em conjunto com alguma coisa como uma placa de som ou interface de áudio. E mais: como a 802 não tem monitoração direta (até dá pra fazer uma gambiarra, mas fica em mono), a monitoração deveria ser feita via software, então, para a latência ser aceitável, o conjunto computador-placa ou interface teria que ser bom. Eu tentaria ligar tudo na mesa (que não tem entrada de instrumento... diga-se) e a saída dela na entrada da ucg102, usando a monitoração (fones) da ucg, mas não sei se ficaria bom e acho que ficaria mono.

    delaorden
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ok, JJJ
    Obrigado por responder, mas infelizmente você não me da uma solução ou resposta a minha pergunta. ..."... acho que ficaria mono..." bom , eu gostaria de saber, com certeza, se posso usar esse mixer para ligar tanto os microfones quanto a guitarra via ucg 102 no computador ou se realmente não ha razão ou utilidade para ela.
    Valeu amigo

    suny12
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Vc pode fazer assim, ligar o instrumento q for na xenix 802, ela tem entrada tanto xlr como p10, e ligar a saída dela na UCG102, e monitorar usando a saida de fone da UCG102.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    delaorden
    Adquirindo ela vou poder ligar o micro,
    Ela nao é USB, certo. Pra ligar direto teria que arrumar um cabo p10/p2 pra entrar no line in do micro...NAO é legal!

    Vc pode usar essa inteface entre a mesinha e o computador.
    Mesa> p10/p10>interface>usb>computador.

    sinceramente acho que vc nao fez boa coisa comprando essa mesa, ainda mais pra gravar só violao. Deveria de ido de fast track.

    Se vc quer gravar mais de um canal de uma vez só, fica complicado tb, no DAW ( software de gravaçao) vai gravar tudo numa track só...nao vai gravar cada som/instrumentro em uma.

    JJJ
    Veterano
    # out/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Eu disse que ficaria mono porque suponho que a entrada da ucg102 seja mono. Se for estéreo aí dá pra fazer algum tipo de ligação assim:

    Microfone
    \
    =========> mesa ---> ucg102 ---> computador
    /
    Violão

    Gravando em estéreo daria pra jogar uma coisa em cada track de uma DAW.

    Mas acho que a entrada da ucg é mono, o que ferra todo o esquema acima (a menos que você queira gravar uma coisa de cada vez, o que ficaria muito mais fácil com um simples cabo XLR-p10...). E lembrando ainda que a xenix 802 não tem input pra guitarra, só mic ou linha...

    Com tudo considerado, eu não compraria a 802... Eu tenho uma aqui e praticamente não uso, justamente pela falta de uma entrada hi-z (instrumento) e de monitoração direta (ouvir o que se grava junto com o que já está gravado). Quanto aos recursos dela como mesa, não tenho nada contra, é um ótimo custo x benefício, mas não pra usar nesse esquema de computador.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    JJJ
    Gravando em estéreo daria pra jogar uma coisa em cada track de uma DAW.

    É verdade, tem essa jogadinha mesmo!!!

    JJJ
    Veterano
    # out/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    ogner

    Pois é, mas se a entrada da ucg for mono (o que acho provável) aí só com uma baita gambiarra de ligações pra jogar o mic na mesa, puxar só um canal dela e o outro canal pegar da ucg... Sei lá...

    Ele não comprou a mesa ainda, acho que o problema é só porque o cabo do microfone é XLR... Nesse caso é só comprar um conector pra transformar em p2 e pronto, não precisa de mesa.

    E o sm58 é dinâmico, não precisa de phantom power... É só ligar na entrada de mic da placa de som e pronto.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    JJJ
    Ele não comprou a mesa ainda,
    Uhhmm, pesei que tivesse comprado. Leitura dinâmica falha! o/

    É só ligar na entrada de mic da placa de som e pronto.
    Ele vai fazer isso. Depois vai abrir outro topico perguntando com obtém mais ganho/volume e melhora do som...Ae vai comprar uma placa melhor!!

    JJJ
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ogner
    Depois vai abrir outro topico perguntando com obtém mais ganho/volume e melhora do som

    Isso é outro problema... rsrs

    delaorden
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Opa, Obrigado amigos JJJ e Ogner...
    Entendí, mais ou menos o que vocês disseram agora.
    É porque esse negocio de adaptadores não me convence muito, no caso XLR--> p2 etc...
    Então estava vendo uma possível solução para o micro. E vem da Beringher ... minimic MIC800 ( que não acho no mercado livre, a não ser que os amigos me ajudem) ou o MIC 200 ... E aí ? poderia então usar meu violão acústico e gravar com o microfone numa boa e tal , sem ter que inutilizar o UCG102 que comprei por quase R$100,00. Por falta de conhecimento deixei de comprar o UCG202 ou algo assim, me parece que serviria mais.

    Pessoal, agradeço muito a boa vontade de vocês todos., JJJ, Ogner e Suny12.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    delaorden
    MIC 200

    Velho, acho que ae vc ta falando de preamp. Nao resolve seu problema. Preamp nao é interface. Vc continua precisando de uma interface. Vc no caso teria que fazer:

    Shure > XLR > Mic200 > P10 > Interface > USB > Computador
    Acho que imaginou isso mesmo, né?

    O legal seria sua interface receber XLR....mas acho que ta valendo, tem gente que gosta desse pré, da uma modificada no som.

    E vc tem razao adpatadores nao sao recomendados, geralmente sao (podem ser) fonte de ruidos, interferencias e etc

    JJJ
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ogner
    Ele tem interface (a ucg). Limitada, mas é uma interface... Eu acho que ele pensa em ligar a saida do mic200 na ucg, ou então no line-in da placa de som...

    delaorden
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ogner e JJJ
    Obrigado mais uma vez.
    Sim a ucg102 é uma interface de audio, ok. Com ela posso ligar meu violão que tem captador, ok.
    Mas o meu problema é o micro que tem cabos XLR em ambas as pontas. Mesmo colocando um adaptador XLR --p10 não me serviria (creio ) para ligar o micro, correto ? Por isso que pensei numa coisa assim tipo a xenyx, mas vocês ja me disseram que não presta.
    TA complicado né ? o negocio é grana. Comprava uma M audio de quase 600 reais e solucionava tudo, mas não posso.
    Então estou pensando nessas soluções aqui.
    Tem um Mimi MIC no site da Beringher que não tem jeito de achar nem no mercado livre.... mini MIC 800, me parece que é melhor que o MIc 200, é é barato tambem. VOcÊs sabem onde posso acha-lo para comprar online ?
    Ou , por favor , analisem bem e vejam uma solução para simplesmente tocar o violão com o SM58 e poder gravar no PC. Tudo junto, nada de diferentes tracks.
    O negocio é que comprei essa UCG102 pensando uma coisa e depois foi outra. É melhor que no audio onboard, mas falta o micro.
    Pô , to dando trabalho né galera ?
    VAmos , la , obrigado

    JJJ
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    delaorden
    vejam uma solução para simplesmente tocar o violão com o SM58 e poder gravar no PC

    Suas opções:

    1) Violão > SM58 > cabo XLR - P2 > mic-in da placa de som

    2) Violão > SM58 > cabo XLR - P10 > entrada da UCG -> USB do computador

    3) Violão > SM58 > cabo XLR - XLR > caixa-preta > line-in da placa de som

    Essa "caixa-preta" aí da opção 3 pode ser uma mesa (como a xenix 802) ou o Mic100 ou o Mic200 ou outro aparelho qualquer que tenha entrada XLR e saída LINE-OUT comum. (tem que ver se você tem LINE-IN no computador!)

    PS: Não sei se entrar com MICROFONE na UCG (opção 2) fica bom...

    delaorden
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Amigo JJJ , ja ví que você é um cara de ajuda mesmo. Muito obrigado viu.
    Sua boa vontade ja é de muita valia.
    Entendí. MAis uma pergunta: Nessa Xenyx 802 (pô, no youtube os caras falam maravilhas dela) seria possivel ligar ,alem do SM58, claro, o UCG102 assim ó :
    SM58--XLR--------|
    | -------> Xenyx802--->UCG102 usb---> PC----line in ?
    violão P10---------|

    ou como a UCg é USB nem preciso de ligar no line in, né ?
    De qualquer maneira o XEnyx802 tem preamp, correto aí a UCG seria minha, precaria, mas seria minha interface de audio, por enquanto.
    Se alguem tivesse essa aparelhagem agradeceria me dizer se ela funciona para me decidir pela compra da Xenyx.
    Meus amigos, agradeço demais a paciência de todos.

    JJJ
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    delaorden
    pô, no youtube os caras falam maravilhas dela

    Mas quem falou mal? É boa, mas não tem alguns recursos específicos que um home-studio precisa. Especificamente, como citei: não tem saída digital (usb ou firewire) e não tem monitoração direta (ouvir um som já gravado e monitorar o que se está tocando por cima). De resto, como mesa, é legal, ainda mais pelo preço.

    seria possivel ligar ,alem do SM58, claro, o UCG102
    eu acho que dá pra ligar como você falou, mas:
    1) não tenho ideia da qualidade de som resultante;
    2) acho que vai ficar mono (até poderia sair estéreo da mesa, mas entrar na UCG pelo P10 acho que é só mono, né?), então não dá pra "splitar" violão numa trilha e voz na outra (a menos que você grave um de cada vez, claro).

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    A behringer lançou uma mesinha de som que também é interface de audio (placa de som). A Xenyx 302 USB:

    http://www.behringer.com/EN/Products/302USB.aspx

    Tem entrada XLR para microfone com phanton power, que pode ser também para guitarra, entradas stereo, controles de ganho e equalização, headphones, saida de som stereo, e conexão USB como se fosse uma placa de som, ...
    Parece ser um bom produto !!
    Pena que é uma placa de som de 16 bits e não de 24 bits !!

    delaorden
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MAis uma vez amigo JJJ muito obrigado, graças a você e os outros amigos estou aprendendo por aqui. ;-)

    El_Cabong meu irmão !!! gostei disso ... só que não a encontro no ML. Sabe algum lugar onde possa ve-la e comprar on line, se tiver um bom preço ?
    Ha muita muita diferença entre ser de 16 para 24 bits ? Claro que ha, mas é muito gritante ?

    Abraços a todos por aí !

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    delaorden
    Ha muita muita diferença entre ser de 16 para 24 bits ? Claro que ha, mas é muito gritante ?

    Para trabalhar com 16bits tu tens que ter sempre o cuidado de gravar o vocal, a guitarra, o violão, etc ... sempre com o volume bem alto, mas sem bater no 0db (sem clipar).
    Por exemplo:
    Se você acertou o volume, o microfone, tudo certinho e começou a gravar, mas no meio da música o vocalista se afastou muito do microfone e a voz dele na gravação ficou bem baixinha, quando tu fores aumentar o volume daquele trecho do vocal para compensar, provavelmente aquela onda sonora vai estar deteriorada devido a baixa resolução de 16bits, na captação de sons de pouco volume.

    Em 24bits não precisa ter esta preocupação. Se a gravaçao ficou baixinha é só aumentar o volume e o problema está resolvido.
    Trabalhar com 24bits é melhor e mais prático !!!

    ... E é claro que no final tudo vai ser convertido para 16bits mesmo, que é o padrão do CD.

    delaorden
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ok, amigo El_Cabong então amigão, que opção com precinho baixo você me aconselharia então. Esse Xenyx 302USB nem tem ainda no mercado. O Xenyx 802 tambem é 16 bits ?
    Complicado né amigos ? Mas confio em vocês.

    Até logo

    JJJ
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    delaorden
    A 802 não tem nada a ver com bits porque não tem interface, ela é toda analógica.

    Dá uma olhada nesse tópico abaixo que pode te esclarecer um monte de coisas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/

    Principalmente esse post que é exatamente o que você quer:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282/#4813724

    Tem vários outros tópicos fixos no fórum de gravação que eu acho que merecem uma leitura.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    delaorden
    A minha situação é um pouco parecida com a tua.
    Eu quero gravar instrumentos (violão, guitarra, teclados) e vocais, e o que eu tenho é:
    - Notebook Core i7 sandy brigde (excelente notebook mas placa de som onboard muito ruim)
    - Mesinha Behringer UB802 (igual a Xenyx 802)
    - Microfone a condensador Behringer C2

    Pensei em vender esta minha UB802 pra comprar esta Xenyx 302USB, mas depois descobri que ela é 16 bits (eu prefiro 24 bits)

    Então acho que vou fazer o seguinte. Vou comprar uma interface de audio Creative Soundblaster X-Fi Surround, que grava em: Stereo; 24bits; 96kHz; e com Relação Sinal/Ruido de 100db. Ela custa R$229 no Mercado Livre.
    Foi a interface USB de 24bits mais barata que eu encontrei.
    Eu não vou usar VSTi, vai ser só pra gravar audio mesmo.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    ... Aí o meu esquema de gravação vai ficar assim:

    Microfone Cabo
    Condenser >>>> Balanceado >>>>
    Behringer XLR - XLR Mesinha Interface de Notebook
    C2 de som >>>> audio X-Fi >>>> Core i7
    Behringer Surround com programa
    Teclado ou Cabos UB-802 24bits Stereo Sound Forge
    violão ou >>>> mono ou st >>>>
    guitarra P10 - P10


    delaorden
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JJJ El Cabong

    Muito obrigado amigos...
    Vou ler atentamente os tutoriais JJJ
    El Cabong, é interessante esse esquema. Então a Xenyx 802 é 24bits.

    Vou pensar e ver o que faço.
    Valeu, mas estou aqui para receber mais conselhos sobre o assunto.
    Até mais. Quando decidir vou informa aqui aos amigos.
    E claro , postar um som

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    delaorden
    Então a Xenyx 802 é 24bits.

    Não !! A Xenyx 802 é totalmente analógica, ou seja, não tem conversor A/D analógico --> digital.

    A interface de audio é que tem este conversor.
    É a interface que vai ter esta característica de 16 ou 24 bits.

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Obs.:
    Um outro esquema que eu estou pensando em fazer é o seguinte:

    - Vender esta minha mesinha de som Behringer UB 802;
    - comprar uma interface de audio Steinberg Ci1 por R$ 339.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207515071-steinberg-ci1-interfa ce-de-audio-alta-qualidade-clique-_JM

    Eu ganharia em mobilidade, e ficaria com um esquema de gravação bem simples e prático. Não precisa de mesa de som. Eu posso ir até pro meio do campo sem nenhuma tomada de energia elétrica e fazer gravações profissionais só com a bateria do notebook.
    (estou mais inclinado a optar por esse)
    Acho que pra você também seria uma boa.

    Microfones Cabos
    condenser >>>> Balanceados >>>>
    Behringer XLR - XLR Interface Notebook
    C2 de audio >>>> Cabo >>>> Core i7
    Steinberg USB com programa
    Teclado ou Cabos Ci1 Sound Forge
    Violão ou >>>> mono ou St >>>>
    Guitarra P10 - P10


    delaorden
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    EL Cabong opção interesante. Vou pesquisar

    Obrigado amigo !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Xenyx 802 - dúvida