Sobre Tratamento acústico

    Autor Mensagem
    André_89
    Veterano
    # ago/11


    Através de buscas em livros e nos fóruns, encontrei muito sobre isolamento acústico, mas muito pouco sobre tratamento acústico.

    Depois de conversas e mais conversas aqui em casa, decidimos fazer um pequeno home-estúdio....

    ok, vou falar primeiro da idéia.
    Irei separar meu espaço em 3 salas: sala da bateria, sala de ensaio e gravação (principalmente gravação), e sala de mixagem.

    A idéia de separar a bateria é só pra deixar o volume dos ensaios menos agressivos....não tenho intenção de gravar batera, existem excelentes simuladores que pra mim estão dando conta do recado.
    Vai ficar assim: a sala de mixagem terá uma porta e vidros duplos para a sala de ensaio, que por sua vez terá porta e vidro duplo para a bateria. o som da batera eu tenho a intenção de microfonar e mandar pra sala de ensaio.
    a idéia é essa....
    já atentei ao fato de não deixar paredes paralelas, nem mesmo o teto, que será também inclinado. Já pensei no isolamento acústico, será todo com paredes duplas, mais espaçadas e densas na sala da bateria para pegar as frequencias mais graves.... só não sei muito sobre o tratamento acústico....

    como deve ficar a sala de mixagem? melhor colocar espuma em tudo? assim pelo menos se ouve apenas o que vêm dos monitores, a chance de sair uma mix que soe natural em outros lugares é maior, não é?

    E na sala de ensaio e gravação?? como saber aonde colocar espuma, aonde colocar madeira??? por mais que eu tenha lido sobre reflexões de ondas sonoras, continuo sem saber como prosseguir...não sei se existe uma proporção (superfície que reflete) / (superfície que absorve), ou algo assim... simplesmente não encontrei estas informações na biblioteca da engenharia da faculdade.

    a sala da bateria eu também estava pensando em colocar espuma em tudo....

    e o chão? o chão que temos é de piso frio, atrapalha acusticamente??

    e o teto??? o que colocar no teto?
    .

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    André_89
    Sem ajuda profissional não tem como você de fato "tratar" uma sala para que ela tenha condições ideais para monitoração ou para gravação de instrumentos como uma bateria.

    Colocar espuma em tudo não é bom, você só vai criar um buraco no reverb da sala na frequência que essa espuma absorver.

    O melhor é colocar nos cantos material com uma densidade legal (lã de rocha) para matar ondas estacionárias e colocar espumas aos poucos em pontos específicos (por exemplo diretamente a frente do monitor) CASO o reverb da sala esteja muito forte. Vale a pena experimentar onde fica melhor.

    André_89
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    a bateria em si não me preocupa pq não pretendo gravar nada de bateria, é mais pra ensaio

    Agora, de fato, você tem razão, infelizmente os materiais não absorvem de maneira uniforme todas as frequências...burrice minha pensar em jogar espuma na sala de mix inteira... e vo ver isso de colocar lã de rocha nos cantos....

    eu encontrei num livrinho umas duas ou três tabelas que mostram o material e suas taxas de absorção conforme a espessura, nas diferentes frequências.... vo ver se encontro coisas semelhantes pra índices de reflexão do som... se encontrar até posto aqui, acho que isso ajudaria pra saber como fazer uma sala "flat".
    A minha maior preocupação é como obter uma sala flat na mixagem... na sala de gravação é mais fácil ver se o som está bom, afinal é só entrar, tocar e ouvir... mas na de mixagem.... como é que eu vo saber se o som está com sobra de alguma coisa né?

    KenilSound
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Se voce quer fazer uma câmara anecóica, então você está no caminho certo!!!
    Tratamento acustico não é só fisica, é tambem arte. Sem dúvida os materiais que absorvem e difundem o som devem ter suas proporções, e uma sala `flat´ é uma sala que respeita uma curva de reverberação na banda de frequencia, por que o ouvido humano gosta disso.
    Quanto mais voce ouve um álbum musical num sistema padrão, e sala padrão, mais voce vai perceber que ele está diferente no seu sistema e na sua sala, ou não! Mas isso tambem se mede.

    Abraços.

    André_89
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    hmm... bem pensado também... se eu souber como soam algumas "músicas de referência" na minha sala, poderei partir disso na hora da mix... mas então qual é o conselho na hora de tratar a sala de mixagem???? quem vai pensar no tratamento sou eu mesmo...

    a minha intenção é tornar a coisa mais fácil... explico: até então estou mixando com fone de ouvido e com monitores, num quarto comum... o problema é que na hora de ouvir o som em outro lugar, pronto! as coisas soam diferente.... se eu mixar numa sala mais equilibrada, a tendência dessa discrepância é diminuir.... o fone eu tento usar pouco pq usar por muito tempo não é muito saudável.

    recapitulando então.... colocar algo denso nos cantos, e espuma pra onde os monitores apontam! e no chão? alguma consideração importante?
    e o teto?
    fazendo isso já tem uma melhora considerável?

    essa sala eu consigo fazer em formato de trapézio, 3x2,5 se fosse um retângulo, se é que entendem o que quero dizer... e o teto é inclinado
    vale lembrar também que a parede interna vai ser de gesso, é parte do isolamento.

    valew pela ajuda! acho que muita gente carece desse tipo de informação! procurei na biblioteca da faculdade e achei vários livros sobre acústica, mas nem um sequer resolvendo na prática este tipo de problema

    KenilSound
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Moderador
    · votar


    A acústica não têm receita, cada ambiente, pra cada aplicação, têm uma `acústica´ diferente, é necessário calcular, e como normalmente todo mundo quer economizar, precisa escolher materiais cada vez mais baratos - o que não é tão fácil e pouco eficiente.
    Pra ficar tudo bem e voce não investir além do necessário, voce
    precisa de um projeto específico.

    Abraços.

    kiki
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    André_89
    como saber aonde colocar espuma, aonde colocar madeira??? por mais que eu tenha lido sobre reflexões de ondas sonoras, continuo sem saber como prosseguir...não sei se existe uma proporção (superfície que reflete) / (superfície que absorve), ou algo assim... simplesmente não encontrei estas informações na biblioteca da engenharia da faculdade.

    pois é, tratamento é complicadinho. pra fazer direito tem que calcular os níveis de absorção/reflexividade para cada faixa de frequencia, e escolher as quantidades de cada tipo de acabamento em função disso.

    não é dificil (se voce é engenheiro deve conseguir aprender), mas não é algo que se explica assim num post de fórum.

    basicamente voce calcula os níveis de absorção sonora de todas as superficies do comodo (as areas vezes uns coeficientes dos materiais) e faz uma relação com o volume (não lembro qual), por faixas de frequencia.

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Como já disseram, não é tão simples assim.

    Coisas simples que ajudam bastante num home studio:

    - paredes não paralelas e eliminar os cantos
    - bass traps
    - placas de lá de rocha/vidro. Tipo uns quadros mesmo, não precisa enfiar nas paredes todas, só não deixar nenhuma parede muito plana e vazia. Dá pra improvisar, pendure coisas que não vibrem nas paredes.
    - um difusor atrás do sweet spot. Pode ser uma estante cheia de livros.

    tratamentoacustico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    André.

    Existem muitos meios de se tratar acústicamente uma sala ( ambiente).
    usa-se um software para dar todas as informações necessárias de como se comporta o ambiente em todas as frequencias e a partir faz-se devidas correções para que a sala se torne o mais flet possível , (geralmente nesse caso usa-se espumas acústicas, difusores, bass traps, etc etc etc.
    Porém se o problema é baixar o nivel de RT e ter mais inteligibilidade sem muitos calculos e muito mais barato sugiro que faça um jateamento de celulose descendo também pelas paredes e coloque uma proteção nas partes onde se possa alçançar com a mão(lambí por exeplo) o seu ambiente vai ficar tratado e muito mais barato que espuma acústica.
    OBS entra no google coloca (tratamento acustico) e procura uma epresa que faz o jateamento de celulose.
    [b][/b]

    Kevlar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O principal diferencial entre os produtores gringos é que eles atentam para a acústica e estudam sobre isso... infelizmente no Brasil poucos conhecem de forma eficaz esse assunto, sendo que é muito caro contratar um serviço desse nipe.... o que resta é uma maioria que fala besteira sem ter conhecimento prático algum...

    boa sorte!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Tratamento acústico