Autor |
Mensagem |
monosonatica Veterano |
# ago/11
Boa noite pessoal!
Estou com um problema que começou no final de semana e insiste em continuar até agora.
Estava lá eu, todo bonitão, gravando minha bandinha quando, de repente, durante a gravação do baixo, noto no som uma interferência. Virei e mexi, lá continua ela. O que me deixou mais encucado foi que a interferência surgiu do nada. Gravamos a guitarra limpa e não houve problema, depois de um tempo gravando o baixo, surgiu o problema.
Uma coisa que eu percebi foi que quando o instrumentista encosta a mão na corda (sem tocar, só encostar) o ruído diminui, quando solta, aumenta.
Testes feitos:
- Placa ligada na tomada e fora da tomada - Testado em dois computadores - Testado em duas casas - Testado com 3 cabos diferentes - Testado com 3 instrumentos diferentes
Eu upei no 4shared uma pequena gravação com o ruído.
http://www.4shared.com/audio/NWGSygpB/ruido.html?
Conto com a ajuda de vocês!
Obrigado!
|
janderimperium Veterano |
# ago/11
· votar
cara, to com um problema parecido com o seu. tenho uma fast track pro.
ta eu gravando lah like a boss ai no fim da musica tem uma xiada de uns 3 segundos e acaba minha gravaçao, pq fica um chiado feio... mudei de plugin, ja gravei sem plugin, sem programa algum aberto, n sei mais o q eu faço
|
Pé de chinelo Veterano
|
# ago/11
· votar
monosonatica janderimperium
Ja rolou isso comigo também, o que eu fiz foi comprar um Adaptador P10/XLR , dai eu plugo o instrumento agora na entrada de mic, o que diminuiu consideravelmente o chiado.
E outra coisa: afastar a placa de qlq fonte de ondas (Tv, monitor, celular etc) pq as interferências tb causam chiados.
Espero que resolva pra vcs as dicas! abs!
|
MauricioBahia Moderador |
# ago/11
· votar
monosonatica: - Testado com 3 cabos diferentes
Cabos de guitarra ou o USB?
Abs
|
R1C4RD5 Veterano |
# ago/11
· votar
monosonatica - Testado com 3 instrumentos diferentes Eu já ia dizer que era problemas com a parte elétrica do baixo, mas se você testou com 3 baixos diferentes ... Quem sabe é o cabo USB ou o cabo do instrumento.
|
ogner Veterano
|
# ago/11
· votar
monosonatica
Escutei a gravação, e c utaria cabo ou jack do instrumento. Mas vc fez oi testes com 3 cabos diferentes e intrumentos então...
Esse ruido acontece em TODAS as entradas da Ultra? Pode ser algum "jack" femea da propria placa..
|
# ago/11
· votar
Como leigo, me parece a típica interferência do ciclo de 50/60Hz, daquela da TV ligada ou mesmo da luz ambiente.
Uma vez, num ensaio, resolvemos esse problema numa simples inversão do plug na tomada da rede elétrica. Pode ter sido coincidência, mas melhorou muito.
Abs
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
MauricioBahia
Três cabos de instrumento
ogner
"Todas" (não testei as frontais XLR) as entradas apresentam esse mesmo problema, inclusive as traseiras tbm.
Eu estou usando o instrumento ligado direto na placa, já que as entradas frontais tem pré-amp. Estou pensando em usar uma DI, será que isso resolveria o problema?
|
# ago/11
· votar
monosonatica: Três cabos de instrumento
Não testou com outro cabo USB?
Flw!
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
MauricioBahia
Não, outro cabo USB não. Vou testar! vlw!
|
.omni Veterano
|
# ago/11
· votar
monosonatica Eu estou usando o instrumento ligado direto na placa, já que as entradas frontais tem pré-amp
Ligue o instrumento nas entradas TRS frontais, são preparadas pra receber sinal de instrumento.
O fato de plugar no XLR que "tem pré-amp" não faz diferença, plugando lá ou na entrada de instrumento o sinal vai passar pelo pré. Plugue na entrada certa, use um cabo de instrumento (p10) e plugue nos TRS frontais.
Uma DI legal BOA é sempre legal. Mas se for pegar uma DI chinfrim não tem porque. A entrada de instrumento funciona como uma DI.
O tipo de ruído que você descreveu tem cara de aterramento do instrumento, é mais comum em baixos passivos. Principalmente pelo "quando o instrumentista encosta a mão na corda (sem tocar, só encostar) o ruído diminui, quando solta, aumenta."
O cabo USB é mais difícil de dar esse tipo de ruído porque não passa sinal analógico por ele, passa o sinal pós conversão, ou seja, já digital.
|
janderimperium Veterano |
# ago/11
· votar
pode ser o pc? memoria? processador?
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
.omni
Então cara, sempre usei exatamente da forma que vc descreveu, sempre funcionou 100% mas, de repente, apareceu este problema.
Por via das dúvidas, troquei o cabo USB. Continuou o mesmo problema.
Fiz um outro teste, desconectei a placa do pc e usei ela ligada só na energia, o problema continuou igual. Tirei ela da energia e deixei ela sendo alimentada pelo cabo USB, aparentemente o ruído diminuiu mas, ainda continua um ruído ao fundo. A guitarra que estou usando, no momento, para testes é uma Squier Telecaster Custom, não sei dizer se um pequeno ruído ao fundo é característica do instrumento.
Estou começando a pensar que é algum problema na placa mesmo. Será provável?
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
janderimperium
O hardware do pc eu descartei pois, testei em outro PC muito melhor que o meu e o mesmo problema acontece.
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
Mais uma coisa, já troquei a placa e o PC de tomadas, tirei da régua e já tirei tudo da tomada que fosse dispensável. Continuou o mesmo problema.
|
.omni Veterano
|
# ago/11
· votar
monosonatica Por que você não pluga a guitarra num amplificador e vê se dá o mesmo ruído? Pela descrição tem toda a cara de ser ruído de single coil e/ou aterramento...
Obs: eu não ouvi o áudio, estou no trabalho agora. Mas qualquer guitarrista vai reconhecer o ruído se for isso.
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
.omni
Infelizmente amplificador eu não tenho =/ O máximo que posso conseguir é uma pedaleira.
O áudio do ruído que está agora eu não postei mas, pelo pouco que sei de guitarra e que li ocasionalmente, me parece um ruído natural do instrumento mesmo.
O zuado é que o ruído forte que eu postei o áudio vai e vem e não consigo achar a causa.
O que me deixa encucado também é porque antes funcionava 100% e, depois, nas mesmas condições, não funciona mais.
|
.omni Veterano
|
# ago/11
· votar
monosonatica Vê se continua dando ruído se você sair de perto do computador.
|
R1C4RD5 Veterano |
# ago/11
· votar
monosonatica Experimente colocar um fio da ponte desta guitarra até o terra do plug para ver se o ruído vai em bora. Faça o seguinte: desencape um ponta do fio o bastante para você conseguir fazer um "anel" no plug que entra no jack da guitarra e desencape a outra ponta o bastante para fixar em alguma parte da ponte. Desta forma nós vamos garantir que o aterramento da ponte (e cordas tb) está sendo feito. Se o ruído sumir é sinal que o fio que aterra a ponte está com problemas, dai é só levar num luthier pra ver isso.
PS.: Eu tinha entendido que a bronca era num baixo.
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
.omni
Continua.
R1C4RD5
O problema começou com um baixo, daí todos os instrumentos começaram a apresentar o mesmo problema. No momento, eu tenho uma guitarra pra fazer os testes necessários.
Vou fazer esse teste que vc falou!
|
monosonatica Veterano |
# ago/11
· votar
Bom dia,
Do jeito que o problema veio, ele se foi.
Está resolvido mas, não tenho ideia do porque.
Valleu pela ajuda pessoal!
|
# ago/11
· votar
monosonatica: Do jeito que o problema veio, ele se foi.
Vai ver que ela não gosta de clima frio! :)
Vlw!
|
R1C4RD5 Veterano |
# ago/11
· votar
monosonatica Quem sabe foi algo relacionado ao furação Irene kkkkkkkkkkkkkk
|
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
monosonatica
Interferências são sinistras, basta ver que se você colocar sua TV fora de sintonia vai captar interferência (energia estática), sendo que ~1% desta é energia cósmica de microondas. Nada menos que resquícios do Big Bang. E isso não é piada! hehe
Abs
|