Pq MAC p/ produção de audio e vídeo?

Autor Mensagem
Pâmela L
Veterano
# ago/11


Por qual motivo se fala tanto de MAC quando o assunto é produção de áudio ou vídeo? Qual a diferença de um macbook pros demais?

Ao meu ver é só o sistema operacional mas queria saber de vocês...

jaime willians
Veterano
# ago/11 · Editado por: jaime willians
· votar


oi Pamela L
a diferença mais contundente se trata do sistema operacional
que completamente estável e moderno,sem virus e tambem
os softwares que as vezes trabalham com MAC, acredito que
voce não tenha um MAC ,mas no dia que conhecer verá a diferença
que é absurda.
os Hardwares do mac são de melhor qualidade e sua durabilidade é
bem maior.

Pâmela L
Veterano
# ago/11
· votar


Poxa, mas pela questão de hardware é o de menos né. Tô pensando em comprar um Intel i5, 4 ou 8gb de ram. Acho que pra produzir em casa vale mais a pena pelo hardware do que um MAC meia boa né?

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


tambem tem a questão software.
Photoshop sempre rodou melhor em mac. Mac tem Final Cut. Mac tem Logic Pro.
Esses três sozinhos já puxam muita gente pro lado da maçã.
Há quem diga que até o Pro Tools roda melhor em mac.

em termos de hardware, mac vai custar 20% a mais do que uma config semelhante, nas séries mais simples. Pra compensar a diferença, talvez só comprando muito mais hardware, tipo Core i7, Quad Xeon, 16GB de memória... e no final das contas, ainda tem muita coisa que roda mais leve no mac.

No mais:
mac mini
2,3GHz : 500GB
Intel Core i5 dual core de 2,3GHz
4GB de memória
Disco rígido de 500GB<1
Intel HD Graphics 3000
OS X Lion
Envio (prazo para saída do armazém): De 5 a 7 dias úteis
Frete gratuito
R$ 2.149,00 ou em até 12 x sem juros

já é um bom começo.

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Há quem diga que até o Pro Tools roda melhor em mac.

Não tenho absolutamente a menor dúvida disso.
Já trabalhei muito tempo em pc (trabalhei mesmo, oito horas por dia) e em mac, mesma versão do Pro Tools, mesmo hardware (192) e posso afirmar que a diferença é água e vinho.


Mas pra gravar como hobby e tal, com um equipamento modesto, nada impede de usar PC, até profissionalmente, mas é outro lance. Eu não volto pro Windows nunca mais na minha vida. Questão de escolha.

Pâmela L
Veterano
# ago/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


Mas é apenas por esses programas (Pro Tools, Final Cut, Logic etc) rodarem bem melhor no MAC né, em questão de hardware X de ghz no MAC é X de ghz em qualquer PC, o que muda é a forma com que o OS processa certos programas usados em produções audiovisuais, né?

Mas tipo. Se eu montar um PC com i5, 8gb de RAM e 4t de HD e for rodar Adobe Premiere/Sony Vegas e Cubase/Ableton Live. Não teria diferença com relação ao MAC, teria? É que pra mim esses 4 programas que exemplifiquei são feitos pra Windows e o que roda no MAC são adaptações pro OS, assim como fazem dos softwares p/ rodar em Windows e por isso perdem desempenho, espero não estar falando besteira.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Isso não significa que não da pra produzir áudio e vídeo no windows...... mas meu próximo note vai ser um MAC tb, pq já testei e realmente ele é melhor

londrer
Veterano
# ago/11
· votar


Pq existe um programa chamado Logic Pro

*.*

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L
Vamos para um exemplo mais prático então:
- eu tenho um quad Xeon 2,4ghz com 16GB de RAM, rodando win7.
Comecei brincando com o Cubase.
Comprei um macbook pro pra brincar de mac.
Comecei a usar o garageband.
Comprei o Logic Pro.
Nunca mais voltei para o PC para mexer com música.
Atualmente o macbook pro virou estação fixa, só para produção musical.
Continuo com o Xeon pra jogar meus joguinhos no Steam.
Quase sempre tento brincar com alguma DAW no PC. Volto correndo pro mac.
Pouco mexo com vídeo, mas uso o Vegas no PC quando faço alguma coisa. Não tenho o Finalcut, mas todo mundo fala pra eu mudar pra ele - se bem pelo que faço, o próprio editor de video do wmp faz o que quero.
Eu prefiro PCs para tarefas do dia a dia - tanto que entre casa e escritório eu tenho mais de 30 PCs. E tenho só 1 mac. E o mac é o que indico para produção musical.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L

A exemplo do T-Rodman... Não nego que o Win tem suas qualidades e vantagens, não diria nunca que é um lixo. nNste momento mesmo estou digitando num Win7.
Eu comprei um Mac exatamente para mexer com músicas em casa, era para ser exclusividade para isso. A questão é que o negócio funciona tão redondo, rápido direto e eficiente que fica difícil usar só para música. Precisa de um certo tempo e prática para adaptação ao Mac, é verdade, quem sempre mexeu com Win e se acostumou com os atalhos (e problemas), causa um certo choque. Mas o negócio é bom demais!
E antes que me esqueça, o Logic Pro é muito bom, para produção caseira não precisa de outro. Apesar que dá para usar outros também...

Pâmela L
Veterano
# ago/11
· votar


Como perguntei, se existe Ableton Live/Cubase ou Adobe Premiere/Sony Vegas pra MAC, o desempenho deles também é superior em comparação de quando são rodados no Windows?

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Ableton live eu tenho certeza que existe, mas depois do Logic, eu nunca mais toquei no Live. E olha que eu também tenho o Live full, original.

V.inny
Moderador
# ago/11
· votar


Acho que essa discussão não é apenas para a questão de plataforma e software, é importante ver também a questão dos equipamentos de produção...

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L

O Live, o Cubase e o Premiere tem versões para Mac. Os da Sony tenho a impressão que não tem versão específica, mas acho que dá para rodar. Eu tenho o Cubase e o Live originais, mas não me fazem falta no Mac pelo Logic.

.omni
Veterano
# ago/11
· votar


Não faz muito sentido usar o Premiere num Mac.... né?
Sony Vegas muito menos...

O Cubase é questão de gosto, mas tendo o Pro Tools, Logic e Digital Performer... tem que gostar muito!

Obs: uso Pro Tools, em mac.

MaiconOX
Veterano
# ago/11
· votar


Ainda acho que conhecimento em usar ferramentas vale mais do que hardware. Não dizendo que o pessoal que usa Mac pra gravar em casa não saiba utilizar, mas digo que é possível fazer gravações de qualidade com um hardware relativamente simples e bastante conhecimento, que se adquire gastando pouco ou nada.

Pâmela L
Veterano
# ago/11
· votar


Curto o Ableton Live, me adaptei bem e vejo muitos profissionais o utilizando.

Acho que vou pegar um MacBook Pro de 15" (i5, 4gb de ram etc). O que acham?

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L

Muito bom. Pode ir nele!

shoyoninja
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L
A principal diferença é não ter que ficar procurando meios para otimizar ou corrigir problemas de incompatibilidade de hardware ou drivers ruins.

Preparar um PC, principalmente notebooks, para trabalhar com áudio é um pé no saco e exige conhecimento que não tem nada a ver com música e produção musical.

Em um notebook PC fatalmente você vai ter que duelar com drivers causando latência além das especificações, trocas de perfil de energia na CPU e na GPU, dispositivos de controle de temperatura e chipsets firewire mal implementados.

Se você pode comprar um Mac, vai fundo.

Pâmela L
Veterano
# ago/11
· votar


Algum contra pro MAC que citei e devo comprar?

Guitar_hell
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L
Algum contra pro MAC que citei e devo comprar?

Na minha opinião só o preço, mas pelos motivos que o pessoal apresentou deve valer a pena sim!

T-Rodman
Veterano
# ago/11
· votar


Pâmela L
Se o preço estiver meio salgado, pegue o de 13".
Daí você coloca um monitor externo nele e boa.
É assim que eu faço em casa, mais ou menos assim:
https://picasaweb.google.com/lh/photo/nyLvAMgt2u3Bxzfz3j-9nQ?feat=dire ctlink

gwallner
Veterano
# dez/11
· votar


Compra um Mac que vc verá a diferença !!

http://homestudiodicas.blogspot.com/

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/11
· votar


Galera, tô com uma dúvida.

Ano que vem eu quero começar a gravar vídeos pra YouTube com maior frequência (por puro Hobbie mesmo) e eu estava pensando em pegar uma POD HD 500 pra servir pra mim de efeito, e ligar via usb no meu note de processador Dual Core.

Mas, como ano que vem eu vou fazer faculdade e tenho medo de que não dê pra tocar guitarra com muita dedicação, fiquei com medo de investir muito numa pedaleira que possivelmente vai ficar parada.

Então eu comecei a pensar em pegar um iMac:
http://store.apple.com/br/browse/home/shop_mac/family/imac

Na seguinte configuração:
21,5 pol.: 2,5GHz
2,5GHz, Quad-Core Intel Core i5
Resolução de 1920 por 1080
4GB (duas de 2GB) de memória
Disco rígido de 500 GB 1
AMD Radeon HD 6750M com 512MB

Nesse caso, eu plugaria a guitarra direto no PC, ligação VST (quem sabe um tempo depois eu compraria uma placa de audio usb).

Então eu gostaria de saber, se usando o Garage Band por exemplo, eu consigo um timbre igual ou melhor do que eu conseguiria com a POD HD 500?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# dez/11
· votar


up?

gwallner
Veterano
# dez/11
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

O Garage Band tem ótimos simuladores de amps para guitarra. Vc também pode usar o Guitar Rig com ele.
Comprar uma Mac vale muito a pena, vai fundo.
Mas pq vc não compra uma placa de R$400, tipo a Fast Track da M-Audio por exemplo?
Com Guitar Rig 4 vc não precisa de pedaleira, o programa simula uma infinidade de amps e efeitos com uma fidelidade muito rande.

http://homestudiodicas.blogspot.com/

Pachenko
Veterano
# dez/11
· votar


Poderia ter um tópico fixo especialmente para quem tem mac, sugiro fortemente essa idéia!

Pachenko
Veterano
# dez/11
· votar


To tentando gravar com o garageBand usando o GuitarRig (não consegui fazer uma config boa no GarageBand), porém eu noto que aplicando o efeito do Guitar Rig no GarageBand o som fica diferente do que usando o Guitar Rig separado, fica mais estalado e fraco... alguém tem idéia do que pode ser?

dnreis
Veterano
# dez/11
· votar


Não seria melhor ter um pc com core i5 2500, 8gb de ram dd3, uns 2tb de HD, uma ótima placa de som e uma ótima placa de video (mesmo não tendo necessidade disso pra gravação de audio) e instalar o sistema MAC OS. Pagando praticamente metade do valor que eu pagaria num mac que tem hardware bastante inferior? acho que isso seria a coisa mais racional a ser feita.

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


dnreis

Até é possível(chama-se hackintosh), mas não é algo simples para usuários mais leigos(pois no fundo é quase uma gambiarra). Exige pesquisa de hardware e drivers de tudo no computador(por causa da compatibilidade). Dependendo das peças da máquina, a instalação é impossível.

Depois é preciso buscar qual versão se adequa ao sistema montado. As atualizações também podem causar alguns problemas no futuro.

http://www.hackintosh.com/

http://www.blogdohackintosh.com/

Aqui uma lista exemplificando montagens possíveis:

http://blogdohackintosh.com/pecas-ideais-hackintosh/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pq MAC p/ produção de audio e vídeo?