Boss Micro BR vs. Zoom H (1, 2, 3, etc)

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/11


    Buenas, senhores!

    Seguinte: estou pesquisando um gravador legal para meus péssimos solos de guitarra e, talvez, para uma gravação de um ensaio de uma provável banda que eu nem tenho ainda.

    Minha situação é a seguinte: tenho dois filhos barulhentos, um cachorro, moro de frente para uma quadra de esportes e, para ajudar, minha casa é geminada... Barulho alto o vizinho reclama, barulho baixo não consigo escutar. Gravar "ao vivo" em casa é impossível, porém, ainda assim penso num gravador para ocasiões raras, porém, existentes.

    - Boss Micro BR: cairia para mim como uma luva... Usarei muito mais para gravações em casa, edição de backing tracks com bases e solos de guitarra, violão e, se eu criar coragem, voz também. O problema maior é que, pelo resultado de minhas pesquisas, o microfone embutido do Boss Micro BR parece ser uma grande porcaria para gravar bandas ao vivo e coisas do tipo.

    - Zoom H (1, 2, 3, etc): excelentes microfones, gravação de qualidade garantida, conseguiria gravar os raros ensaios de minha provável futura banda, inclusive minha guitarra plugada no amplificador, bem como meu violão e voz. O problema é que ele é excelente apenas para isso, não serviria para gravar "in-line", não é multipista, não permite editoração dos tracks, não tem entradas distintas e efeitos para guitarra, violão, baixo, teclado e voz, enfim, é maravilhoso, porém, a utilidade para mim seria mínima devido ao problema explicado anteriormente (filhos, cachorro, quadra de esportes, casa geminada).

    Estou praticamente fechando a compra de um Boss Micro BR, porém, antes de fechar, gostaria de saber se existe alguma maneira de, na entrada do microfone dele, ligar um microfone bom que trabalhe como se fosse os microfones da Zoom H (encontrei um microfone feito especificamente para o Boss Micro BR, porém, é caro pra caramba, em torno de 300 pilas, aí valeria mais a pena adquirir um Zoom H1 no lugar do microfone).

    Agradeço desde já o retorno!


    Kleber Blacklock

    tito lemos
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: tito lemos
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, eu tenho o H1, e posso te dizer que ele é excelente como gravador. Gravo voz e sons ambientes com ele. Mas ele é apenas isso, um gravador (excelente). Agora, se queres gravar vários canais, te indico o Zoom H4n. Ele é mic condenser (como o H1, dois mics condenser), tem duas entradas p instrumentos ou mics adicionais, possui efeitos internos, ou seja, eh um gravador de 4 canais, com interface USB. Completasso!!!

    Abração.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tito lemos
    Pois é, aí que tá, parece que o que um tem de bom (qualidade de gravação) o outro não tem (o outro é multipista, como uma mesa de som portátil, porém, peca na qualidade de gravação do microfone interno).

    Estou namorando também o Zoom H2, são quatro microfones, deve ser muito bom também.

    Valeu pelo retorno!


    Kleber Blacklock

    tito lemos
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, o H4n eh multipista (4 canais)! E é interface USB!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tito lemos
    Kleber Blacklock
    Cara, o H4n eh multipista (4 canais)! E é interface USB!


    Mas vem cá, você consegue usar o H4n igual ao Boss Micro BR, tocando uma backing track e gravando o áudio do instrumento em outra pista?

    Kleber Blacklock

    tito lemos
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    SIM!!!! Perfeitamente possível.

    Inclusive, no H4n vc pode gravar 4 canais, depois junta-los numa pista só, e gravar mais canais.

    Dá pra microfonar uma bateria com esse monstrinho, usando os dois mics dele como overheads, e plugando dois mics nas entradas dele, um pro bumbo, outro pra caixa.

    Eu não tenho o H4n, mas li mto sobre ele. Como ja tenho uma interface razoável, optei pelo H1 apenas pra gravar voz e sons ambientes.

    Um cara que pode te esclarecer mais é o MauricioBahia. Ele tem um H4.

    Abração.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tito lemos

    Pois é, tenho conversado com ele por e-mail, na verdade eu ainda não havia me interessado pelo H4 devido ao preço dele, porém, a diferença entre o H4 e o Micro BR não é tão grande, depois de seus comentários comecei a considerar o H4 uma opção.

    Por hora, a mais em conta em termos de qualidade de gravação tem sido a H2, encontrei por R$600,00, ele é o único que possui 4 microfones, o problema é essa ausência da opção de usar o aparelho com uma backing track enquanto gravo a guitarra em outra pista. Ao menos não identifiquei essa possibilidade na descrição do produto.

    Muito obrigado pela ajuda!

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    gucrispim
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    cara, tenho um H4 (nao eh o H4n , eh a versao anterior e tem poucas diferencas). da uma conferida nos topicos que ja criei tocando cover que voce ve o resultado do que gravei, com os efeitos embutidos no gravador. a qualidade, no geral, do H4 eh melhor que do boss ate por conta dos mics embutidos.

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Quer gastar quanto? Quer quantos canais?

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    gucrispim
    Cara, estive pesquisando muito, decidi que uma coisa realmente é distinta da outra. O Boss seria uma mesa de som portátil para gravar em linha e "mixar", os Zoom seriam gravadores, sendo o H1 basicão e o H4n o top. Como não queria gastar muito, resolvi investir num H1 com kit de acessórios. Acontece que o mesmo vendedor que me vendeu o H1 tem o Q3HD, que, conforme descrição, possui a mesma qualidade de gravação do h4, porém, com o "plus" de filmar com mais qualidade que o anterior a ele, o Q3.
    Será o dobro do preço, porém, estou realmente tentado a adquirir esse gravador em lugar do H1. Fico pensando em um ensaio, poder gravar só o áudio ou, se quiser registrar algum momento mais memorável como uma apresentação, poder usar também a filmadora. Acha que vale?

    .omni
    Gostaria de gastar no máximo 100 reais, porém, com esse valor não consigo nem um gravador de fita cassete, hehe. Prevejo que gastarei em torno de 1000.

    Valeu pelo retorno!


    Kleber Blacklock

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Então se você quer um gravador portátil com uma qualidade *bem* melhor que os Zoom, dê uma olhada no Sony PCM D50. Ele tem microfones e prés melhores, mas apenas dois canais.
    Os multitracks nessa faixa de preço são bem ruins.

    gucrispim
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    O H1 eu não conheço (já vi, mas nunca usei).

    Quanto ao vídeo tem o Q3 (primeira versão, não é HD) tem em uma loja aqui da minha cidade por R$450 (se nao me engano, ou algo em torno disso, o que eu tenho certeza é que é menos de R$500, acho que é R$450.) O HD vai sofrer do que toda câmera sofre (tanto do q3 como do q3hd) sem iluminação suficiente a imagem vai ser pobre, mesmo que o HD capte melhor as fontes de iluminação, se houver movimento na cena (uma banda tocando e tal) a filmagem vai ficar pobre, no matter what e isso (aliado a sua vontade de gastar pouco) possa te fazer considerar o Q3. (a loja que está vendendo é a www.guitarmusic.com.br , de Ribeirão Preto, qualquer coisa me manda uma MP que eu te dou um toque.)

    Agora, a maior diferença entre o H1, H2, Q3, Q3HD (primeiros) e os H4 e H4n está no fato de que os primeiros não tem entrada para p10 ou xlr, ou seja, o input é só pelo microfone mesmo.

    Mais uma coisa para lembrar, se o uso é fazer alguma gravação ao vivo (em estudio, p.e.) "profissional" ou com algum plano de distribuição (soundcloud p.e. , exceto youtube) o som gravado pelo Q3 ou Q3HD não vai ficar como deveria se eles não ficarem parados em algum lugar ou sobre um tripé para gravar, tipo se a pessoa sair andando por entre a banda para mostrar os integrantes o microfone anda junto e vai ter um resultado final de audio pouco estável.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    .omni
    Putz, parece ser excelente, porém, muito além do que eu queria gastar.

    gucrispim
    Pensei bastante sobre isso e tudo mais, decidi ficar com o H1 e acessórios mesmo. Na verdade eu já tenho uma filmadora, porém, o áudio dela é uma porcaria. Vou tentar descobrir como aliar a filmadora com o H1, vamos ver se consigo.

    Valeu a todos os que ajudaram!


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Boa tarde, amigos.

    Ressuscitando o tópico: esse Micro BR aceita apenas instrumentos de cordas ou eu poderia ligar na entrada da guitarra um teclado, por exemplo?

    Agradeço desde já.


    Kleber Blacklock

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Depende, se o teclado é pré amplificado você pode plugar numa entrada de linha (provavelmente -10db).
    Se não for, é na entrada de instrumento mesmo (HiZ).

    Resumindo, sim, você pode.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss Micro BR vs. Zoom H (1, 2, 3, etc)