Alguém já ouviu falar sobre o mic. AKG C5 ? Estou pensando em comprar

    Autor Mensagem
    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Leonardo Amoyr


    Boa noite, pessoal!

    Estou querendo comprar, ainda nesta semana, um microfone condensador pra mim. O modelo que tenho em vista é o AKG C5 - o mesmo microfone que a Paula Fernandes e o Victor (Victor e Léo) usam ao vivo. Gostei dos graves e da clareza desse microfone.

    Procurei muito aqui no fórum, mas nada encontrei sobre ele. Nem mesmo no Google consegui muita coisa sobre ele (nada mais que alguns reviews).

    O que mais me chamou a atenção nele é que, pelo fato de ele ser condensador, posso gravar a minha voz e o meu violão.

    Atualmente tenho uma mesinha Behringer, um Shure Beta 58A (dinâmico) e um violão Walden. Há algum tempo, venho sentido a necessidade de comprar uma interface de áudio decente, pois a placa de som do meu notebook é uma titica. Por isso, junto com o mic. eu vou comprar uma M-Audio Fast Track Pro.

    Por algum acaso, alguém poderia me dizer se é um bom microfone?
    Gosto de equipamentos de qualidade, de "marca". Então, faço questão que seja AKG, Shure...

    Agradeço a quem me ajudar! :D

    (Se os moderadores trancarem meu tópico de novo, vai ser sacanagem já...)

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pelo visto, ninguém, né...! Rsrsrsr....

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Poxa... estou decepcionado com este microfone! Não consigo um comentário sobre ele...!

    :( Logo o que eu pensei em comprar...!

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu tenho um c5. Como eu gravo voz em sala não tratada acusticamente, foi o microfone conde dador que mais se ajustou por aqui. Mas ele e só pra voz, não instrumentos.

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu tenho um c5. Como eu gravo voz em sala não tratada acusticamente, foi o microfone conde dador que mais se ajustou por aqui. Mas ele e só pra voz, não instrumentos.


    Graças a Deus, uma pessoa! :D

    Poxa, eu penso o mesmo. Também vou gravar no meu quarto e não tenho um isolamento acústico perfeito!

    Mas, se eu tentar gravar o violão microfonando com este AKG C5, será que não vai ficar bom? Por que razão não ficaria?

    É que eu estou quase decidido a importar este equipamento e gostaria de saber todos os detalhes. Graças a Deus, consegui achar uma pessoa que tenha um desses: você!

    Fale mais sobre ele...! Você tem alguma gravação feita com ele, para eu ouvir?

    Abraços e obrigado.
    Cada mínimo detalhe fará toda a diferença.

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    bom, as gravações:
    http://soundcloud.com/tributo-grunge/1979-smashing-pumpkins-cover
    http://soundcloud.com/tributo-grunge/fade-into-you-mazzy-star-cover
    http://soundcloud.com/tributo-grunge/yellow-ledbetter-pearl-jam

    Os vocais das três foram gravados com o C5.

    Microfones mais indicados para gravação de instrumentos são os de capsulas mais largas, justamente aqueles que precisam de sala com tratamento acústico.
    Eu tenho vários em casa, tipo: AT2020, MXL 990, AT2021, MXL991, RI335, etc, etc - mas como eu tenho problemas com isolamento acústico, para instrumentos eu utilizo o Shure SM58 que é para instrumentos, mas é dinâmico. Uso em tese, porque na maior parte das vezes, eu gravo direto na interface e utilizo plugins.
    A "Fade into you" (2º link) é o resultado mais comum que tenho em casa gravando voz e violão. Violão eu tenho um Takamine EF-444TBS que eu gravo direto em linha, na interface. Coloco uns plugins e equalizadores e só.

    Quem não tem sala tratada acaba tendo de se virar com isso mesmo, rs.

    Sobre importar, eu sempre compro desse carinha aqui no ebay:
    http://stores.ebay.com/anthemaudio

    amplexos

    T.

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    A "Fade into you" (2º link) é o resultado mais comum que tenho em casa gravando voz e violão. Violão eu tenho um Takamine EF-444TBS que eu gravo direto em linha, na interface. Coloco uns plugins e equalizadores e só.

    Po cara... ve se você entende o que está acontecendo no meu caso...
    Eu tenho um SHURE BETA 58A, que é um excelente microfone.
    Ele grava a voz com perfeição, e olha que é dinâmico hein!!!

    Mas, quando eu tenho microfonar o violão, ele fica com aquele som de "pato" metalizado.
    Pensando assim, só pode ser a placa de som do meu notebook.
    Por isso, você acha que é melhor eu comprar, antes de investir nesse microfone, uma M-Audio Fast Track Pro???

    Talvez, comprando esta placa de qualidade, eu consiga resultados muito mais satisfatórios do que ligar nessa bosta de placa on board dos notes da HP.

    Qual é a sua opinião ?
    Está me ajudando muito! Obrigado!!!

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sim. A primeira coisa a se considerar é uma interface decente.
    Onboard não presta. Não faz milagre. Tem muitas limitações.
    Agora também, usar equalizadores, compressores em formato hardware ou VST, também ajuda. Eu que apanhei um bocado com equalizadores, optei por usar um pack chamado EZ Mix da Toontrack, e com eles é que eu fui começar a melhorar o som gravado em casa.
    Dominar a DAW também é outra coisa a se considerar. Eu uso em casa o Logic - e ainda apanho dele, mesmo sendo uma das DAWs mais intuitivas de se utilizar.
    No meio desse processo, eu comprei uma meia-dúzia de microfones, preamps, compressor, melhorei hardware, comprei VSTs, etc, etc - e não foi bem adquirindo esse monte de coisa que tenho em casa que melhorou. Foi realmente a interface, a captação e saber como utiliza tudo isso.
    Depois da interface, o que eu recomendo é assistir todos os vídeos possíveis de tutoriais no youtube e/ou comprar os DVDs do Allan Parsons - que foi com eles que eu fui sacar alguns conceitos, fora um ou outro toque dos colegas daqui do FCC. Mas sem um pouco de informação, você vai ficar viajando em tópicos daqui e não vai achar muita coisa.

    outra coisa: participe dos tributos que o povo faz por aqui. É um jeito de sempre estar melhorando. Vide esses aí que postei, é do tributo FCC Grunge, rs. Os outros tributos, com certeza, minha performance era pior. A mixagem então, nem se fala, rs.

    amplexos

    T.

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sim. A primeira coisa a se considerar é uma interface decente.

    Obrigado! A primeira coisa que vou fazer é comprar a minha M-Audio Fast Track Pro, amanhã!

    Vou continuar gravando com meu Shure Beta 58A e, assim que terminar de pagar a placa, vou importar esse AKG C5 - que por sinal, é o mesmo mic. que a Paula Fernandes e o Victor (Victor e Léo) usam.

    Acho que vou conseguir gravar bem o som do violão com ele. É um condensador e, claro, da AKG. Dispensa comentários...! =)

    Se puder depois, faz alguma gravação do violão microfonado com esse mic. pra eu ver como fica. Se não tiver como, não tem problema nenhum. É só pra matar minha curiosidade mesmo...!

    Um abraço!
    Valeu...!

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Leonardo Amoyr
    se der um tempo eu faço a gravação.
    Mas como meu normal é gravar através da captação do violão, dificilmente é a solução que eu utilizaria - ainda mais com o pré valvulado que eu coloquei semana passada no meu takamine, rs.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O que mais me chamou a atenção nele é que, pelo fato de ele ser condensador, posso gravar a minha voz e o meu violão.

    Não entendi a lógica.

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    se der um tempo eu faço a gravação.

    Valeu, cara! =)

    Não entendi a lógica.

    Veja bem, sendo o microfone condensador, ele irá captar melhor a sonoridade do instrumento, não? Digo o mesmo para a voz.

    Se estiver errado, pode corrigir.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Leonardo Amoyr
    Veja bem, sendo o microfone condensador, ele irá captar melhor a sonoridade do instrumento

    Não. O tipo de funcionamento dele é diferente, mas não existe isso de que condensador é melhor, isso é um mito dos brabos.
    Nada te impede de usar um dinâmico pra gravar violão ou voz.
    O condensador é mais sensível, mas note que isso não significa que ele seja melhor, é apenas uma característica.
    Inclusive no (acho que) último disco do Pat que é só ele no violão, dá pra ver nada menos que um RE20 (wtf!) no violão que é um dinâmico clássico, além de outras coisas.

    Esse microfone do tópico é feito pra voz ao vivo, nada te impede de usar ele pra gravar voz... Mas instrumentos, não espere um resultado incrível. Na falta de grana vai, mas ele não difere muito de um dinâmico mais sensível como um Beta 58.
    A curva de resposta dele é feita pra funcionar com voz, mais do que tudo.

    Não estou dizendo que não serve pra o que você quer, mas BOM não vai ficar, muito menos opor ele ser "condensador".

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Veja bem, sendo o microfone condensador, ele irá captar melhor a sonoridade do instrumento

    Não. O tipo de funcionamento dele é diferente, mas não existe isso de que condensador é melhor, isso é um mito dos brabos.
    Nada te impede de usar um dinâmico pra gravar violão ou voz.
    O condensador é mais sensível, mas note que isso não significa que ele seja melhor, é apenas uma característica.
    Inclusive no (acho que) último disco do Pat que é só ele no violão, dá pra ver nada menos que um RE20 (wtf!) no violão que é um dinâmico clássico, além de outras coisas.

    Esse microfone do tópico é feito pra voz ao vivo, nada te impede de usar ele pra gravar voz... Mas instrumentos, não espere um resultado incrível. Na falta de grana vai, mas ele não difere muito de um dinâmico mais sensível como um Beta 58.
    A curva de resposta dele é feita pra funcionar com voz, mais do que tudo.

    Não estou dizendo que não serve pra o que você quer, mas BOM não vai ficar, muito menos opor ele ser "condensador".


    Entendi...! Então, neste caso, você me recomendaria algum mic. da AKG BOM, tanto pra voz quando pra violão? Qual? O que você acha do AKG C1000 e do AKG Perception 220? Pergunto por que eu não gravo violão e voz junto. Faço primeiro o violão, depois a voz. Junto tudo num programa multipistas e dou uma equalizada quando necessário.

    Me falaram do tal do M-Audio Nova ser muito bom, mas eu prefiro focar nos AKG ou nos Shure. Ainda assim, não dispenso sua opinião sobre ele.

    Leonardo Amoyr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pra você entender melhor, olha este tópico aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/265341/

    Um abraço!

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Leonardo Amoyr
    mas eu prefiro focar nos AKG ou nos Shure

    Por que?
    Nessa faixa de preço não vai ter a diferença da marca não. Ou você acha que esses mics baratinhos são "made in austria" como os melhores?
    e Shure não tem esse hype de marca né... mais fuscona.
    Enfim, não posso te ajudar sem saber quanto você está disposto a gastar.
    Eu acho que vale a pena dar uma olhada nos de capsula grande acima do AT2020. nos Røde e nos Blue também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém já ouviu falar sobre o mic. AKG C5 ? Estou pensando em comprar