Montando um estúdio de ensaio começando do alicerce.

    Autor Mensagem
    BieuS2Rejane
    Veterano
    # mai/11


    Eaí galera beleza?

    Então voltei agora com os pés no chão no projeto de construção do meu estudio de ensaio.

    *Principal obejtivo: Locação do estúdio para ensaio
    Objetivo secundário: gravação
    Objetivo subliminar: beber umas biras tocar um rock roll

    Espaço que eu tenho,

    meu pai comprou um terreno aqui perto de casa pra criar umas galinhas exóticas from hell so que ele usa apenas metade e a parte que sobra é bem grandona!

    os principais problemas são :

    * tamanho das salas
    * tratamento acustico
    * isolamento acustico

    o isolamento é o fácil de ser resolvido até porque o estudio vai ser levantado do ZERO

    pensei no seguinte

    Parece de alicerce / 20 cm preenchido com areia / tijolo simples rebocado

    acredito que isole bem legal

    agora em relação ao tratamento que é foda, como vou saber de que material eu vou precisar a aquantidade e aonde ser aplicado pro som nao reverbar??

    tava pensando no tamanho da sala pro ensaio, ser uma coisa tipo +ou- uns 2,5 de altura / 4,7 de largura e 6,23 de comprimento seguindo algumas medidas do manual acustica de estudios

    é um tamanho bacana?

    aguardo para um amadurecimento da ideia, é um estudio que eu vou construir aos poucos por hora preciso so do projeto para elaboração do orçamento

    abraços!

    BieuS2Rejane
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Alguem?

    kiki
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    BieuS2Rejane
    agora em relação ao tratamento que é foda, como vou saber de que material eu vou precisar a aquantidade e aonde ser aplicado pro som nao reverbar??

    pois é, isso não é moleza. existem calculos pra definir isso. ou voce aprende a calcular, ou contrata uma consultoria especializada.
    dá até pra pegar uns tutoriais e dicas por aí, mas não vai ser garantido o resultado.

    pesquise que eu sei que tem bons manuais pela net, explicando os porques de cada tipo de acabamento, como usa-los, etc.

    tava pensando no tamanho da sala pro ensaio, ser uma coisa tipo +ou- uns 2,5 de altura / 4,7 de largura e 6,23 de comprimento seguindo algumas medidas do manual acustica de estudios

    o tamanho eu não sei, vai depender do que voce tem disponivel e quer por dentro, mas isso voce consegue comparar facil com outros ambientes de ensaio que voce conheça.

    recomendo fazer mais do que 2,5 de altura, pois o volume do espaço influencia na reverberação.
    eu chuto no mínimo 3m, mas de uma pesquisada.

    outra coisa que é bom verificar é se vale a pena fazer a sala perfeitamente retangular ou se é melhor inclinar alguma parede (o que é facil de fazer na construção, e praticamente impossivel depois).
    eu nao sei pra sala de ensaio, mas pra auditório é bom que não sejam paredes paralelas, pra evitar ondas estacionárias.

    o isolamento é o fácil de ser resolvido até porque o estudio vai ser levantado do ZERO

    atente nao apenas para as paredes, mas também para as portas e janelas.
    um bom posicionamento das portas (em relação aos ambientes e ao exterior) é o começo de um bom isolamento.

    BieuS2Rejane
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Já pensei em contratar uma equipe especializada, mas vai gerar custos altos e eu acho que uma boa pesquisa e uma boa estudada resolva..

    é a altura eu tambem fiquei meio assim, li no manual e tinha alguns padroes a seguir..
    é isso que ainda fez eu estar aqui parado e nao estar lá no terreno mostrando meus dotes pedreiristicos..
    pra eu arrancar hoje eu precisaria ter a planta, pra poder injetar a grana e se ''atracar''

    depois de levantado, eu iria ir pra parte do tratamento acustico, mas isso vamos deixar pra depois porque o penino é maior do que eu imaginava hehe

    eu pensei em fazer algo nao retangular mas tipo um ''caixao'' nao sei se voce me entende uma especie de hexagono
    aonde posso achar mais informaços sobre tamanho do estudio ??

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom galera ! Primeiro gostaria de pedir licença ao BieusS2Rejane pra invadir o seu tópico ja que os nossos objetivos são os mesmos principalmente o objetivo subliminar, e então para não criar outro tópico bem parecido vou entrar nessa discussão.
    O fato é que também estou construindo um pequeno home studio com algumas diferenças com relação ao do nosso amigoBieusS2Rejane.

    O meu espaço tem uma limitação de 5,10x3,40 foi o maximo que consegui o segundo fato é que o studio esta sendo construído em cima de uma garagem para aproveitar o espaço levantei os pilares e fiz uma laje onde esta sendo construído o studio, a garagem não tem paredes e nem os pilares da garagem nem as paredes do studio encostão em minha casa e pra completar eu não tenho vizinhos a menos de 50mts, ainda sim estou preocupado com o isolamento acústico pois a parede do studio ficará a 70cm da parede do quarto da minha filha e os meus vizinhos apesar da distancia são extremamente problemáticos.

    As duvidas iniciais são:

    Vou fazer paredes duplas de tijolo furado preenchido com areia e com 10cm vazio entre elas ainda sim é necessário aplicar algo como lã de rocha entre as paredes ?

    Mesmo o studio estando suspenso por 6 pilares de 30x25cm a 2,40mts do chão é necessário fazer o piso suspenso no interior do studio ? Se sim, as paredes internas tem que ser contruidas em cima dele ? como fazer ?

    O teto vou fazer gesso nas paredes internas e laje na externa, é o suficiente ?

    Como o studio ficara muito proximo a minha casa um dos lados ficará muito baixo com 2,4mts mais o outro ficará com algo em torno de 3mts dando uma certa inclinação que ajudara no tratamento acústico correto ?

    bom galera ja li muita coisa aqui no forum e sei que tem muita gente capacitada por aqui espero poder contar com a ajuda da galera e consequentemente poder ajudar com a troca de experiência.

    Ainda hoje estarei postando algumas fotos que ajudem a entender melhor e para que possamos finalizar o desenho.

    Matheus.Carl
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Uma pena a audiolist estar fora do ar (infelizmente o mestre Edu Silva faleceu)... vamos torcer pra alguém colocar novamente o site no ar, pois o conteúdo do site é de valor inestimável.

    Venho pesquisando sobre acústica a uns três anos, lendo livros e fuçando em sites, principalmente em inglês, cheguei até a fazer o módulo de acústica na OMID, mas achei superficial demais.

    O que posso garantir que é um assunto muito complicado, e quando se trata de um projeto iniciando do zero, há muitos fatores envolvidos, principalmente quanto ao isolamento acústico.

    Em teoria, lã de rocha/vidro é mais eficaz do que areia entre paredes duplas, e tem uma vantagem a mais, o peso estrutural, principalmente quando se trata de salas não térreas.

    Como vcs estão interessados, sugiro a compra do livro do Sólon do Valle, Manual prático de acústica, é muito barato, se comparado ao contéudo do mesmo.

    No livro há soluções práticas DIY tanto para isolamento quanto condicionamento acústico, projetos de portas/visores acústicos, absorvedores, bass traps, difusores (QRD e policilíndricos), bem como dicas de onde posicioná-los; como efetuar cálculos e otimizar o tempo de reverberação, bem como o equilíbrio tonal da sala, e isso tudo começa com a otimização das dimensões da sala.

    Paredes não paralelas ajudam na diminuição do flutter eco, mas em nada reduzem ondas estacionárias. Na maioria das vezes a quebra de paralelismo reduz o volume da sala e não vale a pena, pois uma sala retangular bem tratada com volume maior é muito melhor do que uma sala não paralela menor. (se for um projeto bem elaborado, é possível aproveitar fazendo salas com tamanhos variados, mas complica todo o projeto), e lembrando que o cálculo modal para salas não paralelas se torna muito impreciso.

    Bom, o que recomendo é que estudem bastante (se tiverem paciência e tempo), ou então contratem alguma empresa especializada, pois assim investirão seu dinherio de forma racional.

    Abs!

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Algumas fotos da construção meu studio pra galera dar uma olhada e opinar:

    http://www.yfrog.com/h8t942j
    http://www.yfrog.com/h3amh3j
    http://www.yfrog.com/gy8dal4j
    http://www.yfrog.com/h2ick6j
    http://www.yfrog.com/hs43g2j
    http://www.yfrog.com/h2a5hixj
    http://www.yfrog.com/gz0qdpj

    Abç

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: bobcosta
    · votar


    Matheus.Carl

    De cara ja te agradeço pela atenção e pelas dicas, mais é como você falou é preciso ter tempo e no meu caso ja estou levantando as paredes externas pois tenho muita urgencia e estou ciente que devido as limitações como tempo, dinheiro, espaço fisico etc não posso querer nada muito "grande" mais quero ao menos poder fazer o melhor dentro dessas limitações e acredito que para esse momento é muito bom ouvir quem ja viveu na pratica esse tipo de experiencia.

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    up

    Vamos lá galera ! Ninguem vai dar ma força ? o forum cifraclub ja foi mais participativo !

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    A contrução esta bem acelerada ! as paredes de fora ja estão praticamente terminadas agora é onde mora o perigo ! construir realmente mais uma parede de tijolo com areia ou optar po outra solução ? gesso ? madeira ? lã de rocha ?

    Alguem da uma força ?

    Osvaldojr
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara , o ideal é construir paredes duplas com tijolo, com um espaço de 10 cm entre elas....e não esqueça de fazer lajes duplas tbm na mesma proporção, 10 cm entre uma e outra....

    macaco veio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eu optaria por outra solução, parede dupla vai roubar muito espaço interno. Seu studio no final vai reverberar pra cassete, então terá que conter a reverberação com madeiras, carpetes, lã de vidro etc, a medida que for resolvendo estes problemas, vai diminuido o pouco da vazação do som (externa e internamente).

    Matheus.Carl
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    bobcosta
    A contrução esta bem acelerada ! as paredes de fora ja estão praticamente terminadas agora é onde mora o perigo ! construir realmente mais uma parede de tijolo com areia ou optar po outra solução ? gesso ? madeira ? lã de rocha ?
    Alguem da uma força ?


    Pelos seus comentários, vc necessita de uma boa perda de transmissão, devido ao fato do estúdio ficar perto do quarto da sua filha, bem como dos vizinhos.
    Eu faria c/ parede dupla, pq depois o tratamento acústico ajuda muito pouco no isolamento, e fica muito mais caro remendar um projeto mal dimensionado,
    Cuidado com o peso estrutural, já que se vc optar por paredes duplas a estrutura ficara bem pesada (ainda mais com areia), e lembre-se que vc terá muita vibração devido ao estúdio (spl alto) e vc não quer que tudo desabe, atenção nisso.

    Em contrapartida, devido aos vários detalhes do seu caso, não seja tão ruim fazer uma parede simples, e verificar se é o suficiente, talvez seja... caso não dê certo, vc ainda pode fazer uma parede de gesso internamente (mas ficará bem mais caro esse tiro no escuro)...

    Recomendo paredes duplas pq é como estou fazendo meu estúdio, no fundo de minha casa (preenchi o vão c/ lã de rocha em flocos, mas pode usar espuma em flocos tb), pois quero paz e tranquilidade, e liberdade pra tocar no volume que for, bem como não perder um ótimo take devido a um vizinho chamando, lembrando tb que o isolamente é fundamental durante a gravação (vc vai passar a odiar grilos e cachorros tb).

    Piso suspenso é para evitar transmissão mecânica do som (principalmente os graves), mas geralmente fica muito caro um piso flutuante eficaz (coxins são caríssimos, bem como lã de rocha de no mínimo 100 kg/m3)... além do mais uma estrutura box-in-a-box é muito mais complicada do que isso, pois todo o perímetro interno deve ser independente do externo...
    Como a garagem não está ligada à casa, não é crucial fazer... faça um bom piso, e já será o suficiente, depois use piso vinílico que tb ajuda na redução das vibrações (se precisar vc pode fazer tablados de borracha para a bateria e amplificadores).

    Qto à laje dupla, acredito que seja suficiente seu palpite, mas aqui na minha região laje de concreto é muito mais barata do que gesso, e obviamente mais densa, então racionalmente duas lajes de concreto isolam muito mais, e sai mais barato. Mas fica a seu critério. Não esqueça do peso estrutural tb. Uma laje provalmente será suficiente, é menos crítico do que as paredes.

    Qual será as dimensões do estúdio... defina se vc fará ou não paredes duplas e poste as dimensões...

    Abs

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Osvaldojr
    Cara , o ideal é construir paredes duplas com tijolo, com um espaço de 10 cm entre elas....e não esqueça de fazer lajes duplas tbm na mesma proporção, 10 cm entre uma e outra....

    com certeza é o ideal, e ainda se possível colocar lã de alta densidade entre elas, mais de toda forma devemos buscar outras alternativas devido a limitações como espaço e dinheiro.

    macaco veio
    eu optaria por outra solução, parede dupla vai roubar muito espaço interno. Seu studio no final vai reverberar pra cassete, então terá que conter a reverberação com madeiras, carpetes, lã de vidro etc, a medida que for resolvendo estes problemas, vai diminuido o pouco da vazação do som (externa e internamente).


    infelizmente todo o espaço que possuo ja esta sendo utilizado e essa questão da redução do espaço interno eu tenho analisado bastante mais o problema maior é o isolamento para um resultado muito bom vale a pena sacrificar 1m². Pelo que tenho pesquisado, para uma sala com as dimensões da minha o tratamento acústico de toda forma terá que ser feito principalmente porque pretendendo ter uma sal mista para gravação masterização e ensaio (ciente das limitações é claro) e como o Matheus ai falou tratamento acústico praticamente não isola quase nada, além do mais as paredes internas seriam construídas com um leve ângulo de ambos os lados ja ajudando no tratamento o que ajuda na amenização das ondas estacionarias e no flutter echo (me corrijam se estiver errado).

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: bobcosta
    · votar


    Matheus.Carl

    Pelos seus comentários, vc necessita de uma boa perda de transmissão, devido ao fato do estúdio ficar perto do quarto da sua filha, bem como dos vizinhos.
    Eu faria c/ parede dupla, pq depois o tratamento acústico ajuda muito pouco no isolamento, e fica muito mais caro remendar um projeto mal dimensionado,
    Cuidado com o peso estrutural, já que se vc optar por paredes duplas a estrutura ficara bem pesada (ainda mais com areia), e lembre-se que vc terá muita vibração devido ao estúdio (spl alto) e vc não quer que tudo desabe, atenção nisso (...)


    Com toda certeza o meu maior medo é fracassar no isolamento quanto ao tamanho da sala estou ciente das limitações e ao tratamento vou tentar desenvolver aos poucos o melhor possível ja que de imediato a sala servirá mais para ensaiar.
    Com relação a estrutura física da construção tenho tomado todo o cuidado necessário (as vezes ate mais do que deveria) ja gastei tudo que não tinha pra poder levantar uma estrutura decente, como falei anteriormente as dimensões dos pilares são bem avantajadas e segundo o meu arquiteto (que não paguei pois é meu sogro, mora ao lado da minha casa e acompanha a obra mas não manja muito de acústica apesar de também ser professor de física, pois não tem o mínimo tempo para estudar sobre o assunto) a estrutura esta ate exagerada pois segundo os cálculos estruturais dele cada pilar desse aguenta cerca de 50 toneladas, pois foram feitos com ferros de 3/8 com 30x25cm de concreto já a laje cheia ficou com 15cm de espessura e com ferros de 1/4 em toda a sua estrutura (se tiver algum arquiteto ou engenheiro que posso avaliar e opinar sobre esses aspectos por favor, sua ajuda será de grande valor), mas mesmo assim eu ainda estou temeroso quanto ao peso e pretendo fazer as paredes internas sem areia, mesmo com os pedreiros e o arquiteto rindo do meu medo (o problema é que pimenta no c* dos outros é refresco, então todo o cuidado é pouco).

    Realmente estou querendo fazer a laje externa e ver como fica, já que as paredes estão cheias de areia, um reboco com uns 5cm talvez resolvesse o isolamento o que acham ? como vc mesmo falo Matheus o problema é o "se" e se não ficar bom ai no minimo vou perder o reboco, um pouco mais de espaço, tempo e dinheiro. Mesmo assim acho que depois ainda daria para fazer as paredes internas e a cobertura delas ficaria de gesso. vale apena arriscar ?

    O piso eu realmente vou deixar pra depois vou ver como vai ficar e depois vejo o caso .

    O teto das paredes internas (se forem feitas já que essa é a maior duvida do momento) ficara de gesso mesmo ou até mesmo de madeira com algum tratamento (ex: lã de vidro), devido ao peso e ao preço que por aqui ao contrario da sua região o gesso sai bem mais em conta.

    Ainda sim como ja falei a duvida principal prevalece fazer ou não paredes duplas ? quanto as dimensões e maiores informações do projeto vou tentar fazer alguns desenhos e postar por aqui.

    Peço encarecidamente que todos continuem participando pois muitas e muitas duvidas ainda surgirão e pretendo postar todos os detalhes do studio por aqui ate que ele fique completamente pronto incluindo a parte dos equipamentos e até os instrumentos, acredito que assim esse tópico será de grande valor para muitas outras pessoa.

    Muito obrigado a todos e um grande braço.

    kiki
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    BieuS2Rejane
    bobcosta

    só mais uma coisa, uma regrinha bem simples e bem básica: por 10% de abertura passa 90% do som.

    isso é uma proporção chutada, mas significa o seguinte: se voce tiver uma janelinha pequena, mas que não vede bem, não adianta nada parede dupla. o som vai vazar.

    tenha o mesmo cuidado com as janelas e portas, e com qualquer tipo de abertura (frestas da cobertura, furos para ar condicionado, elétrica, encanamentos).

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: bobcosta
    · votar


    fiz uns desenhos, 4 modelos diferentes dêem uma olhada ai, as medidas estão nas figuras:

    modelo 1: o modelo mais simples, uma só camada de paredes com tijolos furados e preenchidos com areia (lembrando que essa parede ja esta construida), paredes paralelas.
    http://www.yfrog.com/h2u1j1qj

    modelo 2: paredes duplas paralelas, a externa com tijolos de furo preenchidos com areia e a interna com os tijolos vazios.
    http://www.yfrog.com/ehcixkj

    modelo 3: paredes duplas não paralelas, externa com tijolos de furo preenchidos com areia, interna com os tijolos vazios.
    http://www.yfrog.com/ehkmmnj

    modelo 4: paredes duplas não paralelas em forma hexágono , externa com tijolos de furo preenchidos com areia, interna com os tijolos vazios.
    http://www.yfrog.com/ed8zsbj

    em todos os modelos de paredes duplas usei a parede interna com os tijolos vazios devido ao peso que muito me preocupa, sei que isso diminuirá o potencial de isolamento da parede e isso também muito me preocupa !

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    essa etapa é decisiva pessoal e conto muito com a opinião de vocês, ja que depois de erguidas eu não pretendo derruba-las.
    vamos la galera opinem ! opinem e opinem !

    Fiz uma compilação de varios arquivos sobre acústica retirados da internet e upei pra disponibilizar aqui no forum para que todos possam ter acesso as informações e assim facilitar o entendimento
    entre eles esta o MANUAL DE ACÚSTICA - GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO (famosa compilação do audiolist), PLANILHA DE MODOS, PLANILHA DE REVERB etc o link da pasta é :

    http://www.4shared.com/folder/Osesfjlq/Acstica.html

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: bobcosta
    · votar


    Pessoal estive dando uma olhada nas normas NBR12179 NB 101 e apesar de o manual de acustica da audiolist citar as normas como fonte, alguns dados divergem bastante e tem muitas outras informações nas normas que não estão contidas no manual. vale muito apena dar uma olhada detalhada nessas normas, e os "mestres" mais experientes do forum podem nos ajudar bastante nesse entendimento.

    ex:.
    na pag. 6 o manual diz o seguinte:
    "Parede de tijolo vazado de 6cm de espessura e rebocado 35 dB"

    ja nas normas pag. 5 diz :
    "Alvenaria de tijolo furado (espessura de 25 cm) 10 db"

    repare que o manual se refere a uma parede de tijolo vazado de apenas 6 cm, mas destaca que é rebocada, ja nas normas diz que a espessura é de 25cm não trata do reboco e mostra apenas 10b de atenuação. será que essa parede seria com os tijolos deitados e sem reboco, só assim consigo imaginar essa diferença.

    o restante dos valores das tabelas se equiparam mais não são os mesmos e ainda com relação as paredes, na tabela do audiolist destaca o reboco e nas normas não !

    ex:.
    audiolist: "Parede de meio tijolo de espessura com 12 cm e rebocado 45 dB"

    NB 101: "Alvenaria de tijolo maciço (espessura de 10 cm) 45 db"

    repare que nas normas não se fala em reboco e o tijolo é 2cm mais fino que o da tabela da audiolist e o efeito seria o mesmo.

    então porque tanta divergência no primeiro exemplo ?

    é. o que deveria ajudar esta complicando ainda mais !

    "na pratica a teoria é outra" !

    macaco veio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    sinceramente, se for para os musicos ficarem surdos la dentro, realmente aconselho as paredes duplas, pois como não havera como o som escapar (tudo lacrado) a massa sonora de ar vai bater nos timpanos (experimente bater a porta do carro com os vidros fechados). Entortar as paredes internas ajudam muito pouco contra a reverberação, vai reverberar de todo jeito, isto pode ser feito com traps de madeira depois, pedra a vista pontiaguda numa das paredes internas (pra dispersar) e outros artificios.
    Se fizer parede dupla tera a vantagem de poder jogar um ar condicionado no vão entre as paredes alem de passar a fiação, se for paredes simples tera que fazer um duto (um encanamento tipo labirinto de tijolo) no teto para o ar fazer uma caminhada de um lado ao outro e o som ir se dispersando, para controlar a temperatura.
    A função da primeira parede é pro som bater nela primeiro e amortecer, se for de tijolo ainda tera que fazer praticamente uma terceira parede de material absorsivo pois te garanto, vai reverberar e muito. Aconselharia bastante madeira internamente (seja como paredes tortas, traps de frequencia etc) isto mata o reverb e matando o reverb totalmente ja isola bastante.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    essa tabela ta meio esquisita mesmo, a unica coisa que sei é que o barro isola melhor que o cimento e que a areia, entao um pouco da barro na liga do acentamento deve melhorar.

    bobcosta
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    o barro isola melhor que o cimento e que a areia

    Você ja usou ou ja viu o resultado pessoalmente do barro como isolante macaco veio ? seria o barro massa mais pesada do que o concreto ?

    barro é um componente em abundância por aqui. talvez um embolso de barro e por cima dele um de cimento dê um resultado interessante.
    seria =cimento=barro=tijolo=areia=tijolo=cimento= o que na teoria seria muito bom devido a grande variação de material apesar das dimensões e semelhanças.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    nunca usei, o que escuto dizer vem de um construtor de predios, que predios baratos que usam as paredes de blocos de concreto (por ser mais fortes e então não precisar de ferros nos cantos e nas vigas e portanto mais economicos), os moradores se queixam que escutam tudo das paredes vizinhas. O mesmo acontece com as lajes, as pre fabricadas por terem tijolo no meio, vazam menos do que as de puro cimento e areia. Acredito que deva ter algum fundamento, mas tambem não acho que a diferença seja tão grande. Acho que o que acontece tambem e´que predios caros são sempre melhor acabados, rebocos mais fortes etc, que resultaria numa isolação melhor.
    Um amigo meu construiu um estudio, (mais pra sala de ensaio), usou o tijolão de tres furos nas paredes externas e o de dois furos na internas, e uma pequena saleta pra mix, no final parecia uma caixa d'agua de reverb. Não sei como ele resolveu o problema pois não o vi mais.

    Matheus.Carl
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    macaco veio
    A problema de reverberação se resolve facilmente com tratamento acústico (mas vai ter que gastar um pouco tb)

    - bass traps em todos os quatro cantos verticais da sala e se possível nos horizontais tb... qto maior a absorção de graves, melhor... (a sala fica bem maior, acústicamente falando, e os graves não embolam).

    Além disso sempre tratar as paredes (que ficam uma de frente com a outra) de forma intercalada (se uma reflete/difundi a outra deve absorver), isso é quase que via de regra p/ projetos de estúdio.

    edenilson_jorge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bom dia turma tambem preciso da ajuda de voces pois estou querendo montar um studio de ensaio e no futuro gravaçao , estou querendo saber se alguem pode me ajudar a respeito de calculos modais pa definir o tamanho da minha sala pois tenho um espaço de 6,00x15,00 todo murado e vou fazer tipo box in box usando a parede do muro como a segunda parede e construir outra por dentro de tijolo ecologico tipo maciço de barro , o tamanho que estou pensado seria 7,80 de comprimento por 5,60 de largura ja deixando mais ou menos 20 cm de vao entre as duas paredes tambem com duas lajes a minha pergunta e o piso direto no chao nao vai encostar em nada assim como todas as paredes internas pode tremer o chao mesmo assim? o tamanho da sala esta adequado nos calculos modais ? pois nao consegui fazer estes calculos se nao tiver , alguem pode calcular dentro das medidas que tenho o comprimento posso ate aumentar so nao a largura desde ja agradeço muito obrigado

    bobcosta
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom galera peço licença mais uma vez para entrar nesse tópico e de certa forma ressucitá-lo.
    Acho esse tópico de extrema utilidade para os membros do fórum e alem do mais estou em divida com o mesmo pois não dei o feedback em relação a minha experiencia na construção do studio.

    "Vou escrever um pequeno livro aqui espero que o tamanho do texto não impeça a leitura"

    Como todo mundo sabe "na pratica a teoria é outra" então fui pesquisando analisando aqui e ali buscando o melhor custo beneficio tentando acertar nas escolhas e resultado, o studio ficou pronto já tem uns 5 meses devido a falta de tempo (acredite) só agora pude vir aqui falar um pouco sobre o resultado e ainda sim sacrificando muito meu tempo.

    Pois bem sendo bem objetivo o resultado foi Excelente, estou extremamente satisfeito.

    A construção studio ficou assim:

    MEDIDAS INTERNAS: 4,50 x 3,75

    PAREDES

    || embolso || tijolo de furo cheio de areia || embolso || 10cm vazio || tijolo de furo sem areia || embolso ||

    PISO
    como vocês devem ter visto nas fotos o studio é suspenso e em baixo dele serve de garagem por isso fiz a laje do piso e dentro ainda não suspendi o piso interno, pretendo fazer isso no futuro pois é por baixo através da vibração da laje que acontece a maior transmissão de som, nada que chegue a incomodar, pra você ter uma ideia é possível conversar tranquilamente na garagem enquanto o som rola souto la dentro.

    TETO
    O teto foi feito com uma inclinação moderada laje em cima das paredes de fora e gesso em cima das paredes de dentro com um vazio de cerca de 15cm de um para o outro.

    PORTAS
    As portas comprei duas portas relativamente baratas em torno de R$150,00 cada, elas são preenchidas com madeira e tem um peso considerável com fechaduras e dobradiças normais o resultado foi bom, no futuro posso ver a instalação de algo mais pesado feito sobe medida e tal, mais como estava em busca de custo beneficio e com pressa acho que ficou muito bom bem melhor do que imaginava.

    tecnicamente falando não fiz as medições do coeficiente de isolamento mais se vocês derem uma olhada nas fotos e nos posts anteriores verão a distancia do studio para o quarto da minha filha e pasmem ela dorme tranquilamente enquanto o som rola souto la dentro.

    TRATAMENTO ACÚSTICO

    Perceba que ate agora só falei de isolamento agora vamos falar sobre o que foi feito para tratar a sala.

    Enquanto não havia colocado o gesso do segundo teto o reverb era ate suportável mais depois de instalado o gesso, a coisa ficou feia muito feia, tava dando quase 4 segundos de reverb, cheguei a acreditar que seria impossível tratar aquele ambiente ai veio um filme na mente os comentários e dicas da galera com relação ao tamanho da sala a planilha de calculo etc, o dinheiro ja tinha acabado fazia tempo (construção faz seu dinheiro sumir e aparecer dividas muitas dividas) como em todas as outras etapas pesquisei pesquisei muito, mas ja convicto que na pratica a teoria era outra fui em busca de preço comprei 10 peças de espumas perfilhadas ortopeticas e fuitestando a colocação aqui e ali, ficou mais ou menos 50% de 3 paredes e do teto coberto e uma parede instalei um painel de mdf para dar um brilho "audio e visual" o efeito foi incrível aquele reverb enlouquecedor simplesmente sumiu, instalei um piso pastilhado de borracha no chão ecoloquei espuma na parte interna de uma das portas e também tampando o espaço entre as duas paredes que ajudaram na vedação das frestas das portas.

    Como ja falei estou muito satisfeito com o resultado gastei muito dinheiro que nem tinha pra gastar mais fiz na "tora" e no final não tem preço ter um studio em casa.

    vou fazer umas fotos atuais pois o studio continua sendo montado as poucos ainda falta muita coisa principalmente na parte de equipamentos pois também pretendo gravar e posto o link aqui pra galera da uma sacada e opinar.

    Grande Abraço.

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    bobcosta
    muito legal, gostei do seu relato! sempre é bom pra servir de referencia pra quem for fazer coisas do tipo.

    quando der, poste fotos de como ficou!

    bobcosta
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Criei um face para o studio nem sei se posso divulgar o profile aqui pra galera ver as fotos, mas bem vou deixar aqui qualquer bronca é só remover.
    Participa (do post) Ae galera !

    http://www.facebook.com/profile.php?id=100003773209869

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um estúdio de ensaio começando do alicerce.