Calibragem de fones de ouvido

    Autor Mensagem
    rhavierpc
    Veterano
    # mai/11


    Ola pessoal, acabei de fazer meu cadastro no forum, mas acompanho os posts a algum tempo, e muita coisa que eu sei aprendi aqui, então tomei coragem e criei um post (moderadores fiquem a vontade para apagar se quiserem). Mas vamos lá...
    Sei que não é certo mixar com fones...ainda mais os que eu tenho (clone de 50 R$ de 4 anos atras), mas é o que eu tenho..tenho pesquisado muito em outros foruns sobre calibragem de monitores, analise RTA e pink noise..então descobri que também se "calibra fones" pois todos tendem a mascarar frequências. Então peguei um mic que tenho (peavey que não me lembro o modelo 62hz à 16000hz ) liguei no pc...soltei o ruido rosa nos fones, encostei o altofalante do fone no mic para fazer um teste (lembrando que os mics indicados para se fazer isto são os condensers flat com frequencia de 20h à 20k, mas o mic que eu tenho no momento é esse) e monitorei
    Aqui o link do fone antes da monitoração:
    http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img194/6982/fonesan tesdaeq.jpg&via=mupload&newlp=1.
    a monitoração é alinha de baixo mais forte...vamos às impressões:
    meu fone mascara os graves (já tinha percebido ouvindo musicas nele e em outras fontes) , ele da um pico dos 62 ao 950, tem uma leve atenuação aos 1000, outro pico de 2100 à 3100, e outro pico dos 6000 aos 8000. Certo, agora vou dizer o que eu percebia ouvindo musicas nele: se eu aumentasse muito o volume o fone saturava nos graves, percebia que a não tinha muito a frequencia dos 1000, mas talvez não tenha pois essa frequencia faz ficar um pouco ardido, o que cansaria o ouvinte muito rapido.
    Então fiz um teste na Eq do mesmo, ai vai o link depois da EQ: http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img851/4773/fonesde poisdaeq.jpg&via=mupload&newlp=1
    Consegui balanciar a maioria das frequencias, em torno de 1000 e 1500h ainda à uma atenuação, mas é bom não ter muito agudos para não cansar os ouvidos. Depois disto importei uma musica wave dos engenheiros na minha DAW e testei o fone com EQ e sem....o resultado foi surpreendente, chegou me assustar...meu fone estava com tudo no lugar, nada de graves pra dar aquela sensação de "sonzão", a voz não estava mais ardida...ficou muito bom mesmo..Claro que pra um lado, parece que o som ficou sem graça...com graves normais, o brilho mediano...mas é assim que tem que ser.
    Mas pensei, nossa será que as musicas dos engenheiros não tem aqueles graves la nas alturas??? importei uma do CPM...e a mesma coisa...então fui pesquisar, e me vieram com essa resposta: As musicas de hoje em dia não podem exagerar nos graves, pois todo sistema de som de Ipods e Mp4 até Mini systens de 2000w tem o chamado bass reflex, que mascara o som dos graves pra musica ficar "gorda"..
    A música o papa é pop de engenheiros parecia um pouco magra, mas estava tudo no lugar, ouvia baixo, bumbo tudo muito definido...mas ela não saturava quando deixava o EQ em bipass e aumentava o fone no ultimo, ja dias atras de CPM saturou um pouquinho com a EQ em bipass e volume no ultimo, mas nada grave deu até um charme...
    Isso quer dizer que tenho fones super flat??? Não, mas aproximei bastante e outra que esses fones não são nenhum AKG, mas são bons e paguei caro na época)
    Quer dizer então que tenho fones pronto para mixar e masterizar???Não, não se deve fazer esse serviço com fones..mas não tenho muita opção

    rhavierpc
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Equipos usados:
    -mic peavey que não lembro o modelo (EUA) 62hz à 16000hz
    -placa de som onboard realtec
    -Pre amp mic 200 na posição neutral
    -cabos xlr balanceados e blindados
    -Fones clone de 50R$ de 4 anos atras
    -Waves Q10 stereo
    -Paz analizer waves
    -DAW: Sonar

    desculpe as redundâncias, erros de ortografia...
    é que eu estou no trampo, e no sábado é uma loucura...levei duas horas e pouco pra escrever isso....
    Tenho 6 meses de experiência, descobri todo esse mundo em dezembro...até então não conhecia sobre vst´s, DAWS e afins..
    Sou musico à 2 anos, so consegui gravar 3 musicas até hoje(instrumentais), e só uma eu finalizei.

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    rhavierpc
    O problema desse tipo de "análise" é que você está usando um microfone que por sua vez já tem uma resposta de frequência totalmente "maceteada". O pré também vai colorir.
    O fone não é nem feito pra ser um fone de monitoração, querer transformar ele em flat é complicado.

    O lance (ou outro lance) do pink noise é legal pra ajudar os falantes a assentarem no lugar onde eles devem ficar, mas num fone de 4 anos isso provavelmente já aconteceu (geralmente umas 100 horas resolvem).

    O que eu acho que iria adiantar muito mais do que isso seria simplesmente entender as características do fone e se adaptar a elas.

    Essa história que "é impossível mixar em fones" é meio controversa. Claro que é melhor um par de monitores e uma sala boa, mas quem não tem cão caça com gato.
    O lance é saber das limitações. Não adianta comprar um par de monitores sarapa numa sala chinfrim e achar que vai fazer uma puta mix. Além do fator ouvido, a limitação do equipamento existe mesmo. Fones quebram um galhão.
    Esse negócio que você fez pode ajudar ou pode quebrar as pernas total... tem que pegar a mix e ouvir em vários lugares diferentes pra ver como soa.

    O lance é manter os pés no chão e não achar que vai mixar um disco assim. Masterização é uma palavra que nem deveria ser citada em home studios ou por pessoas que.... er, não fazem masterização.

    rhavierpc
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Minow
    Ok...o microfone tem uma leve acentuada aos 2k, pouca coisa, eu disse errado em calibrar, não é aquela calibragem que se faz em falantes com o pink noise rodando um tempão...quis dizer em "tentar" tirar pelo menos um pouco o mascaramento dos fones, percebi com a EQ que o fone ficou melhor de se ouvir, agora tudo aparece...e ouvi hoje charlie brown, ficou bem melhor, claro..sei das limitações de meu equipo (beeeem limitado), mas acho que pelo menos da pra eu "desconfiar" de certas coisas em minha mix não acha?? quanto ao pré...coloquei ele na posição neutral, no manual diz que é a posição flat do pré-amp....
    Vou fazer mais testes pra ver o que consigo sacar....afinal ainda estou engatinhando


    valew pelo toque

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    rhavierpc
    Sinceramente eu não sei o que é mais jogo, se é tentar entender o fone ou tentar "consertar" ele com um equipamento não muito confiável. Eu acho que mais jogo seria comparar o resultado final com um fone de referência e se guiar pelo ouvido ao invés do microfone.
    Mas se você achou melhor, use assim!
    Poste mixes aqui pra a galera opinar, mas ouça elas em outras caixas antes!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Calibragem de fones de ouvido