Legalizando o Studio.(legalmente falando)

    Autor Mensagem
    amarorskz
    Veterano
    # mai/11


    Saudações galera do forum , to com uma duvida cruel e espero que voçês possam me ajudar.

    Tenho um estudio , aqui no interior do RJ , e devido a quantidade de musicos ensaiando/gravando.

    e to vendo a coisa crescer , graças a Deus , e to querendo fazer divulgação e oficializar a "empresa" .

    pois eu estou com medo de divulgar e depois sofrer alguma sanção legal , por falta de alvará de funcionamento , etc.

    Pergunta 1:

    é realmente necessario , legalizar o estudio?
    (estudio precisa disso?)

    Pergunta 2:

    se Sim , como eu posso fazer isso ?

    desde já , obrigado galera.

    has4
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bom, amarorskz, sou leigo no assunto, mas acredito que, por diversas razões positivas é recomendável, uma delas, ser reconhecido comercial e profissionalmente por outras empresas (privadas e públicas), com as quais manterá uma verdadeira relação comercial.

    Procure um contador / administrador, geralmente eles poderão orientá-lo melhor a respeito da 'legalização' e sobre toda a documentação necessária. Com a legalização de uma empresa ou firma, a priori, prestadora de serviço, poderá passar nota, contrair contratos duradouros com emperesas pública/privadas, e oferecer serviços de locução, home estúdio, estúdio de gravação, produção de áudio, etc. de uma melhor forma, a produtoras da região.

    amarorskz... achei interessante a sua preocupação e certamente você terá mais sucesso em suas atividades.
    Sugiro que, não deixe o tópico morrer, e volte aqui para nos contar sobre os passos tomados no processo de legalização comercial e suas respectivas vantagens.

    Boa sorte, man!

    MABsound
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    TAMBÉM TENHO ESSA DÚVIDA SE ALGUEM SABER MAIS COISAS FALA AÍ.
    NÃO DEIXE O TÓPICO MORRER!

    amarorskz
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    entao , busquei minha legalizacao apartir do . http://www.portaldoempreendedor.gov.br

    é bem pratico x)

    agora estou legalizado

    R. Marcone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MABsound
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER
    ALGUEM SABER

    Polak
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    amarorskz
    tambem me inscrevi nesse programa, é bem legal, tudo muito simples e funciona.

    Agora só uma dica: se você receber um boleto de alguma associação empresarial, não pague, é um golpe. Se ficar na dúvida, procure o nome da associação na net, ou fale com um contador.

    Eu recebi um, quase paguei, mas como o boleto era meio mal-feito, e não explicava nada, fui pesquisar. Descobri que é um golpe, os cornos tem, de alguma forma, acesso à informação de quem está abrindo empresas novas, e mandam pra ver se a galera cai.

    É isso, fique ligado e boa sorte na sua nova fase de negócios!

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Polak

    É bizarro, possuo nogocio próprio tb, e pelo menos uns 3 boletos de cobrança de associacoes picaretas e etc chegam por ano, rasgo todas!!! hehehe!!

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    amarorskz

    Legal o retorno e dica aqui!!

    Onde fica seu estudio?

    has4
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    amarorskz

    Legal se detalhasse melhor os passos tomados para a legalização por você realizada, afinal, é o que eu e muitos gostaríamos de saber, sobre o caminho percorrido, os documentos exigidos, onde os conseguiu, quanto pagou por cada um, etc. Deixa o tópico morrer não, bicho. Abrax, man!

    Lori_Dw
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    has4

    É só entrar no site que ele colocou ali acima ... o site por si só já se explica, tem lista de perguntas frequentes que tira exatamente estas dúvidas que vc expôs.
    É só entrar lá e dar uma lidinha!

    bluesmanjf
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Além das dicas que o pessoal deu, não se esqueça da questão da originalidade dos softwares hein?

    Imagina vc ae, com tudo legalizado, bonitinho e tal, e ta com um programa piratão ae?

    Lori_Dw
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    bluesmanjf

    KKKKkkkkkkk ... verdade, ainda mais que agora eles vão saber que você existe, uma hora ou outra vai chegar algum fiscal ou coisa assim ... e se vc tiver com os "piratão" lá, vai dar pra cabeça! hehe

    has4
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: has4
    · votar


    Lori_Dw desculpa, realmente não tinha entrado lá, mas se houver algum detalhe que lá não especifique, seria legal fazê-lo aqui. Agora, o que o bluesmanjf disse é uma grande verdade, desde o windows da vida aos programas de gravações, plug ins, etc., afinal, é isso mesmo, Legalização é legalização... mas... será que alguns têm tudo realmente tão legalizado assim? Equipamentos com notas fiscais, os programas, plug ins, funcionários devidamente registrados, etc, etc.? Acho bem difícil mesmo! Pior mesmo é, se chegarem lá, e ta com um programa piratão e ainda por cima pirateando kkkkkk

    Lori_Dw
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    has4

    Olha, muitos, eu diria 99% dos que estao começando não tem programas e equipos 100% legais ... mas se for pra começar com essa coisa de empresa, ganhar dinheiro, registrar e legalizar o empreendimento acho que deve ser de um todo, e isso conta tudo, inclusive programas softwares plugins e tudo mais.

    Afinal não adianta ser 50% legalizado!

    bluesmanjf
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Exatamente!!
    Ou você pode começar a usar alguma alternativa FREE enquanto junta grana pra novos investimentos.

    Mas tô pra te falar que se quiser tudo certinho, legalizado e tal, uma grande parte da grana que você venha a gastar, vai ser com softwares originais.

    ti_felutia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Afinal não adianta ser 50% legalizado!

    Quem vai no estúdio do cara fiscalizar se ele ta usando o Pro Tools original ou um pirata?

    Sobre notas fiscais de equipamentos físicos eu concordo. Mas você conhece algum orgão fiscalizador de software por aí?

    makumbator
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    ti_felutia
    Sobre notas fiscais de equipamentos físicos eu concordo. Mas você conhece algum orgão fiscalizador de software por aí?


    Pior que existe. Se o fisco fizer uma fiscalização pente fino na empresa, vc terá que provar que tudo ali foi legalmente adquirido, e os impostos foram pagos. Várias empresas são pegas e multadas por causa disso. Inclusive, os fabricantes de software se aliam à justiça e organizações comerciais em fiscalizações e batidas. A Microsoft é um exemplo prático.

    É comum também empregados demitidos fazerem denúncia de pirataria da empresa em que trabalharam. Aí bate a fiscalização, e além de ter que comprar as licenças, ainda há multas pesadas e inquérito criminal(sim, pirataria é crime)

    Além disso, alguns clientes empresariais exigem saber se tudo está legalizado, para que não sejam processados posteriormente por terceiros. É comum em engenharia e arquitetura(por exemplo), exigir comprovação de sofware legal(como o Autocad). Há clientes que só aceitam o serviço com sofware legítimo.

    http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/318381-multa-por-s oftware-pirata/


    http://www.abes.org.br/templ1.aspx?id=44&sub=44

    has4
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O trecho abaixo eu tirei de uma página de um tópico aqui mesmo do FCC. Quem quiser lê-lo por inteiro, aliás, recomendo. http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/202388/

    Quanto ao texto que eu destaquei e o trouxe para o presente tópico, foi escrito pelo membro Matt.41.JW, o qual participou daquele tópico e explanou um assunto interessante que acredito que tenha sim alguma relação com o que tratamos aqui, afinal, para ser profissional, o músico precisa ter OMB e outras situações que exigem legalidades.

    Legalização.

    Para que o músico possa dormir descansado, certo de que ninguém lhe vai roubar o direito às suas músicas, tem que registar cada uma delas num organismo competente. Em Portugal, quem trata da segurança dos autores é a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores).

    É também a SPA que concede licenças para duplicação e comercialização do CD[/u], depois de verificar que o produto [u]não viola os direitos de outros autores já registados.

    Fabricação.

    Qualquer CD em comercialização tem uma capa (salvo raras excepções). Esta, depois de concebida e elaborada, deverá ser entregue numa disquete, juntamente com o master, ou uma cópia deste, à fábrica que se irá encarregar da duplicação dos CDs. Os CDs copiados na fábrica são prensados e não gravados a laser, como acontece com os gravadores CD-R. O preço de um CD prensado é muito mais baixo do que o de um CD-R.

    Distribuição e Comercialização.

    Para que haja certeza de que o CD chega a toda a gente, é feito um acordo com uma empresa de distribuição. É claro que sai muito mais caro do que se fossem os próprios músicos a fazê-la, mas as probabilidades de sucesso também são muto maiores.

    Por fim, o produto chega às rádios e às discotecas e começa a promoção do CD, que é feita de inúmeras formas, como por exemplo: concertos ao vivo.


    fonte: http://student.dei.uc.pt/~pribeiro/relatorio.htm


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Legalizando o Studio.(legalmente falando)