Montando um estúdio 3 salas

    Autor Mensagem
    gpferreira
    Veterano
    # abr/11


    Bom dia galera, meu primeiro post.

    Eu estudo produção musical e estou tendo a ótima oportunidade de ajudar uma pessoa que quer investir em um estúdio. Ele me encarregou de montar os equipos e se gostar do resultado vai me arranjar um trampo. Pedi uma idéia de quanto ele quer gastar e ele me falou uma média de 300.000,00 a 400.000,00 reais na parte de equips e etc.
    A idéia do cara é fazer uma sala para masterizar, outra para gravar e talvez uma 3a sala que seria uma cabine para gravar voz.

    Só que ai que eu me dei conta que eu não tenho nem idéia de como começar a orçar essa parada. Eu conheço o sons de muitos equips, mais dos equips 'top de linha' eu conheço muito pouco. Por favor me ajudem a pensar como gastar isso.
    Por exemplo a mesa. Compensa investir grande parte do dinheiro em uma ótima ou comprar uma média e 'channel strips' de mesas boas ?

    A única coisa que tenho alguma noção são mics e prés que não podem faltar como akgc414, neumann u-87, sennheiser, sm57, prés avalon, octanes....

    Por favor me ajudem com essa história de mesa de som, pc , placa de áudio, monitores ( estava pensando em genelec ou b e w ), controladores, cabeamento, e qualquer outra coisa que eu tenha esquecido.

    obg,
    gp

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    gpferreira
    Sala pra masterizar é uma parada complicada... a sala tem que ser MUITO boa, não bastam os equipamentos top de linha.

    Por exemplo a mesa.

    Talvez valha a pena comprar um summing mixer analógico BOM (Chandler, API, Neve, SSL, etc) e mixar meio que "in the box". Mesa (boa) é uma coisa cara e pouco prática pra um estúdio de pequeno porte, e se for pra ter uma mesa mais ou menos é melhor não ter.
    Isso mais uma superfície tipo essas Euphonix.

    Então vamos, vou fazer uma lista básica:

    Computador: Mac Pro. Não existe outra opção.

    Interfaces:

    Bem, quantos canais vai querer gravar?
    Temos a clássica 192 que está saindo de linha e está sendo vendida a preço de banana. Ou a nova Digi I/O (já Avid).
    Ou uma interface que é a queridona de todos e dá um caldo nas Digi, a Aurora. Umas 2 Auroras de 16 canais dá pra começar a brincar, não?

    Conversor:

    Creio que Apogee.
    Vai ser um conversor pra sala de master e um pra sala de gravação ou vai ser a mesma? Tem que ver isso aí. Se for pra gravação talvez a Aurora já dê conta do recado, mas é sempre bom ir além.

    Cabos:

    Cabos são caros e importantes.
    Ter bons cabos, um bom cabeamento pra mesa (ou summing), e um bom patchbay é importantíssimo. Santo Angelo não é uma opção, compre cabos pra durar pra vida, uma boa medusa e um patchbay parrudo (ou vai ser digital?).

    Prés:

    A única coisa que tenho alguma noção são mics e prés que não podem faltar como akgc414, neumann u-87, sennheiser, sm57, prés avalon, octanes....

    Hmmm.
    Muita gente odeia os Avalon. Coitados, eles são mal compreendidos, talvez. Que estilo de música vai gravar mais? Se for uma flauta erudita, o Avalon tá bom. Se for uma guitarra porrada ou um baixo gordão, nem tanto. Se *eu* fosse montar um estúdio, acho que não botaria um pré Avalon.
    Que tal uma lunchbox com 4 API e 2 Chandler? Ou o contrário.
    Octane? Nem pensar, tá maluco colocar isso num estúdio.
    Vai gravar equalizando ou flat? Vai equalizar no DAW ou vai usar EQ's separados? Se for usar EQ's é legal pensar em um pra cada pré ou comprar prés com umas 3 bandas de EQ (tipo os 1073). Aliás, é legal ter uns 4 desses.
    Mais umas 3 DI's tipo essa ou uma (ou duas, ou três) da Avalon.
    Os Millennia tem muitas opções de EQ, compressão, solid state ou válvula, com transformador de saída, mudando a ordem do sinal por dentro dele, etc. Vale a pena também.
    Compre sempre pares de tudo.


    Mics:
    Kit legal:

    -AKG d112
    -Beyer m88
    -Sennheiser 441 (x2)
    -Sennheiser 421 (x4)
    -SM57 (x4)
    -AKG 451 (x2)
    -KM 184 (x4)
    -c414 TLII (x2 ou mais)
    -u87 (x2 ou mais)
    -Blue Dragonfly (x2)
    -Blue Mouse (x2)
    -Sm7B
    -Beta 58 (x2)

    E pode ter um of power tipo um The Bottle, u67, Brauner ou outro poderoso chefão.

    Falta o(s) reverb.
    Delay de fita?
    Máquina pra modulações?
    Compressores!

    Monitoração: B&W é uma boa idéia, ouvi falar das Barefoot muito bem mas nunca ouvi. Um par de NS-10m pode ajudar (sério! Juro! Não me bata!).


    Enfim, eu não tenho mais muito como entrar em detalhes porque eu não sei o que vai ser gravado lá. Se for pra gravar uma big band ou quartetos de corda é pra ignorar tudo o que eu disse. Sem saber pra onde direcionar é mais complicado.
    Além disso tem que entrar uma série de plugins, se for ser mesmo mixado in the box. Mesmo se não for, tem que ter um bom time de plugins, nem que sejam RTAS.

    Pra sala de master eu realmente não vou poder te ajudar, master é uma coisa que está muito longe do meu conhecimento.

    Enfim, resumidão.
    Dê mais um direcionamento, e fale mais sobre a parte acústica, quem vai fazer isso, se vai comprar um projeto ou mandar fazer, etc.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Cara você é demais, puxando o saco mesmo hehe, muito legal a explanação, e eu que já ia falar algo do tipo "ta maluco em ter de 300 a 400k para gastar e vir aqui ter algo sólido como dica", muito bom, ponto a você que deixa o nosso fórum muito melhor

    Mas amplio, se o amigo gpferreira permitir, será que já seria legal, para studios mais tops como esse, ter mixagem 5.1, ou seja toda uma gama nova de equipamentos para monitoração e adequação, não é um mercado legal de entrar???

    Uma pergunta, Hardwares de Efeito já podem ser substituidos com certa tranquildade por Plugins, eles já estão pau a pau, ou ainda é legal investir nesse queisto (Reverbs, Delays, Limiters, Compressor, Equalizers, etc.....)

    parabêns e boa sorte ao colega

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Edson Caetano
    Opa, valeu! Faço com prazer. :)

    Mas amplio, se o amigo gpferreira permitir, será que já seria legal, para studios mais tops como esse, ter mixagem 5.1, ou seja toda uma gama nova de equipamentos para monitoração e adequação, não é um mercado legal de entrar???

    Depende do que ele fosse fazer no estúdio, se fosse pensar em fazer coisas pra video, aí valeria a pena sim.


    Uma pergunta, Hardwares de Efeito já podem ser substituidos com certa tranquildade por Plugins, eles já estão pau a pau, ou ainda é legal investir nesse queisto (Reverbs, Delays, Limiters, Compressor, Equalizers, etc.....)

    Depende. Alguns sim, alguns não.
    Claro que existem ótimos plugins, mas os melhores equalizadores e compressores que existem de plugins são simuladores de racks de verdade. Alguns chegam muito perto sim (em matéria de custo/benefício é ótimo).
    Mas reverbs... delays de fita... hm. Não.
    Sem falar que só de passar num bom equalizer, mesmo no flat ele vai dar um gás que é impossível conseguir com plugins.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    gpferreira - com essa grana, eu contrataria o Minow como consultor técnico para acompanhar o desenvolvimento do projeto do estúdio até ele estar funcionando redondinho.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Marcus Cerutti
    Hahahaha!
    Ó, me contrata que eu até animo festa! :p

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow

    É uma pena que não temos aparelhagem B&W disponível pra todo mundo testar no Brasil, além de seu preço impossível de se pagar, mas semana passada eu coloquei na cabeça um headphone da B&W que estava exposto em uma Fnac em PT. Que coisa linda. O duro era que lá mesmo, o fone custava 300EUR:
    http://www.fnac.pt/BetW-Auscultadores-P5-Auriculares-Hi-Fi-Auscultador es/a296005?PID=12

    Fiquei muito chateado de não poder levá-lo. Acabei levando o Monster solo do "Dr. Dre" que fazia bem o papel de 'noise reduction' (sem ter o recurso, mas mais funcional que uns AKG e Sennheiser testados lado a lado), e também com um som agradável, mas não chega aos pés desse B&W.

    E uma coluna dessas então:
    http://www.fnac.pt/BetW-Coluna-684-Red-Cherry-Colunas-Coluna/a185626?P ID=12&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=18&Fr=0
    - nem imagino o preço delas, mas infelizmente, era impossível de colocá-las na mala e trazer na viagem.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    T-Rodman
    É o P5! Sou louco por esse fone, mas ele custa o preço de um fone de referência, e é um fone de iPod.
    Vale a pena? Dá pra usar de referencia batendo de frente com os fones do mesmo preço? Tipo Beyerdynamic 990, AKG k701, etc.

    O foda da B&W é que eles tem um lance com padrão de qualidade que acaba por encher o saco ao invés de ajudar.
    Aqui no estúdio tem um par de B&W, o falante de uma deu um probleminha e começou a distorcer.
    Duas lojas aqui no Rio são autorizadas da B&W, mas eles não podem simplesmente te mandar um par de falantes, você tem que deixar lá as suas caixas e ficar sem elas por uma semana ou mais.
    Num home studio ou na sala de um audiófilo não tem problema, mas num estúdio que trabalha direto e tem muitos prazos... Fica complicado.
    Mesmo garantindo a eles que você não precisa do técnico deles pra instalar os falantes, eles não vendem. Todas as outras caixas daqui já trocaram peça e nenhuma teve frescura.
    Mas enfim, é mais um desabafo. Tudo da B&W é sensacional.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    olha minow. Até então eu usava um Sennheiser 505HD. Era o melhor que meu dindim pode comprar - e eu gostava dele.
    Tanto o Monster do Dr Dre Solo que eu comprei quanto o B&W P5 são melhores, e tem maior nitidez que o Sennheiser que eu tinha.
    É duro, fogo mesmo tentar explicar isso, mas ele é neutro, limpo, não carrega de 'bass' o fone não (talvez o Monster sim, um pouco, mas não tão como os Koss Porta Pro, vamos assim dizer).
    O P5 tem outro nível. Se eu gostava do 505hd por não incomodar a cabeça e o ouvido com horas de uso, o P5 encomoda menos ainda. É acolchoado, tem uma acústica interna muito boa, e realmente o som soa como se você estivesse sentado em uma sala, ouvindo o par de caixa de hi-fi. Não tem comparação com os outros fones não.
    Sem dúvida é algo 'hi-fi' para audiófilo, e que pode ser utilizado para monitoração, por não encher de graves e dar a resposta certa.
    Testei ouvindo umas músicas no celular, sempre a mesma música e o mesmo trecho. Teve coisa dentro das músicas mixadas, que eu só escutei no 'solo' e no P5 - e eu não escutei nos Sennheiser e AKG que também estavam em exposição na loja.
    Fora isso, o isolamento externo também conta bem nesses fones, sem apertar na cabeça.
    Foi isso que eu conclui escutando música no B&W P5 por quase 1hora. E eu chorava por eu ter comprado o Monster Dre Solo no dia anterior, por metade do preço. Não queria gastar mais 300EUR no fone, mas se possível, ano que vem eu volto e compro esse P5!

    amplexos

    T.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    T-Rodman
    Pode crer, a proposta da B&W é justamente ser flat, apesar deles venderem como um fone de iPod, de baixa impedância e tal.
    Meu medo é ele nao ser tão rápido quanto um fone de referência do mesmo nível, a partir dos $300 eles já estão num outro nível, né... Acho que é o sweet spot da curva do custo/beneficio. Tou pra comprar um fone, fico na duvida entre esse e um desses tipo esse Beyer.
    Ou se chuto logo o pau da barraca e pego um HD650, mas acho que não tem necessidade disso.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Apenas para enriquecer o tópico.

    http://www.headphonereviews.org/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um estúdio 3 salas