Gravador digital VS - 2480 cd

    Autor Mensagem
    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07


    Pessoal,

    estou com uma dúvida em relação a esse equipamento...

    Ele grava 16 canais simultaneos e diz " VS-2480CD é a primeira workstation de gravação de áudio digital a oferecer gravação digital em 24 pistas/24 bit com 64 canais de mixagem digital, processamento de efeitos interno e gravação de CD interna"

    como funciona esses 64 canais de mixagem digital??

    é tipo assim...se eu gravar 48 canais...na hora que eu for fazer a mixagem eu posso fazer os 48 canais simultaneos e não só 24 como diz ai em cima??

    pagina
    http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=40

    se alguem puder dar dicas de equipamentos parecidos com esse eu agradeço, até melhores se possivel....estou querendo um gravador sem precisar um PC com Plataforma de Software (Pro Tools, Samplitude)

    e que eu possa mixar mais de 32 canais ...

    Obrigado

    Aguardo ajuda
    abraços

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    UP

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    Acho que devem ser pistas virtuais, ou seja, vc pode gravar takes diferentes na mesma psita, mas precisa habilitar apenas uma delas para audição/mixagem. No meu BR-532 da boss funciona assim, cada pista(4)tem 8 subpistas virtuais por trás. Com isso vc pode ter vários takes registrados de maneira mais organizada sem gastar pistas físicas e sem ter que deletar tomadas que podem ser usadas depois...acho que é isso, mas não tenho certeza.

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Perai...deixa ve se eu entendi...

    Tenho 2 takes gravados em 1 pista, mas só posso escutar 1?? como vou mixar o que está atrás...é como se fosse os layers??

    mas posso mixar os dois juntos??

    ess negociode audio digital e gravação é meio complicado...

    o que eu quero saber é se eu posso fazer a mixagem com os 64 canais de mixagem ou se é com os 24?? não sei...alguem conhece algum equipamento melhor???

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pessoal,

    estou num grande dilema...

    Muitos dizem que um PC + placa+ soft é melhor do que essas Workstations...mas penso na praticidade que ela lhe dá,

    ao mesmo tempo o PC fornece mais opções...

    e agora o que escolher???

    PC ou Workstation???

    Se pc, com o preço dessa VS-2480cd é mais ou menos R$ 13 mil...
    quais os recursos que poderia investir em um PC com uma carga comparada a Workstation???

    Quais seriam as placas, configuração do PC, se o o gravador seria o PC ou seria externo...não sei...estou em dúvida..

    HELP PLEASE!!!!

    Abraço

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    São camadas por trás da pista física mesmo, portanto vc pode mixar apenas os 24 canais(mas vc pode escolher qual de cada pista virtual ficará "visível" para mixagem e monitoração). Mas por exemplo, vamos supor que vc gostou de 2 takes da mesma pista 1 e quer usar os dois takes, nesse caso, basta mover o audio de um dos arquivos que estava na pista virtual para outra pista(uma liberada) e então vc terá ambos "visíveis", sacou?
    Essa questão de workstation ou pc eh um dilema mesmo, o que posso te dizer é que essa que vc escolheu eh monstruosa(já "brinquei" em uma), profissional mesmo cara!
    Tem vantagens:
    Nada de latência, não trava igual computador, não tem que ficar configurando nada, as entradas e conexões são bem integradas, o que faz com que o audio fique mais limpo do que em um pc gambiarra,tem um monte de ferramentas(plugins) para mixar e masterizar(algumas delas, como essa que vc viu, permitem instalar placas extras de efeitos), não pega vírus, são muito mais portáteis que um computador de mesa, mesmo assim, vc pode transferir os arquivos gravados nela para um computador e editar sem problemas(como a minha é uma humilde BR-532, é isso que faço, mas essa nem precisa). E para quem precisa de monitor de vídeo(lembre-se que os gravadores antigos ninguém via as ondas sonoras na tela, e não fazia a menor falta) pode-se conectar um, inclusive com mouse.

    desvantagens:
    menor possibilidade de upgrade(apesar que vc pode aumentar o disco rígido interno, colocar placa de efitos extra, fazer update do programa interno...), menor compatibilidade do programa(vc vai se acostumar com o software dela e não com Cubase, Sonar, Pro tools, e tem gente que encrenca com isso), preço realmente mais salgado(mas pensa bem, o sistema está pronto!)

    Mas te digo uma coisa, a qualidade do audio não é menor não! Apenas se trabalha de maneira diferente com uma dessas.

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    makumbator

    Cara valeu pelas dicas mesmo..

    faz tempo que estou procurando sobre gravadores...fiz um topico faz um tempo em janeiro sobre isso....

    mas vou pesquisar melhor....dá uma olhada nas possibilidades...

    o que eu mais me pergunto é o seguinte: Iria gastar muito dinheiro com essa workstation....seria que investir em um PC + Interfaces de Audio digitais não seria melhor...tipo...investir em algum sistema MOTU (apesar de não saber nada sobre ADAT e essas coisas??

    Entendesse? fico me perguntando se não seria "jogar dinheiro fora" pois eu posso comprar algo melhor e maior com o mesma quantidade...esse é o problema....penso em me arrepender depois!!!!

    Obrigado

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    up

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Alguem conhece o TASCAM X-48 e o preço..


    sabe dizer se com esse valor eu posso conseguir algo melhor???

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    Acho que vc deveria fazer um levantamente de preços na sua região para ter uma idéia precisa de valores de ambos. Mas te aviso que a workstation normalmente fica mais cara(mas a vantagem dela é a praticidade, e sistema pronto para gravar).
    Jogar dinheiro fora não seria mesmo! E na qualidade também não haveria perda. Mas é claro que no computador vc tb pode fazer outras coisas além de gravação e edição. vc tem que além de comparar as possibildades entre os dois sistemas, pesar os prós e contras.
    A standalone vc pode comprar inclusive por internet se o preço for melhor fora de sua cidade. Inclusive, no meu caso, a única representante da roland/boss da minha cidade fez corpo mole e disse que não podia encomendar minha BR-532(eles odeiam pedir as coisas mais caras, essa que vc quer então...acho que iriam rir na sua cara), pois bem mandei e-mail para a Roland do Brasil, e além de eles terem dado um esporro na loja( e acho que foi feio, pois me ligaram da loja pedindo desculpas e mandaram até carta...), a Roland me vendeu o equipamento direto a preço de custo!
    Portanto, se vc não achar, sempre pode pedir informação a eles(mandei vários e-mail com dúvidas antes de decidir comprar e me responderam tudo muito bem).
    Outra coisa, baixe o manual dela(se for esse modelo mesmo que vc quer) e leia TODO para saber detalhes, tirar dúvidas, saber as especificações completas, possibildades de upgrades e expansões, e o que ela faz e o que não faz. Faça o mesmo com alguma interface que vc queira para usar no pc. Isso pode te ajudar...

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Cara...valeu mesmo...você ajudou bastante

    grande abraço e depois posto aqui mais algumas coisas


    valeu

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Cara...eu acho que tive uma ideia...

    Tipo...usando o VS-2480CD eu posso fazer seguinte...

    Gravo os 24 canais e faço a mixagem dos 24 canais...ou seja, os intrumentos principais daquela música..


    se eu precisar de mais de 24 canais em uma música posso fazer o seguinte..

    Faço o Bounce dos 24 canais ja gravados e mixados para 2 canais (1 L outo R)

    dái vou ficar com 22 canais livre novamente...e assim continuo fazendo até o necessário...eu acho que meu problemas acabaram e vou comprar ela mesmo...qualquer coisa dá uma dica .....

    eu vi isso no manual e acho que pra mim está satisfatório...

    tem muitos prós para poucos, mas poucos contras mesmo...vale a pena..

    obrigado

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    Sim pode fazer isso tranquilo! Mas antes eh bom fazer um backup dos tracks no drive de cd da própria unidade, pois se depois vc mudar de idéia sobre um volume, um pan, um efeito doq ue foi feito...ferrou-se!
    Mas vc vai precisar de quantos canais?hahaha!!! Se vc precisar, vamos dizer, de 30 canais em uma música, basta fazer um bounce de alguns canais para liberar mais 6 para (assim vc não precisa fazer bounce de tudo). Tem gente que faz assim tb:

    Grava a bateria com os canais que ela precisar(8,10, o que for), faz backup dos canais separados e guarda esse backup. Faz um bounce dela para stereo apenas para seguir gravando. Continua as gravações com 22 canais livre(2 usados pela batera bounce). Depois de gravar tudo, faz um bonce do número mínimo de canais necessários para inserir a batera do backup aberta novamente na mix(mas faz backup dos canais desse segundo bounce tb). Arruma a batera de acordo com os outros instrumentos e junta tudo.

    Mas lembre-se que dependendo do que vc for gravar, 24 canais dá e sobra(e lembrando de sempre gravar takes alternativos nas pistas virtuais)

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Isso mesmo...valeu pela ajuda....

    minha unica dúvida agora é em relação aos Plugins e efeitos...com quantos vem?? a roland ainda não me respondeu, ainda estou esperando...
    mas pelo menos eu ja sei que posso expandir para quantos efeitos forem necessarios....

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    Sei que nela vem muitos efeitos de ótima qualidade(tem vários da linha de pedal da boss inseridos nos gravadores da marca), tanto efeitos mais de gravação(para inserir em um instrumento da pista)quanto efeitos e ferramentas de mixagem e masterização(como maximizer, eq multi banda, redutor de ruído, enhancer, aqueles que alteram a imagem sonora, e muito mais). O que já vem nela(sem colocar placa extra) supri as necessidades da maioria com sobras, e se vc juntar os interno com o uso de efeitos e racks externos, tá fechado!

    Raphael cox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Se a roland me responder e as respostas forem possitivas...vou começar a fazer o orçamento..

    valeu mesmo pela dica..

    agora o problema vai ser investir em MOnitores, penso em um kRK ou um MACKIE...

    valeu

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Raphael cox

    Obteve suas respostas da Roland? Decidiu o que comprar?

    Monitores eu testei poucos, já ouvi os da Yamaha NS, os Genelec, Samsom e Behringer. Desses o Yamaha foi o melhor, seguido pelo Genelec, gostei mais do Behringer que do Samsom(esse realmente não apreciei)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravador digital VS - 2480 cd