Placa de som USB (Custo x benefício)

    Autor Mensagem
    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/11


    Bom, estou escolhendo uma placa de som USB, pois quero montar um pequeno homestudio, apenas para fazer gravações próprias...

    Não sou muito bom no assunto, por isso prefiro pedir opniões de quem entende.

    Meu objetivo: Ter uma uma interface de gravação, conectar a ela uma mesa de som (Pequena) apenas para entrar nela um microfone condensador, dois condensadores palitos (Violão) e futuramente outros instrumentos, mas o básico seria isso, pretendo também microfonar meu amplificador de guitarra. Acontece que eu não sou rico, e vou ir comprando isso aos poucos, e quero comprar coisas decentes, porque já li um pouco sobre isso e vi que não adianta gastar muito em uma coisa, e pouco em outra, tudo pode comprometer o som. Eu queria pegar uma placa que já me permitisse brincar enquanto não tenho a mesa. Então eu queria uma placa com uma entrada XLR, mas que no futuro eu pudesse conectar uma mesa de som nela. Vi as seguintes opções:

    (Lembrando que o que vale pra mim é o custo benefício)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180327082-placa-som-interface-a udio-m-audio-fast-track-ultra-8x8-usb-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178951572-interface-alesis-mult imix-6-usb-20-mixer-e-placa-6-canais-_JM

    cubase-le-original-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173093612-lexicon-lambda-usb-au dio-interface-cubase-le-original-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180248940-interface-de-audio-li ne-6-toneport-ux2-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173829281-tc-electronics-konnek t6-firewire-interface-konnekt-6-_JM

    Se tiver alguma outra que possa entrar no meu objetivo, por favor indiquem... Eu não entendo muito mesmo, por isso estou aceitando qualquer ajuda. Uma dúvida que tenho, é a questão da mesa, quais as entradas seria bom que a placa de som tivesse, para que a mesa pudesse se conectar a ela? Seriam duas entradas P10? Analógicas ou digitais? Ou seria outra entrada a melhor opção? Me ajudem!

    Sempre lembrando, custo x benefício... Não sou rico :)

    Minow
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Minow
    · votar


    tavinho.darr
    Quer pagar quanto?

    Note que você nao necessariamente precisa de uma mesa. Essas interfaces já tem uma pré amplificação que por enquanto vai te servir.

    Esgualepador
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A minha dica é meio clichê mas vou recomendar a Fast Track Pro da M-Audio... acho que ela tem uma excelente relação custo benefício e é uma boa opção para quem quer montar um home studio simples.

    Eu tenho uma e não tenho do que reclamar... ela faz o serviço direitinho. Acho que o valor dela fica em torno dos R$ 600,00 comprando pelo ML.

    No momento estou me desfazendo da minha, vou trocar por outra mas ainda sim recomendo ela.

    []'s

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Esgualepador
    Vai pegar qual, de curiosidade?

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow

    Na placa de som, eu pretendia gastar em torno de R$ 600,00. Eu sei que por enquanto não irei precisar da mesa, mas estou pensando também no futuro. E quanto ao Phantom Power o que você me diz?

    Esgualepador

    Sim, eu curti essa, você está falando da simples certo? Não aquela que postei ali que custa em torno de R$ 999,00... A minha única dúvida é quanto as entradas dela, como vou fazer no futuro se quiser gravar com mais instrumentos ao mesmo tempo, ou conectados a uma mesa, nem que for para uma micro-fonação de bateria.

    Muito obrigado pelas respostas!

    Minow
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Minow
    · votar


    tavinho.darr
    mas estou pensando também no futuro

    Mesmo assim eu acho desnecessário. Usando uma interface USB ou FW, dá pra conseguir vários canais (até uns 16 usando um módulo digital). Bem mais jogo um joguknho de prés que certamente serão melhores do que os que vem nas mesas e interfaces.
    Gravar e mixar in the box não é gambiarra não, é bem comum.

    O que tem o phantom? Essa placa tem phantom.

    Pra gravar uma bateria em canais separados você vai precisar de vários canais, iria precisar de outra interface. Daria pra gravar num mixer e jogar na interface, mas iria entrar em apenas 2 canais e você nao teria nenhuma possibilidade de mixagem.
    Gravar bateria dá mais trabalho do que parece. São muitos canais, muita chance de dar problema de fase, muitos mics, cabos, tem que medir as coisas, é complicado e caro. Mais simples ir num estúdio pra fazer só isso.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Se fosse pra pensar no futuro, poderia começar com uma interface de 8 canais e uma surface controller. assim você tem controle como mesa de som, canal por canal, e conseguiria gravar o set de bateria como deve ser gravado.
    Mas isso em tese. Cada um se vira como pode - e geralmente, se passa de 2 canais, já parte para ADAT+Lightbridge de 16 ou mais canais.

    Sugestão: tente achar o Presonus 1Box, que já é um 'minikit' com microfone, fone de ouvido, software DAW, tudo junto pra começar.

    amplexos

    T.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    T-Rodman
    Foda é pegar isso com R$600.
    Fora os cabos, mics, estantes...

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ah sim. 'Ideal' é uma realidade distante, rs.

    Mas por cerca de R$ 600, o Presonus 1Box pode chegar a isso, e ele já tem cabos, condenser, headphone e software DAW, além da interface de 2 canais 24bit/192khz. Já é um bom começo. Foi essa a sugestão.

    Pensar no futuro e ter o ideal de começo, não é realidade pra todo mundo. Foi isso que eu quis dizer, rs.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    T-Rodman
    Eu nao conhecia esse lance da Presonus. simpatizo com a marca, uma das melhores pra periféricos entry level.
    Boa dica.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    USD 249 lá fora. Na Gigasonic fica caro por causa do frete. Pode chegar a R$ 1100, o que ainda não é ruim. No Brasil, a uminstrumentos é a representante, e a revista SoS falou que eles trouxeram. Mas nunca vi em lojas, pois falaram em algo em torno de R$ 700. No ebay, os vendedores que tem, não enviam pro Br.
    É por isso que fica difícil trazer a 1Box hoje. No google tem uma loja brasileira que diz fazer pedido por encomenda. Como Presonus é vendido em toda grande loja de música, talvez não custe ligar e perguntar se encomendam.

    Bom, eu tenho a Audiobox USB, mas uso uma Firewire Project de 8 canais. também gosto da marca. Se pudesse, já tinha uma Live 32, rs, mas fica na vontade. Comprei essa semana o surface control da Presonus, na bhphoto. Vai chegar ainda, mas creio que vá matar minha vontade de ter um controle ao invés do mouse.

    Esgualepador
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow: Vai pegar qual, de curiosidade?

    Bom, não chega a ser um upgrade mas sim uma troca mesmo... estou pretendendo comprar uma Zoom H4n para explorar os recursos dela como gravador e visto que ela também funciona como interface e também grava em até 4 canais simultâneos, não vejo uma real necessidade de continuar com a FTP. Vou vendê-la para ajudar na compra da H4n...

    PS.: Essa vontade toda de comprar a H4n é culpa do Bahia, hehehehe...

    []'s

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Esgualepador: Essa vontade toda de comprar a H4n é culpa do Bahia, hehehehe...

    hahaha! Pra mim, o H4 é muito mais útil que uma interface tipo FT pq eu uso o H4 pra gravar os ensaios. Isso, pra mim e pra banda, vale ouro! O fato de poder usar duas pilhas pequenas é útil também devido a mobilidade.

    Na verdade o H4 nem deveria ser comparado com uma FT, pois ele é uma interface TAMBÉM! Nessa categoria tem Sony, Rolland e outras marcas..

    Abs

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Esgualepador
    MauricioBahia
    O h4n aceita s/pdif?

    Tou fazendo um upgrade no meu home studio agora e vou continuar usando minha m-Box em bypass, vou comprar um conversor AD/DA (ou usar um DAT HHB) e jogar direto digital nela, e a volta também, dessa maneira nao vou usar nem os prés e nem os conversores da M-Box.
    Se desse pra fazer isso no H4n seria um puta setup portátil, um gravadorzinho micro com um conversor AD externo e um pré legal, imagina.

    Esgualepador
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow: O h4n aceita s/pdif?

    De acordo com o site, não... na real trocando a FTP pela H4n eu vou perder tanto o S/PDIF quanto o MIDI mas já superei isso, hehehehe...

    Futuramente irei precisar de uma interface MIDI também...

    Só para registrar o site da H4n:
    http://www.zoom.co.jp/english/products/h4n

    []'s

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Esgualepador
    Midi é menos mal, já que tudo agora é USB.
    O s/pdif é uma boa jogada, mas a proposta do h4 é ser um gravador portátil mesmo e ele entrega isso numa boa.

    Esgualepador
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow

    Exato! Como o MauricioBahia já havia comentado, a função principal do H4n é essa mesmo e por isso não é justo comparar ele com outras interfaces...

    Para mim ele vai cair como uma luva, pois estou justamente procurando um gravador portátil com a qualidade dele... e como ele ainda pode ser usado como interface, se torna perfeito para o uso no meu modesto home studio.

    Sendo assim, a minha FTP ficaria completamente sem uso, visto que hoje eu só faço gravações de guitarra e voz em casa. A H4n vai dar e sobrar para isso... :)

    []'s

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bom galerê, muito obrigado pelas respostas, confesso que não entendi nada... ASEHUASEHUHASE! Minha idéia é simples, mas acho que a realidade é complicada... Eu só queria ter algo que eu pudesse gravar voz e violão, e talvez microfonar uma guitarra, as baterias eu poderia fazer separado... Mas agora to achando que não devo comprar nada do que eu pretendia comprar :S

    Abraços!

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bom, acho que achei algo que atenderia minhas expectativas:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174457196-interface-presonus-in spire-1394-nova-lacrada-_JM

    Mas no caso dessa interface, eu teria que comprar um adptador de firewire para USB?

    Esgualepador
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    tavinho.darr

    Cara, acabamos desvirtuando um pouco o tópico falando da H4n que não serve para você. Então vamos voltar ao assunto...

    Sim, aquela que você postou é uma Fast Track Ultra e a que eu recomendei é uma Fast Track Pro, ou seja, um modelo mais simples que custa em torno dos R$ 600,00.

    Se você pretende gravar basicamente violão e voz, a Fast Track Pro consegue fazer isso na boa... se precisar microfonar uma guitarra, também não vai encontrar nenhuma dificuldade com ela.

    Sobre o Phantom Power, a Fast Track Pro já possui esse recurso...

    Se realmente você acha que vai precisar gravar mais instrumentos simultaneamente em um futuro próximo, então desconsidere a Fast Track Pro e também aumente o orçamento de 600 reais para no mínimo 1000.

    Claro que cada um faz o que achar melhor mas, na minha opinião, gravar a bateria separadamente é sempre a melhor escolha.

    Resumindo então... a Fast Track Pro é uma interface simples que possui uma boa qualidade e um preço razoável. Ainda buscando simplicidade, temos o kit da Presonus que o T-Rodman recomendou e também parece ser excelente.

    Você é quem precisa decidir se vai precisar de algo mais simples ou algo mais avançado com mais recursos e possibilidades.

    Uma coisa que o Minow falou e eu concordo é que você não vai precisar de uma mesa, eu pegaria essa grana e compraria uma interface com mais recursos.

    Acho que é isso...

    []'s

    tavinho.darr
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Esgualepador

    Perfeito! Obrigado... Vou guardar mais uma grana e pegar uma melhor, já que quero que tenha entrada XLR. E vou desconsiderar a idéia da mesa, e da bateria.

    Abraço!

    overlappingcircles
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    tavinho.darr
    a ft pro (e a ultra tbm) tem entrada xlr :)

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    tavinho.darr
    Mas no caso dessa interface, eu teria que comprar um adptador de firewire para USB?

    Claro que não, a placa é feita pra funcionar na velocidade e estabilidade do FW.
    Se você não tem FW, compre uma plaquinha PCI FW, elas são baratas. Se você usa notebook e seu note não tem entrada FW... bem, procure uma USB, se não for te atender só trocando de note.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Placa de som USB (Custo x benefício)