Dúvidas - Fast Track Pro x MobilePre e muito mais

    Autor Mensagem
    thiago_tino
    Veterano
    # abr/11


    Olá galera,

    Estou iniciando a montagem de um Home Studio no meu quarto (pra desespero de minha mãe. kkk). E ao pesquisar muito, tanto aqui quanto em outros lugares, surgiram algumas dúvidas, principalmente na compra da interface de áudio.

    Sem delongas... é o seguinte:

    1) Até agora tenho uma mesa Fx 1222 da behringer, um akg k44. (Bastante coisa né?! kkk)

    Quando fui a comprar da interface de áudio, me deparei com a Fast Track Pro (http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackPro.html) e a Mobilepre (http://www.m-audio.com/products/en_us/MobilePre.html)

    Inicialmente, pretendo só gravar Violão, baixo, cajon, bongô, pandeiro e voz, onde resulta que, no máximo serão utilizados 2 microfones simultaneamente somente para gravar o violão de forma acústica (um perto da boca e outro mais em cima no braço), cajon e bongô (estes nem sei se necessitam 2 microfones).

    pelo que vi, os dois modelos me dão essa possibilidade de gravar os 2 mics ao mesmo tempo.

    Vi também, que as duas tem preamps, entrada phantom power, saída para monitores, vem com o Pro tools...

    Então oras, qual é a diferença??

    a unica coisa que eu percebi, foi que a fast track tem uma espécie de mini mixer no seu painel frontal para gravações simultâneas, e suas taxas são 24-bit / 96khz... já a mobilepre seus controles são em cima (não tem nenhuma imagem de suas funcionalidades), e suas taxas são 24-bit / 48khz (apesar de menor, já é um absurdo de qualidade).
    Porém, a mobilepre tem muito mais facilidade na conexão futura com minha mesa (pretendo gravar bateria e alguns eventinhos ao vivo), já que tem duas entradas p10 na sua parte traseira... e a fast track nao tem (tem 2 inserts que confesso, não sei se é a mesma coisa), além de ser de menor custo.

    Então, com toda a necessidade descrita, qual seria melhor pra mim... Fast Track Pro ou Mobilepre?

    2) Em nenhum momento citei os microfones, pq a dúvida tá grande tbm na compra.

    Tenho aqui um mic dinamico da marca "Show" e não sei o modelo (ele é bem semelhante ao SM 58 visualmente), e um Shure Lyrics 8800.

    Dei uma pesquisada e vi que o ideal pra mim seria um Behringer B2 (condenser), um SM 57 e um SM 58. Porém o orçamento não dá pra comprar os 3 juntos. Ai vai o quebra-cabeça:

    - O SM 57 sei que não vai dar pra abrir mão pq vou gravar instrumentos de percussão e o cubo do baixo.

    - O B2 era uma boa opção pra deixar de mão, pois meu quarto não vai receber tratamento acústico. Porém, descobri que tem como amenizar colocando colchões nas paredes nos lugares certos (não resolve, mas ameniza), e nem preciso comentar a diferença na qualidade da gravação da voz e do violão colocando-o na frente da boca.
    Isso tudo esquecendo a economia que vai me trazer se eu abrir mão dele né. rs

    - O SM 58 é justamente pelo medo de caso a "gambiarra" com os colchões não der certo, e ficar "reverberando" com o B2. Melhor dinamico pra gravar vozes creio eu (pelo preço) não existe. E ele serve muito bem para instrumentos, e etc. É um coringa.

    Então, qual o par que devo optar? Eu to quase decidido pelo B2 e um SM 57, mas é melhor prever do que remediar né.

    3) Mesmo sabendo que, qualquer uma das duas interfaces escolhidas, vão ter preamps... Vou precisar comprar algum preamp (pelo menos nessa parte inicial do meu projeto)??

    4) Os monitores... Já vi bastante sobre o M-audio Av 40. Que ele tem um excelente custoxbenefício. Mas mesmo assim achei bem carinho ainda pro meu orçamento... Coisa de R$ 900. Alguém sabe algum mais em conta, com o mesmo custoxbenefício??

    Agradeço desde já a atenção.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    thiago_tino
    Vi também, que as duas tem preamps, entrada phantom power, saída para monitores, vem com o Pro tools...

    Então oras, qual é a diferença??


    Cara, eu nunca usei a Mobile Pre, mas elas provavelmente tem preamps diferentes e um conversor diferente, o negócio é descobrir qual é melhor.

    a unica coisa que eu percebi, foi que a fast track tem uma espécie de mini mixer no seu painel frontal para gravações simultâneas, e suas taxas são 24-bit / 96khz... já a mobilepre seus controles são em cima (não tem nenhuma imagem de suas funcionalidades), e suas taxas são 24-bit / 48khz (apesar de menor, já é um absurdo de qualidade).

    Cara, não se guie pela taxa de sampleamento porque isso em alguns casos (principalmente nesses de placas baratinhas) não quer dizer muita coisa, existem placas ruins que tem uma taxa de 192kHz. É evidente que o ideal é a gravar na taxa mais alta possível, mas o que faz mais diferença é a qualidade dos conversores.

    Agora sobre quais mics comprar, eu diria que um condenser de cápsula pequena (assim) que vai te servir pra gravar um monte de coisas, se fosse um par ainda por cima, seria perfeito. E o outro, um SM58 pra voz, por exemplo.

    Tem opções melhores, mas não sei o quanto você quer gastar. O Sennheiser MD421 é um EXCELENTE dinâmico, MUITO versátil, que te serviria pra muitas peças de percussão até pra voz. Está em outro nível que os Shures SM58 e 57.
    Se você quiser começar a montar um home studio aos poucos pra gravar com qualidade mais pra frente, esse mic vai continuar sendo usado mesmo depois de você trocar sua interface por uma muito melhor e comprar prés excelentes.

    vou gravar instrumentos de percussão e o cubo do baixo.

    Tem certeza que vai gravar o cubo do baixo? O amp é tão bom assim? Mesmo se for, vai microfonar ele com um SM57? Vai soar tão pequenininho... grave o baixo em linha, você vai ter um resultado melhor.

    3) Mesmo sabendo que, qualquer uma das duas interfaces escolhidas, vão ter preamps... Vou precisar comprar algum preamp (pelo menos nessa parte inicial do meu projeto)??

    Essa é uma boa pergunta.
    Um pré separado certamente será melhor que os prés dessas interfaces. Mas mesmo assim não será grandes coisas (estou considerando os mais baratinhos tipo os Presonus Tube Pre e etc).
    Se você puder, vale a pena.

    4) Os monitores... Já vi bastante sobre o M-audio Av 40. Que ele tem um excelente custoxbenefício. Mas mesmo assim achei bem carinho ainda pro meu orçamento... Coisa de R$ 900. Alguém sabe algum mais em conta, com o mesmo custoxbenefício??

    Cara, eu acho que por menos de R$1000 você pode comprar um bom fone e uma caixa de som tipo essas Edifier e começar com eles. Mais jogo do que um monitor que só parece um monitor mas é longe de ser flat, é lento e lo-fi.

    thiago_tino
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Cara, não se guie pela taxa de sampleamento porque isso em alguns casos (principalmente nesses de placas baratinhas) não quer dizer muita coisa, existem placas ruins que tem uma taxa de 192kHz. É evidente que o ideal é a gravar na taxa mais alta possível, mas o que faz mais diferença é a qualidade dos conversores.

    Posso considerar um ponto positivo para a Fast Track Pro por ter a taxa maior, ou ainda é melhor saber a opinião de quem utilizou as duas e sabe realmente qual é a melhor?

    Agora sobre quais mics comprar, eu diria que um condenser de cápsula pequena que vai te servir pra gravar um monte de coisas...
    Tem opções melhores, mas não sei o quanto você quer gastar. O Sennheiser MD421 é um EXCELENTE dinâmico, MUITO versátil, que te serviria pra muitas peças de percussão até pra voz. Está em outro nível que os Shures SM58 e 57 ... esse mic vai continuar sendo usado mesmo depois de você trocar sua interface por uma muito melhor e comprar prés excelentes.

    Só de olhar pra ele, dá pra ver que é coisa fina mesmo. Porém, ele está lá na casa dos R$1000 e pouco... e eu tenho R$700 estourados pra gastar com mics. O B2 veio na cabeça logo pq custa na faixa de R$ 400. E ele me traria uma ótima qualidade nas gravações de voz e violão acústico... os SM 57 para as percussões e a parte mais no braço do violão, e o 58 pra voz caso o B2 não der certo, e fica como um coringa pra auxiliar gravar percussão tbm, já que sei que ele faz isso até bem. Essa é a estratégia traçada.
    Porém não sei se consigo comprar os 3 com R$700.

    Tem certeza que vai gravar o cubo do baixo? O amp é tão bom assim? Mesmo se for, vai microfonar ele com um SM57? Vai soar tão pequenininho... grave o baixo em linha, você vai ter um resultado melhor.

    É que uma vez, vi um amigo meu fazer isso. E pra gente (leigos) deu até um som legal. Mas muito obrigado pela dica! Vou fazer isso mesmo quando gravar.

    Um pré separado certamente será melhor que os prés dessas interfaces. Mas mesmo assim não será grandes coisas (estou considerando os mais baratinhos tipo os Presonus Tube Pre e etc).
    Se você puder, vale a pena.


    O Presonus BLUE tube estava em vista sim, porém será quase impossível eu ter grana pra comprar ele.

    Mas então o pre da interface já cobre minha necessidade?

    Cara, eu acho que por menos de R$1000 você pode comprar um bom fone e uma caixa de som tipo essas Edifier e começar com eles. Mais jogo do que um monitor que só parece um monitor mas é longe de ser flat, é lento e lo-fi.

    Imaginei isso... é essa a faixa de preço!
    Só me surpreendi vc falar assim do AV 40... pensei que ele seria um bom monitor pra eu começar...
    mesmo sabendo das vantagens de masterizar contando com o ambiente, ao invés de um fone trancado no seu ouvido... é melhor o fone??

    Valeu pela ajuda inicial!

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    thiago_tino
    Posso considerar um ponto positivo para a Fast Track Pro por ter a taxa maior, ou ainda é melhor saber a opinião de quem utilizou as duas e sabe realmente qual é a melhor?

    Procure uma opinião de alguem que conheça as duas, sem a menor dúvida.

    Sobre os mics, eu acho que o 57 e 58 sao mics muito parecidos, você podia variar um pouco, por isso eu falei do conde ser de capsula pequena, seria um tchan a mais pra gravar uma percussão, violão, etc.
    Se for o caso, grave a voz no 57 mesmo, ele funciona pra algumas vozes, experimente antes!

    O pré da interface cobre sua necessidade sim! Por enquanto tudo vai ser bom, mais pra frente você corre atras de coisas mais específicas.

    Sobre o fone... Existem fones feitos pra mixar, eu te recomendaria um fone aberto atrás, sao mais voltados pra esse tipo de coisa mesmo, cansam menos os ouvidos, etc.
    Essa caixa nao é tão ruim, mas não é bem um monitor... Considere que se o par aqui custa R$900, lá fora custa $150, é uma caixa muito barata. Mais vale um fone bom e uma caixa de som legal pra uma referência comum, tipo "teste do carro".
    Um fone do preço dessa caixa, de $150 já está num nível bem acima delas.

    masterizar contando com o ambiente

    É o ideal, mas que ambiente? É tratado?
    Certamente não é um estúdio de referência, mixar em um ambiente ruim já é difícil, masterizar é impossível.

    thiago_tino
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Procure uma opinião de alguem que conheça as duas, sem a menor dúvida.
    Ok, vou procurar pesquisar e me informar mais sobre as duas.

    Sobre os mics, eu acho que o 57 e 58 sao mics muito parecidos, você podia variar um pouco, por isso eu falei do conde ser de capsula pequena, seria um tchan a mais pra gravar uma percussão, violão, etc.
    Se for o caso, grave a voz no 57 mesmo, ele funciona pra algumas vozes, experimente antes!


    Ok! Você pode citar alguns modelos de condensers de cápsula pequena que tenha bom custoxbenefício então?
    Ai eu vou atrás de um desses e mais um SM 58, já que vc falou que esses condensers servem pra gravação de percussão. Ai vou testando entre os dois o que me trará melhor timbre tbm para gravação dos vocais.

    É o ideal, mas que ambiente? É tratado?
    Certamente não é um estúdio de referência, mixar em um ambiente ruim já é difícil, masterizar é impossível.


    Pois é, vai ser impossível eu tratar meu quarto com a grana que tenho. Vou pesquisar mais sobre os fones mesmo.

    Valeu pela grande ajuda.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    thiago_tino
    Ok! Você pode citar alguns modelos de condensers de cápsula pequena que tenha bom custoxbenefício então?

    Cara, nessa faixa eu realmente nao faço idéia. Você pode dar uma olhada nos da Audio Technica ou mesmo da Shure, provavelmente vai ter algum usável.
    É importante que esses mics tenham um pad de -20dB neles, você vai precisar pra gravar coisas mais porrada.

    thiago_tino
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Cara, nessa faixa eu realmente nao faço idéia. Você pode dar uma olhada nos da Audio Technica ou mesmo da Shure, provavelmente vai ter algum usável.
    É importante que esses mics tenham um pad de -20dB neles, você vai precisar pra gravar coisas mais porrada


    Isso aqui me serviria??
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178244930-microfone-condensador -c4-behringer-substituto-do-mic-c2-_JM

    Pelo que li, ele é ótimo pra percussão. E até pra gravar ao vivo (aqueles gritinhos de platéia. rs).

    Além de ter um custo muuuuito bom mesmo, e pelo par.

    thiago_tino
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Galera, ajuda URGENTE!

    Estou indo pro paraguai amanha, e pretendo trazer pelo menos os Monitores!

    Segundo meu orçamento (rs), não vai ter jeito... a coisa vai ficar entre:
    - M-Audio Av 40;
    - Edifier R1600 (nem sei se tem lá pra vender) (e, se tiver, posso me esforçar pra trazer o R2000, se for o caso);
    - Behringer MS - 40;

    Obs: Ambiente totalmente fora do ideal (meu quarto).

    Lembrando, como dito no início do tópico, são "pequeninas" produções (violão, baixo e percussão no máximo), nada com extrema qualidade de gravação, até pq não tenho cacife pra isso. Sou completamente leigo no uso de monitores (tenho aprender a "escutar" com eles ainda), e Fones... eu tentei galera, mas NÃO DÁ! É muito cansativo!

    Só pra dar uma noção, é mais ou menos esse som que estou querendo tirar: http://www.youtube.com/watch?v=2-qSqlyROJk
    Então... por isso acho que não preciso de "os Monitores", por enquanto!

    Então... o que vocês me dizem??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas - Fast Track Pro x MobilePre e muito mais