Duvida sobre Pro Tools 9

    Autor Mensagem
    Digo754
    Veterano
    # fev/11


    Tenho atualmente uma interface Audiobox da Presonus , e uso o Cubase LE 4 que veio com ela , mas gostaria de saber se eu poderia usar o Pro Tools 9 e oque eu iria precisar ... abç .

    obs : Uso Win XP , mas queria saber se fica melhor no 7...

    TerraNevadda
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Teoricamente nada, imagino, o Pro Tools 9 não tem compatibilidade com qualquer placa inclusive a onboard?

    Osvaldojr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pelo que lí o PT9 ficou compativel com todos os hardwares.

    Digo754
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    mas funciona no XP ?
    Eu tenho que ter o PT 8 e depois atualizar pro 9 ? ou posso instalar o 9 direto ?

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Digo754

    Pode instalar o 9 direto, não precisa do 8 pré instalado.

    Segundo o fabricante, precisa ser Win 7.

    Para saber sobre os detalhes de um software ou hardware, não é melhor ir direto na fonte do fabricante? Aqui o link sobre o PT 9:

    http://avid.custkb.com/avid/app/selfservice/search.jsp?DocId=380535

    nofear
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Que história é essa de compativel com tudo?
    Estou por fora!
    Tenho uma Fast Track Ultra e sempre quis usar o PT M-Powered mas uso o Windows 7 e não tem compatibilidade!

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    nofear

    Acho que vc não entendeu. O Pro Tools 9(o mais novo, recém lançado) não possui mais exclusividade para ser usado por interfaces Digidesign ou M-audio(que no fundo são a mesma empresa, afinal são partes do Conglomerado Avid).

    Na versão 9 não haverá as diferentes versões(como M-powered e LE, por exemplo), pois agora eles unificaram tudo.

    Há uma versão mais cara(equivalente à HD) e a mais barata(sem hadware integrado).

    A mais barata pode ser "igualada" à mais cara, se o usuário adicionar o Production toolkit(que pode ser comprado separadamente). A mais cara já vem com tudo incluso. Claro que apenas a HD roda plugins em formato TDM, que rodam direto no chip DSP da interface(aliviando o sistema). A mais barata com toolkit terá os mesmos recursos, mas vai utilizar o sistema para rodar os efeitos(o que vai pesar mais que a com hardware integrado)

    Mas é claro que ainda há restrições de sistema. O Fabricante reporta compatibilidade no windows apenas em sua versão 7 e Snow Leopard no Mac(qualquer outra não tem suporte, e não garantem a estabilidade e funcionamento).

    Evidentemente que ainda é preciso ter ilok para rodar o programa. Apenas a restrição de interfaces de áudio que foi eliminada.

    nofear
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    makumbator

    Sim, eu entendi!
    Mas essa história de não ser compativel com VST é foda!

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pro Tools 9 é compatível com qualquer placa !!

    gwallner
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: gwallner
    · votar


    nofear
    Sim, eu entendi!
    Mas essa história de não ser compativel com VST é foda!


    A FXpansion tem adapatadores de RTA >> VST..... VST >> RTA.... AU>>VST ... VST>>AU
    Com isso vc pode utilizar VST com o Pro Tools, é só pegar o adaptador VST >> RTA. Todos os seus VST e VSTi ficarão compatíveis.
    Veja: http://www.fxpansion.com/index.php?page=15

    No Mac, eu uso as versões VST>>AU para o Logic e VST>>RTA para o Pro Tools 9.
    A maioria dos VST e VSTi roda nos dois, só não consegui fazer rodar todos os VSTi da Native Instruments.

    Abraço.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pro Tools 9 é compatível com qualquer placa !!

    Tem de tomar cuidado com essa afirmação ainda. Tem vários reviews sobre o Pro Tools 9 que ainda falam que a compatibilidade com drivers ASIO não está muito maduro até a versão existente.
    As revistas sobre produção musical desse mês, as duas existentes no BR, lançaram seus artigos sobre o Pro Tools 9. Quem estiver interessado, recomendaria a compra e a leitura dos artigos para maior entendimento.

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    nofear

    Mas essa história de não ser compativel com VST é foda!

    Ué, mas sempre foi assim em todas as versões anteriores também. Mas como eu e o gwallner
    citamos, basta usar um adaptador para usar os plugins que são exclusivos em VST. Mas note que a MAIORIA dos plugins é multiversão, e assim podem ser usados no formato VST ou RTAS(ou ainda no formato AU).

    T-Rodman

    É verdade, como em tudo no universo da informática, não se pode falar em compatibilidade total. Entretanto é bastante positiva a eliminação de restrição de interfaces Digidesign e M-audio.

    Agora a coisa igualou com os outros DAWs nesse quesito, e ficamos apenas com as restrições normais de sistema e as incompatibilidades eventuais que todo software ou hardware apresenta em determinados cenários específicos.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    T-Rodman
    Mais uma vantagem do Mac por não precisar dessa droga de ASIO.. rsrsrs
    Pro Tools 9 no Mac não tem esse problema.

    Abraço.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    O que o Pro Tools 9 adicionou para funcionar com hardware não AVID/M-Audio é:

    - Suporte ASIO e Core Audio - que permite a utilização do Pro Tools 9 com a maioria das interfaces de audio.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: gwallner
    · votar


    T-Rodman
    Tudo Core Audio pelo que sei e pelo que utilizo. Nunca vi ASIO no Mac.
    Aonde vc achou ASIO pra Mac?
    Eu uso a minha Edirol com core audio no Pro Tools 9 na boa.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    verdade, editei.
    Mac usa Core Audio ;p

    Supports all major DAW platforms on Mac or PC, including OSX 10.6 and Windows 7, through ASIO 2.0/WDM (Windows) and Core Audio (Mac) drivers

    - tá lá no site da sua Edirol. Nos Presonus, nem é citado qual é o formato de driver.

    Quanto a ASIO ser ruim, hum, se for, tem ainda o WDM que é pior ainda.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    T-Rodman
    WDM geralmente nem dá pra usar, pelo menos eu nunca consegui, é terrível.
    ASIO vira e mexe perde link, desabilita. Tive péssimas experiências.
    Já o Core Audio, mesmo com o software aberto, vc pode trocar entre interface e placa onboard que não precisa reiniciar o programa.

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    gwallner

    Mas isso depende muito da estabilidade do sistema em particular. Eu por exemplo nunca tive nenhum problema com ASIO. Nunca experimentei perda de link ou coisa parecida. Posso trocar também as placas com o programa aberto que continua igual, posso minimizar e abrir um tocador de mp3 usando a placa onboard(por exemplo), que não afeta o meu ASIO.

    Mas é claro que isso varia um pouco de sorte no "casamento" de software e hardware e pelo fato de que eu mantenho o meu windows extremamente enxuto(desligo n serviços e tarefas, sempre só carrega o mínimo comigo), desfragmentado e com o registro em bom estado. Isso ajuda bastante a manter o sistema do Windows(caótico por natureza, se comparado com o Mac e Linux) em um melhor estado.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    makumbator
    Então eu que tive o azar de ter tido 3 PCs com Windows e dar sempre pau com a ASIO....rs.
    Vc usa Windows 7 ?

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gwallner
    Já o Core Audio, mesmo com o software aberto, vc pode trocar entre interface e placa onboard que não precisa reiniciar o programa.
    Hum, por aqui, o Logic quando perde a interface passa pra onboard. Depois pra voltar para a interface, tenho de sair do programa antes.

    Com interfaces, eu comecei a mexer entre o Vista e o Seven. Também não tive problemas com ASIO - mas eu não mexo em DAW no windows, tanto quanto no mac (Logic addicted).

    WDM só serve pra jogo mesmo. Não presta pra nada além disso.

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    gwallner

    Vc usa Windows 7 ?

    Não, XP Pro SP3 mesmo.

    Penso em talvez mudar para o 7 no ano que vem, mas ainda não senti realmente a necessidade.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    T-Rodman
    Hum, por aqui, o Logic quando perde a interface passa pra onboard. Depois pra voltar para a interface, tenho de sair do programa antes.

    Estranho. Muitas vezes eu esqueço de ligar minha interface e acabo conectando depois que o Logic já está aberto.

    jampa321
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    gwallner
    qual procedimento que eu uso com o programa VST to RTAS, para que eu consiga abrir o addictive drums no pro tools?

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Aproveitando que tem algums entendedores de ProTools aqui, pergunto

    Vejo que é uma DAW voltada totalmente para o público PROFISSIONAL, profissional mesmo, destinado aos studios grandes, então oque um usuário de Home Studio tem a ganhar com ele?? Levando em consideração os altos preços da plataforma, ainda mais a série de imcompatibilidades com hardwares e software, que vantagem eu teria em partir para este sistema

    Existem DawS muito mais voltadas ao perfil home studio como o Sonar / Cubase / Logic, com versões já sacramentadas, com excelentes plugins, que rodam de tudo e aonde quiser, muito mais baratas...

    Juro que ainda não entendo a fascinação pelo Pro Tools, resumindo, o que eu teria a ganhar abdicando de uma DAW como o Sonar e fazendo um crossgrade para um PT, porque da maneira que se escuta e se lê por aí, parece que ela é extremamente superior aos concorrentes

    Alguem teria uma opinião sobre isso para um leigo em Pro Tools

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano
    Vejo que é uma DAW voltada totalmente para o público PROFISSIONAL, profissional mesmo, destinado aos studios grandes,

    Não apenas. Haja vista as versões "menores" que há muito tempo existiam no Pro tools, e que nada mais são do que um investimento da empresa no seguimento de hobbystas e pequenos estúdios semi profissionais. É um mercado que gera muita grana, além de ter um público mais numeroso que os profissionais de alto nível.

    Lembre-se que há vários estúdios profissionais com Logic e Cubase(nesse último, seu grande mercado profissional é a Alemanha). É que no Brasil o PT aparentemente é mais onipresente que em outros mercados um pouco mais variados(mesmo que em outras paragens o PT também domine, mas sem um massacre absoluto como no Brasil).

    Outro ponto a se considerar é o uso profissional que se faz do software. Nem todos os profissionais o usam para gravação de produto final, ou que envolvam muitos canais e pessoas. Um exemplo são profissionais de trilhas sonoras. Alguns deles não usam o PT para criar e registrar suas idéias.

    Um bom exemplo é o Hans Zimmer, que usa o Cubase profissionalmente, pois ele considera esse software superior ao PT no que tange à manipulação midi, uso de controles expressivos em VST, etc..., tornando mais adequado para criação.

    http://www.steinberg.net/en/artists/community_stories/hans_zimmer.html #c61951

    Então, não há um único tipo de uso profissional. Varia de cada necessidade, além do gosto particular e "filosofia de uso" de cada DAW.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    makumbator
    Excelentes colocações

    então, tambem como o Hans camarada hehe (vi a matéria dele no SOS studio, muito bacana), preciso da DAW muito mais flexibilidade e controle referente a MIDI e Instrumentos Virtuais, afinal é o meu grande foco dentro do mundo dos teclados, Audio é uma escala muito menor, já falei com você que dificilmente trocaria do Sonar por já ter uma longa bagagem com ele, e me parece que para o meu perfil a escolha está sendo acertada, trabalho alternativamente com o Reaper como DAW Mobile e esta escolha foi feita alem das qualidades do programa, feita no preço do produto

    Mas juro que mesmo tendo já muita segurança com o manejo destas duas DAWs, eu não paro de xeretar a concorrencia, tento ver as tendencias que estão ocorrendo dentro das DAWs, tento ver em que cada uma é melhor, quais produtos são semelhantes aos meus, para ver se não estou perdendo nada, um pouco de obssessão confesso, e sempre chega a vez do PT, que diachos ele tem de tão bom assim, porque é tão falado e eu nem ao menos fiz um test drive para testar por mim mesmo, achava por ser tão ovacionado assim que ele tivesse recursos exclusivos desta DAW que a concorrencia não conseguisse equiparar

    Foi-se o tempo que tinhamos uns 4 ou 5 programas de Audio, hoje já tem mais de dezena de opções, dá para ficar louco , mas o PT é o que mais me encuca ainda

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano
    Mas juro que mesmo tendo já muita segurança com o manejo destas duas DAWs, eu não paro de xeretar a concorrencia

    Hehehe! Com certeza! Vale a pena dar uma olhada pelo muro dos vizinhos de vez em quando...

    e sempre chega a vez do PT, que diachos ele tem de tão bom assim, porque é tão falado e eu nem ao menos fiz um test drive para testar por mim mesmo, achava por ser tão ovacionado assim que ele tivesse recursos exclusivos desta DAW que a concorrencia não conseguisse equiparar

    Caso vc tenha uma ilok, pode testar uma demo do PT 10 para sacar se gosta. Eu testei o 10(já havia usado bastante o M-powered 7.4 no passado), e ainda preferi o Cubase. Mas o programa é ótimo, e está melhor do que a última versão que havia operado (a versão 8).

    Caso vc queira uma ilok 2 baratinha, aqui uma oferta da Slate Digital:

    Compre o plugin e leve a ilok 2 quase de graça(bem mais barato que apenas a ilok 2 no Brasil, diga-se de passagem):

    https://www.asecurecart.net/server2/cart.aspx/SlateDigital

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tenho uma iLok que veio com o Arturia Analog Factory, mas deve ser o iLok1 funciona tambem, ou tem que ser o Ilok2 , vou ver se baixo esta demo aí e dar uma fuçada só para matar a curiosidade que não quer calar hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre Pro Tools 9