Gravação ruim quando executada em outro som

    Autor Mensagem
    lucascan
    Veterano
    # fev/11


    Eu gravei uma musica inteira, e o som dela nas caixinhas do pc sai tranquilo (2 caixinhas + 1 sub woofer - eu sei que não é bom trabalhar assim, mas é o que tenho no momento), mas gravei em cd e coloquei no som aqui de casa (beem mais potente), o baixo e a guitarra tá bom, mas a bateria tá acabando com a musica... o que eu posso fazer? :S

    overlappingcircles
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    arrumar um sistema de monitoracao melhor :) caixinhas de pc, microsistems, etc sao pessimos pra monitorar. se nao tiver como pegar uns monitores, guarda um dinheirinho pra pegar uns bons fones!!!

    lucascan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    meu irmão tem um fone profissional (pelo menos eu acho que é, custou R$ 250)... escutei a musica no fone e a bateria tá perfeita... mas me deu uma ótima noção de cada instrumento separado...

    e tambem testei no dvd player/televizão, e o som saiu quase perfeito... o que eu não gostei foi o baixo, que saiu meio distorcido, deve ser pelo fato da tv não ter um som tão bom assim...
    mais alguma dica de como testar a qualidade do som?

    Bereta
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    lucascan

    Vc faz algum tipo de "masterização caseira"? To usando esse termo pq masterizar mesmo é um trampo beeem complexo. Vamos considerar essa "masterização caseira" algo grosseiro, só pra quebrar galho, como um ajuste geral de volume, normalização, um limiter... Enfim, vc aplica alguma coisa assim?

    Se não o faz, faça e verá a diferença.

    Uma forma simples de se fazer algo que melhora é, abaixar o volume da faixa master e exportar a musica toda pra wav. Tenha certeza de que nada passa dos 0 db (clip). Depois abre esse wav, aplica um "normalize". Em seguida, use um limiter/compressor com sutileza. Faça um ajuste do volume final no limiter de 0 a -2 db. Teste depois o audio em vários aparelhos e diga como ficou.

    Abraço!

    JJJ
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    lucascan
    meu irmão tem um fone profissional (pelo menos eu acho que é, custou R$ 250)... escutei a musica no fone e a bateria tá perfeita...

    Cara, é comum se achar que qualquer fone ou caixas caros servem pra monitorar. Mas não é bem assim...

    Fones (bem como as caixas) para monitorar tem que ter resposta flat - ou seja: uma resposta plana, linear para todas as frequencias do espectro auditivo. Por que? Para que nenhuma seja acentuada ou atenuada ao ouvir. Não é pra ter um grave de arrasar quarteirão ou um super agudo. É pra ser o mais NEUTRO possivel. Tem muita gente, inclusive, que não gosta do som de fones (ou caixas) de referência, justamente por essa neutralidade.

    A ideia é a mix ficar a mais equilibrada possível, com relação às frequencias, sem muitos picos ou vales. Depois, masterizar.

    lucascan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bom, quando meu irmão comprou o fone no mercado livre, primeiro ele pesquisou bastante por fones profissionais, e disse que esse foi um bom, e com preço melhorzinho que ele achou...

    e, eu uso 3 efeitos pra musica toda, que dão um tom bem melhor pra tudo: compressor, EQ, e limiter...
    eu não sei mecher com eles direito, peguei o projeto de uma musica que veio com o programa (mixcraft), e fui tentando as coisas, fiz só alguns ajustes e ficou bom)

    Osvaldojr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    o jeito é fazer a mix soar razovel em varios sistemas de som diferentes. qdo mixo ouço na tv, no som , no carro ....
    Olha , uma masterização profissional é indicado....

    lucascan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    amigo meu pegou o cd e vai testar em outros sons, amanhã ele vai me dar resposta do que achou...

    acho que vai até pedir pro dono de uma "dançeteria" daqui pra tocar a musica, enquanto está testando o som... sei que vai sair uma merda com o som altão, mas só pra ter um gostinho de ouvir a musica mais alta, eu acho

    bom... vou ouvir melhor em outros lugares, e fazer as modificações necessárias (Y)

    Bereta
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    lucascan

    e, eu uso 3 efeitos pra musica toda, que dão um tom bem melhor pra tudo: compressor, EQ, e limiter...
    eu não sei mecher com eles direito, peguei o projeto de uma musica que veio com o programa (mixcraft), e fui tentando as coisas, fiz só alguns ajustes e ficou bom)


    Eu não uso muito efeito na gravação, principalmente da guitarra. Compressor eu uso em voz e às vezes no violão. Delays e reverbs são bem vindos. EQ eu não curto, mas pode ajudar a corrigir alguma coisinha. Mas gosto de ajustar tudo na hora do rec mesmo. O limiter, como eu havia dito, só aplico depois de exportar com a master baixa, pra ter certeza de não clipar nada, e depois de normalizar.

    Abç!

    gwallner
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: gwallner
    · votar


    lucascan

    Monitoração: para que vc consiga que sua música toque bem em qualquer player de audio é preciso que vc a mixe utilizando monitores próprios de estúdio. Caixas comuns irão enganar seus ouvidos e não irão lhe trazer todas as frequências necessárias. Monitores de estúdio são "flats", ou seja, são bem mais fiéis de repoduzir com mais exatidão o que vc gravou reproduzindo todas as frequências nitidamente.
    Caso vc tenha possibilidade, guarde uns R$1800 ou R$2000 para pegar um belo par de caixas KRK ou Yamaha.
    Caso contrário, algo que pode te ajudar se não quiser gastar tanto são as caixinhas da Edifier R1000TCN.
    Não é recomendado se basear pelo que sai dos fones de ouvido, os mesmos devem ser utilizados para monitorações de gravações, limpezas de pistas, verificação de "pan stereo", coisas do tipo. Na hora de saber se sua música está soando bem e fazer os ajustes, é preciso um par de monitores e uma boa sala tratada acusticamente se possível.


    Mix e Master: estude sobre esses assuntos, não se consegue mexer com compressores, EQ, outros efeitos de um dia para o outro. Aprenda a lidar com cada um deles. Isso te trará um retorno muito bom para que vc consiga realizar um trabalho legal. Há muita documentação legal na net se vc não quiser estudar em uma escola de mixagem e masterização. Te ajudará bastante.

    Bereta
    EQ e compressão multibandas são essenciais na hora da master. O compressor normal não é muito recomendado na masterização.
    Na mix, dependendo do estilo musical, rock por exemplo, é muitíssimo recomendado compressor em bateria, guitarra, baixo e vocais pelo menos. EQ também é muito recomendado para a separação de faixas de frequências para cada instrumento e vocal, pois cada um ocupa uma faixa. Mesmo conseguindo uma ótima gravação, daquelas que vc ouve e diz "está praticamente pronto", ela não escapará de comprossor e EQ.


    Abraços!

    Bereta
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gwallner

    EQ e compressão multibandas são essenciais na hora da master. O compressor normal não é muito recomendado na masterização.
    Na mix, dependendo do estilo musical, rock por exemplo, é muitíssimo recomendado compressor em bateria, guitarra, baixo e vocais pelo menos. EQ também é muito recomendado para a separação de faixas de frequências para cada instrumento e vocal, pois cada um ocupa uma faixa. Mesmo conseguindo uma ótima gravação, daquelas que vc ouve e diz "está praticamente pronto", ela não escapará de comprossor e EQ.


    Aí é que tá! O problema é que tanto compressor quanto eq precisam ser muito bem dosados, senão podem ferrar com o som todo. E é horrível um som comprimido demais, matando as dinâmicas, ou com cortes errados de frequências. Então tenho preferido não me arriscar =) Não tenho manhas pra isso...hehehe

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    antes de pular pra la e pra ca.
    pegue uma musica de um cd que pareça com o estilo da tua musica,copie para dentro do teu computador,ouça nas tuas caixinhas analise o volume dos instrumentos,faça uma tabelinha dando notas(como na escola)para cada instrumento em função do volume de cada um.por exemplo:
    5 para o baixo,5 para o bumbo,3 para a guitarra de acompanhamento,6 para a voz principal etc...
    em seguida pegue a tua musica e va mixando seguindo esta tabelinha,é claro que as condições de gravação não são equivalentes mas para começar ajuda bastante,em seguida faça copias e escute nos outros sistemas,faça anotações e remixe a musica até chegar ao equilibrio desejado.voce vai se acostumar com o som das tuas caixinhas e não vai errar nunca mais,
    pra que ter monitores excelentes se o resto do material não é de qualidade superior?conversores,placa de som,microfones,instrumentos entre outros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação ruim quando executada em outro som