Técnicas e dicas para quando for gravar em estudio

    Autor Mensagem
    janderimperium
    Veterano
    # fev/11


    Criei esse tópico por que vou gravar com minha banda daqui a um tempo, então venho pesquisando o que fazer no estúdio... Gravar várias faixas de guitarra? De voz? Gravar com mesma guitarra? Com timbres diferentes? E quanto ao baixo? E a bateria? Várias afinações da caixa de acordo com a música?

    Eu não quero chegar leigo lá para não ser feito de besta e perder dinheiro

    Vamos compartilhar idéias e experiências de quando você foi gravar suas faixas em estúdio.
    Abraço

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    janderimperium

    Vamos ver se consigo te ajudar.

    Pré-gravação
    1- Antes de gravar, estejam muito bem ensaiados.
    2- ensaiem com metrônomo para o baterista, pois irão precisar na hora da gravação.

    Gravação
    1- se não tiver feito antes de levar para o estúdio, faça uma guia de guitarra e voz de todas as músicas (com metrônomo) para o baterista ter referência (isso se ele quiser, pois tem batera que gosta de tocar só com o metrônomo e ouvindo sua batera, sem adição de mais nada em seu phone de ouvido).
    2- BATERIA: grave a batera para todas as músicas de uma só vez, assim vc terá consistência p/ todas as músicas. O mesmo vale para todos os instrumentos. Peça para o técnico colocar um ou dois microfones ambientes na sala de gravação da batera, isso engrandece seu som.
    3- GUITARRA: dependendo se seu estilo for rock, vale a pena gravar várias pistas de guitarra. Isso preenche espaços, dá consistência e peso, principalmente se vc gravar uma pista bem suja, outra mais light, outra limpa....dependendo das combinações, fica muito legal. Outra técnica é gravar uma pista de guitarra, copiá-la, colar em outra pista e arrastá-la uns 5 milisegundos para frente. Jogando uma em L e outra em R dá o efeito estéreo e é como se fossem duas guitas tocando. O timbre é vc quem faz. Posicionamento de ampli, mic, modelo de guitarra, efeitos de pedais, tudo isso influencia, então isso vc tem que ter em mente que timbres usar na hora de gravar. Vc pode pedir opiniões para o técnico. Ele pode te ajudar a soar (timbre) parecido com o Slash, Eric Clapton...etc. Sempre grave guitarra microfonada.
    4- BAIXO: não há muito segredo, utilize um bom compressor, saiba bem qual timbre irá utilizar, nunca deixe para tentar mudar timbres na mix. Sempre microfone o ampli do baixo também.
    5- VOCAIS: dobrar vocais em mesmo tom (iguaizinhos, não back vocal) é uma técnica interessante que dá uma texturizada na voz, mas não faça isso na música toda, somente aonde quiser dar mais ênfase. Mas dobre cantando e não copiando e colando em outra pista.

    Enfim, esse é o principio básico para fazermos uma boa gravação.
    Lembrando ENSAIEM BEM, pelo menos 1 ou 2 vezes por semana durante 3 ou 4 meses, COM METRÔNOMO nos phones do batera, antes de entrarem em estúdio para ensaiar.
    Com uma das bandas em que toquei, ensaiamos 4 vezes por semana 2 meses antes das gravações. Isso é importantíssmo e muita gente não entende o quanto isso é necessário, principalmente bateristas...rsrs.

    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Abraço e boas gravações.

    fripp
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    janderimperium
    O gwallner deu ótimas dicas. O mais importante é, como ele disse, gravar tudo no metrônomo. Se a bateria estiver no tempo, o resto se ajeita.

    janderimperium
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gwallner

    linda resposta :D

    soh isso ai ja valeu *.*

    thanks man

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu só gravaria o baixo antes da guitarra, porque é muito bom gravar vocal e guitarra com trilha de baixo e bateria já feita, mas as dicas são excelentes.

    amplexos

    T.

    Osvaldojr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    grava todo mundo junto e tudo microfonado....

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    T-Rodman
    Eu só gravaria o baixo antes da guitarra, porque é muito bom gravar vocal e guitarra com trilha de baixo e bateria já feita, mas as dicas são excelentes.

    Ahhh sim, não considerem a ordem que escrevi, não quis determinar uma ordem de gravação. Eu sempre gravo batera primeiro, depois baixo, depois guitas e taclados e depois vocais.

    Abraço.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Osvaldojr
    grava todo mundo junto e tudo microfonado....

    Essa é uma dica boa se for para ter um resultado de material gravado ao vivo, aí blz. Por outro lado, se um erra, todo mundo tem que tocar de novo.
    Mas o melhor é pista por pista, se não teríamos que ter uma sala para cada ampli e o vocal em uma sala separada para que não vase o som para os outros instrumentos.

    janderimperium
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Osvaldojr

    todo mundo junto... ja n curto isso... a intençao eh fazer algo profissional e para isso acontecer soh como gwallner falou soh tendo varias salas ;D

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    janderimperium
    Vc até consegue algo bem profissional com todo mundo tocando junto ao vivo, mas depende do técnico, da banda, dos ensaios, de um monte de coisa. O guitarrista da minha banda quando fez teste conosco, me passou os mp3 das músicas de sua antiga banda, eles haviam gravado ao vivo, todos juntos, ficou fenomenal, ótimo trabalho. Tería ficado melhor se gravado um instrumento de cada vez, que é o melhor caminho mesmo.

    janderimperium
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vc até consegue algo bem profissional com todo mundo tocando junto ao vivo, mas depende do técnico, da banda, dos ensaios, de um monte de coisa. O guitarrista da minha banda quando fez teste conosco, me passou os mp3 das músicas de sua antiga banda, eles haviam gravado ao vivo, todos juntos, ficou fenomenal, ótimo trabalho. Tería ficado melhor se gravado um instrumento de cada vez, que é o melhor caminho mesmo.

    saquei saquei ;D mas para mim eh bem mais facil gravar por pista sai melhor pq aqui os estudios n sao essas coca colas n ehehhe

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    janderimperium
    rsrs... beleza.

    janderimperium
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    up

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    upando ae galera..
    to indo pro estúdio de gravação com minha banda no próximo fim de semana e eu e o outro guitarrista ficamos debatendo um assunto: timbre da guitarra.
    a gente ficou um tempo falando sobre timbres, se o timbre tem que ser exatamente igual das duas guitas ou se tem que haver uma diferença de distorção entre elas, etc..
    minha dúvida é o seguinte (aos experientes na área de gravação):
    na gravação, as guitarras tem que ficar com o mesmo timbre de distorção/overdrive? O pedal pode ser diferente ou usar o mesmo pedal de distorção? Usar a mesma guitarra pra gravar base e solo?
    ajudas são bem vindas..
    valeu desde já

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    up

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: brunowebguitar
    · votar


    Kaah_lol
    Cara, não existe regra nisso ai.
    Eu acho legal ter timbres diferentes nas guitarras, principalmente entre base e solo, e também no caso dos dois fazerem solos, fica uma mistura bem legal.
    Sobre usar a mesma guitarra pra base e solo, depende do timbre que você procura. As vezes a guitarra base requer um pouco mais de peso, e a solo requer mais brilho, ai é legal mudar a guitarra, mas fica a cargo de vocês.

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    brunowebguitar

    minha dúvida veio porque a maioria das bandas que ouço, usam mesma distorção/overdrive, mas existe alguma diferença mínima (talvez gravem com uma guita com singles e uma com humbuckers, ou pedais diferentes com a equalização quase idêntica, sei lá), por isso surgiu a dúvida. Mas valeu pela ajuda mano ^^

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Kaah_lol
    isso depende totalmente da caracteristica da sua banda.
    pra alguns estilos (tipo metal), em bandas que os dois guitarristas tem o mesmo "status" (ambos fazem solos e bases), a tendencia é o timbre ser mais parecido.

    mas em bandas em que um é nitidamente o solista, os timbres podem ser bem diferentes.

    mas vale o que o bruno falou: não tem regra.
    o importante é voces ficarem satisfeitos com o som.

    pra algumas coisas o timbre bem diferente.
    é comum ouvir em blues por exemplo, com dois ou até mais guitarristas solistas, timbres bem diferentes, que é até legal pra marcar a personalidade de cada um.
    (eu lembro de ouvir bb king com eric clapton, é fenomenal nesse sentido).

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    (eu lembro de ouvir bb king com eric clapton, é fenomenal nesse sentido).



    Acho esse vídeo sensacional, e mostra bem isso que você falou.

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    brunowebguitar

    já tinha visto esse vídeo antes, mas eu achava que a diferença de timbres se aplicava mais em shows, quando cara um usa seu equipamento..
    mas valeu pelas dicas!

    JJJ
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Já que uparam, vou deixar mais uma dicazinha básica: facilitem o trabalho de quem vai mixar mais tarde: antes do começo e depois do fim da música, façam silêncio, pelo menos um segundinho!

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    JJJ

    cheguei a ler isso em uns textos que encontrei pela internet.. Isso economiza tempo e dinheiro, haha
    valeu!

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    brunowebguitar
    caraca, ainda tem o cara da guitarra de bolinhas!
    mas nesse ele tá com palheta

    só não sei quem autorizou esses branquelos a tocar blues. não sabem nem segurar a guitarra, deixam a correia cair...

    Kaah_lol
    som é som, tanto ao vivo como em estudio.
    em ambos os casos voce pode moldar ele (de maneiras diferentes) de acordo com o que voce quer.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Kaah_lol

    A regra número 1 é que não tem regra. rs

    Mas vamos lá... A maioria dos guitarristas buscam uma identidade no timbre, na técnica, no som. Já que citaram, olha ali, mesmo sem ver as imagens dá para saber quando é a Lucille do BB King que está falando, o som e o vibrato do cara é uma marca registrada. Isso é bem legal, se você ouve o álbum Riding with the King do Clapton e do BB King é óbvio quando é um e quando é outro tocando. Isso eu acho muito legal, deixar claro quem é quando se tem 2 guitarristas na banda. Pode se optar por um tocar de humbucker e outro com single, pode se separar no pan, mas eu acho legal separar, deixar sons bem diferentes, apesar de isso não ser regra.

    Já conversei sobre isso com alguns colegas daqui do fórum... Dei o exemplo do Iron Maiden, que tem o exagero de ter 3 guitarristas. Pode ver, sempre usam timbres diferentes, alguém pode não saber quem é quem, mas dá para saber quando entra um guitarrista e sai outro. Então eu costumo dizer para preferencialmente separar, um usa um timbre mais agudo e outro mais grave, ou mais médio, ou mais distorcido, ou com wah... Pode, mas não recomendo dois guitarristas usarem a mesma guitarra, o mesmo set. Mas levem tudo meio pronto, bem ensaiado, bem pensado.

    Na gravação apesar de ser bom um clima descontraído, tente ser objetivo e eficiente, o falatório e palpites devem ter acontecido nos ensaios, não na gravação. Isso faz um bem danado para a disposição de todos e para seu bolso que está pagando. Detestei um estúdio que fui que os caras tinham que parar para um baseado, que por**a, depois os caras ficavam lerdos, no fim do dia não sabiam nem mais o que estavam fazendo, ainda bem que não era eu quem estava pagando. Se quiser economizar mais ainda, leve uma demo com pistas separadas e metrônomo (claro, já avisa qual o bpm quando for começar). Digo que aceite mudar algumas coisas na hora, sugestões podem ser bem vindas, mas dentro de limites, é bom que se saiba exatamente o que fazer, como fazer, tudo acertado já entre a banda. Evite o papo de "depois conserta na mix", já grave com tudo timbrado, o cantor que cante afinado. Isso ajuda muito.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    MMI
    Já conversei sobre isso com alguns colegas daqui do fórum... Dei o exemplo do Iron Maiden, que tem o exagero de ter 3 guitarristas. Pode ver, sempre usam timbres diferentes, alguém pode não saber quem é quem, mas dá para saber quando entra um guitarrista e sai outro. Então eu costumo dizer para preferencialmente separar, um usa um timbre mais agudo e outro mais grave, ou mais médio, ou mais distorcido, ou com wah... Pode, mas não recomendo dois guitarristas usarem a mesma guitarra, o mesmo set. Mas levem tudo meio pronto, bem ensaiado, bem pensado.

    Um adendo importante nesse quesito é não esquecer que a diferenciação não precisa ficar restrita à regulagens, equipamentos, etc... eu até acho mais importante o arranjo também colaborar nesse ponto.

    Cada um tem que saber quando deve aparecer mais ou menos (dando espaço aos outros),

    Devemos lembrar que pausa existe (não precisa todo mundo tocar o tempo todo) além de pensar as várias partes de guitarra como uma estrutura que se relaciona internamente e também com os demais instrumentos.

    As guitarras não precisam fazer a mesma coisa e só diferenciar em um solo (dividindo em base e solo), as partes podem trabalhar de maneira a se complementarem e criarem texturas em diversos momentos.

    Kaah_lol
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    MMI
    makumbator

    putz.. Que aula! rrsrs
    valeu mesmo.
    Então galera.. Na minha banda não tem, especificamente, um solo e um base (mas o outro guita toca bem melhor, claro). É ele quem faz o solo nessa música, mas, em algumas partes, eu faço alguns riff's enquanto ele faz a base. Numa outra música nossa, ele faz os riff's na música toda e, na hora do solo, quem faz é eu. A gente sempre usou drives bem diferenciados nos ensaios e já fizemos até drive numa e distorção em outra (o que não deu muito certo, porque a guita que ficava com drive não aparecia muito).
    curti demais a ideia dos timbres diferenciados pro guitarrista ter o timbre só dele. Só achei estranho uma diferença enorme nas guitas.
    De repente mostro nosso som pra vocês ouvirem ^^
    abraços e valeu a ajuda!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas e dicas para quando for gravar em estudio