Nuendo 4 travando, não sei mais o que fazer

    Autor Mensagem
    mln.midia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mln.midia


    Opa, jóia?!?
    Estou abrindo este tópico, pq já não sei mais por onde fazer para q o Nuendo funcione por aki.... Estou trabalhando em um projeto de gravação, precisando terminar o qto antes, mas este agravante está me barrando....

    Andei olhando outros tópicos para ver se encontrava algo referente à meu problema... e não encontrei uma solução ainda, mas pelo que vi, é um lugar bastante frequentado por pessoas q entendem bem do assunto, sendo assim, vou dizer em detalhes o q se passa.

    Qualquer opinião, será de grande valia, ok?!!


    Primeiro vou descrever minha máquina:

    Processador Intel Core Duo CPU E45000 2,20Ghz
    Memória (RAM): 2GB
    Sistema: Windows Vista Ultimate 32 bits
    Placa de Som Creative SB X-Fi Surround 5.1 (é a que estou usando)
    ou
    Placa de som Realtek High Definition áudio (on board)


    Programas e drivers usados para a execução do trabalho:

    Steinberg Nuendo v4.3 Portable ou Steinberg Nuendo 4.3 + Expansion kit
    VST EZ Drummer
    Asio4All v2


    Por enquanto estou apenas tentando gravar percussão e bateria, e segue então passo a passo o q acontece:

    -Abro três pistas de instrumento virtual;
    (Duas para percussão e uma para bateria)
    -Aguardo alguns segundos para q o EZ Drummer carregue os sons para as pistas e clico em reproduzir;
    -A música começa sem problemas e depois de uns dez a quinze segundos, o programa continua rodando, mas o som desaparece;
    -Paro e tento reproduzir novamente, mas a essa altura o Nuendo já se encontra sem som algum;
    -Tento dar uma olhada em Devices, para ver se consigo encontrar algum erro no Asio4All, e o Nuendo fecha de repente, com o Vista avisando que o programa executou um erro e teve que ser fechado.

    Bom, pensei inicialmente ser um problema de instalação de algum programa, reinstalando cada um, e sem sucesso.

    obs.: Percebi tbm que ele trava qdo o carregamento do EZ Drummer termina....

    Pensei ser algo relacionado ao driver Asio4all, q tbm já havia sido reinstalado.

    Tentei então a instalação do Asio v2.8, tbm sem sucesso.
    Após a reiniciação do Nuendo, logo após o travamento, algumas vezes o driver Asio aparece desabilitado em Devices, configuro novamente, o som aparece, mas torna a acontecer o problema.

    Antes eu não usava o driver Asio, mas andei lendo q diminuia a latência nas gravações de instrumentos, o q realmente comprovei, antes de instalar o Asio, fiz alguns testes com o microfone e a latência era terrível.

    Enfim.... já se esgotaram minhas idéias do q eu poderia estar fazendo para resolver isso....
    Já não sei se é problema do programa ou do driver, do VST, da placa, do pc....ou eu que sou meio lento no raciocínio às vezes (quase sempre) e estou fazendo alguma coisa errada...

    Fica então meu apelo e desde já fico muito agradecido por qualquer informação que puderem me oferecer para tentar resolver, ok?!

    Mais uma vez muito obrigado, e fico aguardando os comentários!

    Grande Abraço!!!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mln.midia

    Olá. Meu DAW de trabalho não é o Nuendo, mas vou tentar ajudar. Você ja verificou: " Está gravando em quantos bits?", "configuração de latência?", "a máquina não esta muito pesada?". Enfim, te mandei as perguntas, as respostas, você acha ae tentando resolver. Vale lembrar que computador pra produção musical, tem que ser separado do uso no dia a dia, tem que ser um potente, apenas com os programas de trabalhos.


    Sistema: Windows Vista Ultimate 32 bits

    Cara, não sei o nuendo, mas pro Sonar, não roda em alguns novos sistemas não. Verifique em algum site onde possa baixar o programa, e veja nas expecificações dele, qual sistema operacional indicado, lembrando que a maioria, usam Xp como sistema, que é mais compatível. Outra coisa que você citou, é sobre sua placa onbord. Algumas placas, até aguentam gravar legal instrumentos, mas pra trabalhar com midi, é de torcer o nariz. Enfim. de uma olhada em tudo, com a cabeça fria, e encontre a soluçao. Abraço e sucesso.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Cara, não sei o nuendo, mas pro Sonar, não roda em alguns novos sistemas não. Verifique em algum site onde possa baixar o programa, e veja nas expecificações dele, qual sistema operacional indicado, lembrando que a maioria, usam Xp como sistema, que é mais compatível. Outra coisa que você citou, é sobre sua placa onbord. Algumas placas, até aguentam gravar legal instrumentos, mas pra trabalhar com midi, é de torcer o nariz

    Cara não sei da onde voce tira algumas informaçoes, como assim o Sonar não roda em alguns novos sistemas, e desde quando o Vista é um sistema novo, e outra quem afirma aqui que o XP é maioria ainda, e que ele é o mais compatível, isso já é info ultrapassada

    Náo entendi tambem porque tenho que torcer o nariz para trabalhar com midi e placa on-board, explica isso aí hehe


    Mas voltando ao tópico
    mln.midia
    Este é o seu primeiro trabalho, ou já tinha feito algo antes, só para saber se o nuendo alguma vez já funcionou direito

    Já te passou pela cabeca tentar com uma nova Daw, como o Reaper, só para tirar da cabeça se o problema é com o Nuendo

    Seu computador só esta dando pau com este programa, ou outros (que náo sejam de audio) tambem de vez em quando

    Pode ser que o Nuendo esteja um pouco pesado para o seu sistema, já tentou desativar tudo que esteja comendo memória e abrir seu projeto novamente

    Outra, faça um teste tambem com um projeto mais enxuto, abra um novo com apenas uma pista e veja se rola tranquilo, faça um loop de bateria e poe para gravar uns minutos para testar a estabilidade

    Ta esquisito mesmo isso ai

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    geracaoanos2000

    Opa Parceiro, primeiramente gostaria de agradecer pela atenção disponibilizada ao meu caso.

    Vamos lá,

    Realmente ainda não verifiquei sobre os bits emq estou gravando mas logo mais já vou verificar isso.

    Em relação À latência, eu mexi no painel de configuração do Asio, e diminui todas as barras, conforme li em alguns tópicos, mas ainda assim o problema persiste...

    Em relação à máquina estar pesada, bom... não posso te garantir qe está leve não, pq tenho muitos programas instalados nela....
    mas será q com essa minha configuração a máquina não deveria aguentar, já q eu não rodo todos os programas simultâneamente?

    Realmente é uma lástima esses sitemas novos não comportarem alguns programas.... pois a gente na verdade sempre vai querer evoluir, mas é complicado pagar alguns preços pela evolução, não é mesmo?...

    Enfim... vou fazer o q vc me recomendou, vou dar uma analizada com calma nos bits e ver realmente se a minha máquinanão está apta pra fazer o trabalho....o que eu espero q não seja uma afirmação...rsrs.... pois é o único meio q eu tenho de fazer este trabalho....

    Mais uma vez agradeço de verdade a sua colaboração, obrigado mesmo!
    E que vc receba cem vezes mais a consideração q tem em ajudar a gente!!!
    Abraço e sucesso pra ti tbm!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mln.midia
    · votar


    Edson Caetano

    Fala Edson, certinho?!
    Primeiramente quero agradecer toda a atenção disponibilizada ao meu caso, muito obrigado mesmo!

    Bom,
    Pra te falar a verdade ainda não verifiquei nada das sugestões q vcs me deram pq preferi vir agradecer antes de ir verificar...
    Mas creio q já posso responder alguns de seus comentários à respeito do Nuendo... Simbora...

    Essa frase q vc mencionou em resposta ao comentário do outro parceiro:

    "Náo entendi tambem porque tenho que torcer o nariz para trabalhar com midi e placa on-board, explica isso aí hehe"

    ... essa frase me deixou um tanto quanto aliviado, pq só de pensar em gastar de novo com peças pra computador já me tira o sono....rsrs....

    Eu sou meio leigo no assunto de marcas ou potencias, mas acredito q minha máquina não está tão ruim assim.... mas pode ser q eu esteja errado.... whatever....

    Vou tentar responder suas questões em relação ao problema:

    Este é o seu primeiro trabalho, ou já tinha feito algo antes, só para saber se o nuendo alguma vez já funcionou direito?
    Bom esse é o primeiro trabalho sim com gravação de áudio, fiquei um tempo pesquisando antes de iniciá-lo, tanto q eu tinha instalado o Sonar 8, que rodava direitinho, pelo menos aparentemente, e isso responde uma de suas perguntas, certo?!

    Mas veja, como eu nunca havia mexido com esse tipo de software, logo q eu instalei, eu fiquei completamente perdido na interface do programa, e depois de muita dor de cabeça, preferi instalar o Nuendo, por indicação de um amigo, e tbm por ter encontrado na net o manuel e vários tutoriais à respeito do programa, coisa q em relação ao Sonar 8 eu não consegui encontrar...nem mesmo o manual.... por isso optei por trabalhar com o Nuendo....

    Depois q eu andei pegando as manhas no Nuendo, eu tentei dar uma espiada no Sonar para ver se era parecido, e não sei se por ignorância da minha parte, mas não consegui nada nada.... Pode até ser q sejam bem semelhantes, mas eu realmente não consegui me virar por lá...

    Mas tbm não posso te responder se o Sonar rodava perfeitamente, mesmo pq eu sequer consegui gravar uma trilhazinha q seja....


    Já te passou pela cabeca tentar com uma nova Daw, como o Reaper, só para tirar da cabeça se o problema é com o Nuendo?
    Já pensei sim, mas pelo q eu me lembre tbm não consegui encontrar tutoriais ou manuais do Reaper na net, assim como tem disponível falando do Nuendo... e outra...pôxa... agora q eu acabei pegando uma noçãozinha com o Nuendo..... e deu trabalho, hein...rs...... dá até desânimo em pensar q foi esforço em vão..... Mas se vc me disser q não tem jeito, bora estudar novamente!

    Seu computador só esta dando pau com este programa, ou outros (que náo sejam de audio) tambem de vez em quando?
    O computador funciona perfeitamente com os outros programas, e nunca tive problemas de travamento. Trabalho com Corel Draw, Photoshop, DreamWeaver, q são programas gráficos e exigem um bom desempenho da máquina, roda tudo perfeitinho. Por essas e outras q acredito q o pc não é tão ruim!

    Pode ser que o Nuendo esteja um pouco pesado para o seu sistema, já tentou desativar tudo que esteja comendo memória e abrir seu projeto novamente?

    Quando eu vou trabalhar com o Nuendo não abro mais nada além dele...nada...nada.... só o Nuendo mesmo.... mesmo assim existe algo q ainda possa estar puxando a memória do computador??? Mesmo não estando mais nada aberto???

    Outra, faça um teste tambem com um projeto mais enxuto, abra um novo com apenas uma pista e veja se rola tranquilo, faça um loop de bateria e poe para gravar uns minutos para testar a estabilidade
    Eu tinha tentado com uma pista só... um loop apenas, rodou direitinho, mas não coloquei pra gravar, e foram só alguns segundos.... mas funcionou legal.... vou fazer um teste mais extenso, com mais tempo e te afirmo o q aconteceu... mas com uma pista apenas parece q roda uma beleza.....


    Vou juntar as informações das duas mensagens, vou dar mais uma mexida, e volto para contar o q aconteceu!

    Mais uma vez agradeço muito a atenção disponibilizada ao meu caso, mesmo q não resolva de primeira, pelo menos vai me fazer pensar um pouco mais, por q às vezes na hora do desespero eu não consigo fazer nada, sem contar o atraso tbm pq já era pra eu estar com este trabalho em andamento....enfim...

    Muito Obrigdo Edson pela colaboração.
    Que vc receba cem vezes mais à consideração q vc tem ajudando a gente!!!

    Abração e sucesso pra ti!!!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mln.midia
    Eu acho o Nuendo 4 um tanto, digamos "ignorante" é uma "aberração" para trabalhar apenas em casa. Use o 3, garanto que você não fará nada no 4 que não possa ser feito no Nuendo 3, sem falar que é a mesma base, o software é incrível, Nuendo/Cubase é a DAW que mais oferece recursos (não tou dizendo que é o melhor, isso vai de gosto) e por isso o programa se torna complicado (vide o manual com mais de 2 mil páginas).. mas dá pra pegar o básico e trabalhar direitinho.
    Bom, é isso, além do 3 ser mais leve, continua sendo na mesma base de daw que você está acostumado a utilizar.
    E sem querer falar mal do Reaper, até porque já tive resultado profissionais com ele, mas pra quem está acostumado com o Nuendo, vai achar ele um tanto "limitado" pela acomodação do exagero de funções que o Nuendo oferece, pelo menos comigo foi assim. Minha dica é essa. Aqui no estúdio uso o Nuendo com EzDrummer e quase todas as expanções e funfa legal. Faça o teste! e depois poste aqui o resultado. Abç!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Jóia Tulio?! Agradeço muito à sua atenção para o meu caso! Valew Mesmo!!!

    Então, sabe q eu já até cheguei a pensar nessa versão anterior do Nuendo mesmo, por ter lido em alguns fóruns q ele atende bem às necessidades....

    Eu já peguei mais ou menos a noção de trabalhar com o Nuendo, por isso não tinha a intenção de migrar para outro programa, mesmo pq teria q estudar e descobrir tudo novamente.... Sem contar que o material informativo dos outros softwares na net é bem escasso.

    Vou começar a caçar a versão 3 e ver se encontro, aí depois de instalado e testado volto para comentar o resultado!

    Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda, obrigado mesmo.
    E te desejo muitas vezes mais toda a consideração q vc teve em
    me ajudar!

    Abraço e sucesso pra vc!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mln.midia
    · votar


    Teste Realizado

    Antes quero agradecer toda a ajuda, opiniões, conselhos e idéias gentilmente disponibilizadas por vocês que acessaram o tópico.
    Muito Obrigado!

    Teste:
    -Verifiquei os bits do Asio, e configurei tudo para 44khz, e no painel de controle do driver deixei as configurações da seguinte forma:

    Latency Compensation
    In: 0 Samples
    Out: 0 Samples

    ASIO Buffer Size = 64 Samples (é o mínimo permitido pelo driver)



    - Abri apenas uma pista de VST (EZ Drummer) no Nuendo com um Loop de bateria, gravando por volta de um minuto. Funcionou sem problemas.

    - Abri mais uma pista de VST (EZ Drummer) com uma percusão, gravando junto com a batera. Funcionou tbm.

    -Abri uma terceira pista com mais uma percussão, e para minha surpresa tbm funcionou.

    obs.: Logo na primeira vez q abri o programa o som estava saindo meio "pipocado", e assim continuou durante todo o teste.

    - Abri o projeto que eu estava trabalhando anteriormente, e o problema tornou a aparecer.


    Segundo teste:

    -Abri uma pista VST(EZ Drummer) com um loop de bateria;

    -Abri uma pista de Áudio, conectando o contra-baixo na entrada mic da placa de som (já q a entrada "line in" não reproduz som nenhum), fazendo uma gravação teste.

    -A gravação rolou legal, não travou nem nada, mas com um porém, o som ficou completamente distorcido, "pipocado", com eco e os instrumentos ficaram completamente fora de sincronia, mas não travou, nem fechou o programa do nada!


    Sinceramente? Estou meio desorientado, pq já era pra eu estar dormindo e ainda estou aki mexendo nisso, talvez por isso eu não esteja conseguindo chegar à nenhuma conclusão.....

    Mas, na minha opnião, de leigo e inexperiente, eu deduzi o seguinte: o primeiro projeto que eu trabalhei, eu usei um loop de bateria, mas editei ele novamente, pq não estava do meu gosto. Fiz isso tbm com as pistas de percussão.
    Será q isso causou todo o problema???

    Em toda minha ignorância, estou desconfiado que isso está ocorrendo por causa do driver Asio q instalei... mas digo isso como inexperiente no assunto.
    Porém, se eu desinstalar o driver, a latência vai acabar com tudo, acredito eu....

    ???E agora???

    Bom, com essas informações q passei talvez vcs consigam ter uma idéia do q pode estar acontecendo...ou não...rs....

    De qualquer maneira aki estou eu para ouvir pessoas q entendem bem do assunto, e só o fato de estarem no tópico por alguns minutos mandando uma mensagem, já é uma ajuda imensa.

    Mais uma vez, muito obrigado à todos vcs pelo help!

    Q a luz brilhe cada vez mais pra vcs!!!

    Abraço e sucesso!!!

    rodsom
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mln.midia
    sera que nao é virus? e esse som pipocado é porque vc abaixou demais o buffer size. aumenta pra 256 pelo menos. e a compensaçao de latencia, pode deixar em 32, senao tira o ritmo dos instrumentos mesmo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mln.midia
    Mesmo com todos os programas fechados, toda vez que se inicializa o windows é provável que abram dezenas de processos paralelos em sua máquina

    Como assim:
    Anti-virus, P2P automático baixando torrents, Ares, agendamentos de sistema como backup, defrag, tudo isso deve ser fechado

    Seu computador aguenta sim o tranco de mexer com audio, mesmo porque audio é audio, não é um rolo compressor como video, mas o seu sistema está começando a ficar limitado para os novos lançamentos, por isso tem que trabalhar com ele bem levinho ou substituir por versões mais antigas como retroceder para o Nuendo 3

    Sei muito bem quando você diz que é dificil pensar em trocar a DAW hehe, comecei com o Cubase 4 LE (que é muito semelhante ao Nuendo) que vinha com a minha placa Audiobox, e migrei para o Sonar 8.5 Le que vem com o meu controlador A-pro, cara que sufoco, tudo é muito diferente, apesar de serem semelhantes, mas fui em frente pelo Sonar ter suporte com o controlador, só por isso, acho o Cubase fantástico

    Alias arrisco a dizer que se fizer um teste drive com o Cubase, vai mexer nele tranquilo, pois tem os mesmos conceitos do Nuendo (são da Steinberg)

    Mas voltando quanto aos drivers
    Eu particularmente pulei do XP32 (que rodava sobre o Asio) para o W764 bits, e neste sistema os drivers Asio não rolam mais, pelo menos para mim

    Já tentou substituir pelo MME 32 bits

    Esquisito, mas me recordando dos meus primordios com o CUbase 4, lembro que tambem chegou a travar minha máquina identico ao que fala, e era um novíssimo Core 2 Duo com 4Gb, limpinho para a função, o que tinha me irritado profundamente, o problema era exatamente o que estamos batendo tecla, era o Driver

    No meu caso todos os problemas se acabaram quando fui radical e migrei de vez do XP32 para o W7 64, o Vista deve ter algum problema com Asio, agora já não sei se estou forçando e falando bobagem, é díficil falar sobre o sistema alheio sem ver né hehe

    Bom sono, mais tarde a gente conversa de novo

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mln.midia
    · votar


    rodsom

    Jóia, Rodsom?!!
    Antes de tudo, muito obrigado pelo "help", valew mesmo!!!

    Eu já entrei no painel do Asio e configurei da maneira q vc me sugeriu, ainda não testei, mas assim q testado volto pra te contar o q aconteceu.

    Em relação à vírus, eu creio q não, pq nas demais funções o pc funciona direitinho, mas nada me impede de fazer uma nova varredura pra ver se pega alguma coisa, néh?!

    Preferi vir antes agradecer!

    Aliás mais uma vez muito grato pela ajuda... foi uma informação à qual eu não tinha conhecimento, e são pessoas como vc q colaboram com nosso crescimento e desenvolvimento, muito obrigado de verdade!!!

    Que vc receba muito mais toda a consideração q tem com a gente, disponibilizando seu tempo para ajudar!!!

    Abraço e sucesso cada vez mais!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano

    Opa Edson, jóia?!
    Não me canso de agradecer a boa vontade q vcs têm em ajudar...
    Sou muito grato mesmo...

    Vamos lá,
    Entendi belezinha à respeito dos processos, e logo mais vou desativá-los para fazer um próximo teste.... se bem q eu não tenho aki nenhum programa tipo P2P de compartilhamento... mas os outros processos (gendamentos de sistema como backup, defrag e etc), isso é inevitável... vou dar uma vasculhada pra ver como destivar isso na hora de mexer com o Nuendo!

    Assim q eu acabar de escrever aki, vou começar a caçar o Nuendo versão 3!

    Realmente dá um desânimo e até um certo medo em trocar a DAW, pelo fato de não conhecer, e tbm o tempo q eu vou ter q dispor para descobrir e aprender a trabalhar com ela, mas se for para desempenho e qualidade do trabalho... farei! (poutz...!)

    Agora a respeito do driver.... então, era uma desconfiança q eu tinha, mesmo sendo leigo no assunto...

    Vou te ser sincero, e confessar q qdo falou em "MME 32 bits" eu não entendi muito bem do q se tratava... me desculpe, eu sou um pouco ignorante em alguns termos de informática....

    Mas já dei uma pesquisada e vi do q se trata.... E só falta agora saber como faço essa substituição, pq pelo q eu li o MME é um driver básico do Windows.... e ainda não sei se vou ter q fazer download ou já existe em minha máquina... (dúvidas ridículas por falta de conhecimento...desculpe...!)
    Mas assim que eu descobrir e testar volto aki pra contar o q aconteceu!

    À respeito desse comentário seu: "agora já não sei se estou forçando e falando bobagem, é díficil falar sobre o sistema alheio sem ver"
    De maneira nenhuma... toda idéia, opinião ou conselho sempre serão aceitos com muita satisfação... vc não imagina o quanto valem pra mim suas informações!!!

    Bom... vou descobrir como substituir o driver, fazer o teste e volto, ok?!

    Mais uma vez muito obrigado, obrigado mesmo pelo "help",
    e desejo tudo de bom muitas vezes mais pra vc!!!

    Nos falamos logo mais...!

    Abraço e Sucesso sempre!!!

    rodsom
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mln.midia
    Em relação à vírus, eu creio q não, pq nas demais funções o pc funciona direitinho, mas nada me impede de fazer uma nova varredura pra ver se pega alguma coisa, néh?!

    uma vez meu pc pegou um virus que afetou só o msn e nos demais programas tava normal. acontecia exatamente como ta acontecendo com seu nuendo, fechava sozinho depois de certo tempo. eu usava o avg e ele nao achava o virus. troquei o avg pelo avast e o mardito virus saiu do pc.
    talvez seja um virus que afetou só o nuendo. tenta trocar de antivirus ai, talvez de certo. detalhe: vc nao pode ter mais de um antivirus, entao vc tem que desinstalar um antes de instalar outro.

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    rodsom

    Jóia, Rodsom?!!
    Vamos lá,

    Eu fiz uma varredura geral pelo Avast, e nada foi encontrado, o pc está sem vírus, o que pra te falar a verdade me deixou até um pouco triste, pq se fosse vírus a gente já tinha uma solução para o problema...

    Estou fazendo mais alguns testes, e logo volto para falar como foi!

    Mais uma vez muito obrigado pela sugestão, q sempre é de grande valia!

    Abraço e sucesso pra vc!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mln.midia
    · votar


    Mais alguns testes realizados

    Antes, e como sempre quero agradecer à todos que estão acompanhando este tópico, dando idéias, sugestões e conselhos. Muito Obrigado mesmo!

    Segue então o que eu fiz:

    - Varredura com o anti-vírus, nada foi encontrado;

    - Atualizei os valores do painel do Asio da seguinte maneira:

    Latency Compensation
    In: 32 Samples
    Out: 32 Samples

    ASIO Buffer Size = 256 Samples


    Melhorou consideravelmente os ecos e o som em si, porém o "pipocado" e o som mastigado permaneceram.

    -Abri duas pistas para teste, usando a placa onboard onde a configuração máxima é "16bits 48000 Hz", e resultou em uma latência absurda... Acho q se eu terminasse de tocar ainda conseguia ouvir a música desde o começo sem mexer em nada... (nossa... acho q exagerei um "pouco"!)... mas a latência está cruel mesmo....

    -Voltei à usar a outra placa, fazendo um projeto novo, e o problema tornou a aparecer: Coloquei duas pistas de VST (EZ Drummer), qdo vou reproduzir, o som começa completamente pipocado, mastigado, com eco e some de repente. Vou olhar no Devices pra tentar mexer no driver e o Nuendo trava e vem a mensagem do Windows dizendo q executou um erro e tem q ser fechado.

    -Baixei o Nuendo três, de dois servidores diferentes, instalei, e não abre.
    Logo na inicialização do programa vem uma mensagem falando q o ASIO-MME nunca foi testado e solicita um teste, logo após o teste vem outra mensagem dizendo q pode serq não funcione o driver. O programa continua carregando e vem a mensagem do Windows dizendo q executou um erro e tem q ser fechado.

    -Tentei mexer no driver de diversas formas para tentar abrir o Nuendo 3, mas sem sucesso.


    Bom... acho q estão se esgotando as idéias... e a versão 3 não abre pra aumentar meu desespero....

    Estou realmente perdido, sem saber o q fazer.....

    Assim q terminar de escrever, vou procurar baixar o Cubase, e espero, espero muito mesmo q funcione, já q é semelhante ao Nuendo....
    Talvez em não tenha muita dificuldade para trabalhar com ele...

    Whatever, aki está gente, os testes q fiz... qualquer luz q vcs me derem vai ser com certeza de muita importância.

    Agradeço muito a gentileza e a paciência de todos vcs q acessam o tópico e estão tentando me ajudar!
    Obrigado, muito obrigado!!!

    Vou tentar esfriar a cuca, e tentar encontrar o Cubase!

    Abraço e muito sucesso pra vcs!!!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    sinceramente, agora quem ficou impressionado foi eu, como assim não funfou nada? .. o ruim é que você já tentou de tudo praticamente. Boa sorte!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bom, antes de mais nada te faço uma pergunta:
    Você já chegou a usar o Nuendo e funcionar tudo direitinho, com EzDrummer e tudo?

    se sim, eu formataria o PC e reinstalava o 3, se depois disso não funcionar...

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Fala Tulio, jóia?!

    Imagina eu, então....
    Estou aki na frente do pc aguardando o download do Cubase.... mas pensando seriamente em encarar o Sonar 8.....

    Pior q qdo a gente fica meio tenso é difícil encontrar alguma solução....

    Mas, tamos aí!!!

    Obrigado, pelas mensagens!!!

    Abraço e Sucesso pra ti!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Respondendo a pergunta:
    "Você já chegou a usar o Nuendo e funcionar tudo direitinho, com EzDrummer e tudo?"

    Não, Tulio, é a primeira vez q estou trabalhando com o Nuendo... que aliás foi a indicação de um amigo...

    É a primeira vez que estou trabalhando com gravação, e antes de iniciar, dei uma pesquisada para ver qual programa seria melhor...

    Tem muitos tutos e manuais do Nuendo disponíveis na net, mas dos outros programa é realmente escasso....

    É uma pena o Nuendo não ter ido com a minha cara.....

    Vou tentar descobrir pq a versão 3 não quer abrir.

    Mais uma vez muito grato pelas suas dicas q são sempre de grande importância!!!

    Abraço e Sucesso pra vc!!!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vou procurar baixar o Cubase, e espero, espero muito mesmo q funcione, já q é semelhante ao Nuendo...
    acho que você não vai notar diferença.. rs
    além de pequenas mudanças na interface do programa.
    novamente, boa sorte!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Pois é, Tulio... bem parecido.....
    E não sei por que razão ele roda super lento na minha máquina....
    e pra variar o Cubase versão 3 não abriu tbm....rs....

    Estou quase indo para o Sonar.....
    Já perdi mto tempo com o Nuendo.... o q é uma pena.... gostei dele!

    Muito obrigado pela força... e assim q eu conseguir alguma evolução volto pra contar!

    Abraço e Sucesso pra ti!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano

    Então Edson,

    Ponto 1

    Estive pensando aki, e na altura do meu conhecimento, que não é muito vasto, acredito tbm q todo o problema está no driver, porém não sei como resolver....
    Antes de instalar o ASIO4ALL a latência acabava com tudo, agora com o driver instalado, não há condições de trabalhar...

    Caso eu desinstale o driver Asio, o q posso estar fazendo, em relação à latência?

    Qdo instalei o Nuendo 4, percebi q ele já vem dom um driver Asio, q não me recordo bem o nome, algo como "AsioFull Deluxe"... não sei bem se é isso, mas enfim....
    Existe algum outro driver q diminua a latência, sem ser este???
    Acho realmente q o driver é o problema....


    Ponto 2

    Pensei, pensei.....
    Já perdi um tempo considerável tentando colocar o Nuendo para funcionar.... mas realmente acho q ele não quer papo comigo...
    Sendo assim estou pensando seriamente em trabalhar com o Sonar 8 q já estava instalado em minha maquina...

    E vc havia dito q tbm tinha migrado para o Sonar.... vc encontrou na net algum tutorial, ou algo q te ajudou a trabalhar com o programa, ou aprendeu e descobriu tudo na raça mesmo???

    Pelo seu conhecimento do Sonar, acha q eu terei algum outro problema decorrente de driver, ou qualquer outra coisa???

    Bom, me desculpe a perturbação....

    Mais uma vez muito grato pelo "help"!

    Abraço e Sucesso Sempre!!!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mln.midia
    Vá no Blog do audiojunk e em seguida em Tutoriais, você vai encontrar várias aulas, bem delalhadas sobre Sonar, Nuendo, Sound Forge, etc, só não cito o nome da vídeo aula pra não infligir as regras (porque não sao gratis, mas lá você encontra), ao encontrar, você saberá do que estou falando.

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Legal, Tulio... obrigado pela dica, já fui dar uma olhada e realmente tem muita informação q vai quebrar um galhão!

    Mais uma vez muito obrigado....
    Agora vou postar a conclusão que cheguei!

    Abraço e Sucesso pra ti!!!

    mln.midia
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: mln.midia
    · votar


    Bom, como combinado venho aki para contar a solução que encontrei, não era a que eu estava esperando, mas acredito que vai resultar em um bom trabalho tbm!

    Depois de várias tentativas, testes e buscas, concluí q o problema realmente deve ser o driver Asio4All trabalhando junto com o Nuendo, porém não consegui encontrar nenhuma solução para tal.

    Sendo assim, decidi então voltar e tentar trabalhar com o Sonar.
    Realmente são dois mundos completamente diferentes, pelo menos pra mim q ainda sou inexperiente no assunto... Sei q os dois possuem as mesmas funções, mas mesmo assim são interfaces bem diferentes...

    Sei q no começo vou ter um pouco mais de trabalho para descobrir e aprender a trabalhar com o programa, mas pelo q já andei percebendo, o Sonar tem algumas vantagens bem interessantes, dentre elas a facilidade de se trocar as configurações de entrada e saída....

    Para quem conhece o programa realmente deve ser muito prático trabalhar com ele. Espero chegar em breve à esse ponto de conhecimento!

    Logicamente q não vou desmerecer o Nuendo e nenhum outro programa, pois se ele tivesse funcionado aki, tenho certeza q faria um ótimo trabalho, e com qualidade!

    Pelo q percebi, mesmo sem conseguir mexer muito, o Sonar q estou usando não apresenta latência, nem sons "pipocados" ou mastigados.... sai tudo limpinho, coisa q fazia tempo q eu queria estar escutando....um som limpo e claro.

    Não posso afirmar q está tudo 100%, pois ainda não me familiarizei com o programa, e consequentemente ainda não produzi nada.....

    Mas caso algo ocorra, espero que vcs possam me auxiliar novamente!

    Estou muito grato e satisfeito com o desenrolar do tópico. Muito obrigado à todos que aki participaram, dando idéias, conselhos e sugestões.
    Todas foram de muito bom proveito, podem ter certeza!

    geracaoanos2000
    Edson Caetano
    Tulio Estevam
    rodsom
    à vcs mais uma vez meu muito obrigado pela atenção, dedicação, boa vontade, paciência e toda a ajuda que gentilmente ofereceram!
    Obrigado mesmo!!!

    E quero encerrar este tópico com uma frase dita pelo ator Décio Roberto, e que sem dúvida faz todo o sentido:

    "Ninguém nunca é alguém sozinho."

    Abraço e Muito Sucesso para todos q participaram escrevendo e acompanhando o tópico!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nuendo 4 travando, não sei mais o que fazer