Trilhas pré gravadas para performance ao vivo

    Autor Mensagem
    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11


    Tenho uma banda se Soul Music. O tecladista está saindo e estamos pensando em colocar tudo em MD e eliminar este músico que além de ser dificil de encontrar, é sempre muito ocupado. Para isto vamos apelar para trilhas pré gravadas em MD.

    Alguém sabe se na net existem trilhas prontas de orgão, piano, metais e cordas para soul music (Steve Wonder, Aretha Franklin, Joss Stone, Amy Winehouse, Tina Turner, Joe Cocker, Earth Wind and Fire, Kool and Gang, James Brown e tantos outros)???

    Aceito alternativas também... rssss

    Brigadão

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Soul Fine: Para isto vamos apelar para trilhas pré gravadas em MD.

    Cara, a única coisa que posso dizer é que o som fica engessado. Isso significa que todo mundo vai ter que tocar no beat exato e sem espaços pra improviso ou mesmo erros. Isso exige muito treino, principalemnte do batera, pra "perfeição" não acabar virando uma preocupação, o que pode tirar inclusive a dinâmica da apresentação pois o volume dos instrumentos também pode acabar ficando engessado por causa do volume pré-programado do teclado.

    Alguém sabe se na net existem trilhas prontas de orgão, piano, metais e cordas para soul music (Steve Wonder, Aretha Franklin, Joss Stone, Amy Winehouse, Tina Turner, Joe Cocker, Earth Wind and Fire, Kool and Gang, James Brown e tantos outros)???

    Existe sim, mas eu não lembro onde achar! :( Google? hehe

    Abs e boa sorte.

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Oi Mauricio,

    Discutimos muito a algum tempo atrás sobre o set lover numa Ibanez modelo 335. Eu instalei e ficou maravilhosa.

    Quando ao assunto em questão, sabemos que tudo tem que ser muito certinho, sem improvisos, sem erros e o baterista está careca de gravar em estúdio com clic.

    Eu só estou querendo achar trilhas prontas senão vamos ter um trabalhos gigante de preparar tudo.

    A banda tem mais de 10 anos e todos são macacos velhos. Eu sempre resisti a idéia. Sou do tempo que tinha que tocar tudo ao vivo, mas alguns membros da banda me pressionam a anos pra apelar pra trilhas pré gravadas, inclusive por uma questão financeira. Menos gente na banda mais cachê por pessoa.

    Abraços e se você souber de trilhas prontas me avise

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Soul Fine: Discutimos muito a algum tempo atrás sobre o set lover numa Ibanez modelo 335. Eu instalei e ficou maravilhosa.

    O "soul" ficou "fine"? hehee

    e você souber de trilhas prontas me avise

    Flw!

    Abs e boa sorte!

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Naveguei muito pelo Google e nada. Alguem tem alguma dica???

    gwallner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Joga no google o nome da música + .midi que vc acha um monte para importar em um programa de gravação e traduzir os dados midi para o timbre de teclado que quiser.

    Abraço.

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Soul Fine

    Acho melhor ir pro Midi. Além de mais pratico, mais facil de achar, vc pode encaixar o metronomo com mais facilidade. E existem bons timbres pra se providenciar do que vc procura...

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    _Acho melhor ir pro Midi. Além de mais pratico, mais facil de achar, vc pode encaixar o metronomo com mais facilidade. E existem bons timbres pra se providenciar do que vc procura...

    Minha restrição quanto aos arquivos midi é que nem sempre eles são muito bem elaborados. Estava pensando numa solução mais "profissional". Eu tenho quase tudo do repertório da banda em Midi. Entrei no forum para tentar encontrar alternativas.

    Muitas bandas cover usam este artifício. Sempre fui contra mas não aguento mais nadar contra a maré. A banda precisa faturar mais e a alternativa é eliminar músicos, infelizmente.

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Soul Fine
    Em relação ao MIDI, o arquivo é o mesmo, mas hoje em dia temos libraries infinitas de timbres para tudo que existe no mundo.
    Antigamente uma faixa midi seria tocada legal se você tivesse um processador midi legal. Creio que desde a época do MSX a Yamaha era a que desenvolvia esses conversores MIDI com maestria, e depois, nem sempre o que você finalizava em MIDI tocava legal em outro processador MIDI, no caso, nossos celulares e PCs assim dizendo.
    Mas hoje em dia a coisa mudou, graças as DAWs. DAW = Digital Audio Workstation. Vou falar usando o Logic Studio da Apple, como referência.

    Vai ter um retrabalho, não na ordem de se tocar tudo, mas cada instrumento MIDI importado em uma DAW, você tem lá as trilhas de baixo, bateria, guitarra, piano, órgão, synth - todas elencadas em faixas próprias uma a uma.

    Daí, o negócio é:
    1. Apagar a bateria, baixo e guitarra - não antes, sem criar outra faixa MIDI como referência e apoio para seu baixo e bateria reais.
    2. achar sons mais orgânicos e interessantes, dentro das novas bibliotecas de sua DAW.

    Pronto. Assim, você terá uma nova faixa de apoio, não MIDI, mas em DAW. Daí pra frente, você pode acionar ora a própria faixa da DAW, ora você pode exportar a faixa DAW em um arquivo MP3 ou similar, para se acionar ao vivo.

    É assim a ideia de se pegar como referência a faixa MIDI.

    amplexos

    T.

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    É assim a ideia de se pegar como referência a faixa MIDI.

    T-Rodman,

    Minha única dúvida com relação as faixas MIDI é a qualidade não timbristica, mas musical das trilhas em MIDI que você pega na net.

    Mas, de qualquer forma, obrigado pela colaboração.

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    amplexos

    Pior que amplexos só ósculos ahahahhaha

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    Soul Fine

    vou tentar achar uma MIDI qualquer dos artistas que você citou, vou dar uma limpada e coloco as duas faixas aqui pra você ver o que dá-se para fazer.

    amplexos, nesse caso, tem outro sinônimo - abraços, não o sapo não, rs.

    até lá, veja o vídeo que eu sempre uso de referência, de uma bandinha de 3 membros, que tocam com o macbook e o Logic (DAW do mac) ao vivo:

    - mais do que isso, também tem a galera que faz os tributos por aqui, que alguns usam o MIDI como track de referência e aproveitam geralmente o baixo e a bateria das faixas MIDI em DAW.



    T.

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu vou ver sim. Aqui (no trampo) não roda.

    Então tua fonte de timbres é o Logic?

    Eu trabalho em casa com um interface Line 6 e o Sonar. Sou guitarrista e tenho instaldo na minha Fender um captador midi (GK2) e uso um sint de guitarra (GR-1).

    A idéia pra fazer pubs, bares e eventos é a mais simples possível. Ter uma boa gravação das backing tracks e rodar isto tudo em uma midia simples (CD, MD, Ipod), obviamente mandando um clic pro batera.

    A nossa primeira preocupação é com as trilhas pré-gravadas. As outras preocupações vem depois, ou seja, viabilizar satisfatoriamente a parte tecnológica, com geração de audio de qualidade e segurança para não dar zebra no meio do show.

    Eu sei que amplexo é um sinônimo arcaico de abraço, é que não ouvia isto a mais ou menos 200 anos.

    Soul Fine
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Alguma dica mais???

    carlcarl
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ja que vai trabalhar com a trilha no md(audio)paga uma graninha pro tecladista grava o cara tocando em mono coloca uma percussão no outro canal pra funcionar como clic e ja foi.
    eu trabalho com um ipod.como não tenho baterista no palco.gravo baixo,algumas guitarras,bateria samples midi,percussão real e ja foi.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Soul Fine

    Achei um exemplo de como: não fazer bem feito.
    E olha que é 'worldwide', lol



    Foi bem infeliz a 'mix'.
    O que parece é aqueles karaokês de efeitos de voz, que ele vai abrindo e fechando o microfone de cada cantor, para ele cantar na hora certa. Mas esses karaokê-system não falham como aconteceu aí no vídeo. Nem existe esse tipo de aparelho no Brasil, mas no Japão, como é bem comum a existência de karaokê-bars em todo lugar, é esse tipo de equipamento que existe em ambundância nesses estabelecimentos.

    Uma coisa que eu aprendi essa semana, é que dá pra programar tracks com efeitos a serem disparados ao longo da música. Isso também poderia ser feito, como dá pra notar os filtros de anti-silibância que colocaram no vocalista, mais ambiência para dar um ar 'high-tech'. Mas a merda ocorreu: ou erraram feio a programação da track, ou o retorno que eles estavam usando estava adiantado, e os caras entravam para cantar antes do efeito e a voz serem ligados - dando essa noção de erro na parte deles.
    Com certeza, alguém errou: provavelmente o programador da track, que não estava no palco, e que fez porcamente o serviço - para um evento de menor importância, como o Superbowl. Cabeças rolaram depois do show, certeza, porque o prejuízo agora tá feito, de acordo com os comments do youtube.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trilhas pré gravadas para performance ao vivo