Como mixar varias faixas gravadas independentes

    Autor Mensagem
    [raptor]
    Veterano
    # out/06


    Olá pessoal, sou um zero à esquerda em relação a mixagem, vcs ja devem ter uma solução para o meu caso.

    Gravo partes diferentes de uma música em separado, exemplo bateria e guitarra. Pra gravar a guitarra, ponho a bateria no play e vou tocando. Porem depois na hora de tocar as faixas juntas, apesar de eu ter tocado no tempo certo, parece que há um desvio de tempo entre as faixas (a guitarra vai ficando "pra trás"...)

    Procurei algum programa que conseguisse "esticar" os wav pra que ficassem coincidentes, mas não sei se essa é a melhor forma. Como vcs fazem com suas gravações?

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/06
    · votar


    Eu gravo de uma forma extremamente amadora, mas o que eu faço é assim.

    Eu gravo por exemplo, seja baixo, seja bateria, para dar uma base ritmica para a musica, as vezes nem é o que vai ser oresultado final, pode ser simplesmente uma coisa mixuruca para me servir de metronomo.

    Ai eu gravo em cima disso seja o que for que a musica pedir primeiro, pode ser um piano, pode ser o baixo, se a bateria foi primeiro, pode ser a bateria, se o baixo for o primeiro, e pode ser até vocal, já que vai estar tudo redondinho no metronomo para mim

    Depois de gravada a segunda faixa d einstrumento que eu considero definitiva, eu vou para o soundforge mexer nela, tirar os ruidos que eu conseguir tirar, comprimir se necessário, etc e tal.

    Depois eu faço o mesmo processo com tudo o que falta na musica, sempre gravando o instrumento, salvan do a faixa só do instrumento e tirando ruidos etc e tal...

    Depois de todas gravadas, jogo todas no meu mixer... e ai começo a parte de colocar tudo em seu devido lugar, fazendo dobras, mexendo em panning e por fim, juntar tudo e masterizar


    e tananana

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/06
    · votar


    Lembrando que o que eu faço é extremamente amador e lo-fi, porém de uma coisa eu tenho certeza.

    Não dá para fazer milagre quando a gravação em si tá ruim, ou fora do tempo, ou seja lá o que for, tem que tomar extremo cuidado a partir do momento que vc aperta o REC

    Jabijirous
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Gravo partes diferentes de uma música em separado, exemplo bateria e guitarra. Pra gravar a guitarra, ponho a bateria no play e vou tocando. Porem depois na hora de tocar as faixas juntas, apesar de eu ter tocado no tempo certo, parece que há um desvio de tempo entre as faixas (a guitarra vai ficando "pra trás"...)


    latencia, use a busca!!!

    [raptor]
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ServeTheServants
    Man, valeu pela explicação!

    Jabijirous
    Quanto à latência, creio não ser o problema, pois por um lado minha latência já está baixa (coisa de 5ms) e segundo, com a latência alta poderia haver um desvio uniforme na faixa inteira na hora de dar o play, agora o q acontece comigo é que se eu alinho as duas faixas no começo, aí no meio e no final elas não coincidem... e se eu alinho no meio ai o começo não coincide e assim por diante. Mesmo tendo tocado durante a gravação dentro do tempo. É coisa mínima, mas em músicas q pedem um sincronismo exato entre bateria e guitarra por ex, fica grotesco.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/06
    · votar


    qual tua placa de som???? qual teu hd???? se nao for latencia, pode ser hd

    [raptor]
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Puts... descobri o q eu fazia errado, tipo eu gravava a bateria com ezdrummer no fruit loops, depois com a bateria tocando eu gravava no guitar rig standalone, dai nao sincronizava nem a pau. Coloquei o guitar rig como plugin vst do fruit loops, usando o proprio fruit loops pra gravar, e aí ficou perfeito.

    Problema resolvido, tópico fechado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como mixar varias faixas gravadas independentes