Shure Sm57 e Fast Track Pro

Autor Mensagem
lDuff
Veterano
# out/10


Primeiramente: Nao quis ressuscitar um tópico véio.

Recentemente comprei um Sm57 e Fast Track Pro, após varios problemas para conseguir faze-lo funcionar, me deparo com o seguinte:

Se eu nao deixar o ganho quase no maximo, nao sai som.

Tá assim aqui: Ganho quase no maximo, level de fones de ouvido quase no maximo, o botão line/inst pressionado, o PAD desligado e o Phantom power ligado.

Meu amp é um Fender Deville, e tenho que deixar muito alto o som pra gravar, o que é meio inviavel.

Alguém mais que usa FTPro + Sm57 poderia me ajudar?

Minow
Veterano
# out/10
· votar


lDuff
o botão line/inst pressionado

Tenta pôr em mic.

Phantom power ligado

Pra quê?

janick
Veterano
# out/10
· votar


Minow
Cara, uma dúvida que sempre tive... eu sei que phantom power é necessário apenas em Condenser, mas o que acontece se tu ligar em um Dynamic? Ele vai dar mais ganho/volume? Vai ficar uma porcaria?

Pq normalmente quando eu uso microfone dinamico no meu toneport para gravar vox, eu tenho o mesmo problema, porém, eu uso ele com cabo XLR-P10.

Abçs

lDuff
Veterano
# out/10
· votar


o botão line/inst pressionado

Tenta pôr em mic.

Phantom power ligado

Pra quê?


-O botão quando pressionado fica em "line", o que eu acredito que seja o mesmo que para microfone.

-Phantom power = me disseram que isso talvez melhorasse, mas não vi diferenca.

ogner
Veterano
# out/10
· votar


lDuff

Conta mais como vc esta gravando e quais software/DAW esta usando e configuraçoes....tenho o mesmo equipo e nao preciso colocar nada nem perto do maximo pra garvar minhas guitarras microfinadas.

lDuff
Veterano
# out/10
· votar


ogner

Voce costuma tocar com o amplificador alto? Porque eu estou acostumado a tocar no volume 2 mais ou menos, meu amp tem 2 falantes de 12, o que pra mim ja torna bem alto pra se tocar numa área residencial haha

Ta ligado assim: Mic colado no amp praticamente > FTPro > Reaper (recomendado por voce em outro topico haha)

Ganho quase no 100%
Volume do fone de ouvido quase no 100%
Botão "line/instr." na posição "line"
Mix uns 75% virado pro lado do fone...

Esqueci de algo? =p

guitarg3
Veterano
# out/10 · Editado por: guitarg3
· votar


lDuff
já tentou gravar com o phanton power desligado? pq o phanton power é pra enviar energia num microfone condenser.. e o sm57 não é condenser!

e o line axo q tem q ficar desapertado.. pq desapertado é pra entrada de instrumento.. apertado é entrada em linha.. dá uma lida no manual cara.. lá tem bastante informaçao..

Botón selector de Instrumento/Línea (Inst/Line) – Este botón selecciona el nivel de entrada de los conectores traseros de 1⁄4".
Si no está pulsado, las entradas aceptan señales de instrumento (como las de un bajo o guitarra), y si está pulsado aceptan
señales de línea (como las de un teclado o caja de ritmos). Por favor, observe que el nivel de entrada del conector XLR no se ve
afectado por este conmutador.

aqui tem mais informações a repeito das diferenças entre a entrada line e a entrada inst

Line x Inst


dá uma olhada no botao pad tb.. qndo apertado ele atenua o sinal q entra.. ou seja.. ele diminui o volume do q ta entrando.. serve pra qndo vc vai gravar uma bateria por exemplo q eh barulhenta e msmo no minimo o sinal fica xeio de picos.. talvez esse botão esteja apertado por isso q ta baixo o microfone...


Botón atenuador (Pad) – Si este conmutador se encuentra en la posición "hacia adentro", la señal sufre una atenuación de
20dB, por lo que el nivel de la señal de entrada se reduce. Use este atenuador si el nivel de entrada de la señal analógica es
demasiado alto (como apreciará en el LED de distorsión (2)), incluso si el nivel de ganancia de entrada (3) está en su posición
mínima o cerca de ella.

espero que ajude.. e no mais não custa nda puxar o manual no site da m-audio e dar uma lida

ogner
Veterano
# out/10
· votar


lDuff
Esqueci de algo?

Uhmm, acho que nao, basicamente é isso. Agora vc tem que ver como esta as configs no Reaper.
Com a placa e o Reaper vc ja esta habilitado a gravar tranquilo....

Mas primeiro desligue a phanton..Nao é o correto. Segundo vc esta usando a entrada balanceada, certo?

O correto tb é deixar no line, nao no inst. Eu deixo o knob MIX no maximo. E o PAD tb desligado nesse caso, pois ele corta ganho.

Quanto ao volume, nao sei cara, nao toco baixinho, mas tb nao toco altão na hora de gravar....Mas ja nao sei oq é baixo ou alto pra vc. Baixinho te digo que nao gravo, gravo num volume bacana, hehehe...

ogner
Veterano
# out/10
· votar


faz um teste. Espeta o mic na entrada balanceada e vai dando petelecos na cabeça do mic ate o led ficar verde, vai aumentando o ganho pra chegar nesse ponto.....se vc tiver que colocar no maximo pra ele acender..algo esta errado.....vc entende função do Led??? Ele fica vermelho tb quendo "clipa"

Minow
Veterano
# out/10
· votar


janick
Cara, uma dúvida que sempre tive... eu sei que phantom power é necessário apenas em Condenser, mas o que acontece se tu ligar em um Dynamic?

Nada.

lDuff
-O botão quando pressionado fica em "line", o que eu acredito que seja o mesmo que para microfone.

Creio que não. Line pra mim é impedância de linha, se tiver alguma outra opção, é mic. Mas não tenho uma Fast Track, não sei como funciona nela.

Tentou fazer isso?

O Phantom não vai melhorar nada. Ele é alimentação para microfones condensadores, não tem nada a ver com pré amplificação.

janick
Veterano
# out/10
· votar


Cara, uma dúvida que sempre tive... eu sei que phantom power é necessário apenas em Condenser, mas o que acontece se tu ligar em um Dynamic? Ele vai dar mais ganho/volume? Vai ficar uma porcaria?

Pq normalmente quando eu uso microfone dinamico no meu toneport para gravar vox, eu tenho o mesmo problema, porém, eu uso ele com cabo XLR-P10.

Abçs
(2)

Aproveitando o tópico, essa dúvida pode ser a mesma de alguns aqui, quem sabe.

Minow
Veterano
# out/10
· votar


janick
Phantom power = alimentação. Só. É como se ligasse o mic numa tomada (de 48v, 12 ou 12T nos mais antigos).
Não tem nada a ver com pré amplificação. Não vai mudar em nada o som.
Quando algum achista te disser que fica "mais encorpado" ou que "dá um brilho", imediatamente pare de ouvir o que ele fala.

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar



Cara, uma dúvida que sempre tive... eu sei que phantom power é necessário apenas em Condenser, mas o que acontece se tu ligar em um Dynamic? Ele vai dar mais ganho/volume? Vai ficar uma porcaria?


cara melhor não vai ficar não.. na verdade nao ira interferir em nda pra melhor.. pois o phanton power nda mais é do q o envio d uma voltagem para o microfone, já que os microfones condensadores precisam dela pra funcionar.. o q eu tenho dúvida é se usar um microfone dinamico com o phanton power ligado se pode estragar o microfone..



O correto tb é deixar no line, nao no inst.

quem disse isso? pelo que sei vc usa o line qndo vc tem um pre ampli ligado na entrada.. e o inst qndo vc pluga o isntrumento direto na placa sem nenhum pre ampli entre o instrumento e a placa.. tipo um microfone ligado direto na placa pra mim deve ser ligado no inst.. se vc tiver o microfone ligado num pre ampli e do pre ampli pra placa ai vc usa no line.. talvez seja ate esse o motivo do som do microfone estar saindo mto baixo.. eu li tb em comunidades q eh bom deixar o ganho no 7.. 8 no maximo para ter melhores resultados..

janick
Veterano
# out/10
· votar


Minow
Beleza! Queria tirar esta dúvida mesmo. E aqui, Dinamico para gravar voz, é bom ou voz é condenser mesmo?

Abçs!

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


janick
pra voz a galera recomenda fielmente um condenser pela melhor qualidade de captaçao e maior capacidade de captar o som..

ogner
Veterano
# out/10
· votar


guitarg3

Eu ja li que o inst é somente pra instrumentos. E o Line pra Mics.
Nao me lembro de ter alguma recomendação pra quando se usa um préamp antes...Vou dar uma caçada.

Quanto ao nivel do ganho varia demais, depende de N³ fatores pra disparar assim que o ideal é entre o 7 e 8....Obtenho diferentes resultados dependendo doq gravando, onde estou gravando, volume e etc etc etc...Só gravo minhas guitarras usando o Line e espetando ora um Shure 57, ora um 58 ou os dois, um em cada canal...

Antes eu colocava mais ganho e entrava muito sinal direto no VU da track... 0db ou ate mais um pouquinho nos picos.....Agora tenho deixado o sinal entrar mais moderado, e aumentado o volume na track depois, achei que o resultado ficou melhor, mais proximo do "original"..Isso somente pra captação de guitarras...

Quando uso o 58 pra captar ambientação, logo fica BEMM afastado do amp ae eu atocho ganho, mas vem ruido junto, depois tenho que dar um filtrada com eq.

ogner
Veterano
# out/10
· votar


No manual diz que o Line é pra teclados ou baterias eletronicas, como exmplos....na verdade oq sinto é que essa chave é só um atenuador do ganho....Nao tem maiores aplicaçoes se nao cortar tbn um pouco a entrada de ganho, como a chave PAD.

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lDuff

Manual, página 10.

Setting Up Your Recording Levels: Using the Mic/Inst Inputs

"Connect your microphone, instrument or line level source to the Fast Track Pro's front panel Mic/Inst inputs. Make sure the associated channel's Inst/Line button is set to the out (Inst) position for microphone or instrument input, or to the in (Line) position for line level sources... Adjust each channel's input GAIN knob to achieve a fairly steady green Signal LED without triggering the red Clip LED, while audibly testing your input levels (i.e., strumming the guitar, or speaking into the mic)."


http://www.joegiampaoli.com/blog/wp-content/uploads/2009/11/FTP_front+ back.jpg

Dá uma lida. Vc leu o manual com calma?

Abs

Minow
Veterano
# out/10
· votar


janick
inamico para gravar voz, é bom ou voz é condenser mesmo?

Depende do dinâmico e do condenser!
Tem dinâmicos que fazem um excelente trabalho, como o Shure SM7 (ainda é baratinho) e o Beyerdynamic m88.
Tem gente que tem preconceito e acha que "não se grava" voz com dinâmicos, mas é besteira.

Btw: os vocais do Thriller foram gravados com o SM7. Ele custa menos de $400.

lDuff
Veterano
# out/10 · Editado por: lDuff
· votar


guitarg3 e MauricioBahia

Eu li o manual.
Inclusive antes eu deixava na outra posição, mas eu andei olhando nos foruns da M-Audio, e os noobs falavam que na verdade assim que era o certo. O Phantom ligado e o botão em "inst"
Não foi preguica, foi apenas um teste e quero que isso fique claro.


ESQUECI:

ogner
Entrada balanceada seria o que, extamente?

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lDuff: e os noobs falavam que na verdade assim que era o certo. O Phantom ligado e o botão em "inst"

Ganho quase no 100%
Volume do fone de ouvido quase no 100%
Botão "line/instr." na posição "line"
Mix uns 75% virado pro lado do fone...


Ganho/volume no 100% não é uma boa. Joga no 50% ou menos. Se precisar, aumenta. Vc pode ficar surdo com a microfonia, etc...

Botão "line/instr." na posição "INST"!

Mix deixa em 50%. Enfim eu sempre testo com 50% quando nesses controles, a não ser o manual instrua algo diferente.

Cara, acho que vc tá invertendo as coisas. O correto é seguir o manual. Ele tá certo e a coisa é mais simples do que imagina.

O problema deve ser outro. Não tem nenhum tutorial no Youtube?

Abs

lDuff
Veterano
# out/10 · Editado por: lDuff
· votar


MauricioBahia

Ganho/volume no 100% não é uma boa. Joga no 50% ou menos. Se precisar, aumenta. Vc pode ficar surdo com a microfonia, etc...
-Então é este o problema, se eu deixar no 50%, por exemplo - pois é o que eu considero que seria o correto - nao sai som, a luz verde quase nem acende...

Aqui ó:

Input/Playback Mix Level Knob (Mix IN, PB) – This knob controls the audio mix sent to the Line Outputs, fading between the input signals (input monitoring) and the output signal from your audio application software. When turned fully counter-clockwise (IN position), only the input signals are heard at the line outputs. When turned fully clockwise (PB position), only the output signal from your DAW software is heard at the line outputs.

Não intendi muito bem, mas ele diz que se eu virar no sentido horário o DAW vai receber um sinal maior?

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


lDuff: Então é este o problema, se eu deixar no 50%, por exemplo - pois é o que eu considero que seria o correto - nao sai som, a luz verde quase nem acende...

Nem quando vc fala no microfone a luz verde não acende?

Abs

lDuff
Veterano
# out/10
· votar


só com o ganho no maximo

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


Mix deixa em 50%. Enfim eu sempre testo com 50% quando nesses controles, a não ser o manual instrua algo diferente.

essa questão do mix tem haver com se vc quer ouvir o som da tua guita antes dela ser processada no pc ou dps q ela foi processada no pc.. tipo se vc ligar a guita e usar um guitar rig por exemplo e deixar td pro lado esquedo vc nao vai ouvir o efeito do guitar rig.. so o som d entrada da guitarra.. se vc por td pro direito vc so vai ouvir o som saindo do guitar rig.. 50% vc vai mesclar os dois.. se tiver algum delay perceptivel vc vai ficar louco deixando no 50% pois o som antes d ser processado ira sair antes do som processado haha

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


lDuff

Tira uma foto do seu painel da Fast Track pra gente ver como tá configurada. Acho que pode ajudar hein...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


lDuff

ahhh... Vc tá monitorando o sinal corretamente?

Abs

lDuff
Veterano
# out/10
· votar


MauricioBahia

Eu estou usando meu headphone só. Isso que voce perguntou? Eu não intendo muito dessas coisas como voces ja perceberam haha

lDuff
Veterano
# out/10 · Editado por: lDuff
· votar


[IMG]http://img651.imageshack.us/img651/2205/20101025222129.th.jpg[/IM G]

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lDuff

Cara, tô falado séri pra tomar cuidado com os níveis... Vc pode ficar surdo. Não deixa no máximo. Surdez é irreversível.

Apertando o botão "A/B", que monitora esses canais, não sai som?

A/B Monitor Selector Button (A/B) – This switch selects the output source sent to the Level knob (14). In the A (out) position, the main line output signal is sent to the headphone outputs. In the B (in) position, the signal assigned to the S/PDIF output is sent
to the headphone outputs.

Abs

ps. outra dica é sempre ligar na USB direto no micro, sem passar por outros equipamentos ou cabos adaptadores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shure Sm57 e Fast Track Pro