Opiniões para melhorar violão

    Autor Mensagem
    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10


    Olá,
    Eu gostaria que vocês ouvissem um pequeno trecho das minhas gravações com violão e me falassem como eu fasso para melhora-las.
    Essas gravações eu fiz microfonando e tocando em linha ao mesmo tempo
    Gravei no audacity e editei usando plugins no sound forge como, t-rack, izotope ozone e equalizei no próprio equalizador do sound forge

    Meus equips:

    - pc rasoavel
    - fast track pro
    - B1 (usado para microfonar o violão)
    - Violão eagle ch-306 (fundo em fibra)
    - Cabos ótimos

    o acoustic legend e o guitar pro editam violão? Se sim, são bons?

    link:

    Gravações.zip 1,3 mb

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik
    coloque o arquivo em audio, se possivel mp3, pra dar pra ouvir mais facil!

    e faltou especificar se o violão é nylon ou aço!

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik

    Depende do que voce vai fazer... vai colocar o violão numa música com bateria, baixo, etc ou será uma música só violão e voz? a equalização depende disso.

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    O violão será colocado em meio a teclado, bateria, contra-baixo, talvez alguns solos de guitarra e bongo

    O link com as músicas diretamente em mp3 seria para que?
    eu naum entendi mto bem, é só extrair dois arquivos em mp3 da pasta Gravações.zip se isso dificultar, irei postar em mp3

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik
    O link com as músicas diretamente em mp3 seria para que?

    Se voce upar diretamente em mp3, a gente consegue escutar direto do site pelo player deles sem precisar baixar.

    O violão será colocado em meio a teclado, bateria, contra-baixo, talvez alguns solos de guitarra e bongo

    Grava 2 violões. Joga um pra cada lado no PAN, cuidado pra não deixar ele muito estridente, coloca um reverbzinho e pronto. Da pra colocar um EQ e fazer uns cortes básicos, mas isso voce acha por aí na net quais são as frequencias principais dele, não lembro direito. Se fosse voz e violão somente, eu faria outras coisas, tipo valorizar os graves pra dar um peso na música, mas se ta no meio do bolo é tranquilo. Se voce tiver 2 mics também, é legal colocar o outro no braço, perto da 12º casa, e o condensador posiciona normal. Peguei essa dica dum amigo que tem estúdio e ficou legal, eu achei pelo menos... Abs!

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    blz, entaum, apos a gravação em linha e microfonada, naum vou juntar um violão com outro, vou deixar um de cada lado no pan...
    Os dois com o mesmo volume?

    Eu acho tutoriais de como equalizar o violão da forma correta? ou pelo menos dicas?

    Abraços... o problema é que eu ouço as gravações de outras pessoas e acho muuuuuuuuito mais superior do que as minhas...
    se alguem puder me dar umas dicas agradecerei muuuuito abraços!

    links novos:
    http://www.4shared.com/audio/omE4sn-p/Mais_Batido.html

    http://www.4shared.com/audio/XkoSrjRp/Simples.html

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    é cara ... vc pode gravar várias linhas de violão e dps ir editando e usando as melhores, pode duplicar a msma faixa tbm.

    mas o que eu acho que vai te dar uma opção legal é gravar ligando o violão normalmente com o cabo, utilizar 2 mics condensadores, 1 bem direcionado pro violão, e outro pra captar o som ambiente, ou seja, vc terá 3 faixas de um memsmo violão aí voce pode mesclar, editar, e vai ter boas opções na hora da mixagem.

    PedroAugustoMusic
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    foi mal ... só ouvi sua gravação agora.

    po tá legal cara, só achei o som um pouco "magro", senti um pouco a falta dos graves pra dar aquele peso a mais, mas gostei bastante do brilho ... tá manero mas procure mais opções e teste todas as possiveis.

    parabens

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    PedroAugustoMusic

    o problema eh que eu soh tenho um mic condensador... e a grana ta curta ... kkkkkk mas blz, vou tentar de tudo, com varios plugins etc... ai ficando melhor a gravação eu posto como fiz e o resultado final...

    mto obrigado pelo elogio, mas eu realmente queria algo muito melhor, porem, levando em consideração que o violão vai estar em meio a varios outros instrumentos da pra enganar




    se alguem conhecer algum plugin que caberia com a necessidade da minha gravação eu ficarei grato!!
    seria interessante se algumas pessoas postassem alguns plugins de violão e para que serve... seria util para mim e teho certeza que para varios...

    abraços...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik

    Suas gravações não tão ruins não cara, tão boas.....acho que cabe só um pouquinho de reverb , só toma cuidado pra não por mto senão embola o som e fica ruim!!

    Vc pode usar vários progamas pra passar um reverb dps da gravação (Fruity Loops, Sound Forge, Mixcraft...) ou vc pode gravar direto com reverb nos VSTis ai como o guitar rig por exemplo!

    Eu normalmente passo o reverb dps da gravação, gravo limpo e dps coloco os efeitos que precisar!!

    Abraços!

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pé de chinelo

    Muito obrigado pela resposta e pelos toks...

    vou aplicar sim... abraços!!

    Será que um dia meu violão ficará igual ao do Roupa Nova???
    É essa minha intenção...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Hahaha bom, pra poder ficar igual aos profissionais que vc escuta só gravando em estúdio profissional mesmo com violões caríssimos!

    fora isso, da pra fazer gravações boas em home studio também!!

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik

    Se sua net for rápida, upa o arquivo de áudio aí em WAV pra algum servidor pra tentar mexer alguma coisa aqui...

    Lugh Send
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    olá, minha primeira postagem no fórum, aproveitando o assunto sobre violão,por favor escutem essa gravação com violões que eu fiz

    http://www.4shared.com/audio/ObNIGhgZ/Farewell.html

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Na verdade eu não escutei o violão, pois no meu serviço eu não posso baixar nada e nem mesmo acessar o 4shared, Rapidshare, ...

    Mas uma dica pro violão ficar muito legal é fazer OVERDUB.
    Consiste em gravar o violão normalmente, aí depois você grava ele de novo, tocando do mesmo jeito da primeira gravação.
    Aí a primeira gravação você coloca pra tocar só no canal esquerdo, e a segunda gravação pra tocar só no canal direito (sincronizando-as) esta sincronia pode ser feita, por exemplo, com 4 cliques de metronomo gravado no início das duas gravações.
    Várias bandas fazem isso !! Eu sempre faço isso (com violões base, e com guitarras base distorcidas) no meu home studio. Fica muito legal !!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    El_Cabong

    É verdade eu estou gravando os violões da minha banda assim também, usando OBVERDUB para todas as bases..

    em algumas eu faço os 2 violões com o mesmo efeito, em outras eu mudo um pouco os efeitos que também fica muito bom.....tipo um violão bem clean e o outro com um pouco de flanger, chorus..

    Abs!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pé de chinelo
    Você coloca efeito no violão ?

    Eu não costumo colocar nenhum efeito, a não ser um pouquinho de compressão nos violões base quando aparecem muitos picos. Eu gosto mesmo é do som do violão bem seco!!
    A não ser quando eu quero colocar um efeito especial, como do tipo do violão do início da música:
    Pink Floyd - Hey You (um violão com chorus muito legal)

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    El_Cabong

    Eu uso sim efeitos, porém todos em Input baixo pra não mudar muito o som, tudo bem de leve....

    o único efeito padrão q eu boto sempre é o reverb

    eu sei tocar essa música HEY YOU , foi uma das primeiras q eu aprendi!!

    fica legal sim usar efeitos no violão, tem até uma pedaleira ZOOM que é própria pra violão!

    na minha opinião é só não exagerar muito nos efeitos senão perde a característica do violão!

    tipo o kurt cobain no acústico do nirvana, naquela música "the man who sold the world" , ele faz uns efeitos no solo q nem parece um violão, parece guitarra...

    enfim vai do gosto de cada um neh!!

    abs!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pé de chinelo
    o único efeito padrão q eu boto sempre é o reverb

    Eu costumo colocar um pouquinho de reverber só em violão quando sola.
    Violão base eu sempre deixo completamente seco.

    Obs.: Eu sempre fui fã do reverber, mas o engraçado é que de uns anos pra cá, eu estou preferindo mais, fazer tudo seco (dry) completamente sem efeitos, violão, voz, baixo, bateria, exceto a guitarra que frequentemente pede uns efeitos.
    O legal é que quando se escuta a música em monitores parece que o violão está alí, sendo tocado na tua frente sem nenhum colorido a mais.

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Engraçado... som bom requer um violão bom, não adianta muito querer milagre, eu provo:

    olhem o timbre deste violão taylor 414ce

    http://www.youtube.com/watch?v=VdDchWHFXMc

    está ligado somente em linha, incrivel!!! melhor que o meu com condensador, efeito, madrugadas quebrando a cabeça, etc, etc...

    abraços

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik
    Engraçado... som bom requer um violão bom

    O captador faz bastante diferença também. Por exemplo:

    - Eu tenho um violão de aço flat Fox Rio V3 com captador Shadow.
    É um captador bom, as gravações ficam muito boas, mas...

    - Um amigo meu tem um violão IGUAL ao meu de aço flat Fox Rio V3 mas com captador Fishman.
    O som é excelente. Nota-se bem a diferença. timbre bem mais encorpado!!

    Lugh Send
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ninguém vai dar uma opinada no meu timbre de violão não?? :P

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Lugh Send

    Perdão ... ouvi seu som e achei bom... naum posso dizer muito pq naum estou agora em meus monitores de costumes, mas digo que está bom...


    Diga pra galera como vc fez... qual violão usou... que aparelhagem, pc, interface, microfonou, em linha, qual vst, em que software gravou... RG, CIC, CEP, KKKKKK

    ABRAÇOS!

    Lugh Send
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    hahahahaahahahahhahahahha
    de boua, é que eu sou muito ancioso msm

    mas vou fazer um resumo hehe
    foi uma gravaçao praticamente ao vivo, bateria em uma sala, o baixo na técnica e os violões em outra, a voz foi gravada posteriormente.

    bateria foi uma gretsch, microfonada com um kit shure de bateria, 2 akg c 451 b de over e um neumann tlm 147 de ambiencia (queria 2 na ambiencia mas não tinha canal nem mic suficiente no estudio hehe) de pre foi um octane e um joemeek (tudo comprimido e com um pouco de eq)

    o baixo foi em linha (baixista de pouco mais de 3 meses de instrumento e o baixo nao muito bom) usei um pre ssl alpha vhd pre, e um compressor ssl g series compressor

    violoes gibson, microfonados com akg c 414 xl e c414 xls (tudo comprimido tb)

    voz com o neumann tlm 147 e um pre Universal Audio La-610 Silver Face (comprimido e com um filtro hi pass

    usei o cubase 5

    na mix, usei uma ssl duende mini (eq e compressao), e um T.c. Electronic C300 (compressor multi bandas) nos violões, usei tb um plugin na ambiencia da bateria que é distribuido gratuitamente no site da ssl, o Lmc-1, de reverb usei um lexicon 960l

    pra dar uma cara de som finalizado, mesmo nao sendo masterizado, coloquei um ssl bus compressor da propria duende mini, e um maximizer do cubase bem de leve...

    mixei em uma sala nao apropriada e com monitores nao muito bons

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniões para melhorar violão