ARTIFÍCIO para melhorar a gravação em PCs

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # fev/06


    Eu estava pensando no seguinte artifício para melhorar a qualidade de gravação de uma placa de som.
    Uma Placa de som boa, como a minha, grava com uma relação sinal/ruído em torno de 80db.
    Eu pretendo comprar um mixer Behringer UB802 para ligar nesta placa de som, só que nas especificações deste mixer diz que a relação sinal/ruído dele é de 130db! muito superior aos 80db da placa de som.
    Ligando este mixer com Relação s/r de 130db, numa placa de som de Relação s/r de 80db a gravação resultante iria ficar com 80db (o equipamento de qualidade inferior é que vai ditar o resultado).
    Como o ruído de fundo destes equipamentos é geralmente um chiado na faixa dos agudos eu pensei o seguinte.

    Regular o equalizador da mesa para (graves e médios) no mínimo e agudos no máximo. e gravar com esta equalização.
    Depois pegar o arquivo gravado, que vai estar com uma relação s/r de 80db, abrí-lo num programa tipo Sound Forge, e equalizá-lo: diminuindo os agudos e aumentando graves e médios (desfazer a equalização do mixer).
    Esta diminuição de agudos provocaria uma diminuição do chiado e consequentemente um aumento da relação s/r.
    Alguém já usou este artifício??
    Será que funciona??

    Demolisher
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Demolisher
    · votar


    El_Cabong
    Salve Papito.
    A idéia em sí seria interessante, mas o resultado final não vai ficar bom, porque vc vai perder freqüências de graves e médios na gravação que não vai conseguir recuperar na edição, com isso vc vai obter como resultado final um som morno, sem brilho.

    O macete é conseguir um plugin "Noise Reduction" para o sound forge que filtra a gravação na freqüência desejada, durante a edição eliminando esses chiados que vc se refere.
    Eu sei que é na prática que se aprende, por isso, faça para entender a que me refiro.
    Boa Sorte...

    ABS

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Demolisher
    o resultado final não vai ficar bom, porque vc vai perder freqüências de graves e médios na gravação que não vai conseguir recuperar na edição

    Vamos ver se eu Entendi !
    Para usar este artifício seria bom então deixar os graves e médios "flat" (no meio) e mexer só nos agudos: agudos no máximo no mixer durante a gravação, e depois diminuí-los na edição?


    ... plugin "Noise Reduction" para o sound forge que filtra a gravação na freqüência desejada...

    Não sei, mas eu acho que com o "noise reduction", para cortar a frequência do chiado, talvez ele corte também algum som ou harmônica de um instrumento musical que esteja naquela frequência.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    El_Cabong
    nenhum noise reduction é perfeito, eles sempre eliminam alguns harmônicos, matando um pouco o timbre.
    Na teoria a idéia é boa, como disse o Demolisher, mas longe do ideal, mesmo gravando com os graves e médio em flat a agudos em +12db. Entra até mais um fator: vc não sabe qual é o Q do equalizador do mixer pra poder corrigir no programa.
    Nada como uma gravação sem ruídos...

    Quico
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    El_Cabong
    Nao sei, mas isso me deu uma idéia, soh q vc vai ter q testar pq eu nao sei se funciona...

    vc grava (ao mesmo tempo [detalhe q vai ter q ser EXATAMENTE ao msm tempo]) uma faixa c a equalizacao q vc quer, e otra c agudos no maximo, pra pegar o ruido msm. dai vc pega a faixa com ruido e inverte a fase da onda e mixa c a outra faixa. assim o ruido vai se anular por interferencia destrutiva entre as 2 ondas....

    sei lah!..eh apenas uma ideia tente ai e veja se dah certo!!

    grooveblues335
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    cara, vc sabe extamente o que signfica uma relação de sinal/ruído de 80db? Com certeza, qualquer outro equipamento plugado (microfone, guitarra, amplicador) vai gerar mais ruído que isso.

    O hissss que vc houve é muito mais devido à baixa qualidade dos codecs AD/DA da sua placa do que da relação sinal/ruído (que significam 1db de ruído p/ cada 80 db de sinal)...

    O que vc deve se preocupar é em evitar clipamentos e manter uma bom headroom na entrada de áudio da sua placa. Isso garante uma relação sinal/ruído otimizada. Outros efeitos e plugins acabam degradando o som, mais do que ajudam...

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu pensei neste artifício porque eu me lembrei dos velhos tempos ... dos Tape Decks e das fitas cassetes em que se fazia algo semelhante.
    Havia nestes gravadores uma função chamada "Dolby Noise Reduction".
    Quando a função "Dolby NR" era ativada, a gravação na fita cassete ficava com um reforço de agudos que não havia na gravação normal (sem Dolby NR). Quando se colocava esta gravação para tocar se pressionava um botão no tape deck chamado Dolby NR e o som ficava mais abafado reduzindo aquele reforço de agudos da gravação e também o "chiado" (ruído de fundo). Isto dava um bom resultado!
    Seria quase o mesmo processo.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Acho que isso deixaria o som meio "artificial".
    Se você perde as freqüências naturais, você perde um pouco do "clima".

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    O grande problema é que Noise Reduction mata harmônicos. Se vc tem 80db de SNR, um gate resolve, claro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ARTIFÍCIO para melhorar a gravação em PCs