o programa d gravação influi d alguma maneira na qualidade?

    Autor Mensagem
    guschard
    Veterano
    # jan/07


    os diferentes programas de gravção influem na qualidade ou n??

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Influem sim, de maneira bem discreta. E não que um seja melhor ou pior que outro, mas apenas soa diferente. Diferenças essas que - apenas reiterando o que eu disse antes - dificilmente seriam percebidas sem uma monitoração boa e ouvido muito treinado. O meu não consegue perceber (claro que falta muito pra ser considerado "treinado").

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/07
    · votar


    Influem??? Não sabia disso... axu q pela logica não deveria influir (digital)... a não ser que o fabricante do programa quisesse... estranho o.O

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guschard

    A princípio, não. Exceto por programas muito antigos ou muito mal feitos. Todo o processo de gravação é feito pela placa de som, que é controlada por drivers. Softwares muito antigos podem ser incompatíveis com drivers cujas interfaces foram definidas posteriormente (ex: drivers ASIO). Um software realmente mal feito pode não acessar corretamente os drivers, mas esse não é o caso dos programas mais usados para a tarefa. O máximo que pode ocorrer é você usar um programa pesado demais, que vai consumir recursos do sistema em excesso, o que pode atrapalhar o funcionamento de um driver. Fora isso, o que faz diferença mesmo é o driver que você usa, e obviamente a placa de som.

    Eu tenho um pouco de conhecimento nesta área porque trabalhei há alguns anos com transmissão de voz pela Internet (antes do MSN ter esse recurso, e antes de existir Skype!).

    ROTTA
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guschard
    os diferentes programas de gravção influem na qualidade ou n??

    Se a sua pergunta diz respeito apenas ao software que faz a "gravação" propriamente dita, penso que a influência na qualidade é bastante menor que a placa de som ou interface de captura que você usa.

    Abraços.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Marco Alan Rotta
    exatamente reforçando o que eu disse.

    guschard
    Os softwares trabalham com algoritmos diferentes em quase todo o processo, e isso altera sim a qualidade sonora. E não estou falando de mal e bem programados, estou falando dos softs mais famosos - Cubase, Sonar, Vegas, Pro Tools, etc.
    A grande diferença vai ser sentida na hora do bounceamento (junção das faixas, ou "exportar") é uma coisa ainda mais particular de cada programa, especialmente se vc usar o dither dele próprio e fizer downsample (diminuir o sample rate) no bounce.

    Bog
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Bog
    · votar


    Eder Muchiutti
    guschard

    Não trabalham com algoritmos de GRAVAÇÃO diferentes. Nenhum desses softwares faz acesso direto em baixo nível à placa de som. Nenhum deles controla fisicamente a placa, setando ou resetando pinos ou bits em registradores. É tudo feito por meio de drivers. Qualquer programa que dê uma chamada do tipo read () vai obter a mesmíssima sequência de bits da placa de som. Por sinal, é exatamente este o papel de qualquer driver em qualquer sistema. Abstrair a camada física, para que não seja preciso que todos os programas façam comunicação direta com a mesma. A comunicação é indireta. Quem controla a placa é o driver. Logo...

    Diminuir a taxa de amostragem não é o mesmo que "gravação". Neste caso sim, cada programa tem um algoritmo de preenchimento diferente. O mesmo vale para juntar múltiplas faixas. Esses processos são feitos pelo software. A gravação é controlada por drivers.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog
    o colega criador do tópico não falou da qualidade da gravação. Pra mim ele está falando da qualidade sonora em geral.
    Quando vc roteia o sinal pelo programa (buses de saída, group channels, etc) vc está usando o programa e não só drivers e a placa de som. Quando o sinal é processado por algum plug-in, em grande parte dos casos, estamos em ambiente de software. Na hora do bounce é software de novo, e essa é a parte que o programa mais influencia.

    Na parte que não depende do programa, ele não influenciará, na parte que depende, sim (meio óbvio, desculpe.. rs).

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    Bom, o colega criador do tópico nem voltou, então talvez demoremos a saber o que exatamente ele estava perguntando. Como o cara falou de "diferentes programas de gravção", eu falei sobre gravação. Mas realmente, às vezes as pessoas não diferenciam uma coisa da outra.

    Quanto ao processamento, aí é lógico que existem diferenças. Mas a rigor, a qualidade da gravação de uma única trilha não é influenciada. Eu aqui tenho um computador fraquinho, que por vezes se perde na gravação quando eu uso um programa mais pesado. Por isso, gravo tudo num programinha extremamente simples, salvo o arquivo num formato "cru" (.wav, que simplesmente tem um cabeçalho seguido dos samples) e depois uso o outro programa para processar. Com isso, evitei alguns "pulos" que eu tinha usando um programa mais pesado, com 0 de perda na qualidade.

    Desculpe se pareci arrogante ou algo do tipo. Mas eu já mexi com essas coisas, mesmo que eu só tenha feito coisas simples (um gravador minúsculo, um detector de silêncio, um limiter sem vergonha, etc.). O ponto em questão é: a qualidade da gravação não é influenciada. Conversões, mixagens e coisas do tipo são. Mas vale lembrar que a diferença em todos esses programas é bem discreta - como você mesmo havia dito no seu 1o. post.

    guschard
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog
    Eder Muchiutti
    huehueuh
    voltei
    tpw, oq eu perguntei eh c quando eu gravo alguma coisa em algum programa tosco(sound recorder do windows) e c eu gravo em algum bom(sonar, por ex), na hora que eu for escutar, a qualidade vai ser a msm ou n

    Eder Muchiutti
    Bog
    Marco Alan Rotta
    valeu pelas respostas

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guschard

    O sound recorder do Windows VAI deixar teu som pior. Até onde eu me lembro, ele não permite configurar a taxa de amostragem. Por padrão, costumava ser 22050 Hz, 16 bits. Isso está muuuuuuito aquém dos 96kHz, 24 bits usados normalmente em gravações de alta qualidade. Aliás, o sound recorder que vem com o Windows XP é um programa absurdamente velho. Incrível que não mudaram ele, é exatamente o mesmo que vinha com o meu Windows 3.11 quase 15 anos atrás!!!

    Você pode usar um programa simples para gravar - muitas placas de som vêm com um, e até o Nero (aquele, de queimar CD) tem um bem decente. Tem também o CoolEdit, que não é tão simples, mas é bem mais leve que muita coisa que se encontra por aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o programa d gravação influi d alguma maneira na qualidade?