Avaliação de Mixagem e Masterização

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# jun/10 · Editado por: zélo cardoso


Prezados amigos do FCC, estou terminando meu modesto CD, e gostaria da opinião sobre minha mix e pré-master em uma das músicas!
Muito obrigado, Zélo Cardoso
http://www.4shared.com/audio/2y4AEg3J/FAZENDA.html

SapSound
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso, já tive a oportunidade de ouvir suas composições e produções através de outros tópicos. Musicalmente falando achei e acho seu trabalho muito bacana. Não sou a melhor pessoa para avaliar a parte técnica da sua mix, inclusive nem tenho um par de monitores pra isso no momento. Mais a música de um modo geral, com esse contexto rural, ficou bem expressada através dos detalhes que você usou nela. Sua voz também ajuda bastante dentro dessa linha. Me faz lembrar Almir Sater.
Agora seria interessante uma opinião mais apurada da mix por parte das pessoas mais entendidas e competentes pra isso que temos no fórum.

Abraço

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


SapSound
Muito obrigado meu velho, obrigado mesmo!
Grande abraço, Zélo Cardoso

trashit hc
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso

e aew chapa, blz!!??

rapaz, tá profissa!!! muito bom!!! ótimo trabalho!!!
minhas caixinhas não prestam, eu não entendo muito de mix, master, com vc bem sabe.

mais como um simples ouvinte de música boa, mesmo não sendo fã do estilo. tá muiiiiiiiiiiiito bom!!!!

acho que não falta nada não ai.

se foi vc que gravou o vocal, parabéns!!! muito bom pro estilo!!

abç.

Gilberto Juba
Veterano
# jun/10 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


zélo cardoso
A gravação e a mixagem estão ótimas! Boa composição - bem arranjada com nuances legais. Nível profissional. Parabéns!!!!!
Um abraço e boa sorte com o cd!

Marcky Basshred
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso
Cara gostei bastante tbm.Parabéns!

zélo cardoso
Veterano
# jun/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


trashit hc
Usei de um truque nos vocais, dobrei a track da voz principal, e com o Melodyne ajustei para se "transformar" em 2ª voz, acho que deu pra enganar!Hehehe
Gilberto Juba
Valeu amigo pela força e pelos elogios!
Marcky Basshred
Valeu meu brother!
Muito obrigado meus amigos!
Grande abraço, Zélo Cardoso

SapSound
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso, qual o equipamento que vc está utilizando hoje no seu home. Qual o monitor de referência que vc utiliza... se não me engano vi pelo fórum que vc utilizava o Edifier R1000TCN... ainda está com este monitor, o que tem a dizer dele? Abraço

zélo cardoso
Veterano
# jun/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


SapSound
Meu Home-estudio como disse lá em cima é modesto, uso esse equipo:
Mesa Behringer 1204 FX
Microfone Behringer B1
Teclado PSR 1000 (como Controlador Midi)
Fones AKG 514 e Gemini
PC Dual Core II Duo com 4GB de RAM e 2HDs 250 e 160 GB
Amplificador de Fones Behringer
E as Edifier
Faço a gravação e mixagem no Cubase 5 usando diversos pacotes de plugins (Waves, Oxford, dentre outros) e pre-masterizo no Sound Forge ou Wavelab 6, mas estou mais acostumado com o Sound Forge 10 ou 8!!!
Ainda estou usando esses "monitores" (caixinhas da Edifier), até porque ainda não deu para comprar monitores de referência e de marcas "afamadas"! Eu acho muito boa a respostas delas em relação a frequencias, aprendi a deixar o botão de tonalidades no ZERO, isso me dá campo para equalizar cada instrumento e voz com os acertos que faço nos Plugins Equalizadores que uso! Para mim, até agora, estão correspondendo perfeitamente, além do preço ser bem mais em conta do que monitores propriamente ditos e de marcas famosas!
Grande abraço

overlappingcircles
Veterano
# jun/10
· votar


gostei muito mesmo!!! o trabalho ta realmente excelente :) algumas coisinhas que eu mudaria, kkk, mas de gosto pessoal, nao defeito naquilo que fizeste (e pra ser chato mesmo, kkkk):
nao me agradou o som da caixa, achei demasiado proeminente. Que strings utilizou? acho que arrumas alguns samples de ainda melhor qualidade :) achei a flauta agressiva demais, talvez uma questao de posicionamento na mix, ou volume. Parabens, grande composicao e interpretacao, e excelente mix :)

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


overlappingcircles
Obrigado meu brother, antes de "fechar" completamente o CD vou escutar com mais cuidado alguns detalhes de cada musica, e vou me atentar para esses que voce citou.
Usei os Strings do EWQL Silver!
A flauta (panflute) acho que vou mudar, estou pensando em colocar uma com sonoridade mais "andina" (aquelas de bambú chilenas ou peruanas) é uma pena que os samples não correspondem fielmente os sons mágicos daquelas flautas reais!!!
Muito obrigado, e um grande abraço!

guitarg3
Veterano
# jun/10
· votar


acho muito boa a respostas delas em relação a frequencias, aprendi a deixar o botão de tonalidades no ZERO, isso me dá campo para equalizar cada instrumento e voz com os acertos que faço nos Plugins Equalizadores que uso! Para mim, até agora, estão correspondendo perfeitamente, além do preço ser bem mais em conta do que monitores propriamente ditos e de marcas famosas!

como assim botao de tonalidades no zero? tipo nas caixas edifier existe so um botao de volume e outro pra colocar ou tirar mais grave.. q por padrao fica no meio.. poderia explicar isso melhor?

ROSINEI
Veterano
# jun/10
· votar


Ola. Muito boa a sua composição.
A Batera esta embolada. O Strings esta alto dmais, se reparar esta quase igualado com a Voz.
O Solo de Flauta no Meio ta legal, mais tbm ta alto. Falto um Violão que na minha opinião eh essencial pra esse estilo.
Mais Parabens. Gostei

Diego Henrik
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso
Que programa vc utilizou para editar a sua voz? se usou algum plugin, qual foi??

tenho um mic igual ao seu, B1, porem tenho uma fast track pro que me isenta da necessidade de uma mesa...

Adorei a qualidade da sua música, muito boa, porem, somente a flauta qua ficou meio agressiva como disse nosso amigo
overlappingcircles

parabens!

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


zélo cardoso

Pô... Aqui nos meus fones tá excelente velho. O que eu percebi é que o som tá na laterais demais pro meu gosto! Isso faz com que fique tudo muito dividido certinho. Num som "real" teríamos um pouco mais no lado esquerdo ou direito, vazando um pouco para todos os lados, deixando tudo mais preenchido/encorpado. Eu prefiro assim. Poderia citar um exmeplo "perfeito" de gravação/mixagem o CD duplo do Zé Ramalho chamado Antologia Acústica.

Enfim, pra mim, tá tudo muito separado. Tá faltando uma "cola". Isso é gosto né velho! Já tá muito bom, principalmente a voz.

Bonita música. Tava com saudades dessas letras "vivas".

Parabéns.

horacio.jo
Veterano
# jun/10
· votar


e aí meu amigo Zélo...
tuas composições são excelentes, sempre digo isso,
quanto a mixagem não vou comentar (apesar de ser o objetivo do tópico)
vou te dizer apenas uma coisa, se você não tem o melhor equipamento, nem os melhores samples, nem muita experiencia e recursos para uma grande mixagem.
Não deixe que isso impeça de tirar tua obra da gaveta, vá em frente apronte o trabalho e bote na rua, os próximos com certeza irão melhorando.
se você pedir muitas opíniões, cada um dirá uma coisa (eu mesmo te diria um monte de coisas, mas não tenho certeza se seriam úteis), você mexerá mais na tua mix, ficará mais inseguro e irá pedir mais opiniões se tornando um circulo vicioso interminável.
não me entendam mal rapaziada que respondem sempre com muita boa vontade,
o fórum é para isso mesmo, mas deixo aqui minha opinião para esse trabalho em particular do zélo que é um amigo.
mais uma vez repito, não entendam mal por favor, apenas estou tentando dar uma sacudida nesse cara que tem um ótimo trabalho e se continuar tão inseguro não vai lançar nunca, hehe!

estes samples de flauta pan boliviana são bem realistas
http://www.store.precisionsound.net/panpipeinfo.php

abraço
e muita sorte!

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


horacio.jo

Cara, acho que o problema não é ouvir opinião dos outros, mas uma questão de projetar. É por isso que tem que haver uma "deadline". Até o dia "x" fecho esse projeto e nem olho mais pra ele pq se ficar olhando, não entrego nunca o produto.

Se ele tá na fase de avaliação, tudo bem, mas não pode passar de 30/06/10, por exemplo.

Essa é minha visão da questão "nunca terminar". Isso é pq a gente não coloca prazos realistas.

Abs!

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


guitarg3
Meu brother, desculpe se não expliquei direito, é isso mesmo, tem um botão de volume e outro para aumentar os graves, eu deixava no meio, mas por indicação de um amigo, passei a deixar no zero, e acho que melhorou e muito minhas mixagens, pois assim não equalizo já ouvindo algum grave " a mais", dado pelas Edifier, sacou?
Comigo funcionou, tente aí, faça alguns testes com o botão no centro, ou no zero e compare as mixagens!
Grande abraço, Zélo cardoso

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


ROSINEI
Obrigado amigo, vou me atentar para suas dicas e ver se realmente preciso mudar ou não! Mas muito obrigado!
Diego Henrik
A voz eu equalizei com o EQ 10 da waves, um DeEsser da waves, um L2 na ultima estância, e fiz uma correção de afinação com o Melodyne (também dobrei a pista da voz e usei o Melodyne para "fabricar" a 2ª voz) hehehe!!!
Muito obrigado! Vou mexer na flauta!
MauricioBahia
Muito obrigado meu brother, valeu mesmo, vou dar uma sacada nesse lance do Pan, o AndrewMcPherson já me deu umas dicas em relação a isso, vou fazer algumas mudanças e postar novamente! Muito obrigado, mesmo!
horacio.joMeu velho amigo, muito obrigado pelas dicas, realmente se for seguir "TODAS" as opiniões não fecho meu CD nunca! Hehehe! Mas pela pouca experiência, busco aqui e em outros Foruns dicas para melhorar e aperfeiçoar minhas mixagens, mas sem deixar minhas preferencias de lado, apenas buscando acertos com amigos mais experientes! Muito obrigado pelas dicas e pelo link, vou conferir!
Grande abraço, Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia
concordo plenamente com você, por isso o conselho dos experientes é a pré produção, tentar projetar todos os pontos antes. E com certeza se forçar a fazer o trabalho num determinado tempo.
Eu me referi mais ali foi na questão de timbres e equipamentos mesmo, não devemos deixar que a falta dos bons (timbres e equipamentos) nos impeçam de por nossa arte para os outros ouvirem.
Se formos buscar a perfeição na primeira, nunca sairemos dela.
abraço!

overlappingcircles
Veterano
# jun/10
· votar


horacio.jo
a meu ver quando se chega ao nivel do nosso amigo zélo cardoso existe ja uma nocao muito definida daquilo que se quer da musica em termos de mixagem e sonoridade, por isso as criticas feitas aqui sao apenas opinioes :) O trabalho esta tao bom ja, que as sugestoes aqui feitas pelo pessoal sao meros detalhes a serem "filtrados" pelo Zelo!!

Gui bass
Veterano
# jun/10
· votar


good..

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


Valeu amigos do FCC!
Acho que vou postar o meu CD todo antes de fechar, pois assim vou enriquecê-lo, corrigir alguns erros e testar as dicas dos amigos, e assim deixar o trabalho ainda melhor!
Obrigado a todos amigos deste Forum sensacional!
Grande abraço, Zélo Cardoso

guitarg3
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso
entendi agora.. eu também sempre deixei no meio.. sempre achei que no meio seria a equalizaçao na qual os graves seriam mais reais.. se vc aumentasse adicionaria mais grave q o real.. e se abaixasse vc tiraria graves q existem.. tipo pensava q se fosse trabalhar com os graves no zero a tendencia seria exagerar nos graves na mixagem.. ae qndo ficasse o meio o botao teria muito graves.. nao sei se entendeu o q quis dizer.. aonde vc viu essa informaçao?

Lori_Dw
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso

Desculpe o atraso Zélo, tenho acompanhado o tópico, mas não tive a oportunidade de ouvir antes, acabei de ouvir sua música, e acho que devo postar minha singela opinião!!

Primeiro, achei sensacional a musica, principalmente sua voz, e a composição!!

Quanto aos instrumentos, a execução e/ou sequenciamento, creio eu que tenha colocado o SEU estilo na musica, tanto se vc tocou algum instrumento, ou no vocal, ou em algum instrumento ou timbre Vst ... porisso acho que não deve mecher naquilo que tem como sua característica(se é que isso que vc pôs na música são suas caracteristicas, e seu gosto pessoal) porque é isso que marca um artista, que o torna conhecido, e aceito por um grupo de pessoas que se identificam com o estilo de alguma musica!!

Eu por exemplo, não colocaria uma bateria que evidenciasse que ela é eletronica, o meu estilo é fazer a bateria soar o mais real possivel ... mas aí entra na parte que eu te falei, se é o seu estilo, sua marca, e vc gosta ... coloca em frente!! Ta MUITO 10 mesmo!!

Obs: Mais uma vez, parabens pelo vocal, e pela composição!!

Um abraço...e desculpe a extensão do texto!!

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


Lori_Dw
MUito obrigado meu bother, realmente a marca registrada (diferencial) de cada um é justamente esses detalhes que se cria construção do arranjo, do jeito de tocar, e por aí vai! Também penso que no que tange para a parte técnica de produção, pela falta de experiencia, conhecimento e equipamentos, busco sempre com amigos mais experientes, alguns detalhes que enriqueçam aida mais a minha modesta criação!
Concordo com voce, se eu mudar demais, a m´pusica vai deixar de ser a "minha alma tatuada numa canção"!
Mais uma vez obrigado, e grande abraço!

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


guitarg3
Eu tive essa informação de um amigo aqui do FCC, fiz alguns testes e melhorei em muito minhas mixagens! Na minha modesta opinião, se o grave estiver no zero, o equalizador vai dar a medida certa de quanto precisa para cada instrumento ou voz, depois é ouvir em vários sistemas de som, e ver se ficou legal, aqui comigo funcionou melhor assim, mas as vezes não seja com todos!
Acho que voce poderia fazer uns testes e ver de que jeito suas mixagens vão ficar, usando o botão do grave no meio (padrão), ou no zero!
Grande abraço, Zélo Cardoso
*Tem um membro daqui do FCC o BaNdAid que conhece muito o funcionamento das Edifier, talvez ele possa te ajudar e explicar melhor esse detalhe!

BaNdAiD
Veterano
# jun/10
· votar


zélo cardoso

Opa, me chamou? heuheuheuhe
Tudo bem, Zelo? To meio sumido por causa da monografia, mas de vez enquando eu dou uns pulos aqui pra ver o que está rolando, e hoje tive uma grande surpresa!

Tenho que te parabenizar pelo trabalho, que está cada dia mais profissional!

Em relação a mix, eu só tenho 2 observações:

1) Acho que o sintetizador ficou um pouquinho alto. Uma solução legal seria fazer uma mix dinâmica, ou seja, qdo o vocal entrar abaixa um pouco o volume do sintetizador. Quando for uma parte instrumental, como na introdução, aumenta o sint.

2) O vocal podia estar com o volume um pouquinho mais alto, não? Como diz o Terry Howard, "a estrela tem que brilhar". Traz o vocal pra frente, busca dar mais destaque pra voz, já que o vocal é o centro da musica. Aumenta a voz em alguns decibéis e ouça, pra ver se vc vê alguma melhora.

Ta ai o vídeo do Terry Howard...o cara tem 3 grammy's, acho que vale a pena ouvir o que ele tem a dizer! heheuheuhe
http://www.youtube.com/watch?v=WH45RaEKnME

No mais, parabéns pela evolução!!

Abraços
Alexandre.

zélo cardoso
Veterano
# jun/10
· votar


BaNdAiD
Meu brother, esses elogios vindos de voce é muito gratificante, pois voce também é muito responsavel por muitas coisas que aprendi aqui!
Vou seguir suas dicas e depois te mando, pra voce dar novamente sua opinião!
Muito obrigado mesmo, meu "conterraneo" por opção!
Hehehe! manda ver na monografia!
Grande abraço, Zélo Cardoso
VOU COM CERTEZA SEGUIR SUAS DICAS E VER COMO FICA

zélo cardoso
Veterano
# jul/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


BaNdAiD
Meu "velho brother", queria que se for possivel me dar uma explicação em relação a esse lance do volume da voz!
O seguinte: O que é mais recomendado para estilos parecidos com esse meu: A voz mais destacada ou mais "dentro" da mix? Voce se referiu ao "Terry Howard, "a estrela tem que brilhar", mas infelizmente não sei ingles!Hehehe (esqueceu sou caipira meu irmão!) E minha dúvida é quanto mais alto? Existe um parâmetro a ser seguido ou pode ser intuitivamente ?
Obrigado meu amigo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Avaliação de Mixagem e Masterização