Isso daria certo? Mic, Drumagog e Vst de Bateria.

    Autor Mensagem
    nFall
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: nFall


    Galera, minha idéia é algo mais "handmade" ou DIY, mas acho que o local mais apropriado para postar é aqui. Enfim, me surgiu uma idéia um tanto quando inusitada para fazer uma "bateria caseira" de baixo custo.

    Eu estava pensando em comprar um porção aquelas placas de som USB com entrada pra mic e saída pra fone ( Custam 6 reais cada uma no mercado livre ) e microfones de "Eletreto" ( 0,55 centavos cada um ). Iria utilizar cada microfone para em uma peça da bateria, direcionar para o Drumagog e depois para o VST de bateria.

    Cada plaquinha usb tem entrada STERO para mic, então cada uma poderia colocar até 2 mics. 4 placas = 8 peças de bateria.

    Pensei nisso depois de ver vídeo de exemplos do Drumagog, com a galera tocando bateria com o corpo, na mesa e em latas. Algumas duvidas que eu tenho é se a qualidade do microfone vai influenciar diretamente na "captação" do Drumagog, se essas placas funcionam com aqueles HUBs USB e se o driver ASIO consegue dar conta de tudo isso.

    Sei que isso está longe de ser audio proficional, mas é uma curiosidade. Ficaria bem mais barato que comprar pads e módulos MIDI.

    ps.: Teria alguma outra outra forma de ligar vários microfones ao computador, cada um em um canal separado, mais barato que esse?

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    nFall

    A qualidade do mic pode influenciar em duas coisas:

    1. A sensibilidade do mic pode dificultar o acionamento do sampler em determinadas situações.

    2. A mesma sensibilidade pode reduzir a margem dinâmica da captação, fazendo com que as variações de sampler sejam menores.


    Mas o principal ponto é o do empilhamento de interfaces. Já vi usarem deltas 1010 somadas(criando uma interface com mais entradas"). Mas será que isso fucionaria com essas interfaces que vc quer? E quantas pensa em conectar? Qual programa irá usar para gravar?

    Pois se vc não conseguir separar os canais, vai ficar difícil para o sampler separar as peças e acionar tudo corretamente. Nunca usei o drumagog dessa maneira, sempre usei em gravações de bateria feitas em estúdio(e com pistas separadas), ou seja, sempre usei da maneira usual. Então não sei se essa sua idéia de criar um trigger de baixo custo terá sucesso.

    nFall
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator

    Iria usar o Sonar 8. E realmente, nao sei se essa interface suporta esse "empilhamento".

    E agora eu pensei em outro problema, para monitorar ( e consequentemente gravar ) 8 trilhas precisa de um computador e tanto. Nao se o meu laptop seria capaz de suportar tudo isso.

    Bem, fica a ideia no ar então. Quem sabe um dia eu tente fazer.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    nFall

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/221013/

    Muita informação útil aqui, divirta-se e boas pesquisas.

    nFall
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: nFall
    · votar


    Thiago Yoshiki

    sim, dei uma visitada neste post antes de abrir o tópico. Mas a discussão lá está mais para a confecção de um modulo MIDI. Ja pensei nessa possibilidade e ela é viável, porem estou buscando uma alternativa mais barata, menos trabalhosa e funcional. Ja fiz testes utilizando controles de video-game pela porta usb. Funcionou mas nao tem controle de sensibilidade ( as velocity ), dai quebra um pouco a dinamica da bateria.

    Eu gostaria de achar uma solução para ter várias entradas de MIC no laptop de uma forma barata, para poder testar minha idéia. A mais barata que eu achei foi essas interfaces, mas tem um problema delas não funcionarem todas juntas.

    EDIT: Tava pensando aqui, um controle de PSX Dual Shock tem 2 eixos analógicos, cada um com vetores X e Y. Ja utilizei eles para controlar o wah wah do GuitarRig. Portanto teria 4 controles sensitivos que poderia utilizar nas principais peças da bateria ( caixa, chimbal, pratos ). Utilizando 2 controles teríamos 8 controles sensitivos. Agora tem que ver se tem como adaptar os piezos nesses controles. Ta aí, uma ótima ideia. Sem contar que seria uam gravação MIDI nao precisando do Drumagog.

    EDIT: CONTINUANDO A DISCUSSÃO PELO POST ACIMA!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Isso daria certo? Mic, Drumagog e Vst de Bateria.