Como ter um estúdio para ensaios e gravações com qualidade e pouca grana

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: guitarg3


    Bom galera, acho que depois de sugar tanta informação nesse fórum sinto que agora é uma boa hora para eu dar minha contribuição que acho q vai ser de grande valia. Esse tópico é pra galera que tem banda e tem pouco dinheiro, mas sonha em poder gravar as músicas da sua banda e ter um lugar descente pra ensaiar gastando pouco.

    Suponho de início que pelo menos a galera na sua banda cada um tem seu instrumento e amplificador, tipo o guitarrista tem sua guitarra, seus pedais e seu cubo descente que serve para ensaios, ou seja, que dê volume suficiente pro cara conseguir ouvir seu instrumento no ensaio. Isso vale para o baixo, o outro guitarrista se a banda tiver, o baterista que tem sua bateria com seus pratos e o vocal e os backings que tem microfones já. Se nem isso tiverem ai fica difícil rsrs. Vou supor que a banda tem 5 integrantes, que é meu caso: 2 guitarristas 1 baixista, 1 vocalista e 1 baterista; e que tenhamos 3 vozes na banda: a do vocal e 2 backing vocals.

    Vou começar falando nesse primeiro post sobre o problema que acredito ser principal de todas as bandas no ensaios: o vocal que ninguém tem grana pra comprar um PA caro e com as gambiarras que a galera faz acaba ninguém ouvindo o pobre vocal e o mesmo acaba se esguelando atoa.


    Bem os problemas na banda começam com o vocalista e a voz. Sempre é a voz que fode tudo porque ninguém tem grana pra comprar um maldito PA descente pra ligar a voz, ai fica aquela gambiarra toda com aquele aparelho de som velho ou aquelas caixas que seu pai usava jogadas num canto, e no final tudo que você consegue é um monte de microfonia enchendo o saco durante o ensaio e o vocalista se esguelando para tentar ouvir o que tá cantando. Resumindo, ninguém ouve a voz e todo mundo fica de saco cheio por causa das microfonias. Bem a melhor solução que encontrei foi o uso de fones! Mais embaixo explico melhor a idéia.

    Junto com essa questão tem a idéia do home Studio. Já imaginou se você pudesse gravar seu ensaio pra depois ouvir como está o desempenho da banda, o baterista com acesso a um metrônomo e você ainda podendo usar samplers ou efeitos já gravados no seu ensaio ou ao vivo tudo isso ao mesmo tempo? Fora a possibilidade depois de você fazer gravações de uma música na sua própria casa, gravando instrumento por instrumento com uma grande variedade de timbres, voz, e tudo isso com qualidade? A única coisa que fica difícil é a bateria. Pra você gravar ela toda com qualidade precisa de um investimento maior.


    Bom chega de falação e vamos às compras. Tudo isso que estou dizendo estou tomando como referência minha banda. Vou tomar como base o preço dos produtos nos Estados Unidos, que são infinitamente mais baixos que os daqui no Brasil. Tentem importar os produtos no ebay, amazon ou, se tiverem um parente ou amigo que vai pros EUA melhor ainda.

    São coisas pequenas pra se trazer e acredito que a pessoa não terá muito problema na alfândega. Pego como referencia os preços da loja http://www.bhphotovideo.com/

    Pra começar você vai precisar de uma mesa de som. Essa minha banda já tem, mas para quem não tiver, uma mesa de 4 canais serve perfeitamente, a não ser que sua banda tenha mais de 3 vozes. Vi umas no mercado livre no valor de 200 reais que tem equalizador de 3 bandas e tudo mais que uma mesa simples tem. Se quiser o extremo do barato tem essa daqui: http://www.bhphotovideo.com/c/product/373759-REG/Behringer_MX400_MX_40 0_MicroMix_Four.html
    Você não vai conseguir equalizar o som dos microfones mas se isso não te incomodar vá em frente.

    Bom depois da mesa de som você vai precisar de um amplificador de fone de ouvido. Esse daqui já serve (acredito eu, ainda não fiz esse esquema, mas acredito que funcione): http://www.bhphotovideo.com/c/product/373745-REG/Behringer_HA400_HA_40 0_Headphone_Amplifier.html


    Você vai precisar de fones de ouvido também. Se não tiver grana pega qualquer um que tiver ai na sua casa, mas recomendo o koss porta pro para a banda, menos para o baterista. Pro batera tem que ser aqueles do tipo in-ear porque a bateria é muito barulhenta e fones tipo o koss porta pro não vedam o som externo, e como resultado o baterista não vai ouvir nunca o metrônomo e nem as vozes.

    Aki o link do koss porta pro http://www.bhphotovideo.com/c/product/574785-REG/Koss_PORTAPRO_PortaPr o_Stereo_Headphones.html
    Além de ser um fone ótimo para ensaios (muitas bandas profissionais usam) você ainda pode usá-lo depois pra ouvir suas músicas no seu mp3 que vai ter uma qualidade excelente. Recomendo pelo menos o vocalista usar ele. As outras vozes também seria legal ter um desse. Agora quem só vai ouvir e não vai cantar ae compra só se tiver grana hahaha. Como esses fones da koss porta pro não vedam o som externo você conseguirá ouvir perfeitamente a banda toda e a voz acredito eu.

    Bom, com esses equipamentos acima citados você terá um som pro vocal que a banda inteira irá ouvir. Você não terá problemas com microfonia, o vocal não vai precisar ficar berrando pra se ouvir e todos irão finalmente ouvir o vocal cantando.
    Basta ligar os microfones na mesinha de som, e a saída dela na entrada do amplificador de fones. Ai vc liga os fones na saída. Se o fio for curto é só mandar fazer uma extensão. Simples assim. Se sua banda tiver 5 integrantes compre um dakeles adaptadores q transforma uma saída em 2 ae você coloca em uma das saídas do amplificador de fone. Assim você vai ter 5 saídas com controle de volume em 4 delas.

    Bem pegando esses 3 equipamentos que citei acima você vai gastar 100 dólares na loja que cotei ai em cima. Ou seja, com 200 reais você terá um sistema pra voz pra usar nos ensaios com qualidade que você jamais obteria com um multi-uso de 500 reais. Lembrando que esses 100 dólares estão inclusos a mesinha de som simples que postei ai que mesmo se você comprasse um PA você teria que comprar uma mesa de som também. No fim das contas você vai gastar realmente uns 150 reais no amplificador de fone e no fone contra 1000 num PA.



    Bom tudo isso é na teoria, andei pesquisando bastante até chegar nessa idéia, mas acredito veemente que funcione na prática. Acho que foi a melhor solução em termos de custo e qualidade que encontrei pra resolver o velho problema de onde ligar as vozes nos ensaios, já que ninguém quer gastar dinheiro com um PA que só vai servir para ensaios. Cá entre nós, você guitarrista prefere muito mais gastar mil reais com sua guitarra que com um PA para o vocalista né? Já encomendei as coisas que estão faltando e pretendo em julho por tudo isso em prática. Se alguém fizer antes poste os resultados!!



    Amanhã eu escrevo a segunda parte de como ter um home studio com um preço acessível (em torno de 300 dólares) e com uma boa qualidade, e como usar isso nos ensaios (pra gravar os ensaios e reproduzir samplers) com um esquema ilustrando as ligações necessárias.

    Abraço!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    2 guitarristas 1 baixista, 1 vocalista e 1 baterista; e que tenhamos 3 vozes na banda: a do vocal e 2 backing vocals.

    Estou contando pelo menos 7 canais por aqui, não???
    Mesa de 4 canais fica pouco pra isso.
    No mais, ligando a saida da mesa em um Behringer UCA202 e a saída do UCA202 nesse amplificador de fone de ouvido, eu acho que daria um resultado legal, principalmente se microfonando ou ligando as caixas dos instrumentos na mesa.
    Vai ficar uma banda silenciosa. Vão poder gravar os ensaios em 2 canais 'ao vivo', gastando esse mínimo desejado.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    2 guitarristas 1 baixista, 1 vocalista e 1 baterista; e que tenhamos 3 vozes na banda: a do vocal e 2 backing vocals.

    estou supondo que os 2 backing vocals é o guitarrista e o baixista, ai dão 5 fones

    É se você quiser pode arrumar um jeito d jogar tudo no fone mas ai sai mais caro né. Do jeito que falei você resolve o problema da voz nos ensaios com um baixo custo.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    já que ninguém se interessou pelo tópico não vou perder meu tempo escrevendo o resto =/

    Luigitr00
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Com pouca grana tipo quanto??
    Se descobrir conta pra mim tb ;D Fikdik

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Luigitr00
    Ta escrito no meu post.. um sistema legal pra ligar a voz 50 dolares..

    um sistema legal pra vc começar seu home studio 300 dólares =)

    isso é o q vou gastar depois de estudar varios esquemas e acho q irei ter um exelente retorno em termos d custo beneficio.

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    guitarg3

    já que ninguém se interessou pelo tópico não vou perder meu tempo escrevendo o resto =/
    escreve pô!!! só agora eu li tudo, muito bom seu tópico!!!!!
    é feriado, por isso o pouco movimento...


    talvez se vc criasse um tópico emos X metal ou Slash X qualquer um Zé mané, talvez já tivesse com umas 4 páginas...

    parabéns pelo tópico!!

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3

    Ta escrito no meu post.. um sistema legal pra ligar a voz 50 dolares..

    um sistema legal pra vc começar seu home studio 300 dólares =)

    se eu fosse vc num falava não!!!
    manda o cara parar de ser preguiçoso e ler tudo!!! antes de ficar fazendo essas perguntas.


    ricolb
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    trashit hc
    Calma!!

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ricolb

    tô calmo!!

    o cara digita o monte de coisas com a intenção de ajudar, e o outro amigo nem ler??? quer tudo de mão beijada!!!

    Zakk e sua LP
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    cara esse post ta mt lgl msm, soh vi hoje, por favor continuaa

    snd
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Não acho que seja a melhor saída partir para o fone de ouvido.

    Uma potencia de 100W pra voz já é o suficiente se os outros instrumentistas não forem otários. Pra começar é bom abafar a bateria e o baterista não precisa ser violento no ensaio. Os amplificadores de baixo e guitarra também deveriam ficar com o volume apenas o suficiente para alcançar a bateria, não precisa ser mais alto.

    O efeito coleteral de fazer todo mundo tocar mais baixo vai ser a preservação do ouvido de vocês.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Zakk e sua LP
    quando tiver tempo eu continuo sim =) vlw o elogio!

    snd
    entao.. na teoria a coisa funciona bem.. pedir pro cara nao esmurrar a batera.. abafar a batera.. arrumar um pa pra ligar as vozes e talz.. ms na pratica eh diferente..

    tipo.. o baterista ele ja ta acostumado a tocar daquele jeito.. eh a pegada dele.. o jeito q ele toca.. nao adianta pedir pra ele tocar mais fraco.. o cara vai perder a pegada e talz..

    e abafar a bateria eu ja tentei varias soluçoes.. o q realmente funciona estraga o som da batera.. vc poe um pedaço d borraxa no prato.. ou na caixa.. vai abafar o som ms vai ficar uma porcaria...

    e eu flei do fone pq o amplificador custa 100 reais.. enquanto q um pa descente q sirva pra voz custa uns 700.. como disse eh uma soluçao caseira e barata pra qm nao tem grana.. eh logico q deve ser melhor com o pa.. mass.. qm nao tem 700 reais arruma 100 e ensaia com fone q vai ter uma boa qualidade tb...

    Lori_Dw
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    guitarg3

    Só uma pergunta:
    Esses produtos que vc mensionou aí em cima, são todos em U$, creio de um site estrangeiro. Os equipos são muito baratos, mas comprando, fechando a compra, eu conseguirei manter esse preço??
    Não vai acrescer nada, em relação até mesmo a transporte, impostos, etc...??
    Tem que ver tudo isso tbm...acho que essa pergunta que eu fiz, deve ser a pergunta de muitos que querem, ou cogitam comprar algo em um site de fora, onde com certeza o preço ajuda mais.
    Valeu.

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ja citei os preços ja com os devidos impostos calculados.. ou seja da pra ficar mais barato..

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    cá estava eu pensando, e tive umas ideias inspiradas nesse tópico, e também vi umas dicas do T-Rodman em outro tópico.

    tava pensando em pegar uma mesa de som, uns fones de ouvido, e pegar um módulo, e uns triggers, colocar peles mudas na batera, e triggar ela.

    ia ser bem melhor pra gente não ficar gastando grana em estúdio vaga, ia da pra escutar o vocal, e os backings, de uma forma mais legal.

    a minha guitarra eu ia usar a fast track com VST's, e pedais, e o outro guitar por enquanto, ia usar uma zoom 505 (coitado!! hehe) tudo em linha, e todo mundo ouvindo tudo por fones.

    eu vou precisar de uma mesa com quantos canais pra 5 pessoas?? pode ser uma bem barata!! hehe
    o objetivo é ensaiar, e não gravar com a mesa.
    pra gravações vamos usar a fast track.

    e os vizinhos agradeçem!!

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ops

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    1. Será que não compensa comprar uma bateria MIDI baratinha ao invés de transformar uma bateria acústica, perdendo as características dela? tem umas da Stagg no ML. Porque não é só de trigger, mas tem o módulo que você vai precisar nos ensaios.
    2. dá pra ligar um amplificador de fones de ouvido. A Behringer tem modelo para 4 saídas e 8 saídas.
    3. A mesa, pode ser uma Wattsom que é baratinha e vai dar conta do recado para tal finalidade.

    trashit hc
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    T-Rodman

    1. Será que não compensa comprar uma bateria MIDI baratinha ao invés de transformar uma bateria acústica, perdendo as características dela? tem umas da Stagg no ML. Porque não é só de trigger, mas tem o módulo que você vai precisar nos ensaios.

    acho que não velho...
    a bateria que nós pretendemos triggar, tá bem velha, nem usamos pra ensaiar.
    dai eu pensei que se triggar ela, sai mais em conta.
    e outra, eu conheço um membro daqui do FCC, que monta módulos por um preço bacana!! eu posso pedir pra ele fazer os triggers também.
    como ja temos a bateria, fica mais barato do que comprar uma eletrônica.


    2. dá pra ligar um amplificador de fones de ouvido. A Behringer tem modelo para 4 saídas e 8 saídas.
    bacana!!!

    3. A mesa, pode ser uma Wattsom que é baratinha e vai dar conta do recado para tal finalidade.
    blz! vou pesquisar umas marcas pra ver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ter um estúdio para ensaios e gravações com qualidade e pouca grana