Firth Of Fifth - Peço a opinião de vocês

    Autor Mensagem
    tito lemos
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: tito lemos


    Pessoal, estou embrenhado em um projeto um tanto ousado, que é uma releitura minha do clássico "Firth Of Fifth" do Genesis, projeto esse que está na metade do caminho. Extrai dois samples do que fiz até aqui, e gostaria da opinião e orientação de vocês, que serão importantíssimas pra um resultado final satisfatório. Minha maior dificuldade está sendo com o tratamento da voz. Ai vão os samples:

    Sample com voz

    Sample Guitarras (ponte + solo principal)

    Grato desde já a todos,
    Abração.

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cara nao sei se eh a intençao mas o efeitinho q vc pois d fundo no "sample guitarras" parece dakeles videogames antigos.. tipo atari

    Niandra Lades
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tito lemos
    Cara eu não conheço a versão original dessa musica, ficou meio dificil fazer comparações, mas...
    olha eu achei que a voz está um pouco baixa e isso prejudicou um pouco a inteligibilidade, mas é bem pouco.

    Gostei da profundidade do reverb, mas pode deixar ele um pouco mais aparente pra trazer a voz mais para o plano dos instrumentos, sinto que ela está meio destimbrada, não parece que está no meio ambiente, sabe?

    A musica é bem maluca né...
    daora, curti gostei da batera... do bass, da guitarra, pra mim estão bem feito, acho que se o baico for trazido um pouquinho pra frente vai melhorar, vai dar mais cara.
    A batera da 2ª parte está ótima, e a linha de bass tbm! ótimo, os timbres estão legais tbm, tem uma hora que o solo da guita parece que dá uma abaixada de volume.

    Vou dar uma dica, tem uma hora que no solo da guita vc segura bastante um nota, mas vc poderia deixa para dar as palhetadas dessa parte junto com a caixa pq aí o barulho da caixa mascara o sonzinho feio da palhetada, fica mais legal. Vi o Petrucci fazendo isso. hehehe

    Em algumas partes do solo parece que as ideias acabaram..rsrs
    não sei se o solo é seu, ou dessa musica mesmo, mas ficou meio enjoativo.

    No geral é isso, gostei bastante, principalmente das bases e das linhas de baixo e batera!

    abração!

    tito lemos
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    guitarg3
    Cara, foi totalmente intencional (hehe), foi pra aparentar esse clima videogame mesmo. Só que na verdade o que tá de fundo é a base de guitarra, o som "videogame" é o tema principal, solado na música original por outro som sintetizado.

    Niandra Lades
    Realmente cara, a voz tá me dando trabalho ainda. É algo que tô aprendendo a domar ainda, essa questão de tratamento de voz. Vou tentar trazer ela mais a frente. Quanto ao solo, não tá totalmente fiel ao original, mas a idéia é essa mesma, eu só modifiquei algumas coisas. O original dá umas repetidas mesmo. Agora como eu deixei bem secão (sem ambiência e com base somento do baixo e batera) pode ter dado essa impressão enjoativa. Verei o que posso fazer nessa parte também.


    Obrigado guitarg3 e
    Niandra Lades!!!!

    Abração.

    gualtersouza
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: gualtersouza
    · votar


    tito lemos

    Salve Tito.
    Sua versão com voz está muito boa e bem fiel ao original. Também acho que se você trouxer o baixo mais para frente, daria uma melhor sustentação para a voz, já que a bateria está ok. Há algumas marcações que caberia o baixo e só se escuta os pratos da bateria.

    Já a versão das guitarras ficou bem diferente. O início ficou um pouco indefinido, mas depois ficou mais fluido. A base está muito boa, mas a partir do solo, quase não se percebe a evolução da música, principalmente o baixo e o teclado, pois você sustenta as notas e a guitarra está em primeiro plano e não se percebe bem a evolução da harmonia, ainda que seja possível ouvir que há algo.
    Te sugiro não sustentar tanto as notas nas partes que você não teve idéias claras de para onde vai, e permitir alguns intervalos que permitam ouvir a base, para logo a seguir continuar o solo.
    O timbre da solo está bem parecido com o do Hackett. Em 2:16 até 2:26 tenho a impressão que alongou demasiadamente e ouve uma nota um pouco fora, por exemplo.
    Acho que se a proposta é recriar e dar a sua versão, está bem encaminhada. O timbre está certeiro, mas o solo está um pouco indefinido. Sua pegada está boa e dá para ver que você está trabalhando em cima... então, trabalhar. Não deixe de postar a evolução dela. Gostaria de ver a final, afinal é uma obra prima.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Abç

    tito lemos
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    gualtersouza
    Mto obg pelos seus comentários, isso me estimula a dar bom andamento ao projeto.

    Quanto as partes de guitarra, na música como um todo minha intenção eh criar um clima diferente do original, é tanto que coloquei base com power chords, o que não existe na versão original, e um timbre de synth totalmente diferente pro tema principal. Já no solo, minha idéia foi colocar a guitarra conversando somente com baixo e bateria, por isso não se houve tão claramente a evolução da harmonia (já que quem segura a mesma é somente o baixo). Porém, como já notei no seu comentário e no do Niandra, acho que isso causou uma sensação de indefinição no solo, então eu já tô pensando em colocar outro instrumento pra segurar a harmonia (talvez um mellotron, do meio pro fim).

    Cara, valew mesmo pela opinião, e postarei sim o resultado final!!! É meu humilde tributo a uma das maiores canções do rock progressivo.

    Abração.

    tito lemos
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    UP!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tito lemos
    É meu humilde tributo a uma das maiores canções do rock progressivo.
    Eu o parabenizo por isso.
    Abç

    overlappingcircles
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    escutei os dois samples, e tao muito bons. os comentarios anteriores sao as minhas palavras pra ti tbm :) o projeto ta bem encaminhado, da um toque nesse baixao, um pouquinho mais pra frente na mix acho que ficaria melhor. de resto otimo trampo!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Firth Of Fifth - Peço a opinião de vocês