Fast Track USB problema Mono/Stéreo

    Autor Mensagem
    AlexSilva
    Veterano
    # abr/10


    Seguinte , comprei uma Fast Track USB , porém , eu conecto a guitarra e toco(sem nenhum programa aberto) com o botão mono/stereo pressionado(pressionado , deveria ser mono) o som sai dos dois lados do headphone , e quando eu aperto o botão denovo(mudando para stéreo) o som só sai do lado esquerdo , ou seja , quando ele ta em mono , ele sai dos 2 lados , e stereo sai de um lado só , não era pra ser o contrario?? Quando eu abro o Guitar Rig 4 independente de estar com o botão em mono/stereo, o som sai dos 2 lados , ou seja , é só sem nenhum programa aberto que acontece isso. O que pode ser?

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Para interfaces de audio o esquema é ao contrário, porque ele define a entrada como estéreo ou mono.

    Estéreo, para uma interface, é quando você liga, por exemplo, uma guitarra com 2 saídas em 2 entradas na interface.
    Assim você grava simultaneamente 2 canais, sendo o esquerdo o primeiro canal e o direito o segundo canal.

    Em 'mono' ele divide a entrada em duas, e você pode ligar 2 instrumentos distintos, gravando-os em 2 canais mono distintos, em uma DAW ou em um mais simples como o audacity.

    Assim, se você ligar a guitarra em um canal e quiser ouvir nos dois lados, você tem de setar como mono, enquanto se você gravar em 'estéreo', você vai ouvir somente de um lado, pois o outro canal estará vazio, esperando a outra entrada.

    No software, o GR4 tem o modo de entrada mono 'left or right' e a entrada estéreo de 2 canais. Tem também a saída do canal, que você pode escolher em um canal (só esquerdo ou só direito) e a saída simultânea nos dois canais. Daí a sua placa provavelmente está lendo o comando de saída dupla do GR4 e enviando o som em estéreo.

    É isso. Não tem nenhum problema com sua interface e com seus programas.

    amplexos

    T.

    AlexSilva
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: AlexSilva
    · votar


    Ahhh , beleza , vlw mesmo , obrigadão pela ajuda :D , outra coisa , o botão Mix , quando estou sem nenhum programa aberto e giro ele todo pra direita , não sai som na guitarra , dai eu giro ele tudo pra esquerda e sai som td certo. Pra que serve? não era pra ser , quando mais eu aumento(girar pra direita) maior o som ?? Porque no Amplitube , quanto mais eu giro pra direita , mais alto fica o som do efeito. já o de volume ta td certo , giro td pra direita sai som , td pra esqueda não , mas o mix faz o contrario(sem programa aberto) rsrs.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O mix, serve para misturar o som que o PC envia para a FastTrack.
    Serviria no seu caso para misturar uma MP3 com a guitarra, por exemplo.

    edudc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Oi, pessoal. Estou em duvida se compro a fast track II ou a pro. Eu quero mais para gravar guitarra, mas pretendo algumas vezes gravar baixo e teclado. Por isso tenho algumas duvidas:

    É possível ligar uma mesa de som na fast track pro?

    E para gravar teclados... é tão melhor assim que tenha entrada MIDI? Pelo que li dá pra gravar teclados na entrada de guitarra da fast track II, só não sei se fica muito pior do que na MIDI.

    Obrigado!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Via MIDI você não fica preso ao teclado, e sim à infinidade de sons, efeitos das VST's. Teclado tem por exemplo 1 ou 2 baterias. Via MIDI em uma DAW, através de VST's, você tem no mínimo umas 30 baterias - isso se você não começar a usar os 'sound tanks' da vida com 6GB de sons diferentes para se usar em seu 'home studio'.
    Vale mais chegar já na Pro, nem que doa no início.
    Todo mundo começa antes de uma interface USB a imaginar-se gravando em programa como Audacity, mas com uma interface o interessante é começar em programas que gravam em linha, multipista, o que chamamos de Digital Audio Workstations (DAWs), tais como Logic, Live, Cubase, Sonar, Studio Live, etc.

    amplexos

    T.

    marcelotb
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pô... sou novo aqui... to com esse problema tbém... uso o programa mixcraft 5, importo um playback por exemplo ele sai estereo certinho, mas quando vou gravar minha voz encima(com a fast track m-audio) tanto no fone de ouvido como na gravação sai só de um lado... sou leigo no assunto, mas se comprar um cabo stereo resolveria? Já tentei na pista que vou gravar colocar stereo, letf, right e nada... na interface já coloquei mono ou stereo,m e nada tbém...
    ouço falar muito bem da fast track m-audio, mas não conseguí explorar bem ela... gravei violão e voz (minha interface tem entrada pra vocal e viola...) sai voz de um lado e viola do outro, não dá pra juntar tudo???? me ajudem, por favorrrrrrrrrrrr, hehe...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcelotb

    Olha eu tenho uma fast track, nunca usei pra fazer gravações simultâneas, sempre gravo um canal por vez, dps mixo tudo no micraft 5 tb. Desse modo nunca tive problemas em relação ao pan.

    Mas se vc quiser muito gravar com as duas entradas simultâneas, da uma fuçada nas opções de áudio do mixcraft, talvez vc encontre algum parâmetro errado ou...

    tenta outros progamas pra gravar como o guitar rig ou o amplitube!

    abs!

    marcelotb
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    vlw pelo toque pé...
    mas o lance é que coloco um playback de uma música numa pista do mixcraft, e deixo rolando junto na gravação pra poder acompanhar cantando em outra pista... e a gravação sai de um lado só (a voz) entende? sabes dizer o que posso fazer?? achei bacana esse programa mixcraft... o guitar rig é só no mac neh??? vlw...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcelotb

    Não cara, eu não uso mac e tenho o guitar rig aqui (uso windows)

    Eu entendi o q vc ta falando, pra gravação a gente quase sempre precisa dum playback, o que muitas vezes é o metrônomo.

    Eu faço assim:

    1) Abro o guitar rig, configuro o som da guitarra/violão pra ficar do jeito que eu quero.

    2) Abro o mixcraft e importo o playback q eu quero.

    3) Vou no guitar rig e aperto rec pra começar a gravar

    4) Vai no mixcraft e da o play pra começar o playback (o guitarig ja vai tar gravando só o seu instrumento)

    Só tem um problema: fazendo isso não se tem retorno do som do teu instrumento, vc vai ouvir só o playback...pode ser q tenha algum jeito de conseguir ouvir os dois progamas juntos, mas eu não descobri isso ainda....mas desse jeito q eu falei eu venho conseguindo gravar coisas legais!

    mas se vc preza mto pelo retorno, grava o playback num Mp3 player, Ipod, Celular...

    se vc for gravar voz e violão tenta o mic condensador tb, num lugar silencioso pode ser sua solução!

    abs!!

    marcelotb
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Coisa linda Pé... agora meio dia conseguí gravar sim... importei um playback numa pista, na outra que queria cantar coloquei fasttrack em left e saiu certo, e saiu nas duas caixas certinho, massa... consigo escutar retorno pelo fone tranquilo... te agradeço pelo toque mesmo...

    não querendo abusar, só um detalhe... na interface tem a entrada xlr do mic e mais uma para o violão... se quiser gravar os dois ao mesmo tempo (pois gravo ao vivo eu e um amigo...) pra captar pistas individuais, se colocar left em um e rigth no outro, vai sair cada um em uma caixa (dividir)???

    - pra voz, "na mixagem " no mixcraft o que vc costuma usar de efeitos (tipo: reverb, chorus... etc.) pra ficar o mais próximo de uma qualidade de cd... ???

    vlw cara...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    marcelotb

    Olha Marcelo, eu quase nunca gravo simultâneo, então não sei dizer se isso vai dar certo..

    quando eu gravo assim voz e violão eu prefiro usar um condensador e gravar os dois no mesmo canal, ou se vc tiver dois condensadores (eu ja vi alguns estudios fazerem isso) vc pode botar um deles mais alto e perto do (a) cantor (a) e o outro perto do violão....... assim fica bem interessante e vc fica com duas pistas!

    Sobre os efeitos na voz, não é bom usar muitos efeitos não (a não ser q vc esteja fazendo musica eletronica)

    Eu costumo usar na equalização da voz só um reverb mesmo e uso o mixer tb pra regular os graves agudos e médios. As vezes passo um "filter" também, mas esse recurso acho que o mixcraft não tem, então eu uso no fruity loops!!

    eu estou procurando saber mais sobre o AUTO-TUNE que pode ser utilizado como plug-in no mixcraft msm por exemplo...não usei ainda mas pretendo usar, tem alguns tópicos aqui no cifraclub falando sobre isso..

    esse progama faz correções de afinação em vozes, vc define a escala e o progama faz as mudanças! mas só cabe usar isso se o take da voz não foi perfeito, tipo deu uma semi-tonada ou se desafinou alguma parte....quando o(a) cantor(a) manda bem mesmo vc não precisa do auto tune, mas também não vai prejudicar em nada sua gravação utiliza-lo adequadamente!

    Eu terminei hj de gravar a parte instrumental das 4 musicas que vão pro single da minha banda, agora eu vou no estúdio com a vocalista pra gravar as vozes.....dps se tiver interesse entra em contato comigo que eu te mostro e te do uns toqs!!

    abs!!

    kiira_
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Alguem sabe se tem como ligar duas guitarras nesta interface ?? usando a input XLR ??

    gcicconi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Ressuscitarei um pouco, tá?

    Mas galera, seguinte. To com a Fast USB pra tocar guitarra sem incomodar todo mundo e possíveis gravações pra experimentações. Ligo-a no P10 com o botão pra guitar, que até da um ganho mais alto do que a de line. Isso no fone de ouvido e o knob do Mix virado pra sair só o som da guitarra.

    Quando abro quero ligar em algum programa no pc, o ganho fica muito baixo. No Audacity, o ganho fica baixissímo. No ApTuner, não reconhece. No AmpliTube 3, também. Com o knob do Mix pra playback (som vindo do pc), consigo ouvir o ruído dos amps e dos pedais. Mas o som da guitarra não tá reconhecendo. Isso porque o volume de entrada tá quase clipando, no talo dando ruído, e nada. Alguém sabe o que acontece? Por favor, me ajuda aí!

    E moderas, se vocês acharem melhor, transfere, ou me avisa, que eu transfiro a pergunta pro fixo.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    gcicconi
    ja experimentou aumentar o volume de SAIDA?

    gcicconi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    gcicconi
    ja experimentou aumentar o volume de SAIDA?


    Slash_19

    Já cara. No amplitube, já coloquei o out e in level no talo. E o output da Fast tbm. Mas o sinal da guita, pelo que vi aqui, não tá chegando no pc. E se eu colocar o volume do input da Fast no talo, o amplitube pega só o chiado.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    gcicconi
    Pera, vc ouve a guitarra pelo fone, mas não ouve pelo PC?

    gcicconi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Isso. Ouço a guitarra pelo o fone plugado na Fast, porém não a ouço através do audacity ou amplitube, mesmo com o knob do Mix virado pro lado do playback, que é o que vem do pc.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    gcicconi
    vc selecionou os inputs corretamente no seu software? Digo, da onde o programa deve procurar o sinal de audio?

    gcicconi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Creio eu que sim. Nas nas entradas e saídas de áudio todas setadas para Fast... zera que tá zuada, ou essa tem problema de ganho?

    gcicconi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    E o estranho é que só quando o knob do ganho tá no talo, o led do sinal acende.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    gcicconi
    essa interface grava dois canais simultaneos? da entrada XLR e da p10? Se for, ve se nao ta configurado pra receber o audio da entrada XLR

    gcicconi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Vou dar uma olhada nisso ai, cara, porém eu acho que não grava dois simultaneos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fast Track USB problema Mono/Stéreo