Edição de vocal

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # mar/10


    Olá, eu estou gravando uns vocais para minhas musicas e gostaria de saber se os vocais devem ser editados como o resto dos instrumentos. Por exemplo, ao gravar a bateria sempre costuma se checar e dar um "warp" nas batidas que ficaram fora dos clicks do metronomo. O vocal segue essa logica? todas as palavras devem estar dentro da metrica do compasso?

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Fagulha
    Essa obrigação é que não vejo necessidade.
    Ouça e se pergunte: me incomoda? Se incomodar, edite.

    Michael_Nsc
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Fagulha

    Geralmente não há necessidade de se encaixar o vocal no tempo, principalmente por que o vocal, por ser o ultimo a ser gravado, é o que fica mais certo nas batidas, já que a musica praticamente pronta está tocando como backtrack.

    Mas as vezes pode ser necessário, se causar alguma coisa fora de sincronia e etc.

    A edição mais comum no vocal é em relação ao pitch (afinação). Aí existem softs como o Antares AutoTune, Celemony Melodine, etc.

    Abçs

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    se vc tem problemas de latência e o vocal gravado fica atrasado em relação ao resto das pistas, edite, caso contrário, é uma prática desnecessária.

    Fagulha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow, Michael_Nsc, AndrewMcPherson

    obrigado pelos posts, voces sempre respondem meus topicos!

    Estou seguindo o conselho de vocês, ouvindo e quando acho que algo está fora eu regravo, percebi que editar não da bons resultados (pelo menos pra mim).

    Aproveitando o topico, qual é a ordem certa: comprimir e entao equalizar ou equalizar e depois comprimir? valeu!

    Minow
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Minow
    · votar


    Fagulha
    percebi que editar não da bons resultados (pelo menos pra mim).

    O "ideal" é gravar tudo certinho de primeira. Mas isso raramente acontece, você sempre precisa dar uma ajeitada em alguma coisa. Mas edição não serve só pra tapar buraco, você pode editar uma música pra ter duas versões, por exemplo, uma "estendida" e outra mais radio-friendly, ou mesmo duas versões distintas pra escolher depois. Isso é bem comum.

    Aproveitando o topico, qual é a ordem certa: comprimir e entao equalizar ou equalizar e depois comprimir? valeu!

    Opa, peraí.
    Isso é outra coisa, estamos falando de edição ou de mixagem? São coisas distintas. Equalização e compressão é uma parte ligada a mixagem.
    Mas respondendo sua pergunta, depende. O mais COMUM é usar EQ e depois compressão. Eu raramente uso o contrário, pra ser honesto com você, nem me lembro de ter usado compressão antes da EQ. Mas nada te impede de usar, nunca tem uma maneira certa de mixar.

    Fagulha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow

    saquei, no caso to falando de ediçao ainda. Por exemplo "timbrar" um vocal, dar uma equalizada nele, depois uma comprimida e por fim jogar um reverb. Seria essa a ordem né? Eu tenho feito meus testes hehe tentei colocar um compressor depois do reverb para ver qual seria o resultado e foi terrivel. Percebo também que os vocais das bandas que escuto tem um "algo a mais" que nao consigo reproduzir, pelo pouco que entendo disso, me parece ser o Delay. Estou pesquisando sobre delay...configurar um delay é mil vezes mais complicado do que eu pensava...os plugins simples nao dao o efeito que eu gostaria e os complicados possuem tantos parametros que pra mim é como ler uma partitura hehehe grego!

    Sem querer abusar da sua boa vontade, eu queria gravar uns backing vocals, gostaria de saber se tem algum modo de eu mudar minha voz para aparecer que existem outras pessoas cantando comigo, mesmo quando eu gravo tentando fazer uma voz diferente nao consigo o efeito.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Fagulha
    u queria gravar uns backing vocals, gostaria de saber se tem algum modo de eu mudar minha voz para aparecer que existem outras pessoas cantando comigo

    Tem uns plugins de ensemble, mas o ideal é gravar outras vozes mesmo, depois juntar todas e mixar como uma coisa só.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Apenas para acrescentar alguma coisa sobre eq no tópico, acho bem interessante isso que juntei. Facilita bastante dando um "ponto de partida". Isto está longe de ser regra, mas são algumas dicas interessantes para uma tentativa inicial sobre eq nas vozes:

    VOZ MASCULINA
    - Frequencias Fundamentais – 100 a 900hz
    - Harmonicos – 900hz a 17khz
    - Peso – 120hz
    - Som anasalado – 200 a 240hz
    - Presença – 2 a 4khz
    - Sibilância – 4 a 9khz
    - Ar – 10 a 16khz

    Pontos de Partida (depende da voz, use sempre o PAZ ou algo do tipo):
    - Cortar abaixo de 125hz
    - Presença acentuar perto de 5khz
    - Clareza atenuar perto de 500hz
    - Ar acentuar ou atenuar acima 15khz
    - Usar DeEsser para suavizar caso haja necessidade

    VOZ FEMININA
    - Frequencias Fundamentais – 250hz a 1.2khz
    - Harmonicos – 1.2 a 17khz
    - Peso da Voz – perto de 240hz
    - Presença – em torno de 2 a 4khz
    - Sibilancia – em torno de 4 a 9khz
    - Ar – 10 a 16 Khz (cuidado com essas frequencias pra não deixar a voz digital)

    Pontos de Partida (depende da voz, use sempre o PAZ ou algo do tipo):
    - Atenuar perto de 1.2khz caso o som esteja estridente (mas isso pode ser acertado mudando o posicionamento do mic na gravação)
    - Cortar abaixo 130hz
    - Presença acentuar perto de 3khz
    - Clareza atenuar perto de 500hz
    - Usar DeEsser caso haja necessidade

    É isso aí, espero que ajude a dar uma idéia inicial por onde começar a mexer na voz (caso precise). Abs!

    Fagulha
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Fagulha
    · votar


    Iversonfr
    obrigado pelo post, legal mesmo...eu estava procurando uma tabela para os vocais e tambem procurando saber abaixo de qual frequencia cortar.

    uma duvida, ali diz que o peso de vozes masculinas está em 120 hz e manda cortar abaixo de 125 hz hehehe assim a voz perdera o peso certo? Pelo que vi da tabela o ideal seria eu cortar abaixo de 100 hz que é aonde começam as fundamentais, certo?

    outra coisa...se eu quiser acentuar a agressividade da voz (estou trabalhando com heavy metal) em que regiao devo aumentar/cortar?

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Fagulha

    Tem que olhar certinho o PAZ... tem que ver oqq ta acontecendo nessa região, pra cada voz é uma coisa... esses valores são aproximados só pra ter uma idéia, para saber se situar no eq...

    To chutando aqui, mas tenta aumentar entre 2 a 4khz e depois coloca um Hi Shelv em torno de 14, 15khz... coloca um hi pass perto de 100 e fica arrastando ele nessa região e ve oqq acontece, onde que fica melhor... não manjo muito tambem não, nem sou profissional na área, sou só curioso e fico fuçando essas coisas... qd eu to aqui no meu home, eu fico mexendo na eq, acentuando/cortando todas as frequencias até ver como fica mais legal... num tem regra não... abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Edição de vocal