Existe algum software de edição de audio (vocal) grátis com bons plugins?

    Autor Mensagem
    Tshadow
    Veterano
    # jun/17


    Eu sempre gravei minhas coisas com audacity e agora tentei usar o pro tools first (que é grátis) mas queria estudar um software mais completo que desse pra trabalhar melhor as faixas de audio como correção de notas e tempo de certos pontos de uma frase da musica como pode ser visto aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=shxcmCPykDA&t=96s

    Mas infelizemente todos esses plugins são exclusivos do pro tools que custa MUITO caro, alguém saberia me indicar um programa de edição profissional ou semi que desse pra fazer esse tipo de coisa ou fosse de graça ou mais barato?

    Desde já agradeço

    makumbator
    Moderador
    # jun/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Tshadow

    Você pode tentar o Reaper, ele não é grátis, entretanto tem a licença mais barata entre todas as grandes DAWs (se não me engano custa 60 dólares para usuários domésticos).

    O bom do Reaper é que além de leve o programa não possui nenhum tipo de trava de licença (ou seja, os fabricantes contam com a honestidade do usuário, que após a demo deve pagar a licença se quiser continuar usando).

    Mas não sei a qualidade dos plugins nativos do reaper (eu uso Cubase). Entretanto, tenha em mente que em geral há sempre algum plugin não nativo com melhor sonoridade e funções que os incluídos em qualquer DAW. Por exemplo, no vídeo que você colocou aqui o trabalho é feito por um plugin não nativo ao Pro tools (Auto tune).

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Plugins de software de edição de vocais a nível profissional gratuitos não existem.

    Tem até alguns gratuitos mas são bem inferiores. que nem vamos comentar.

    Eu uso por exemplo a versão pro do Mixcraft Studio 8, que vem com o celemony melodyne essentials, que dá para editar vocais.
    Que é mais caro que a versão normal do Mixcraft, agora não tenho comparações de preços com outros produtos.
    Mas é uma DAW de custo baixo com um bom benefício, custa 179 dólares, mais um monte de plugins e instrumentos, além de uma extensa biblioteca de loops, e é muito poderosa com muitos recursos.
    Agora tem outras DAWs top de linha em que somente o upgrade custa mais caro.

    Daqui mais um ano e meio ou dois vai ter a atualização para a versão 9.

    Depende do que seja caro para você, agora gratuito não tem nada que se compare.

    O melhor software de edição é da Celemony Melodyne, que na versão completa é comprado a parte, e vem nas versões standalone e plugin.

    De repente também pode-se fazer uma combinação entre o Reaper, com o custo de 60 dólares mais o Melodyne Essentials, mais 99 dólares.

    O foco e o ponto principal não deve ser só o da edição de vocais, mas sim o da DAW num conceito mais amplo, é um investimento, que tem um custo anual de upgrades, e assim deve ser pensado.
    Eu me adaptei melhor com o Mixcraft, mas existem inúmeras outras opções, mas tem que pensar sempre no custo anual, e para mim o Mixcraft se sai bem também neste ponto, gasto em média no mixcraft uns 30 dólares para atualizar a versão, que não é todo o ano que muda.
    Por exemplo na mudança da versão 7 para a 8 ganhei o celemony melodyne essentials, que só ele custa 99 doletas, mais um monte de outros benefícios, e tenho bem dizer todos os plugins para mixar e masterizar, como por exemplo o izotop ozone essentials, que é uma outro bom plugin.

    Faça download das versões trial e experimente, existem muitas daws com estes plugins para vocais, e pesquise os preços, mas sempre considere também o preço dos upgrades, tem DAW que nem dá direito a ugprade, são verdadeiros aluguéis.

    A melhor DAW não é aquela que os outros usam é aquela que você melhor se adapta, tanto na questão técnica como na questão financeira.

    Como você usava o Audacity e teve pouca experiência no Pro Tools, que é caro como você percebeu, recomendou começar por uma DAW Alternativa, que vai exigir um certo caminho de adaptação e aprendizado.

    Ningen
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Tshadow

    Eu tentaria o Reaper como indicou o makumbator... Ele tem um comportamento parecido com o do WinRar... Um software pago mas dá pra usar 100% dele sem registrar. Ele apenas vai mostrar, por 5 segundos, quando você abrir o programa, um pop-up pedindo educadamente para que você o compre.

    (Lembrando que ele tem um plugin muito bom pra corrigir a afinação chamado Reatune. Vídeo abaixo)



    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Tshadow

    Cara, para audio instrumentos e efeitos tá cheio de pluggins e mesmo DAWs free com boa qualidade e aplicabilidade.

    No entanto, para Correção de Vocal, o bicho pega. Prá ser sincero, efetivos, só conheço o Auto Tune (usado no video que vc linkou) e o Melodine. E, ainda assim, ambos não são "perfeitos".

    Obs: Os dois têm uma aplicação "pluggin" e rodam tanto em modo "Solo" como em DAWs diversas.

    Não acho que encontre nada Free decente. Pelo menos desconheço...

    JJJ
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Nessa área não tem nada "free" que preste (pelo menos, eu já procurei muito e nunca achei...).

    Acabei comprando o Sonar Professional no Steam, em promoção baratésima e veio com o Melodyne Essential que o Adler3x3 citou. Ele permite acertar pitch e duração (volume não, mas isso pode ser resolvido com automação de volume, na track).

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Não existe almoço grátis em áudio. Nada que eu achei free por aí, é tão bom quanto o pago...

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Não é tanto que os free sejam ruins.
    Não, tem muita coisa boa, sempre devemos nos perguntar como você esta fazendo.

    Só que..

    As empresas desenvolvedoras empregam dezenas e centenas de funcionários, muita gente se dedicando.
    Nos free até existem grupos trabalhando juntos, mas não dá para comparar.
    Muitos free bons são desenvolvidos as vezes por uma pessoa só, muito capacitada e generosa, mas com o tempo o software fica obsoleto, seja pelo abandono, ou até porque o abnegado esta em outra, e muito embora deixe até o código livre para outros desenvolverem, muitas vezes o projeto fica parado.

    Na plataforma do Linux tem grupos maiores trabalhando, e existem mais opções free, tem até fundações trabalhando que contam com recursos substanciais.

    E também tem que tomar cuidado com o título "free", muitos free que tem por aí para download não são livres na essência, não passam de versões mais limitadas, se quer algo mais profundo é na versão paga.

    E o nível de linhas de código é uma imensidão, imagine um software completo como uma DAW são milhões e milhões de linhas de código, trabalho impossível para um pequeno grupo.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Não disse que era ruim, disse que o pago é sempre melhor...

    makumbator
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    Ismah
    Não disse que era ruim, disse que o pago é sempre melhor...

    Quase sempre, mas não em todas as coisas. Até por existirem muitos plugins pagos medianos e até ruins.

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Eu não posso reclamar dos meus pagos - e não é placebo não!
    Raramente uma grande marca do setor como a Waves ou Fab-filter, produzem algo mediano sequer... E quando as marcas de conversores, usam plug-ins próprios, não achei um que fosse ruim.
    Agora se for atrás de marcas sem nome na praça, aí pode virar loteria!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Me lembrei que existe o Gsnap que é free.

    Mas nunca usei .

    makumbator
    Moderador
    # jun/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Fab-filter é mesmo ótima, mas Waves tem vários plugins medianos. Pra falar a verdade acho que boa parte do catálogo deles é apenas isso, médio (até por eles lançarem coisa demais). Obviamente eles tem coisa boa e ótima, mas não é a maior parte. Há fabricantes muito superiores a eles, como Slate digital, PSP Audioware, Softube, VSL, McDSP, Sonnox, só pra citar alguns dos melhores.

    JJJ
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Adler3x3

    Eu já usei o GSnap. Quebra um galho, mas não tem comparação com o Autotune ou o Melodyne.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    Existe algum software de edição de audio (vocal) grátis com bons plugins?
    um vocalista de verdade.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17
    · votar


    rhoadsvsvai

    "um vocalista de verdade"

    E, neste caso, os pluggins seriam oquê? Aditivos químicos e/ou botânicos ilícitos?....kkkk

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    makumbator

    Estou pensando no que nosso bolso pode pagar... Sem retorno, um c* pelado como nós não pode se dar a esse luxo... kk

    Deji
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Deji
    · votar


    Se vc for usuário de MAC, recomendo a compra do Logic Pro X.
    A licença é relativamente barata(199,00 U$), pois ele é completissimo, com uma biblioteca de samples gigante, instrumenttos virtuais de excelente qualidade, edição de timming, compressores com diversas colorações, "afinador de voz", etc...
    Além de ser estável, e possuir uma interface muito intuitiva.
    Existem diversos projetos na internet produzidos somento no Logic, inclusive um album da cantora Lily Allen.

    Essa é a ferramenta de edição de voz "onboard" do Logic:

    https://www.youtube.com/watch?v=LJlmU4vIK4g

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe algum software de edição de audio (vocal) grátis com bons plugins?