Mais um tópico sobre a Fast Track Pro - sample rate

    Autor Mensagem
    Rhodes
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rhodes


    Olá a todos.

    Antes que alguém se estresse: usei a busca.

    Sei que tem um monte de tópico sobre a Fast Track Pro, mas não encontrei o que procurava, pois toda vez que colocava na busca "sample rate", "96kHz", etc, só apareciam tópicos dizendo as configurações da Fast Track Pro e que ela trabalha em até 96kHz.

    Mas eu não estou conseguindo!

    Instalei o drive mais atual da placa (baixei no site da M-Audio).
    Porém, quando vou configurar a resolução de utilização as opções 88.2kHz e 96kHz estão desabilitadas.
    Só dá pra ir até 24 bits / 48kHz

    Antes eu estava achando que era questão de alimentação.
    Imaginei que ela só trabalharia no máximo se fosse alimentada via fonte externa.

    Mas fuçando aqui percebi que a opção 96kHz ficava disponível quando eu habilitava somente as entradas ou somente 2 das saídas.

    Ou seja, só estou conseguinto trabalhar em 96kHz com uma coisa de cada vez:
    Ou 2 entradas, ou 2 saídas por vez.

    Uso o Cubase 5 e fica muito ruim gravar sem monitoração.

    Eu sei que tem a monitoração direta da placa.
    Essa funciona ok, mas eu preciso escutar o som do computador também, pois preciso escutar as track já gravadas, ou NO MÍNIMO, o metrônomo do do programa!

    Também pensei em desabilitar as saídas e usar somente o fone de ouvido pra monitorar.
    Mas quando as saídas principais estão desabilitadas o fone de ouvido também para de funcionar.

    Bom, vocês podem ver que eu já testei bastante antes de perguntar aqui.
    Mas é isso mesmo?

    Será que não dá pra trabalhar em 96kHz usando entradas e saídas ao mesmo tempo?
    Poderia ser só o fone, já resolvia.

    Será que com a fonte de alimentação ela consegue trabalhar em 24/96?

    Desculpem o post tão longo, mas não estou conseguindo de jeito nenhum e tenho receio de comprar uma fonte pra nada.
    Pois se o problema não se resolver, terá sido dinheiro disperdiçado, uma vez que a alimentação via usb é bem mais prática.

    Obrigado.

    GuitarRockMan
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    pow cara agora fiquei curioso tb essa ? pq assim fica dificil mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Rhodes

    Não sei se é o caso. Mas a Jam lab só funciona em 48KHz no PT M-powered se vc configurar o quick time para aceitar 48Khz também. Aí a placa aceita.

    O quick time e o driver da M-audio da Jam lab trabalham juntos no PT

    Vc pode tentar ir nas configurações do quick time e ver qual a sample rate que está marcada como o máximo(vem por default no 4.1Khz)


    Não sei se vai funcionar com a fast track pro, mas vale a pena tentar!

    Rhodes
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rhodes
    · votar


    GuitarRockMan

    pow cara agora fiquei curioso tb essa ? pq assim fica dificil mesmo.

    Pois é. Se eu trabalhar em 48kHz fica tudo funcionando 100%:
    Monitoração beleza, todas as entradas, todas saídas, som limpinho e latência muito baixa.
    Mas eu quero trabalhar em 96kHz. Aí não tá dando certo...

    makumbator

    Não sei se é o caso. Mas a Jam lab só funciona em 48KHz no PT M-powered se vc configurar o quick time para aceitar 48Khz também. Aí a placa aceita.

    O quick time e o driver da M-audio da Jam lab trabalham juntos no PT

    Vc pode tentar ir nas configurações do quick time e ver qual a sample rate que está marcada como o máximo(vem por default no 4.1Khz)

    Não sei se vai funcionar com a fast track pro, mas vale a pena tentar!



    Não sei se é o caso. Porque eu não uso nem o Pro Tools nem o Quick Time.
    Não tenho nenhum dos dois instalado na máquina.

    Mas por via das dúvidas, vou instalar o Quick Time e configurar o sample Rate dele pra ver no que dá.
    Qualquer coisa eu posto aqui.

    Valeu.

    ---

    EDIT
    Acabei de ver isso sobre a Fast Track Ultra:
    "A alimentação através do bus USB* habilita os canais analógicos 1 e 2, E/S S/PDIF e saída de fones de ouvido 1; inclui alimentador para funcionamento 8 x 8 completo*"

    Ou seja, a Ultra, só funciona por completo com alimentação externa.
    Tô achando que na Pro o problema é a alimentação.

    Mais alguém?

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Rhodes

    Mas vc não testou com a alimentação externa? Já vem a fonte na compra não vem?

    Testa aí. Outra coisa, o que diz o manual sobre isso?

    Rhodes
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rhodes
    · votar


    Resolvi o mistério.

    Antes de tudo, obrigado a todos que tentaram ajudar.
    Vamos lá.


    makumbator

    1 - A Fast Track Pro não vem com fonte pra alimentação externa.
    A interface que vem com fonte é a Fast Track Ultra.

    2 - Instalei o Quick Time e mexi em tudo: nada muda.
    Parece que o Quick Time não interfe em nada na Fast Track Pro nem no Cubase, pois não percebi nenhuma diferença.


    SOLUÇÃO: Não tem!!!
    hehehe

    Sério mesmo.
    O problema é que a Fast Track Pro é tão fácil de configurar e os controles são tão intuitivos que eu nem me dei o trabalho de ler o manual.
    Foi só instalar o drive, plugar e pronto. Tudo funcionando sem dificuldade nenhuma.

    Aí fui no site da M-Audio e baixei o manual.
    Lá no manual tem explicando que realmente ela só trabalha em 96kHz apenas pra duas entradas OU apenas para duas saídas por vez. Nunca, entradas e saídas simultâneamente
    Infelizmente isso é uma limitação da interface mesmo.

    Pra trabalhar de forma "normal": gravar e monitorar o que está sendo gravado (ou gravar uma trilha escutando as já gravadas) só é possível trabalhar, no máximo, em 48kHz.

    Ou coisa: se quiser usar as 4 entradas da placa só é possível trabalhar em 16 bits (outra limitação).
    Trabalhar em 24 bits somente com duas entradas por vez.

    RESUMO:
    - 4 entradas: fica limitada em 16 bits
    - somente 2 entradas: vai até 24 bits e 96kHz
    - somente 2 saídas: vai até 24 bits e 96kHz
    - 2 entradas + 2 saídas: vai até 24 bits e 48kHz
    - 2 entradas + 4 saídas: vai até 24 bits e 48kHz

    Ou seja, PRA MIM, a Fast Track Pro é como se fosse uma interface com 2 entradas, 4 saídas e que trabalha em 24bits e 48kHz.
    Pois esse que é o uso efetivo dela.

    Creio que a taxa de 96kHz seja útil apenas caso eu pegue projeto que foi gravado em 96kHz por outra pessoa e vá mixar, por exemplo. Aí desabilito as entradas e consigo trabalhar com esse arquivo.

    Ou então alguém que vá gravar um "voz e violão" onde não vão ser adicionados outros instrumentos depois.

    Bom...
    Sinceramente eu pretendia trabalhar em 96kHz, mas acho que, pra o meu uso, 48kHz seja suficiente (mas isso já é outra discussão).

    De qualquer forma fica aí a informação.
    Pois quando estava pesquisando uma placa pra comprar isso não ficou muito claro.
    A Fast Track Pro é uma ótima interface, mas se alguém realmente precisa trabalhar usando 96kHz ela não é a placa certa, pois seu uso "efetivo" é com sample rate de, no máximo, 48kHz.


    Mas gostei da qualidade da placa.
    Agora estou pretendendo comprar um bom microfone, mas pretendo depois comprar uma Fast Track Ultra, pois com a Ultra é possível trabalhar com 8 entradas e 8 saídas simultâneamente com resolução de 24bits e 96kHz.

    ----

    EDIT: Desculpem de novo o post gigante.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Rhodes

    Bom saber isso. É aquela velha história de omitir fatos pertinentes na publicidade, deixando a propaganda "próxima" da mentira.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rhodes
    Mas eu quero trabalhar em 96kHz

    Por quê?
    Não tou sendo engraçadinho não, eu tou curioso mesmo.

    Rhodes
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rhodes
    · votar


    Minow

    Rapaz.... pergunta difícil. hehehe

    Sinceramente, o MEU ouvido não consegue perceber a diferença entre uma gravação realizada em 48kHz e outra realizada em 96kHz.

    Mas nós sabemos que TEORICAMENTE existe uma vantagem da segunda em relação à primeira.

    Eu estou começando a me interessar por gravação agora e pretendia trabalhar em 96kHz justamente pra tentar ver ser existem vantagens significativas ao longo do processo.

    Aprendizado.
    Você sabe que o aprendizado é mais consistente quando a gente faz, testa, mexe e descobre com as nossos próprios erros.
    É melhor do que nunca testar e simplesmente se convencer que não faz diferença só porque alguém disse.

    Concorda?

    Mas não vamos discutir muito essa coisa de resolução de gravação porque em outros tópicos isso já deu até briga aqui.
    hehehe

    Falou.

    Rhodes
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow

    Só por curiosidade também:
    Qual resolução você usa?

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rhodes
    Mas nós sabemos que TEORICAMENTE existe uma vantagem da segunda em relação à primeira.

    É verdade.
    Mas considere que existem gravadores profissionais que não gravam em um rate alto, e outros vagabundos que gravam em até 192kHz.
    Considere também que quanto maior o sample rate, mais pesado vai ficar o seu projeto, não apenas em espaço, mas você vai poder pendurar muito menos plugins e etc.
    Eu já fui bem fresco com isso, fazia questão de gravar num sample rate bem alto, mas parei com isso.
    Eu gravo em 44 ou 48, sempre 24 bits. Se for algo tipo voz + violão, aí pode ser que eu jogue um 88.

    Mas sua experiência é válida, talvez você tenha uma opinião diferente da minha, e sem dúvidas o seu equipamento deveria funcionar.
    É melhor do que nunca testar e simplesmente se convencer que não faz diferença só porque alguém disse.

    Concorda?


    Sim, sem dúvidas. Como eu disse, não estava tentando te convencer do contrário, era curiosidade mesmo. Só deixei aqui minha opinião e experiência.

    Rhodes
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Rhodes
    · votar


    Minow

    Obrigado pela resposta.

    Eu também pretendo gravar em 48kHz.
    A intenção de ter o rate de 96kHz disponível era pra fazer testes mesmo.

    Mas vou concentrar em outras coisas agora:
    qualidade dos microfones, prés, aprender técnicas de microfonação, acústica, boa mixagem, etc.
    Pois esses fatores interferem mais visivelmente na qualidade final da gravação.

    Não vou ficar me preocupando muito agora com o sample rate, até por que como você mesmo disse, tem profissionais que não gravam em um rate tão alto.

    Até mesmo porque eu estou só começando.

    Falou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais um tópico sobre a Fast Track Pro - sample rate