Dinâmica pré fabricada

    Autor Mensagem
    Inferos
    Veterano
    # mar/10


    Boa tarde a todos. Estou tentando obter a resposta à minha dúvida também no forum de tecladistas. Espero que aqui eu também tenha a preciosa ajuda de vocês.

    Primeiramente, toco guitarra e crio meus playbacks com ajuda do Guitar Pro e do Cubase.

    Eu preciso construir frases, em MIDI, para, depois, aplicar VSTis. O mais díficil nesse processo é construir uma dinâmica gostosa, suave e oscilante, com o uso precário de um mouse (isso dá muito trabalho e não fica perfeito).

    Será que existe algum software ou plugin que possui presets de dinâmica, compatível com Cubase? Vocês, que utilizam bateria eletrônica, fazem uso de algum recurso para aprimorar a dinâmica? E vocês conhecem algum recurso que humaniza o ritmo? (não tenho uma bateria eletrônica para imprimir um ritmo natural)

    Por fim, vou deixar AQUI um exemplo de harpa, editado no Cubase, que representa uma dinâmica formidável, que procuro em algum plugin. A propósito, alguém consegue executar esse arpejo com tamanha habilidade na "velocity"????? O.o NOTEM que A CURVA DA DINÂMICA É EXATA, o que sugere ter sido feita ou, pelo menos, aprimorada por algum software!

    Escutem enquanto visualizam a SCREEN da curva !

    Só lembrando: dinâmica é a "alternância de notas de intensidades diferentes" - Bohumil Med.

    Toda informação será muito bem-vinda. Obrigado!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    O mais díficil nesse processo é construir uma dinâmica gostosa, suave e oscilante

    Quando você se refere a oscilante, você quer dizer que, por exemplo, se a mesma nota for grafada como Fortíssimo, for tocada duas vezes seguidas, ocorra uma pequena variação de força entre as duas, correto?

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pra bateria, o ReGroove faz isso com dinâmica e tempo.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil, parcialmente correto, vai além disso. Falo não só de diferença de intensidades, mas de uma curva que te faz visualizar no som um movimento de "vai-e-vem", como o da amostra que postei acima.


    Minow, vou dar uma olhada no ReGroove. Talvez não dê, hoje, pois jajá saio para uma viagem. Volto só na 2ª feira.

    DSoM
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: DSoM
    · votar


    Inferos

    Existem alguns VSTs que são realistas a ponto de se confundirem com baterias acústicas reais.

    Exemplificando: EzDrummer é um VST que possui uma opção chamada "Humanizer", pela qual é possível fazer leves alterações nos sons produzidos pelo toque em uma mesma peça. Sendo assim, nunca os sons ficam iguais, diferente de sons sequenciados convencionais. Um rimshot por exemplo, nunca fica igual ao outro.

    Seu sistema de dinâmica é excelente também. Pode-se simular a força de impacto com muita precisão. Notas de caixa, por exemplo, quando tocadas com força, percebe-se que o som do tambor predomina, e a da esteira fica mais escondido. Quando a nota é fraca, ouve-se mais a esteira que o tambor. Isso é o que REALMENTE ocorre quando se toca uma caixa real, concreta. Isso vale para todas as peças do kit.

    Tanto é que inventaram um sistema que une o poder dos VSTs com os kits eletrônicos modernos, chamado de VPT (Virtual Percussion Technology). Usando essa técnica, pode-se tocar em um kit eletrônico com um feeling muito próximo ao de um kit acústico.

    É pretensão dizer que os kits acústicos serão substituídos pelos eletrônicos, mas é uma ótima alternativa pra quem quer um kit com som eletrônico, porém orgânico e natural e que você possa tocar de olhos fechados pensando que está tocando num kit acústico.

    Usando um bom host, como Fruity Loops, Reaper, etc, você terá muita flexibilidade no uso de seus VSTs.

    Espero ter ajudado.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    DSoM
    Exemplificando: EzDrummer é um VST que possui uma opção chamada "Humanizer", pela qual é possível fazer leves alterações nos sons produzidos pelo toque em uma mesma peça. Sendo assim, nunca os sons ficam iguais, diferente de sons sequenciados convencionais. Um rimshot por exemplo, nunca fica igual ao outro.


    Cara, no papel o Humanizer do Ezdrummer é muito bonitinho, até consigo perceber ele funcionando no Midi, mas não acho que ele por si só seja capaz de humanizar eficazmente um midi não.

    Minow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    O Humanizer tinha um esquema pra funcionar. Não lembro exatamente como era, mas tinha um negócio que só funcionavam os midis que tavam na pasta do EZ, alguma coisa do gênero.

    Mas mesmo assim, o Humanizer do Ezdrummer é muito bonitinho, até consigo perceber ele funcionando no Midi, mas não acho que ele por si só seja capaz de humanizar eficazmente um midi não.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Minow
    The Root Of All Evil
    Eu concordo com vocês. Já usei o EzD, além de outros com funções semelhantes para contrabaixo. Não diria que humanizam, mas que apenas diferenciam intensidade entre notas.

    DSoM
    Eu gosto do Addictive Drums e do BFD. Já usei o EzD um pouco. É bem charmoso mas a função humanize não me agradou. Na verdade, estou em busca de um construtor de dinâmica geral, não apenas acoplados em VSTs específicos de bateria, guitarra ou baixo. Muito obrigado pela ajuda, amigo.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Inferos

    Vc já testou além da edição manual de uma ou outra velocity, usar os filtros que acompanham vários sequenciadores?

    Há filtros que colocam todas as velocites em valores fixos, outros que atuam como limiter, reduzindo apenas as que passarem de um valor escolhido por vc, compressor de velocity(reduz os picos e amplia os muito baixos). Há filtros para fazer crescendo e decrescendo, etc...

    Claro que isso varia de cada software(no Cubase tem todos esses que citei), mas eu gosto de usar esses filtros juntamente com edição manual e humanizer. A combinação dos 3 melhora muito o resultado final(e os filtros economizam horas de trabalho maçante)

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator, parece interessante este método, quando se tem que humanizer a percusão. Até conheço esses recursos no Cubase e vou tentar usá-los com mais critério, para bateria.

    Mas eu preciso é de uma humanização mais completa, de instrumentos dedilhados, que, sem um movimento sequencial de intensidade, fica muito artificial.

    A screen linkada acima representa muito bem isso: o procedimento referido não resolve, mas apenas diferenciam intensidade entre notas.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Inferos

    Mas as vezes vc tem que usar mesmo a edição manual.

    Entretanto, com um filtro vc pode fazer exatamente isso que está na imagem, mas tem que ser por seções. Não se pode querer pegar todo aquele trecho e mandar o filtro arrumar. Vc tem que determinar, da nota tal até a nota tal quero que suba tantos %, aí aplica um filtro naquele ponto. Depois deixa uns na frente como estão, aumenta uma ou outra nota manualmente para dar uma certa desigualdade, mais a frente aplica outro filtro para limitar alguns picos, etc...resumindo, é sempre trabalhoso.

    Sinceramente, a única forma de se fazer muito fácil o que vc quer, é usando um teclado com sensibilidade nas teclas ligado em midi. Aí vc toca da maneira que quiser, e o resultado será o mais humano possível.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    makumbator
    aumenta uma ou outra nota manualmente para dar uma certa desigualdade

    Conhece algum plugin que faça isso automaticamente baseado em distribuição de probabilidade?
    Eu conheço 1, mas é meio alternativo, dai não tem como conseguir de graça, só pagando.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Acho que o Cubase tem plugin randômico...

    Para aumentar o caráter humano eu gosto de usar o Sibelius para escrever, pois ele também tem uma função de humanizar muito boa e musical(e depois uso os demais métodos no Cubase, ao importar o midi do Sibelius).

    No Sibelius 6 vc pode não apenas ligar esse "humanize" de dinâmica, mas também o de tempo(ele dá umas atrasadinhas ou pequenas antecipações bem musicais). Outro ponto legal é o sistema de se escrever rallentando ou acelerando usando um tap em tempo real(vc vai batendo e ele vai seguindo o seu tempo, escrevendo a informação em midi direto). Fica bem legal!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    Para aumentar o caráter humano eu gosto de usar o Sibelius para escrever, pois ele também tem uma função de humanizar muito boa e musical(e depois uso os demais métodos no Cubase, ao importar o midi do Sibelius).

    Eu usava o Finale e ele também tinha uma humanizador muito legal!
    Inclusive você podia escolher o tipo de interpretação pra ele fazer (barroco, romantismo, modernismo, rock, jazz...)

    O Sibelius é muito pesado? Não to podendo instalar coisas pesadas não.

    E Qual a versão do Cubase que tem melhor relação peso/funções?

    makumbator
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    The Root Of All Evil

    Não é pesado e nem muito grande. O sampler interno dele(Sibelius essentials é que é grande, mas leve, tem uns 3 gigas). Mas o sampler interno é dispensável.

    Vc pode instalar apenas o programa e usar qualquer sampler VSTi instalado no seu PC(inclusive vários diferentes na mesma partitura) ou usar o som de midi da sua placa de audio mesmo.


    Instalado o Sibelius 6 tem: 427 megas


    É a versão 6.1.0 (a mais atual)


    Recomendo o 6, pois no 5 não tem a função de tap tempo real(mas tem as outras).

    Caso queira, me mada um e-mail(acho que vc tem o meu e-mail) para eu te passar os "detalhes", sacou?

    O Cubase atual(5) tem diversas melhorias, mas não tem mais suporte a plugin Direct X (o que pode ser um problema patra alguns). Tem que fazer o update dele para 5.1.1 ou 5.1.2 por causa de um defeito no desenho da inteface de alguns plugins(como o amplitube), que travavam na versão 5.0. Mas com o update resolveu.

    Mas o SX3 também ainda e perfeitamente adequado.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator

    Este sampler interno é melhor que o Garritan Personal Orchestra?
    Pois pelo tamanho parece maior.

    Já to no e-bayshare aqui comprando um, o código de rastreamento diz que a primeira parte do pacote vai chegar daqui a 7 minutos via sedex.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Nunca usei o Personal orchestra. Mas o sibelius essential soa legal o suficiente para vc escrever e não se irritar com o midi.

    Caso não ache o sibelius essentials do 6. Pode instalar o do 5 que funciona igual(aqui comigo é assim).

    Já to no e-bayshare aqui comprando um, o código de rastreamento diz que a primeira parte do pacote vai chegar daqui a 7 minutos via sedex.

    Hashsahsah!!!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator

    Saca:

    Stunning new sounds

    There's a new Sibelius Sounds Essentials library, with a variety of new and improved orchestral, choral and jazz sounds from Garritan, Tapspace and AIR. Sibelius 6 provides up to 128 channels, so you can use as many different sounds at once as your computer can handle.


    Ouvi o French Horn deles no site e parece melhor que o do Garritan... Acho que vou pegar ele de vez logo.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator

    Caramba, saca só este som de Violão de Nylon deles:

    http://www.sibelius.com/products/sibelius_sounds/essentials_mp3/NylonS tringGuitar.mp3

    Se for isto mesmo, é bem usável, hein.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Sim, é perfeitamente usável.

    Claro que varia um pouco de instrumento para instrumento(uns melhores que outros). Mas é legal mesmo, e tem efeitos também que podem ser usados(chorus, reverb, delay, etc...).

    Vc pode exportar no Siibelius em wave também(usando o essentials ou qualquer outro sampler ativo na partitura).

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Tópico interessante sobre o assunto!

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    makumbator
    The Root Of All Evil
    Minow
    DSoM

    É o que o makumbator falou. O Cubase tem a opção (um tanto escondida) de randomizar a velocity. Aprendi a fazer num tutorial que achei na internet. É esse AQUI. Vale a pena, apesar de não ser um random que eu procurava...

    Ps.: depois que mexeram, o tópico morreu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dinâmica pré fabricada