plugins hiss reduction

    Autor Mensagem
    metal head
    Veterano
    # fev/10


    olá

    eu tenho algumas gravaçoes com guitarra, baixo reais e a batera do ezdrummer

    as gravaçoes tem um bom som, o foda é que minha placa de som é meia boca, e por isso fica o maldito "ssssssssssssssssssssss" de fundo

    eu pesquisei, e vi que é possivel corrigir isso atravez de um plugin hiss reduction

    eu estava usando o hiss reduction do adobe audition, é bom, mas perde bastante qualidade no som

    algum pode me indicar um bom plugin hiss reduction?

    obrigado

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    metal head

    Não sei se é o seu caso, mas quando voce está efetivamente tocando, o chiado é imperceptível, só se percebe ele nas paradas, etc.

    O que eu faço é um "noise gate manual", ou seja, vai percorrendo a pista e vai apagando todas as partes que voce não está tocando, todos os minimos intervalos, depois, quando voce quebrar a pista em varios segmentos, sempre dê um Fade Out no final dos segmentos e um Fade In no início, é coisa minúscula mesmo, só pra não correr o risco de dar um estouro, depois voce da um Consolidate (pelo menos no ProTools é assim), que faz com que todas os fragmentos voltem a ser um só. Espero ter ajudado, Abs!

    metal head
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    sua ideia é boa kra mas no meu caso isso nao fuinciona

    1º porque o chiado é mto alto, cobre até as partes de metal extremo com drive no max

    2º que minhas musicas tem mtas partes onde somente a guitarra limpa faz algum dedilhado, assim, o chiado toma conta

    vc então sabe algum plugin bom que tire o hiss sem perder mta qualidade?Ou vou ter de me contentar com o adobe?

    obrigado

    metal head
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Exemplo de gravação

    perceba que o som da guitarra e do baixo estão bons quando a batera esta tocando

    veja bem no finzinho, o som da guitarra fica como se fosse aquelas gravações que ficam tocas em mp3

    o foda mesmo é quando a batera para, algumas de minhas musicas tem partes onde a guitarra fica sozinha, dae fica esse som ruim

    http://www.4shared.com/file/227385970/bc3bd570/teste2.html

    veja também uma gravação cover do iron maiden, repare no começo onde somente uma guitarra toca, o som é ruim

    http://www.4shared.com/account/file/226947947/61671e48/2_Minutes_to_Mi dnight_cover.html

    vlw

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    metal head

    Tem um plugin que eu nunca usei mas sei que existe, é o Izotope RX Audio Restoration, e quando tava vendo esse acabei vendo um Virtos Noise Wizard. Devem funcionar...

    Mas só de voce deletar a parte que ta com o ruído qd voce não ta tocando nada ja ajuda. Outra coisa que se pode fazer, é usar um equalizador paramétrico e ir caçando a frequencia do ruído e cortar...

    Mas oq eu recomendo mesmoooo é voce comprar uma M-audio Fast Track. Abs!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    A melhor coisa a fazer é comprar outra placa de som.
    Não há plugin que corrija isto 100%. Certamente você irá perder em qualidade.

    Se por acaso este chiado não fosse tão alto (como você diz) você poderia lançar mão de uns artifícios, por exemplo, gravar com os agudos no máximo e depois editar, fazendo uma equalização contrária à esta de aumento dos agudos. Com isso se reduz um pouco o nível de ruídos, que geralmente se localizam na faixa dos agudos (desde que o ruído não seja tão alto).

    Obs.: Uma pergunta. Você está usando pré amplificador ???

    makumbator
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    metal head

    Além da compra de uma nova(e melhor interface sonora), como já foi sugerido, a melhor forma de se usar redutores de ruído é através de "assinatura de ruído", com isso retira-se muito mais hiss e quase nada de informação sonora musical.

    Para isso tem que se usar plugins capazes de "aprender" o ruído(muitos permitem isso, os Waves X-noise e Z-noise, o redutor do Adobe audition, o do Sound forge, etc...).

    Depois de gravar o instrumento em questão, grave um trecho mais a frente(ou em outra pista, tanto faz)sem tocar NADA, apenas deixando o ruído do sistema ser registrado na gravação.

    Dentro do programa de edição, selecione o trecho com o ruído gravado, abra o plugin e clique em learn(ou algo assim, o nome em questão varia de cada plugin). Depois que o programa aprendeu o ruído, ele mostrará um gráfico sonoro(essa é a assinatura de ruído). Salve em um preset do plugin(não importa a regulagem agora, vc só que salvar a assinatura).

    Agora selecione um trecho com música, abra o plugin e carregue o preset com a assinatura. Agora vá regulando nas opções que o programa te ofereçe a quantidade de ruído retirado. É importante usar a função de se ouvir apenas o que será retirado(quase todos os plugins de ruído tem essa função), para checar o quanto de instrumento está saindo. Regule para que saia o máximo de barulho e deixe o máximo de música intocada.

    Agora compare o som do intrumento em bypass, com o redutor ligado e com o que está sendo retirado pelo plugin. O ideal é balancear para não exagerar(se exagerar, o som começará a ficar parecendo que recebeu um efeito de flanger).

    Salve o preset com as novas regulagens. Agora selecione trechos de notas longas soando sozinhas(caso tenha isso no instrumento gravado), é aqui que o ruído aparece mais. Refaça alguma regulagem se achar que está retirando muito ou pouco. Salve caso tenha mudado alguma coisa.

    Agora passe o plugin com esse preset no arquivo todo, e pronto! Ufa!!!


    Lembrete: cada instrumento tem uma assinatura diferente, e cada regulagem de eq, ganho, efeitos, etc... no mesmo instrumento tambem alteram a assinatura. Portanto, tem que repetir todas as vezes o processo.

    Combine esse esquema com um noise gate bem regulado, e quase todo o ruído não aparecerá. Quando comprar uma interface melhor, verá que terá que retirar menos ruído(ou nem tirar, dependendo da gravação), e tudo ficará melhor ainda.

    metal head
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    El_Cabong

    kra num to usando quase nada de equipo

    é guitarra, pedaleira e placa de som


    vou procurar comprar uma interface de audio decente, quanto a pré amplificador nunca entendi mto bem sobre isso

    pra que serve exatamente um?

    vlw

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Pré amplificador é para aumentar o sinal de microfones, guitarras, etc. para que este sinal entre no line-in do PC mais "alto" em relação ao ruído. Usando pré amplificador o ruído fica mais baixo relativamente ao sinal.

    Bom. Se você usa pedaleira entre a guitarra e a placa de som ela já funciona como pre amplificador.

    metal head
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    El_Cabong

    blz acho que agora ja sei o que é um pré amplificador ;D

    bom eu vou ter de comprar equipos novos de gravação

    como vou gravar minha banda toda e nao somente eu será necessario uma mesa de som

    equipos:

    Mesa de som behringer: algum modelo de 8 inputs
    Placa de som (ou interface): M-audio delta 1010
    mics: 4 mics dinamicos para batera

    agora tenho uma duvida, com esse equipamento que pretendo comprar é possivel gravar ao vivo a banda toda e ao mesmo tempo gravar os instrumentos em canais seperados no programa multipista?

    vlw

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    metal head
    é possivel gravar ao vivo a banda toda e ao mesmo tempo gravar os instrumentos em canais seperados no programa multipista?

    Não. Inclusive, na minha opinião esse equip não é uma boa escolha.

    Se voce vai gravar tudo ao mesmo tempo, ou voce compra uma interface que tenha o tanto de entradas que voce precisa e grava em pistas separadas, ou voce compra uma mesa boa, equaliza perfeito e grava tudo numa tacada só, pq a mesa manda o sinal tudo duma vez.

    metal head
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Iversonfr

    bom, eu andei pesquisando e até mesmo gravando e vi que para ter uma melhor qualidade sonora na gravação é aconselhavel gravar em canais separados um instrumento por vez

    sendo assim, qual equipamento vc me indicam?

    incluindo mesa de som, interface de audio ( ou placa de som) e os mics (que devem ser uns 4 ou 5)

    obrigado

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    metal head

    Tudo depende do valor que voce pode investir... tem ideia? Voce pretende gravar tua banda ao vivo em um show ou num estúdio?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a plugins hiss reduction