Montar home studio com 7 mil reais

Autor Mensagem
rafasong
Veterano
# fev/10 · Editado por: rafasong


( o tópico está com mil reais mas é 7 mil reais )

Olá pessoal, estou aqui a pedido de todos para que possa me ajudar no home studio, vou tentar ser bem claro no que preciso.

1- Tenho um notebook da hp pavillion DV51140br com 320 gb de hd e 3gb de memória. video on da ATI HD 3200.

O único problema do notebook acima é que não tem entrada firewire, gostaria de uma solução de como por uma entrada firewire nesse note ( se é que é possivel ).

Agora tenho 7 mil reais e gostaria de montar esse home Studio, poderiam me ajudar? Já tenho o espaço, onde necessito ligar :

Microfones para a bateria
Ligar o teclado
Microfone para gravação

Ou seja, um home praticamente completo, onde posso ligar todos os componentes musicais juntos. Lembrando que, já tenho teclado, bateria, guitarra e violão. Será necessário apenas comprar os equipamentos para ser ligado esses instrumentos e microfones.

O que preciso comprar? E o que dá pra comprar com os 7 mil reais ?
Tipo, ligar qualquer instrumento musical sem ter que precisar tirar nenhum cabo de um instrumento pra poder ligar outros.

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


rafasong

Bom, essa sua pergunta tem milhares de respostas possíveis, vou dar uma que eu acho uma boa. Valores estão um pouco aproximados pois olhei rapidamente no ML:

- Kit Samson 7 microfones para bateria - R$1400
- Shure SM57 para microfonar amplis - R$300
- Microfone Condensador: pra esse use a busca para ver os topicos que ja existem sobre isso pois tem muita opção - mais ou menos R$700
- M-audio Fast Track Ultra 8R (USB 2.0) - R$2100
- Monitores Referencia (olhei o M-audio Bx5a) - R$1500

TOTAL - aproximadamente R$6000

A interface comentei essa da M-audio para voce conseguir gravar os 7 mics da batera em canais separados, pois essa interface tem 8 entradas.

Cabos e afins não coloquei, mas só de cabo vai uma grana bacana, monte cabos com plugs Neutrik se po$$ível ou Amphenol, que é mais barato...

Só não tenho certeza se seu laptop aguenta gravar 8 pistas duma vez... considere ter que montar um pc mais forte...

Com isso ja da pra brincar legal! abs!

shoyoninja
Veterano
# fev/10 · Editado por: shoyoninja
· votar


Minha sugestão:
Interface: Alesis Multimix 16 USB 2.0

Mics:
4 Shure SM57 (1 caixa, 2 toms, 1 surdo)
1 Behringer C2 (vem um par)
1 Shure Beta 52a ou Akg D112
1 SM58 ou Beta58

Se achar necessário um condenser de cápsula grande, Behringer Bxx (tem vários tipos da behringer, são similares). Sem isolamento da sala, não sei se terá muito uso.

Os sm57 são resistentes, servem para quase tudo e tem uma qualidade bastante aceitável, mesmo para aplicações profissionais, então no custo benefício é lindo.

O Sm58 ou o Beta58 são para gravar voz. Não é a melhor solução possível, mas é passável. Eu os uso e funcionam bem. São resistentes e você conseguirá vendê-los, caso precise. Não conheço outras opções para recomendar. Vejo muito comentário sobre o XM8500 da behringer, é mais barato mas nunca testei.

Monitores:
Como você está começando, recomendo comprar apenas o funcional e barato, e só depois que você conseguir identificar que precisa de algo melhor trocá-los. As caixas da edifier são passáveis, na verdade são até melhores do que muita coisa que é vendida a preços mais altos como monitores profissionais, tem vários tópicos falando sobre elas, uma busca seria legal.

Cabos:
Para instrumentos com captação passiva: invista, marca nacional com custo benefício bom é a tecniforte (recomendação do Christhian).

Para instrumentos ativos, ou com saída em nível de linha: Recomendo aprender a montar e comprar multímetro/ferro de solda e ferramentas, assim você sempre poderá fazer testes se for necessário e também poderá realizar reparos.

Para microfones: O mesmo do anterior, mas com uma atenção especial para a qualidade dos conectores (eu recomendo amphenol para custo/benefício) e a qualidade dos cabos (cabinho de luz de árvore de natal não serve).

Fora isso, vai precisar de pedestais e clamps para microfone, e outros itens diversos.

Se precisar de fones de ouvido, o koss porta pro quebra um galho legal para servir de retorno.

Ainda deve sobrar boa parte da verba para comprar um software DAW e/ou plugins. :P

PS: O note vai conseguir sim gravar 8 tracks, mesmo em 96/24. O único problema é que você vai ter que gerenciar melhor a utilização do disco, não deixando muitos tracks ativos ao mesmo tempo. Até uns 16 tracks simultâneos em 96/24 não deve haver problemas.

Ah sim: Ao comprar mics tome MUITO cuidado com falsificações.

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Cara, compre uma interface da PreSonus.

Pode ser a PreSonus Firestudio Project. Tem 8 canais ali pra vc se divertir gravando. Se não estiver satisfeito, mais pra frente vc compra outra e liga as duas em série. 1800 reais cada.

Ela é Firewire. Vc resolve isso comprando um cartao de expansão express Card:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-136220681-carto-express-card-2- portas-firewire-ieee-1394a-expresscard-_JM

Todo notebook que eu já vi, até os mais vagabas, tem esse slot express card.

Microfones, compra samson, para voz compre MXL 990. Pra amplificadores, uns 2 SM57. Aqui vc vai gastar em torno de 2500 reais.

Cabos, compre cabos bons, que não ultrapassem 50 reais a unidade. Não compre cabos com mais de 7 metros.

Tenha um amplificador de fone de ouvido para a banda se ouvir. Torno de 500 reais vc compra uma da behringer.

Uma medusa de 12 canais e 5m ta saindo em torno de 450 reais.

Já perdi a conta. Mas o caminho é esse rsrs

rafasong
Veterano
# fev/10 · Editado por: rafasong
· votar


agradeço a todos por suas opiniões, se tiver mais agradeço! Michael_Nsc valeu por me dar essa opinião sobre o cartao de expansão express Card, é o mesmo que os que ja vem embutido nos note normal ou perde alguma qualidade? pq dizem que o usb nao é tão melhor que firewire certo? entao tenho essas dúvidas. Espero mais opiniões sobre a montagem. Estou lendo e pesquisando em relação ao que posso gastar.

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Firewire teoricamente é mais lento que USB.
Firewire - Taxa de Transferencia = 400mb/s
USB 2.0 - Taxa de transferencia = (até!) 480mb/s

Mas na prática, o USB 2.0 nunca alcança essa taxa, e o firewire sim.

Essa placa de expansão é normal. Não perde qualidade, nao perde desempenho. É ligada direto na placa mãe do notebook.

E cara: vai por mim. Interface de audio vá de PreSonus ou M-Audio. Nada de behringer!

Ainda sou mais a PreSonus por vir com o Cubase LE. A M-Audio vem com o Pro-Tools, que só funciona com placa da M-Audio e da Digidesign.

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


rafasong
Michael_Nsc

Essa diferença de Firewire para USB não creio que atrapalhe em nada... um amigo meu tem estudio e usa firewire. A minha é USB e gravo as 8 pistas ao mesmo tempo sem problema algum, sem latencia nem nada, igual ele, não vejo a menor diferença... acho a USB 2.0 mais interessante para um homestudio pela praticidade e facilidade de uso.

Não posso afirmar oq vou dizer, mas ouvi que a Presonus seria uma marca intermediária entre Behringuer e Digidesign, M-Audio. Pela pouca diferença de preço, se isso for verdade, acho interessante a M-audio, tanto que qd fui comprar, estava em duvida entre essas duas e acabei pegando a M-audio. Abs!

rafasong
Veterano
# fev/10 · Editado por: rafasong
· votar


Michael_Nsc

mais uma vez agradeço pela ajuda, e estou mesmo pretendendo pegar a presonus
Estou lendo os manuais e alguns depoimentos sobre a presonus, tb me agradei da M-audio

Mas quero algo bom em transferência, por isso que estou optando no momentos pela presonus.

Agora na sua opinião, como vc montaria com esse valor de 7 mil reais com a presonus?

Vou deixar um pouco mais claro aqui no que quero

Tenho bateria, teclado, guitarra, baixo e violão.
1 cubo pra baixo 1 pra guitarra. 1 pra violão

Ja tenho o espaço certo onde irei montar a home

Sendo que, quero usar ao vivo também e gravar claro.

Uma outra questão é que quero que todos os instrumentos fiquem ligados sem ter que precisar tirar cabo de um pra poder ligar outros.

teclado_mania
Veterano
# fev/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


Mxl v67i ~ 699R$
Profire 2626 ~ 2549R$ (26 canais)
Monitor Krk Rokit 6 ~ 1599R$
Behringer c2 vem em par e serve pra microfonar de hihat até violinos. ~ 299R$
4x Sm57 Lc - Shure bom para tons surdos e vai até no bumbo e amp de baixo e guitarra, custa 315 cada.
2x Microfone Shure Beta 56a ~ 359R$(otimo pra bumbo e amp de baixo
Mic pra usar ao vivo tem o beta 58.....

bom kit pra começar.....

Só vai precisar de um cabo midi pra aplicar vsti via teclado, um bom monitor pra não errar pelo menos 6 koss porta pro pra banda e um amp de fones da behringer já quebra um galhão...

Tem também as medusas splitadas que manda um sinal pra gravar e outro pro P.A.

rafasong
Veterano
# fev/10
· votar


Eu vou ficar com a presonus, mas qual o modelo que posso usar ao vivo com todos os instrumentos? e gravar de boa as músicas? poderiam ajudar quais usar com os aparelhos da presonus?

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Eu vou ficar com a presonus, mas qual o modelo que posso usar ao vivo com todos os instrumentos?

Cara usa a m-audio são 26 canais.

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Rafasong, o seu produto é a Presonus Firestudio que tambem tem 26 canais (8 lines, 2 inst, 16 oticos ADAT) como o modelo profire2626 da m-audio
olha, eu sou fa da Presonus, o acabamento e resistencia do aparelho na minha opiniao desbanca a m-audio

Mas se tratam de aparelhos bem semelhantes, a decisao mesmo ficaria a cargo da credibilidade do fabricante e tanto presonus e m-audio o tem de sobra

http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=5
da uma olhada no bicho aí

Até

Niandra Lades
Veterano
# fev/10 · Editado por: Niandra Lades
· votar


rafasong
Cara a 1ª opção que te deram foi a melhor e mais completa!

De mic condensador vc pode pegar um B1 da Behringer.. pelo preço dele é beeem legal!!

Os outros 1000 reais que sobrarem vc gasta em cabos, pq vc vai precisar de vários e muito bons, tem que ser St. Angelo, Amphenol e afins... pra isso não ser o elo fraco do seu som, quem sabe uma mesinha e um bom fone para quem for gravar.. um AKG 240 vai deixar todo mundo feliz! :D

abração!

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Rafasong, só compre M-Audio se vc quer usar ProTools.

Se for usar qualquer outro DAW, recomendo e muito PreSonus.

A história de que ela é ruim, intermediaria entre Behringer e Digi, é lenda. A PreSonus é uma das maiores e melhores fabricantes de interfaces de audio.

A interface M-Audio é pau a pau com a PreSonus. A diferença é que com as interfaces PreSonus, se um dia vc quizer aumentar o numero de canais, vc consegue liga-las em série via FireWire.

Vc pode adquirir o seguinte set:

Presonus Firestudio Tube - R$ 2700

Tem 10 entradas de microfone, 2 delas são valvuladas, e mais 6 entradas de linha, totalizando 16 entradas. Também possui Midi In/Out, pra vc ligar seu teclado e usar como controlador Midi.
De uma olhada no site da Maia Music.

Samson 7 drum mic - R$ 1.390,00

Ótimo custo-benefício.

M-Auido Studiophile Av 40 - R$ 1000,00

Monitor de referencia com qualidade M-Audio. Ótimo pra começar.

Kit microfone MXL 990/991 - R$ 550,00

Um microfone do carvalho pra gravação de voz, e o de diafragma pequeno é ótimo pra gravar violão.


Os 1500 reais que sobraram, vc escolhe onde gastar! rsrs

Abraços

PS: Não compre behringer.

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Kit microfone MXL 990/991 - R$ 550,00

Um microfone do carvalho pra gravação de voz, e o de diafragma pequeno é ótimo pra gravar violão.


Cara desculpa contrariar mais eu compraria um MXL V67G, e de diafragma pequeno um behringer c2 sai bem pra tudo, comprando em par da pra fazer o over de batera.

Se for pra ao vivo recomendo o beta 58 ou 57..., tem também o shure beta 87 que é uma otima opção.

M-Auido Studiophile Av 40 - R$ 1000,00

Monitor de referencia com qualidade M-Audio. Ótimo pra começar.


Com 4 polegadas eu não recomendaria, eu pegaria pelo menos o M - Audio Bx5a ou um Rockit 5 que gostei bastante do som dele, se poder pagar mais em um Yamaha Hs50m é bem melhor....

Bons microfones para bateria eu recomendaria

2x Shure beta 56 (vai no bumbo e surdo, amp de baixo também) 357 R$ cada
1x Shure sm 57 340 R$ cada (vai nos amps e no tons)

A interface recomendo a Profire 2626 M-audio achei por 2000mil.

Sobre os cabos e tal é bom guardar dinheiro pois tem varios, além do tratamento da acustica....

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania
Michael_Nsc
Niandra Lades

Creio que já citamos bastante opções.

Independente de qual recomendação ele siga, não tem como dar errado, pois só foi citado equipamentos bons, os detalhes de um ou outro cabe a ele decidir, agora que tem em mãos diversas opções e opiniões muito bem colocadas de produtos de qualidade muito boa dado o valor a ser investido.

Foi um bom tópico inclusive, pois vários equips foram citados, e tudo é válido. Alem do que, acabei pesquisando sobre Presonus e diferente doq tinha escutado, acabei achando muito legal, inclusive me deu uma vontade enorme de comprar um negocio deles aqui... abs!

rafasong
Veterano
# fev/10 · Editado por: rafasong
· votar


Bom, agradeço mesmo a ajuda de todos, valeu mesmo, mas tenho uma última dúvida, alem desses aparelhos que vc citaram acima, principalmente o Presonus Firestudio Tube ou M-audio e a mesa de som, eu preciso ter algum tipo de pre amplificador ou equalizador para ligar o microfone para que a voz possa sair limpa? ou até mesmo ligar uma guitarra por ex para que possa melhorar a qualidade de som? Ou apenas o Presonus Firestudio Tube, microfones, monitor e mesa é o suficiente para deixar a home completa?ou no caso é so ligar tudo no firestudio tube?

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


rafasong

A mesa será inútil para voce ja que vai comprar uma interface de 8 canais para seu home, eu acho que nem rola voce comprar... acho que inclusive ninguem aqui aconselhou comprar uma mesa...

A própria interface já tem o pré, não existe necessidade de comprar um separado, a não ser que queira... ligando o mic direto na interface, e a saída da interface num monitor de referencia, que já é ativo, não há necessidade tb de uma potencia... pow velho, parece até que voce não leu os posts...

rafasong
Veterano
# fev/10 · Editado por: rafasong
· votar


Iversonfr Eu li o post sim rs. Mas nao quero comprar nem demais nem de menos entende? É so essa minha dúvida referente aos instrumentos como ligar a guitarra, bateria e baixo que são os mais "pesados" no som. Então é so ligar direto no presonus firetube certo? até pq estou no site da presonus e estou olhando cada um e vi outros aparelhos segue o link

http://www.presonus.com/media/diagrams/FP10%20with%20Comp16%20and%20EQ 3B.pdf

e pq a presonus firestudio é mais barata que a firestudio tube sendo que a firestudio tem 26x26 e tube 16x6 ?
e desculpa aew se estou incomodando.

M4th3us
Veterano
# fev/10
· votar


rafasong

Acho que é por que a firestudio tube ter dois canais valvulados, certo?

Edson Caetano
Veterano
# fev/10
· votar


Rafa

Nada te impede de comprar no futuro racks de efeitos como os que vc viu no site da presonus (alias para começar tem tudo via plugin), porem lendo o forum oficial da presonus (em ingles) e eu tenho um Audiobox, eles contra-indicam totalmente a adiçao de seus pre-amplis em interfaces já pre-amplificadas

Entende, nao faz sentido, comprar algo para fazer algo que o modelo ja faz

O Tube é Valvulado = mais caro na grande maioria das vezes e veja bem 16 canais da 26x26 sao via otica ADAT, ou seja precisa de equipamentos adicionais, portanto vai acabar usando os 10 (8 lines xlr e 2 instruments) inicialmente

rafasong
Veterano
# fev/10
· votar


Edson Caetano
Então sai mais vantagem comprar o presonus firestudio?
Pq pelo que percebi, por mais que o tube seja valvulado, é necessários equipamentos adicionais certo? e quais seriam? Pq como falei, quero fazer gravações ao vivo.

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Então sai mais vantagem comprar o presonus firestudio?

Por ter 2 canais valvulados eu ficaria com a M Audio profire 2626, deposi um pré tube fica de boa.


Pq pelo que percebi, por mais que o tube seja valvulado, é necessários equipamentos adicionais certo? e quais seriam? Pq como falei, quero fazer gravações ao vivo.

Bom se ler meu ultimo post tem todos os equipamentos que vai precisar, não precisará de mais nada assim...

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


A FireStudio Tube não é mais cara só por ter 2 canais valvulados. Ela possui 16 CANAIS ANALÓGICOS; em uma interface só, vc pode ligar 16 instrumentos/equipamentos.

Ela tem 10 canais XLR, sendo que 2 deles são valvulados. Os outros 8 canais possuem tecnologia XMAX, que é pau a pau com a Octane da M-Audio.

Por que não comprar Profire 2626??

Simples. São 8 canais Analógicos, e mais 18 canais digitais (16 ADAT e 2 S/PDIF). Pra vc aproveitar toda a Profire, precisaria ter outros equipamentos, com mais 16 canais de entrada.


Utilização da FireStudio Tube

Nos canais valvulados, vc liga um mic de voz, e a qualidade vai ser muitooooo boa. As outras 9 entradas, vc pode usar uma pra contra-baixo (na segunda entrada valvulada, que é pra instrumento também, sem necessidade de Direct Box), 8 microfones de bateria (dá pra microfonar quase ela completa).

Nas entradas de linha, ligue teclado, guitarra (ligue a guitarra em um processador de efeito/pedal de efeito, e utilize a saida de linha dele para ligar nessa entrada).

Enfim, a tube é até barata p/ as funçoes que ela tem.

rafasong
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania Prefiro a presonus, agora so tenho essa dúvida entre a firestudio e a tube.

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Eu recomendei aqueles equipamentos la em cima por que são baratos e de ótima qualidade. O monitor AV40 é o top da linha de monitores da M-Audio, e com o dinheiro que sobrou, é possivel ainda comprar um fone AKG de estúdio, o que vai deixar o nível de monitoração dele profissional.

Não adianta pagar 1800 reais num Rokit e não ter tratamento adequado na sala de mixagem!

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Rafasong

Se tua dúvida é só essa, vai de Tube.
A Firestudio só utiliza os 26 canais se vc comprar outros dois pré amplificadores com saída ADAT. No caso da PreSonus, temos os Digimax FS e Digimax D8.

Não sei se a Firestudio + Digimax FS vai sair menos que o valor da Firestudio Tube, porém não se esqueça que a Tube tem 2 valvulas, e nessas entradas vc possui direct insert box para instrumentos (D.I, direct box, tanto faz! rs)

rafasong
Veterano
# fev/10
· votar


Agora, os cabos para guitarra, baixo e violão tem que ser diferente pra plugar na firestudio como em outras? poderiam me informar melhor?

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Agora, os cabos para guitarra, baixo e violão tem que ser diferente pra plugar na firestudio como em outras?

Acho que não, agora compre cabos nacionais tem uns santo angelo bem legais, mas compre sempre balanceados....

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


rafasong

Como disse o teclado_mania, não economize nos cabos. Compre apenas cabos bons, e como eu disse no primeiro post: monte cabos com plugs Neutrik se po$$ível ou Amphenol.

Agora, os cabos para guitarra, baixo e violão

Baixo pode ligar em linha direto, guitarra o legal é microfonar, portanto, é um microfone que entrará na sua interface e não o cabo da guitarra, e violão geralmente se microfona tambem com um condensador, então não economize nos cabos principais de mic... se não puder comprar todos, tenha pelo menos um cabo fera com plug neutrik para poder usar sempre ele quando for gravar separado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montar home studio com 7 mil reais