Set Up, Ordem e Dicas Equip - Homestudio

    Autor Mensagem
    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # dez/09


    Olá Boa Tarde.
    Sou novo aqui no FÓRUM sou guitarrista e a alguns meses resolvi de vez estudar e investir num HOMESTUDIO para gravar os meus áudios.
    Desde então venho lendo tópico em cima de tópico, manual em cima de manual mas as coisas nem sempre ficam 100% esclarecidas (se é que me entendem) já comprei quase todo o equipamento e gostaria da ajuda de vocês para opinar se tem alguma coisa que eu possa mudar para melhorar na minha configuração.
    Vou colocar os equipamentos na ordem em que eu vou plugar tudo para apertar o REC

    ----------- Configuração-------------
    INSTRUMENTO: Guitarra e Violões (Fender, Tagima, Yamaha)

    PEDAIS E EFEITOS: Boss Gt-6 e diversos pedais analógicos.

    AMPLIFICADOR: Fender Princeton Chorus 125W 2x10 Stéreo Chorus
    ------------------------------------------
    MICROFONE: tenho um SM58 e vou comprar um Condensador olhei o Marshal Mxl 990 POR: 425,00 e o Mxl V67 - ou POR: 599,00 estou em dúvida mas de acordo com os outros tópicos já lidos aqui mesmo acho que ficarei com o MXL 990 (o que acham ?).

    PRÉ-AMP MIC: Não possuo ainda um pré-amp de MIC procurei e pelo que vi o mais indicado é o Behringer Mic200 R$ 240,00 ouvi muita gente falando aqui no FORUM mas ninguém mesmo que o tenha. Outra pergunta, posso usar o Pré-amp que possuo na minha GT-6 ? Alguém já fez isso ? (o que acham ?)

    MESA DE SOM: Behringer 4 canais

    PLACA DE SOM: Maudio Fast Track

    SOFTWARE: Fruit Loops por enquanto é o que estou usando, instalei junto o plug-in Ezdrummer e fiquei incrivelmente satisfeito com a bateria eletrônica.

    MONITORES: O monitor por enquanto está fora do meu Orçamento então um amigo vai me emprestar um fone AKG que ele diz ser muito bom.

    A ordem é essa mesmo ? os equipamentos eu sei que são iniciantes mas com a evolução vem os equipamentos melhores tb. Como sou iniciante a opinião de pessoas mais experientes no ramo seria muito legal do tipo "é isso ai cara, pode mandar bala que o raciocínio está certo", "não, o que vc poderia fazer é X".

    Alguém ai tem um homestudio com a configuração parecida ? se sim, tem como me mandar algum áudio gravado no seu studio para eu analizar ?

    Alguém de Vitória-ES sabe se há um curso de produção musical por aqui ? Procurei pela internet e não achei nada.

    Obrigado a todos desde já pela atenção.
    Atenciosamente
    Vinícius Ayres.

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Opa, será que fiz alguma coisa errada ?
    alguém ?

    stefanov
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Amigo, tá bem legal seu set.

    Duvida - é necessário mesmo plugar seus mics no mixer ao invés de passar direto para o Fasttrack, visto que você já vai adquirir um MIC200? Essas mesas lowcost da Behringer não tem a mesma qualidade de preamp que a série MIC, na minha opinião.

    Voce consegue captar legal seu ampli fender com o SM58? Pelo que dizem, é recomendado o 57 p/ essa atividade. Só testei o 57 direto na boca do amp e os resultados foram sensacionais. Talvez pelo fato do 58 ter frequencias diferentes do SM57, eu testaria o resultado final do seu mic com um modelador tipo o Antares Mic Modeler. Que acha?

    E por último, acho que voce vai enjoar do ezdrummer em 2 meses, ele tem aquele humanize que é muito legal, mas é muito simplório p/ configuração. Addictive drums na cabeça! =)

    []'s

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vinícius Ayres - Guitarra

    bem legal seu set... mas ja que tem uma fast track, considere usar o protools m-powered...

    e o mic condensador, procura sobre o M-audio Nova, um amigo meu tem um e é muiiito bom mesmo, ainda mais considerando o preço, acho q nao tem nenhum com melhor custoxbeneficio do que esse.

    no resto, ta muito legal seu set, da pra fazer coisa muito boa com isso aí... abs!

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Stefanov

    Opa amigo, primeiramente obrigado pela atenção.

    Na verdade nua e crua eu ainda não microfonei com o SM58 o meu equipamento ligado em volume alto, pois tenho uma filha de apenas 1 mês dentro de casa (mas assim que ela for passear no shopping com a mãe dela eu vou estrondar tudo aqui e posto o resultado rsrs).
    Assim que eu pegar o MIC200 acho que realmente vou encostrar a mesa Behringer e ligar o MIC200 direto na M-AUDIO.
    Opa, acho que não vou enjoar tão cedo do Ezdrummer baixei a batera JAZZ hoje e adorei os sons.

    Iversonfr

    Obrigado pela atenção também.

    Opa, obrigado pela dica do PROTOOLS M-POWERED mas hoje optei (pelo menos por enquanto) pelo SONAR 8.5 pois tenho um amigo próximo que entende bem e disse que poderia me ajudar muito.
    Em relação ao M-AUDIO NOVA vi uns vídeos no youtube e gostei muito do mic hein, está a mesma faixa de preço do MXL 990 a questão é ( MXL 990 ou MAUDIO NOVA ?)


    Abraços a todos.
    Feliz 2010 com muita música

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mic 200 direto na M audio....

    A Fast Track já tem pre amplis, faça antes um teste e veja se o resultado é aceitavel...

    O que eu vejo atualmente é o pessoal gastando recursos $$$ com o que dizemos na lingua portuguesa , Segredo Secreto, figuras de linguagem a parte, dinheiro jogado fora

    Li seu post desde o começo mas ficou muito confuso, vc tem ou vai adquirir os equipamentos que cita...

    Vc grava atraves da maudio, mas o retorno vem pelo cubo,,,
    o que quer gravar, instrumento, voz...

    Só para dizer o 990 é muito bom

    Ate[

    Iversonfr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vinícius Ayres - Guitarra

    o MLX990 nao conheço, meu professor tem um Nova, gravou vozes e levou pra masterizar a musica num estudio ferrado aqui na região dum cara que tem um Neumann estupidamente caro. Ele disse que o cara nao acreditou que ele tinha usado esse mic de 500 conto pra gravar as vozes pq tava muito bom mesmo, e realmente está.

    rapaz... eu uso o sonar e tenho contato com o protools... sinceramente, va atras do protools. O sonar é legal tambem, mas em questao de plugins, e facilidade de utilizacao (conta com presets muito bons, etc), o Protools é muito melhor. o Sonar é melhor pra usar MIDI e tal, protools nao é muito voltado à isso, mas em questao de mixar, adicionar efeitos, pra mim nem se compara, e se seu amigo sabe mexer no sonar, ele tambem consegue mexer no protools, ambos tem a mesma ideia e nao tem nada de muito diferente entre eles, alem de serem bem intuitivos... abs!

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Edson Caetano - O que me falta comprar é ainda um Pré-amp de MIC e um MIC condensador.

    "Só para dizer o 990 é muito bom"
    Hoje testei esse MIC e achei fantástico, pode ser pelo fato de eu nunca ter trabalhado com mic Condensador mas gostei MUITO.
    Agora é procurar o NOVA e fazer testes tb já que os 2 estão na mesma faixa de preço. obrigado pela participação.
    Ontem fiz meus primeiros testes no meu SM58 e ficou bem legal, andei lendo tópicos e artigos sobre posicionamento de mic e tem muita gosta legal joguei o meu amp Fender dentro do guarda roupa para diminuir um pouco os médios e o resultado foi surpreendente. a Maudio Fasttrack me atendeu perfeitamente (até agora hahaha)

    ----------------------------

    Iversonfr legal mesmo o lance do NOVA estou ouvindo falar muito bem desse mic, quero testar logo. E obrigado pela dica do Protools vou procurar pra baixar aqui e ver "de qualé" hehehe.
    Hoje farei uns testes com o meu violão acústico Yamaha folk ligando o mic direto na Fasttrack e ver como fica. algum de vocês é de vitória e sabe se tem curso de produção aqui ?

    abraços.

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Olá amigos, vou falar um pouco sobre a minha evolução no meu homestudio e espero ajudar alguém com o que aprendi até agora.
    Depois de comprar quase todo o equipamento nível (básico) para gravação como citei acima me deparei com vários probleminhas.
    1º adicionar VST's no Sonar (que foi facilmente solucionado com uma busca no youtube "adicionar vst no sonar" hehehe)
    2º Problema foi o meu mic que ficava uma chiadeira danada (pois o meu cabo era Cânon x P10.) solucionei o problema comprando um cabo Cânon x Cânon e foi surpreendente o resultado (afinal pude usar o Phanton Power da minha mesa pela primeira vez e a qualidade é muito superior a conexão p10).
    3º Problema meu sonar não está saindo som MIDI. Aqui no fórum tem vários tópicos a respeito disso mas ninguém com uma solução porrada. Ainda não solucionei esse problema.
    4º Problema não sei se meu microfone tem uma baixa qualidade mas não consigo gravar o violão usando ele, logo liguei em linha e o som ficou melhor.

    Uma observação que fiz quando fui visitar o homestudio de um amigo meu foi que para fazer uma boa gravação mais importante do que comprar equipamentos de qualidade é mesmo ter conhecimento do software, saber como masterizar e ter conhecimento de uma boa mixagem (coisas que ainda não sei nada).
    Será que tem algum programa que eu jogo o meu arquivo áudio e esse programa automaticamente faz a mixagem ??

    Está muito difícil reproduzir um som fiel ao que eu tiro ...

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vinícius Ayres - Guitarra

    procura um livro que chama Arte da Mixagem (ou algo do tipo), tem umas dicas muito legais para isso... e nao tem nada automatico nao... tem q ir na raça! boa sorte!

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Opa Iversonfr esse livro tem em algum lugar para download ou só comprando mesmo ?

    li o resumo e achei legal. acho que vai me ajudar bastante.
    abraços.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Vinícius Ayres - Guitarra

    4shared

    mauriciotav
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara! Eu também tinha uma fast track dessa aí, muito boa e não tenho o que reclamar sobre a performance mas como sou guitarrista e estava cansado dos cracks de guitarra, comprei uma UX2 da line 6 e estou nas nuvens porque tem um simulador maravilhoso o POD FARM o REASON ADAPTED, RIFFWORKS e o LIVE LITE 7 e detalhe TODOS ORIGINAIS com suporte da line 6, na verdade só estou usando o reason com o POD FARM no SONAR 8 e uma coisa boa do UX2 são as entradas 2 de microfone e duas de linha, dá p/ chamar sua banda e gravar em casa na plaquinha com direito a dueto e tudo. Moral da história, só uso a fasttrack p/ viajar no laptop porque é pequena.

    Espero ter ajudado!!!

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Iversonfr, vc me ajudou muito com esse livro. muito obrigado. estou absorvendo as informações que são muitas.

    Instalei o guitarig aqui no meu pc para testar e não estou conseguindo colocar a minha maudio como input nem output. só está aparecendo a realtek. alguém sabe se posso fazer alguma coisa ? andei dando uma pesquisada e não fala nada a respeito ....

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    configurei tudo certinho.
    Interface - ASIO
    Sample Rate - 48000
    Output - ASIO4ALL 2

    e na hora de escolher o input e o output parece que não lê a minha maudio usb.

    "Mensagem: THE ASIO SAMPLE RATE IS NOT SUPPORTED BY ONE OF THE USB INTERFACES. PLEASE CHECK YOUR SYNC SETTINGS"

    todo dia é um problema, o vida cachorra.

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Opa. problema solucionado com o guitar rig hehehe.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vinícius Ayres - Guitarra

    voce ja conseguiu, mas só pra deixar registrado, uma coisa que tem que se fazer quando está trabalhando com uma interface, é desabilitar o som onboard do computador enquanto voce ta trabalhando com a interface. Só ir em Sistemas, Gerenciador de dispositivos, sons e desabilitar, que no seu caso é o realtek.

    esse livro realmente é muito bom e ajuda demaissss... eu tambem nao sou profissional na area e tudo que sei é lendo e fuçando assim... procura 2 outros no 4shared,"como mixar guitarras distorcidas", e outro que chama "organização e métodos de mixagem" (tem que por acento nas palavras senao o 4shared nao acha)... são escritos simples, não é livro nem nada, e são bem interessantes. Abs!

    Vinícius Ayres - Guitarra
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Iversonfr.

    dei umas lidas em vários tópicos. tem um bem legal que explica passo a passo mas não deu certo comigo.
    como faz pra gravar no sonar em tempo real com o guitar rig 3 ... já revirei esse bagulho todo e ainda não consegui. Tá osso hahaha

    vc tem uma dica do que seja ?
    abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Set Up, Ordem e Dicas Equip - Homestudio