Latencia X Hardware

    Autor Mensagem
    Rodrigo Cassis
    Veterano
    # set/09


    Pessoal,

    Antes eu fazia minhas gravações da seguinte forma:

    1 - Criava a bateria no Acoustica BeatCraft e exportava cada parte da bateria separada.
    2 - Importava estas faixas para o Adobe Audition
    3 - Guitarras, violões e o baixo utilizando uma ZOOM 505II.
    4 - Gravava a voz com o microfone direto no PC
    5 - Jogava os efeitos do próprio Adobe Audition

    E num é que ficava razoável, lógico que não ficava um som para divulgar a banda e talz, mas serve perfeitamente para mostrar uma musica ou uma ideia sua para o pessoal da banda, onde você pode deixar claro a ideia de todos os instrumentos e a letra da musica também.

    Agora estou morando em outro lugar e dediquei um quarto para um Home Estúdio. Já adianto que não manjo muito de gravação em PC.

    Bom ... agora eu queria fazer uma parada mais profissa, então já estou com uma mesa de som ligada ao PC e com 2 PA's, instalei o Sonar 7 e já comecei a fuçar e já estou aprendendo alguma coisa, e já comecei a gravar algumas brincadeiras.

    Mas me deparei com um problema muito comum a LATENCIA!!! Li praticamente todos os tópicos e percebi diversas opiniões e várias sugestões que deram certo para alguns e para outros não.. Bom mas o que eu gostaria é de uma sugestão! ai vai...

    Uso uma máquina que é uma tranqueira:
    Pentium III com 512MB de Ram
    Placa de Som Realtek (Não é onboard)
    Mas como disse anteriormente com esta configuração conseguia fazer minhas gravações com as outras aplicações.

    Já instalei o ASIO e apanhei muito pra configurar, e depois de muito mexer, fuçar, mudar, instalar, re-instalar consegui chegar em uma latencia quase, repito QUASE que zero, mas ai vão minhas perguntas:

    Com esta minha configuração de PC não chegarei em nada melhor que isso?

    Existe alguma configuração no Sonar e no Asio paradeixar a latencia zero??

    Abs

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # set/09
    · votar


    mexa no samplerate....nao ha garantias de zerar latencia, mas tb nao precisa ser zero cravado...tem toleancia...0 ate 8ms da de boa pra gravar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Além do sample rate, o ideal é que micro seja exigido ao mínimo, sem programas residentes (que ficam na memória direto como anti-virus). Ter bastante memória RAM pra evitar que, na falta desta, o HD seja improvisado como RAM. Abrir um programa de cada vez e desfragmentar periodicamente o disco por ajudar.

    Mas o fundamental é a velocidade do processador central com a memória Ram e a placa de som. A Placa Mãe também pode influenciar. Alguns ajustes mais "dramáticos" no setup (Bios) do micro como overclock pode ajudar também. A relação taxa de transferência de dados e processamento é que vai indicar se o sistema atende ou não, dependo da aplicação, é claro.

    Mas no final das contas não existe milagre e só dá pra sentir o "drama" fazendo uma gravação mais pesada com múltiplos canais. Aí é que o bicho pega. Com 2 canais tudo é lindo. Agora, coloca 8 ao mesmo tempo e testa pra ver se não vai ter engasgos e chiados estranhos no decorrer da gravação.

    Abs

    SikGuitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    o minino que eu consigo é de 6 ms... como vc consegue QUASE zero??

    Abraço

    Rodrigo Cassis
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Valeu AndrewMcPherson, aumentei o Sample Rate e ficou bom, mas quando eu coloco junto com qualquer plugin fica pipocando o som, fica muito ruim, o que pode ser isso? è o plugin que eu to usando que é ruim, ou a maquina que num aguenta mesmo?

    MauricioBahia, valeu pela explicação cara, pelo jeito num custa nada comprar mais um pentezinho de memória ver se melhora de vez!!!

    Abs

    Sidi
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Sidi
    · votar


    Cara essa história de vc chegar a quase zero de latencia sem ter uma placa de som profi é viagem...

    vc deve estar usando alguma coisa tipo o azio 4all não sei se é isso ou algo parecido, ele ajuda sim a ter menos latência, mas não que iria chegar a zero isso é impossivel!
    não é por que no programa diz que é 1 ou 2 milisegundos de latência que isso seja real, eu usava esse asio 4all quando comecei a trabalhar no meu home estudio e eu já tinha uma maquina mais ou menos, e esse asio 4all ou outros programas similantes diziam ter uma latência baixissima tipo 3 milisegundos de latência, mas na verdade o que eu sentia era uns 20 a 30 milisegundos de latência, além de levar o processador a pico e deixa o som mascado sem agudos, e sem um monte de ferquencias,
    isso que eu tinha um pc com um pentium D 3.2, 1gb de memória e uma placa de som creative sound blaster 5.1 canais placa mãe intel!!!!

    Pra vc ter noção um amigo meu aqui na minha cidade tem um estudio semi proficionsal, inclusive eu trabalho no com ele!
    ele tem um pc bala, e a placa de som dele é uma MOTU que é proficional! e o minimo que ele consegue trabalhar é com 3.6 milisegundos de latência Claro "asio" interno da placa de som!

    isso quer dizer que com uma placa de som onboard mesmo usando um driver asio, se o chip da placa não for asio vc nunca vai chegar a"reais 4 ou 5 milisegundos de latencia!!! e claro tem que ser uma placa ótima pra conseguir isso!

    hoje eu tenho um behringer Bca 2000 e consigo trabalhar com no minimo de 4 milisegundos de latência!!

    se vc quiser trabalhar com baixa latência compra um placa semi profi. tipo uma delta ou um bca 2000...

    Valeu! desculpem o texto muito grande!!!
    abraços.

    SikGuitar
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Sidi

    eu com a minha YAMAHA 01X consigo ter 2 ms... Já ouvi dizer um cara que tinha o MAC e me disse que conseguia ter 0,1 ms... não sei se é verdade

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Latencia X Hardware