Leigo em hardware quer montar home-studio

    Autor Mensagem
    NoName89
    Veterano
    # jun/08


    Pra falar a verdade não é bem um home-studio, eu quero apenas ter um computador pra poder gravar algumas idéias musicais de forma "melhor", atualmente uso um mp3 pra gravar minhas idéias, ele até faz o serviço mas eu queria várias faixas sabe, gravar uma base, colocar um solo, quem sabe um teclado depois, etc.
    Inventei de baixar um programa aqui e fazer isso eu mesmo, mas segundo um amigo meu que sabe um pouco mais do que eu de computador, meu pc é um lixo em termos de audio principalmente, ele me recomendou comprar um notebook razoavel com uma placa de som boa. Segundo ele um monte de pessoas que colocam suas músicas no MySpace usam um esquema parecido.
    Alguém pode me dar uma luz, sobre o que preciso pra fazer isso? E de quanto(R$) estamos falando?

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    Qual é a config do seu pc?

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pentium 4
    2 GHz
    1GB de RAM

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    Com R$1,500,00 seguramente voce consegue um top para gravacao com um Dual Core, 2 GB Ram, HD de 320GB e placa de som SoundBlaster Audigy.

    Softwares para essa maquina eu recomendo:
    Sonar 6 ou 7
    Sound Forge 8
    Guitar Rig 3 ou Amplitube2
    EzDrummer
    Broomstick Bass
    Edirol HQ orquestral
    Tem uma infinidade de programas para incrementar suas gravações...use a busca
    www.alexdiffer.blogspot.com

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alexdiffer

    Com esse equipamento eu vou ter que nivel de gravação você acha?
    Eu pergunto, pois meu amigo me ajudou gravar aqui em casa, e ficou uma gravação com bastante ruídos, e o vocal principalmente ficou bem seco digamos, parecia que estava cada um num canto, algo bem amador mesmo.

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow

    Cara, é exatamente isso aqui que estou querendo fazer:
    http://www.4shared.com/file/23983856/bdfa2aba/_2__Min_-_Raison_Dtre.ht ml
    Me explica exatamente o que você usou e que equipamento, essa bateria é daquelas de programa mesmo né ?

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pré amplificador - R$ 364,00
    Microfone R$ 344,10

    E a placa de som pode ser algo como:


    Delta 1010 - que tem 8 entradas e saídas analógicas e 2 S/PDIF.

    Audiophile 2496 - 2 RCA, 1 S/PDIF e midi.

    E as firewire, no caso de um notebook:

    Firewire 410 - é o esquema da 1010.

    Firewire Audiophile - esquema da 2496.

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    pois meu amigo me ajudou gravar aqui em casa, e ficou uma gravação com bastante ruídos,
    para isso use noise gates

    vocal principalmente ficou bem seco
    enchancer e delays
    Com esse equipamento eu vou ter que nivel de gravação você acha?
    se souber usar oque tem pode chegar a um nivel quase profissional ouca no meu blog uma musica que gravei para voce ter uma nocao

    www.alexdiffer.blogspot.com

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    placa de som SoundBlaster Audigy.

    Nããão!

    NoName89
    Olha, essa gravação aí tá bem porca.
    Se não me engano eu usei Guitar Rig pra as guitarras, Reason pra bateria, baixo, cordas, piano, etcs.
    Gravei tudo no Sonar 4 ou 6, não lembro, e finalizei no Sound Forge.
    Até dava pra fazer coisa melhor com o que eu tinha, mas eu não tinha muita noção.
    A placa de som era uma Audigy, não recomendo. Ela é uma placa pra home theater, pra reprodução de som, não pra gravação.

    Tendo uma placa dessas que eu falei e um mixer de 10 canais você pode gravar uma bateria acústica com um resultado bem satisfatório.

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow

    Você gastou quanto pra chegar naquele nivel de gravação mais ou menos?

    alexdiffer
    Estou baixando.

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    Ih, muito pouco. Não se baseie nessa gravação não, cara. Tá bem ruinzinha mesmo. Hehehehe
    A placa de som deve ter sido uns 100 reais, mas como eu falei, não é placa pra gravação.
    Compra uma 2496, um pré e um microfone que você vai estar muito melhor servido.

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tendo uma placa dessas que eu falei e um mixer de 10 canais você pode gravar uma bateria acústica com um resultado bem satisfatório.
    sonho de todos daqui pena que para muitos falta $$ e um espaço legal

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alexdiffer
    É verdade...
    Mas é um investimento que vale a pena... às vezes a banda inteira faz uma vaquinha, tem um espaço legal na casa do batera, nunca se sabe! Hehehe

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alexdiffer

    Gostei bastente do som da guitarra, o baixo ficou bom, única coisa que achei meio artificial foi a bateria, mas nisso ai por exemplo o que você usou?


    Minow
    Mas por exemplo, eu quero gravar "guias" pra um futuro CD, pretendo gravar violões, vocais e teclados e poder fazer um bateria "boa" no computador, isso pra poder mostrar em algumas casas noturnas e para chegar com tudo pronto no estúdio pra gravação definitiva.
    Nesse caso um notebook com uma placa de som faz o serviço?

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    O playback eh do ardanuy so gravei a guitarra mesmo nela usei um Behringer GDI-21 e o programa amplitube2 gravei no sonar6

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alexdiffer

    Você acha que pra gravar apenas violões, teclados e vocais, eu preciso de um simulador ou pre-amp ?

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Você acha que pra gravar apenas violões, teclados e vocais, eu preciso de um simulador ou pre-amp eh bom um preamp

    Minow
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Minow
    · votar


    NoName89
    Nesse caso um pré amp + microfone tá de bom tamanho.
    (E a placa, claro)

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    alexdiffer
    top
    SoundBlaster Audigy

    Opa, acho que você se confundiu. Nenhum computador que tenha essa placa pode ser considerado "top" para gravações.

    NoName89
    gravação com bastante ruídos, e o vocal principalmente ficou bem seco

    Atenção a um detalhe: nem tudo é "gravação". Você pode ter bem menos ruídos com um equipamento melhor. Mas sem uma mixagem minimamente decente, o vocal vai continuar estranho, deslocado, etc.

    pra gravar apenas violões, teclados e vocais, eu preciso de um simulador ou pre-amp ?

    Vou distoar um pouco aqui. Nem sempre você precisa de preamp. Principalmente se você for usar violão plugado, já que a maior parte dos violões eletroacústicos já têm um pequeno preamp.

    Eu não uso preamp externo, e não acho que fique absurdamente pior do que se eu usasse um.

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog

    E sobre mixagem, tem algum livro pra recomendar ou alguma dica?

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog
    Concordo com tudo o que você disse, com uma ressalva:

    Nem sempre você precisa de preamp. Principalmente se você for usar violão plugado, já que a maior parte dos violões eletroacústicos já têm um pequeno preamp.

    Isso é verdade, considerando que ele não quer nada profissional. Mas ninguém vai gravar um violão plugado numa gravação de qualidade.
    Como ele vai gravar voz também, e provavelmente vai usar um pré, já usa direto o microfone pra gravar os violões!

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Minow
    ninguém vai gravar um violão plugado numa gravação de qualidade.

    Como ele vai gravar voz também, e provavelmente vai usar um pré, já usa direto o microfone pra gravar os violões!


    Concordo que se eu tivesse uma sala com tratamento acústico e um mic decente, realmente gravaria microfonando. Mas por exemplo, se eu tento gravar o meu violão usando o microfone que eu uso para voz, fica ruim, até mesmo pior do que plugado (com algumas artimanhas extras).

    Uma vez li um desses produtores fodões dizendo que uma boa gravação (ou seja, uma "gravação de qualidade") não captura o som do instrumento, e sim o som da sala com o instrumento sendo tocado nela. Agora, como fazer isso com um mic dinâmico, no meu quarto, com o PC ligado e carros passando na rua?

    Eu até tentei, mas no final desisti e apelei para o violão plugado mesmo, com algumas artimanhas para tirar o som de pato de captação piezo.

    NoName89
    E sobre mixagem, tem algum livro pra recomendar ou alguma dica?

    Ih cara, livro eu já li um, mas não lembro o nome... =/

    Mas tem vários tópicos sobre isso aqui. Só posso adiantar que uma ótima gravação com mixagem tosca vai soar pior que uma gravação meia-boca com mixagem decente.

    ataqueperiferico
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    cara sobre mixagem tem esse livro aki, muito bom.
    http://www.4shared.com/file/28835382/988c969d/A_Arte_da_Mixagem.html?d irPwdVerified=9aafeeb4

    essencial!

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog

    Muito obrigado por toda ajuda.

    ataqueperiferico

    Estarei lendo esse livro, obrigado pela ajuda também, e para todos outros que comentaram no tópico. Valeu mesmo.

    NoName89
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: NoName89
    · votar


    Galera, estive fazendo umas visitas a lojas e tenho algumas dúvidas, achei um notebook bom com um preço legal, microfone e cabos já achei quem faz também, porém o problema é com a placa de som.
    No notebook que eu vi, não existe aquelas entradas iguais a da placa de som do meu pc por exemplo, vendo as placas que vocês indicaram, pelo que entendi placa de som para notebook é somente FIREWIRE ? Outra coisa, é realmente preciso um pré-amplificador para gravar? Ele faz o que realmente, aumenta o sinal e tira o ruído? Pergunto por que se for apenas para aumentar o sinal, eu não poderia gravar sem ele e depois aumentar o volume da faixa em um programa de edição?

    NoName89
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Alguém pra me dar uma luz ?
    Eu só preciso saber, se realmente necessito de um pre-amp, e se placa de som boa pra notebook é somente firewire?

    Minow
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    NoName89
    placa de som para notebook é somente FIREWIRE ?

    É, ou USB.

    é realmente preciso um pré-amplificador para gravar?

    Olha, é praticamente imprescindível sim. Vai melhorar MUITO, mas MUITO seu som. Dá pra gravar sem, mas um pré ajuda muito!

    eu não poderia gravar sem ele e depois aumentar o volume da faixa em um programa de edição?

    Sim, mas ia aumentar todos os ruídos junto.

    Se não quer gastar muita grana, tem uns prés da Behringer baratinhos... são meio "quebra-galho", mas já é alguma coisa.

    Bog
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Bog
    · votar


    NoName89

    Eu uso uma interface USB da Edirol. Sem preamp. Meu microfone é simplezinho, e eu só uso violão plugado. Dá uma ouvida nas músicas "Lanternas Flutuantes" e "E Agora o Tempo Sobra Aqui" aqui:

    www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

    Se você precisar de algo muito melhor que isso, aí vai precisar de um BOM mic, preamp, e talvez uma interface melhor. Ou pelo menos de um produtor mais competente que eu, hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leigo em hardware quer montar home-studio