Quem já conseguiu uma mixagem compatível com o mercado, e como?

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson

cara, disponibilize um link para baixar esse mp3 com bitrate de 128 bits (no minimo) pra poder avaliar seu trabalho, escutar com som da net é meio fodz sabe....

tá aew.
demo no 4shared

o equipo que eu usei é irrisório...

mic de pc.
guitarra memphis mg 32.
pedaleira zoom 505.
um baixo washburn véio pra caralho com cordas enferujadas.

abç.

trashit hc
Veterano
# set/09
· votar


aew galera eu fui o primeiro a dá cara a tapa e ninguém vai falar nada não?
a gravação e a mix tá ruim e mesmo assim eu postei pra ver o que vcs tem a dizer.

Fagulha
Veterano
# set/09 · Editado por: Fagulha
· votar


Qual plugin analisador de espectro voces usam? E qual plugin equalizador bom para fazer cortes bruscos de frequencias?

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson! Parabéns pelas preciosas dicas e por compartilhar suas experiências e técnicas em mixagem!
Por favor tire algumas dúvidas que me surgiram a partir de seu "manual básico de mixagem"!!!
*após a gravação, normalizo as pistas em -0,5 dB de pico para ter mais amplitude de trabalho nas ondas das pistas: Eu uso o Cubase SX3 e não tem esse recurso Normalize, se eu usar um limiter com -0,5 dá certo?
*crio os grupos de Bateria, Cordas, Sopros, Voz e etc...que a música demandar e direciono todos os instrumentos para os BUS Stereo respectivos para ter controle de volume por grupo ou subgrupo: Não entendi muito bem, será que isso: No Cubase SX 3 eu crio uma track FX em Sends e ali aplico os efeitos, e também ali posso selecionar a saida da placa (Bus) e aplicar mais ou menos volume, é isso? Ajuda aí brother!!!
*...a fase seguinte de pré-masterização....

só que isso é outra conversa ^^
: Dê algumas dicas básicas de como você faz nesta fase, se for possivel!!!
Muito obrigado, e Parabéns!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/09 · Editado por: SylvioLima
· votar


zélo cardoso
Eu sei que você criou esse tópico para falar de mixagem, mas muito do que você 'ouve' por aí como 'padrão de mercado' é 'culpa' da masterização, que dá a 'cara', um todo pro CD. É um conjunto: mixagem e masterização, e geralmente esses dois são feitos por pessoas diferentes. Tem CDs em que cada faixa é produzida e mixada por pessoas diferentes, mas no final todas elas tem a mesma 'cara'. Isso, em grande parte, é a masterização.

Muitas vezes o que diferencia um CD Demo de um CD pra vender é a mixagem e a masterização (e um bom produtor, é claro).

Existem estúdios especializados em masterização, como o Vison Digital no RJ (pretendo mandar o CD que eu estou produzindo para masterizar lá, tudo depende de money hehehe) e o Classic Master de SP. Aliás, estes dois são referências em masterização.

Assim que eu tiver uma faixa mixada aqui, eu posto.

Abraçao!

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Pode crer Sylvio Lima, é premiado e muito respeitado aqui pela competência e conhecimento que tem, valeu mesmo e obrigado pelas dicas!!!
Mas tem um detalhe: O tópico não é meu é do horacio.jo, sou mais um em busca de conhecimento, mais e mais !!!
Um abraço, Zélo cardoso

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# set/09
· votar


zélo cardoso
É mesmo!! hehehe

horacio.jo
Engano meu rs... foi mal ae.


Minha cabeça tem estado maluca esses dias...
Abração pro cês!

Fagulha
Veterano
# set/09
· votar


poxa pra fazer a mixagem voces com certeza utilizam plugins pra analisar o espectro das faixas e algum equalizador bom pra fazer cortes bruscos de frequencia (como por exemplo pra cortar frequencias baixas de alguns instrumentos pra nao embolar com o bumbo ou baixo)...poderiam por favor me dizer quais usam?

zélo cardoso
Veterano
# set/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Fagulha, eu tenho vários pacotes de plugins, não tenho o costume de usar esse analisador de espectro, mas as vezes uso o da Waves Paz Analyzer e também o equalizador (essencial) EQ 10 da Waves também!!! Mas existem muitos outros, dê uma pesquisada no Google que você vai encontrar muita coisa, e em sites como o AudioList, muito bom também!
Espero tê-lo ajudado!
Um abraço, Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


SylvioLima
não esquenta cara, esse tópico é nosso...

zélo cardoso
no nuendo tem normalize, no cubase deve ter também... audio-process-normalize.

zélo cardoso
Veterano
# set/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Meu brother horacio.jo, eu não devo ter procurado direito, mas te confesso que não achei.
Vou dar uma olhada melhor e depois te falo, grande abraço meu amigo!!!
Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


Fagulha

Use o PAZ Analyzer da WAVES que dá conta do recado, na master, sempre dando SOLO na pista que vc está analizando, caso vc esqueça disso, vc estará analisando um espectro das pistas abertas para reprodução. tome esse cuidado.

Zélo Cardoso
é o seguinte: quando vc grava em geral a gravação não vai atingir 0 dB como é o padrão, para poder iniciar a mixagem, então caso o sinal fique muito baixo, e quase sempre fica, se vc fizer o dever de casa, então o sinal das suas pistas gravadas vão ficar abaixo de 0 dB, então a sugestão é usar o normalize (geralmente no menu Audio/Process/Normalize) em -0,5 dB. depois disso eu uso um limiter na última posição pra garantir que não vai distorcer na mixagem.
quanto ao BUS de grupo e subgrupo vc entendeu errado msm. é assim, vc vai agrupar (criar uma pista de grupo, e dentro dela vc vai colocar os instrumentos daquele grupo) criando no menu Add Group Track.
os efeitos sim, vc cria no menu Add FX Track, dai manda pra pista pelo SEND, e regula a INTENSIDADE do efeito lá no SEND (mandada) mesmo, e o plugin seja de reverb/delay ou outro qualquer deve estar na posição 100% WET pois a regulagem da intensidade vc vai fazer no SEND de cada pista individualmente. A GRANDE vantagem de se fazer isso é que vc vai aplicar o mesmo efeito nas pistas porém com regulagens de intensidade à sua escolha, e outra, irá consumir muito menos recursos de seu PC.

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Meu amigo AndrewMcPherson, "obrigadaço" pelas dicas, e desculpe minha "santa ignorância", você diz:
"08) crio os grupos de Bateria, Cordas, Sopros, Voz e etc...que a música demandar e direciono todos os instrumentos para os BUS Stereo respectivos para ter controle de volume por grupo ou subgrupo" como assim ? Você cria Add Group Track, e dentro desta pasta coloca os tracks dos instrumentos ? Me desculpe, mas quero aprender, será que pode me dar o passo-a-passo desse procedimento de criar grupos com os instrumentos?
Muito obrigado, Zélo Cardoso.
P: O resto eu entendi beleza !!!
Um abraço!!!

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson
tudo tranquilo?...
cara, eu não entendi muito bem esse paz analyzer aí...como interpretá-lo?

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso
isso mesmo Zélo, cria a pasta do grupo, joga lá dentro (drag & drop) os instrumentos daí vc tem o controle deles em apenas 1 knob, em relação a volume e efeitos, se é que vc vai aplicar o mesmo efeito em todos ao mesmo tempo....
quando eu tiver em casa mais tarde te faço um passo a passo, estou no trabalho e aqui não tem o CuBase kkk

horacio.jo
o PAZ analyzer é um analisador de espectro que exibe como as frequências se comportam dinamicamente, partindo desse princípio, se vc isolar um instrumento tipo um violão, por exemplo, dando o SOLO na pista dele...e inserindo o PAZ analyzer na master track, você irá ver como o violão se comporta em relação às frequências, daí vc pode parar a execução do instrumento e fica registrado no PAZ Analyzer o "retrato" do instrumento, partindo daí é que vamos para a equalização, atenuando ou dando ganho nas frequências desejadas.
sabe aquele guia de mixagem que te mandei né...então, ali vc tem as frequências padrão dos instrumentos...(em linhas gerais). Mexendo nas frequências vc atenua ou dá um brilho nos instrumento, baseando-se na resposta de frequência do PAZ Analyzer e em conjunto com aquela tabelinha vc faz os cortes de frequência necessário (com os filtros high pass, low pass, shelving, etc...) e dá ganho onde for também necessário.

abs

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson
sim, sobre as frequencias está entendido (iniciei ontem uma mix seguindo teu guia para ver como fica).
A tabela de frequencias havia baixado na net.
Eu já havia pendurado essa tabela pelas paredes do estudio, kkkkk
Tenho um curso em dvd que o cara usa o paz analyzer, mas não explica o funcionamento. E nunca me encarnei nele...

O que preciso é interpretar o plugin, está meio grego ainda aquelas linhas vermelha, verde, etc... não sei o que ele está dizendo pra mim.

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson e horacio.jo,

Eu encontrei o Normalize no Cubase, porém é só pra aúdio, eu faço minhas mixagens direto nos VSTs, não transformo para audio para mixar, dai não sei como normalizar !
mas valeu, obrigados!!!
Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# set/09
· votar


Zélo, eu exporto todos os vsti como wave e depois abro tudo novamente para mixar...como você aplica os plugins em trilhas midi?

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


ave maria cruz credo zélo cardoso

vc tem que fazer o WAVE dos teus MIDI cara senão vc não tem como mixar isso com dezenas de VSTi abertos seu PC vai explodir auehauhe, a normalização só funciona em WAVE.

ah, aquele negócio do grupo é o seguinte, siga os passos (serve pra o Cubase e Nuendo 3):

01) crie um projeto vazio
02) botão direito no inspector do cubase e menu ADD GROUP CHANNEL TRACK (ESTÉREO)
03) crie umas 3 pistas de áudio como exemplo (MONO)
04) após criadas as pistas de áudio, renomeie a pista criada no item 2 para BATERIA por exemplo
05) agora renomeie as pistas audio 1 2 e 3 para bumbo, caixa e pratos por exemplo
06) agora direcione o OUT das pistas de áudio para o grupo criado, que vc ja deve ter nomeado como BATERIA certo?
07) pronto, agora vc tem o controle do grupo bateria em apenas 1 canal estéreo

abs.

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


zélo cardoso

ah, e se tiver muitos canais
de bateria, crie, da mesma forma um FOLDER TRACK e arraste todas as suas pistas de bateria pra dentro dessa pasta (folder).... tem o mesmo funcionamento do windows explorer...é legal pra organização visual do projeto.

ah, recebi suas 2 PM mas não to conseguindo responder acho que por causa do diabo do javascript ou então deu makumbalelê aqui, entra ae no MSN pra trocar umas idéias a noite...
ja cadastrei vc e te mandei uma mensagem lá....offline

abs[b][/b]

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


horacio.jo

o PAZ analyzer funciona assim:

nele vc tem duas telas...vamos falar da de cima:
ela tem plano cartesiano X e Y onde X é a frequência e Y é o ganho em dB....daí uma vez que vc bota a música pra tocar ou apenas uma pista, ele interpreta as frequências tocadas e exibe em forma de gráfico, ou seja, fica estampado o retrato de como está o seu instrumento blz?
diante disso, tente equalizar formando um gráfico no equalizador semelhante ao que está lá no PAZ Analyzer, tá formada a base da sua equalização, natural do jeito que o instrumento toca....
a partir da configuração base que é a natural do instrumento, vc vai poder filtrar as frequências indesejadas, bem como atenuar ou dar ganho em outras frequências para obter brilho ou fazer o que vc bem entender no instrumento.

a tela de baixo exibe em planta baixa um panorama da propagação do áudio, observe em tempo real como está se comportando a música ou o instrumento em relação ao estéreo, veja que lá apenas aparece os lados LEFT e RIGHT para orientação num plano 2-D do som, esse gráfico é apenas para orientação visual do instrumento ora em execução.

abs

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


horacio.jo
Zélo, eu exporto todos os vsti como wave e depois abro tudo novamente para mixar...como você aplica os plugins em trilhas midi?
Meu amigo, no Nuendo deve ser igual ao Cubase Sx3, do lado esquerdo, tem uma faixa larga, onde tem um monte de informações, e também onde dá pra colocar o VSTi que se está usando em out, certo ? Quando coloca-se algum VSTi ali, em out, aparece o nome dele embaixo, nesse mesmo lado em uma aba pequena, é só clicar ali que vai abrir todos os lances de incert, send, channel, Equalizer, etc e tal !
Se não der certo me fala, pois não estou no pC do home, dai eu anoto os nomes certos e te mando como é, mas vai dar sim!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson,

ave maria cruz credo zélo cardoso
vc tem que fazer o WAVE dos teus MIDI cara senão vc não tem como mixar isso com dezenas de VSTi abertos seu PC vai explodir auehauhe, a normalização só funciona em WAVE.


Até que tem rodado muito bem, apenas com os probleminhas normais, desses "programas que tenho comprado"!
O PC do meu home é um Dual Core 2 Duo com 4GB de Ram, e tenho 02 HDs um com 160 GB para o Sistema Operacional (particionado) e outro com 250 GB para os arquivos de som e samples em geral.
Já fiz um tópico aqui sobre isso, do que seria melhor: mixar o midi ou transformar em audio, importar novamente e assim mixar o audio, tive várias opiniões, mas optei por deixar tudo em midi, pois assim, se caso for preciso posso modificar o projeto quando quiser, sem ter que abrir VSTi, configurá-lo do mesmo jeito que estava inicialmente ao projeto, com volume, e outras configurações que dificilmente eu conseguiria deixar iguais!
Um abraço, Zélo Cardoso

Fabaessa
Veterano
# set/09
· votar


Eu estou com sério problemas com minhas mixagens.
Sempre mixei, até em níveis legais pro meu equipamento, porém depois de começar a estudar um pouco, comecei a enxergar erros.
O que mais me assustou foi quando eu abri o PAZ analyzer e vi que minha música fica com o "anti-phasing" toda hora.
Pesquisei igual a um louco sobre isso e fui atrás do problema mutando cada canal separado até chegar na "fonte" do problema.
Para o meu espanto, o primeiro problema se dá com 2 guitarras, uma pra cada lado (100% L e outra 100% R). Isso dá o pior problema.
Mas aí é a minha questão: o que eu posso estar fazendo de errado, já que comercialmente a grande maioria mixa assim sempre com bons resultados?
Olha, já pesquisei TUDO que vocês podem imaginar e não encontrei nenhuma resposta satisfatória ou direta.

Alguém pode me ajudar?

Abraços

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


Fabaessa

isso tá acontecendo porque vc abriu 100% do pan de deve ter jogado algum reverb ou delay estéreo na pista das guitarras, experimente reduzir para 90% o pan e troque o efeito estéreo por um efeito mono.

depois fale se resolveu

abs

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


zélo cardoso

meu caro, em relação a mixar MIDI ou WAVE eu não tenho dúvida, é WAVE, pois uma vez definido o timbre do instrumento virtual que agradou, faço o mixdown e importo para mixá-lo, vai dar menos problemas e o PC agradece, e olha que o meu PC é um i7 com 8 Gb de Ram e três HD de 500 Gb com 32 Mb de buffer, bem irado mesmo...e eu evito deixar ele trabalhar se estrangulando...deixo sempre ele na folga...
a única coisa que eu acho que vc não pode modificar depois de renderizar o MIDI pra WAVE é o timbre, então se vc já tá satisfeito com o timbre do instrumento, faz a WAVE e mixe ela.
fazendo isso vc vai economizar recursos do PC.

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


Fabaessa, aqui no manual do PAZ Analyzer tem um trecho interessante, vai abaixo:

About Anti-phase
It is a bit tricky to define when a signal is shown by the Stereo Position Display or heard by the ears as "out-of-phase".
This is not simply when the left and right channels happen to have opposite polarity at any given instant.
Such a situation can happen if independent instruments are panned to different stereo positions, and it just happens,statistically, that the signal of each channel has opposite polarities.
The meter will show a quick spike in the antiphase area.
This can also happen if a stereo delay or reverb is applied to an instrument and the delays arrive to each channel at different times.
In these examples, the ears do not hear a disturbing 'out-of-phase' sound. For us to hear an out-of-phase sound, there generally needs to be a consistent opposite polarity over a period of time, which the meter will show.
The Stereo Position Display analysis takes this into account.
Still there will be occasional fast spikes in the antiphase region, and you can ignore them if they are not consistent, especially if you know you are using stereo delay or
similar effects.
You might be really bothered if the energy in the out-of-phase region is consistently significant compared with the energy of the 'in-phase' region.
It is advised that you take the time to explore how the SPD looks when you intentionally flip the phase on one channel of a stereo signal. (You can do this by using the Q1 or one of the S1 components in front of the SPD).

Tradução
Sobre AntiPhase
É um pouco complicado definir quando o sinal é exibido pelo Display de Posição Estéreo ou pelos ouvidos como "fora-de-fase"
Não é tão simplesmente quando os canais esquerdo e direito têm polaridades opostas em um dado instante.
Tal situação pode ocorrer se instrumentos independents são panoramizados para posições estéreo diferentes, e isso acontece apenas estatisticamente, que o sinal de cada canal tem polaridades opostas.
O medidor irá mostrar uma rápida deformação na área de antiphase
Isto também pode ocorrer se um delay estéreo ou reverb é aplicado a um instrumento e os delays chegam aos canais em tempos diferentes.
Nestes exemplos, os ouvidos pouco podem sentir esse distúrbio "fora-de-fase". Para nós escutarmos um som fora-de-fase, é necessário uma polaridade oposta consistente durante um período de tempo, que o medidor irá mostrar.
O Display de Posição Estéreo levará isto em conta.
Ainda haverão pequenas deformações na area de antiphase, você pode ignorá-las se elas não são consistentes (permanentes), especialmente se vc sabe que está sando delay estéreo ou efeitos similares.
Você deve estar realmente perturbado se a energia na área de "fora-de-fase" é consistentemente significante se comparada com a energia da área de "fase".
É cauteloso que você tome um tempo para observar como o SPD parece quando você intencionalmente muda a fase num canal com sinal estéreo. (você pode fazer isso usando o Q1 ou um dos componentes do S1 em frente ao SPD

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson, , de uma olhada nessas opiniões sobre mixar audio ou o audio (do midi), foi por isso que continuei não exportando e depois mixando o aúdio!!!
Eu criei esse tópico aqui, com esse título, digite como se fosse criar um tópico com esse nome que ele aparece!!!

Qual é o mais indicado: Mixar aúdio ou midis ?

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

ok, vou procurar o tópico.

abs

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

li lá o tópico mas não me convenceu o cara que fala que vc pode corrigir uma nota errada e talz...porque?

pelo simples fato de que, errou uma nota, corrija ela e mix.

continuo adepto de passar tudo pra wave, uma vez definido o timbre e estando as notas corretas, pra que ficar com um instrumento virtual pendurado, além dos efeitos e tal...é um calhamasso de informações pro processador mixar que sinceramente, eu não vejo razão de ser...

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem já conseguiu uma mixagem compatível com o mercado, e como?