Iniciando na gravação

Autor Mensagem
markolino
Veterano
# ago/09 · Editado por: markolino


Olá pessoal..
quero começar a gravar algumas coisinhas

antes eu usava o Cool EDIT..
mas troquei de pc e coloquei o Windows 7
então gostaria que voces me recomendasem um outro software para gravar( de preferencia facil de usar como o cool edit heeheh)

meu pc agora é top ( quad core 3.2 com 8 gb de ram)
receio que a placa de audio, mesmo sendo on board seja boa..

o audio é este aqui:

Onboard Audio
Audio Chipset Realtek ALC889
Audio Channels 8 Channels

bom..

vou comprar aquele microfone Shure SM57

precisarei de uma placa de som?
se sim, me indiquem algumas até 400 reais..

EDIT: Toco guitarra !
Obrigado galera !

El_Cabong
Veterano
# ago/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Se for só para gravar pistas de audios (uma por uma) para posterior mixagem, creio que a placa Realtek dará conta. Eu uso uma onboard Realtek HD de um Turion64 X2 gravando pistas de áudio à 48kHz/16bits/stereo. e a gravação fica super limpa (Relação Signal/Noise > 80db).
As onboards para gravação, melhoraram muito nestes novos micros, ao contrário das mais antigas que eram um lixo!!!

Agora se tu vai rodar Vsts, gravações muitipistas, etc. onboard não serve.

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
nao nao..

é tipo

BT numa pista..
e dai eu gravo a guitarra em outra..
mas pra frente voz..

El_Cabong
Veterano
# ago/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Gravando instrumento por intrumento (um por vez), creio que fique bom.
gravando em (48kHz / 16bits) procure gravar com o volume o mais alto possível, mas sem clipar. Depois na mixagem aí tu trás o volume do instrumento para o lugar certo, sendo assim os 16bits dão conta. Gravações com volume baixo aí tu precisarias de 24bits ou mais, aí esta placa onboard não daria.

Em resumo. Com esta placa tu faz ótimas gravações. A qualidade do teu trabalho vai depender mais é de uma boa microfonação, boa dosagem de efeitos, uma boa programação da espacialidade estéreo, e uma boa mixagem.

* As minhas gravações são com a Realtek HD: palcomp3.cifraclub.com.br/adotados

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
bacana !
o problema é que moro em apartamento..

andei dando uma pesquisada e me deparei com a
M-audio 2496.. ela ta custando uns 350 pila
tem um monte de saida que eu nem sei pra que serve..
mas tem a XLR pro MIC
no caso eu vou microfonar o amp ok?


e tbem vi o Line 6 tone port

tem o GX que é só pra guitarra
UX1 guitarra e voz
ux2 que tem mais recursos e tal..

vi uma gravação do ux2(ficou otima)


abç

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


markolino
o problema é que moro em apartamento..

Usar simuladores não é uma opção?
As pessoas as vezes ficam achando que os simuladores são ruins e etc, mas te GARANTO que dá pra ter um resultado sensacional com eles, além de ser muito mais prático que microfonar.
Não estou dizendo que é melhor que microfonar, mas no caso de usar uma placa onboard, seu microfone sozinho não vai fazer muita coisa.

mas tem a XLR pro MIC
A 2496 não tem XLR, ela é uma placa mais pra monitoração. Apesar de ter uma boa qualidade pra gravação, ela não tem muitas opções, como entrada pré amplificada.

Obs: se você pretende usar qualquer coisa com áudio no MSN, as placas PCI da M-Audio não vão funcionar.

El_Cabong
Veterano
# ago/09
· votar


A 2496 é claro que é uma placa com mais recursos e qualidade, tanto que a relação signal/noise dela é: D/A 104dB; A/D 100dB. grava em 24bits, ...
Se não me engano ela não tem entrada XLR !!!
Confirme isso, pois não tendo, tu irias precisar de um pré amplificador como um MIC100 ou um mixer (eu uso o mixer UB802 ligado no line-in da placa Realtek) ambos tem entradas XLR e também "phantom power" para ligar microfones condensers, inclusive eu uso um microfone condenser para vocais. São os que dão o melhor resultado na captação de vocais, nenhuma harmônica se perde e as sibilações ficam já no ponto certo (pelo menos pra mim).

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
Minow
iii
neste caso complicou..

eu pensei que era só engatar ela.. e engatar o microfone nela..
ehheheeh

perdão..

então
estes Toneport USB da line 6 seria uma boa pedida, mesmo se vou microfonar?

abç

El_Cabong
Veterano
# ago/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu, na tua situação, compraria um mixer UB802 (ou Xenyx 802) e plugaria ele na placa de som Realtek.
*Obs.: Um UB802 custa menos que uma Audiophile 2496.

Com um UB802 você teria 4 entradas line e 2 entradas XLR balanceadas com a opção de phantom power e com equalizador de 3 bandas em cada canal, controle de ganho e saída FX dosada em cada canal para a opção de efeitos externos. Os pré amplificadores deste mixer são excelentes.

AndrewMcPherson
Veterano
# ago/09
· votar


o grande problema das placas on-board, além da latência, se chama "chipset conversor", que nessas placas é indiscutível....são vagabundos....

placa on-board só serve pra vc escutar uma musiquinha aqui e outra ali...ver um dvd...e só...
gravar é outro papo...

procure por conversores ADDA no fórum para se inteirar mais sobre o assunto conversão digital para analógica (DA) e conversão analógica para digital (AD).

compre uma M-Audio que é supimpa, aí sim vc terá custo/benefício e qualidade final no trabalho.

abs.

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
dai no caso microfono o amp e o microfone é engatado na XLR que vai pra placa correto?

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


AndrewMcPherson
valeu :D

AndrewMcPherson
Veterano
# ago/09
· votar


caro markolino, agora que reparei que vc falou la em cima que instalou o windows7

creio que vc vai ter muitossssssss problemas com softwares de gravação....e plugins em geral....

recomendo o windows xp pro 32 bits mesmo, compativel com qualquer coisa, ja o winxp 64 bits tambem da muito problema de compatibilidades.

abs

El_Cabong
Veterano
# ago/09
· votar


markolino
neste caso complicou.. eu pensei que era só engatar ela.. e engatar o microfone nela.. ehheheeh

É isso que eu estou tentando dizer. Parti do principio que você não queria gastar muito $$$. Neste caso acho que seria melhor comprar um pré ou um mixer, e ir quebrando o galho com sua placa onboard. No futuro aí sim, faça um upgrade com uma Audiophile 2496.
Não adiantaria nada você comprar agora uma Audiophile 2496 e só.
Aonde você plugaria o XLR do microfone??
(não respondam!! He He)

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
cara , me desculpe mas pra mim a entrada XLR é entrada de microfone
eaheaheaheaheaheaehaae

não é?
qual o nome correto?

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


AndrewMcPherson
opa !
pois é cara..
o problema que windows xp reconhece só 3.5gb de memoria e eu tenho 8
nao estou disposto a sacrificar isso ai eaheaheaeaheaheahea

mas tenho notebook qualquer coisa..

El_Cabong
Veterano
# ago/09 · Editado por: El_Cabong
· votar


markolino
O cabo do microfone tem de um lado um plugue XLR fêmea para plugar em baixo do microfone, e do outro lado do cabo tem um plugue XLR macho para plugar em pré amplificadores, mixers, mesas de som, etc.
Tu precisas de um equipamento que tenha uma tomada XLR fêmea para você plugar o cabo do microfone (o plugue XLR macho do cabo).
Estes equipamentos (Xenyx802 e MIC100) possuem esta tomada XLR fêmea para microfones.

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
certo !
e no caso dos toneport da vida? tem que usar cabo p10 dai..?

outra, desculpe a quantidade de perguntas ehehehee

mas o que o mixer ou o pré amp irão melhorar na gravação?

trashit hc
Veterano
# ago/09
· votar


markolino


mas o que o mixer ou o pré amp irão melhorar na gravação?

vão melhorar principalmente no microfone.
se vc ligar um microfone ou um instrumento direto na entrada da placa onboard, o som não vai ficar bom não.

o vocal por exemplo vai ficar baixo sem vida!
o pré amp da uma esquentada, e colori o som.
não sei se tou falando merd@#$%...

Minow deu uma boa dica!

Usar simuladores não é uma opção?
As pessoas as vezes ficam achando que os simuladores são ruins e etc, mas te GARANTO que dá pra ter um resultado sensacional com eles, além de ser muito mais prático que microfonar.


eu não tenho amp, eu uso o amplitube pra simular pré amp, gabinetes, pra fazer minhas gravações, uso pedal e simulo amp clean, gabinetes 4x12 e fica bem massa!!

pense nessa ideia.
agora com placa onboard não presta não, pra usar vst, e plugins!
uma placa offboard é uma boa pedida!
eu vou pegar a fast track usb.

valeu.

El_Cabong
Veterano
# ago/09
· votar


markolino
Cabo com P10, aí já não fica tão bom em termos de qualidade de cabos, pois os cabos XLR - XLR são para ligações balanceadas que eliminam bastante as interferências eletromagnéticas comuns em cabos.
Nas ligações balanceadas os cabos blindados possuem malha e mais dois fios internos ao invés de um. A malha vai aterrada, num fio vai o sinal positivo, e no outro o sinal negativo (180° de defazagem).
Cabos XLR - XLR dão um resultado bem melhor que os cabos XLR - P10.

markolino
Veterano
# ago/09
· votar


El_Cabong
ah !

Entendido !

Deji
Veterano
# set/09
· votar


markolino
Facil de usar? Completo?
Reaper

Deji
Veterano
# set/09
· votar


markolino
Cara, pega uma presonus audiobox, e mic pode ser o samson q7!
Sua gravinas ficarao com uma qualidade bem superior!

liwirth
Veterano
# set/09
· votar


markolino

Mixcraft 4: Interface completamente intuitiva, mesmo quem nunca usou um programa de gravação mexe super bem nele, com todos os recursos necessários e mais um poco tanto pra grava em áudio mesmo qto midi, ou mistura os dois, plugins vst e tudo mais.

E tem versão em portugues feita pela dacord, e pelo preço que custa quase não vale a pena dar o "jeitinho brasileiro"

Show de bola mesmo pra quem quer gravar com qualidade e simplicidade...

markolino
Veterano
# set/09
· votar


Deji
opa , valeu pela dica..
mas este ficou salgado
ehehehe

e este mic ele é tão bom quanto o shure sm57?
o shure ta 100 reais mais caro..

abç

liwirth
valeu cara !
vou dar uma olhada nele..
depois posto o que achei

markolino
Veterano
# set/09
· votar


pessoal

só pra dar uma resumida..

eu não pretendo gravar em linha, prefiro microfonar o amp mesmo !
porém acho que vou catar a placa(externa) primeiro, até vim o mic, pois posso ir testando o bixinho em linha enquanto isso..

outra

estou em duvida entre o Fast Track USB da M-audio
ou o line 6 UX1
e tem tbem o presonus audiobox que o DEJI falou, só que está um pouco mais caro que os acimas,porém compensa?

e mic

Shure Sm57 ou Samson q7!

a, eu moro perto do paraguay, alguem sabe quanto ta custando essas placas e os mics lá?

abraço !

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


markolino

essa questão de Sistema Operacional x Memória RAM é um calo antigo na área de áudio, desde o aparecimento dos sistemas operacionais de 64 bits....como já sabemos...

daí para nós mortais que não temos muita grana pra gastar com equipamentos pra montar o home studio do jeito que gostaríamos, ficamos escravos dos softwares que em geral só funcionam bem no bom e velho ruindows XP de 32 Bits;;;;

quando se opta pelos sistemas de 64 Bits daí muita... mas muita coisa mesmo não vai funcionar....nos obrigando a fazer uma regressão do S.O. para 32 Bits....e aí ficamos na limitação da memória que os S.O. de 32 Bits têm que são os 3.5 Gb que vc citou.... infelizmente é um beco sem saída....

OU vc usa os seus 8Gb com os softwares compatíveis OU vai usar o software que vc quer porém com a limitação da RAM e perda de 4.5Gb, já que vc falou ter 8Gb....

infelizmente, aqui no Brasil, tudo é mais caro e não tem facilidade nenhuma pra gente conseguir comprar hardware para gravar...ao contrário dos EUA, em que equipamentos lá é bem acessível de preço e é por isso que 99% dos usuários norte-americanos usam S.O. de 64 Bits...seja Windows ou MAC...

abs.

markolino
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson
opa, essa questão eu acho que vou conseguir resolver usando maquina virtual

Vmware é o software..
ele roda um windows XP 32bits dentro do seu micro.

markolino
Veterano
# set/09
· votar


iiii pessoal

tava olhando na musical center (paraguai)
o preço ta muito bom..

a M audio 2496 está 115 dolares só

é melhor comprar essas USB ?
ou estas internas ai?

markolino
Veterano
# set/09
· votar


El_Cabong
opa, só pra tirar uma duvida

1-no caso de eu comprar SHUREsm57+ a audiophile 2496 eu vou precisar de um pré amp no caso o MIC100 da Behringer correto?

2- Comprar o SHURE + UB802 e ligar na Realtek direto(neste caso tem como voce pegar uma foto do UB802 e editar no paint explicando como seria a ligação.. eu fiquei bem confuso com aquele monte de contrle

3- comprar uma destas interfaces USB + o shure


no caso, quais destas iria ficar melhor?!

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Iniciando na gravação