Dithering, como fazer?

    Autor Mensagem
    horacio.jo
    Veterano
    # ago/09


    Gente, estou meio assim com esse tal dithering, sei o conceito, porém estou confuso quanto a aplicação.
    - é necessário usar um plugin dither no fim da cadeia na master?
    - ou o software, wavelab, sound forge, etc. já faz o processo quando a gente renderiza de 24 para 16 bits?

    horacio.jo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    galera, eu havia pesquisado bastante e não tinha encontrado a resposta clara...porém pesquisando mais ainda encontrei uns artigos sobre isso.
    Realmente o wavelab internamente faz o processo de dithering, mas existem plugins específicos para isso, pelo que vi o limiter ultramaximizer da waves faz isso também.
    fiquei sem saber de usando esse plugin vai acumular dois dither...o do plugin e o do wavelab.
    e também fiquei ainda na dúvida se o sound forge, faz o dithering automaticamente quando a gente manda salvar aquela wave que estava em 24 para 16!
    e em terceiro lugar, talvez eu tenha entendido tudo errado e esteja escrevendo um monte de bobagens!
    vamos aguardar quem saiba.

    Minow
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Minow
    · votar


    horacio.jo
    fiquei ainda na dúvida se o sound forge, faz o dithering automaticamente quando a gente manda salvar aquela wave que estava em 24 para 16!

    Faz sim!
    No Bit/Depth converter tem opções.

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Meu amigo horacio.jo, tá sumido heim !!! cara, também sou "iniciante em gravações" (apenas 02 anos), eu faço esse processo da seguinte forma:
    Masterizo no SF 8, criei um preset, com alguns plugins que acho essenciais na Masterização, Compressor Multiband, EQ, Limiters (uns 03), etc; e na última estância dos Limiters (esse que voce citou, L3 Ultramaximizer ), eu coloco o Dithering para 16 bits (aprendi com um amigo daqui, de que é melhor para o processador trabalhar com todos os plugins em 24 bits, e no último em 16 bits, pois assim melhora o desempenho do PC e o processamento dos Plugins !
    Não sei se falei alguma besteira, mas faço assim e tem dado certo!!!
    Grande abraço, meu amigo!!!
    Zélo Cardoso

    horacio.jo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Minow
    zélo cardoso
    o processo que uso é semelhante, a minha dúvida estava neste ponto: Se o sound forge ou wavelab fazem o dithering automaticamente e o ultramaximizer também, poderia ter um efeito cumulativo, e dar alguma distorção no som.
    mas como o minow falou pelo menos no sound forge tem a opção da escolha, posso escolher entre o dither do sofware ou do plugin.
    seria isso?

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    horacio.jo meu velho!!! Agora fiquei com uma DÚVIDA!!!???
    Pois ao aplicar os plugins do preset no SF, estou passando para 16 bits, depois para salvar a música já masterizada, escolho 44.100 HZ e 16 bits; será que isso pode causar alguma distorção conforme você citou ???
    Ajuda "aê" povo do FCC !!!
    Grande abraço, Zélo Cardoso

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Na verdade, a maioria dos programas multipista processa em 32 bit float e na hora de renderizar você escolhe o bit-depth. Os programas exportam sem fazer dither - a não ser que tenha essa opção. Geralmente essa opção se encontra em plugins de masterização no estilo suite. Eu sinceramente ainda não "ouvi" se é melhor fazer ou não fazer. Sobre programas de masterização, acho que eles não renderizam aplicando dither.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dithering, como fazer?