como fazer uma boa gravação de contrabaixo?

    Autor Mensagem
    ballyhoo
    Veterano
    # mar/06


    Gravo musicas em casa e uso uma bateria eletronica, guitarra direto na placa de som atravez de um samsamp e queria gravar o baixo também usando pedal, como posso fazer pra ele ficar com bastante peso e bem definido? o que devo usar, um zoom pra baixo ou um pré valvulado?


    uso o sonar 9 e o soundforge 8, não uso ampli na gravação porque moro de frente de uma avenida e o barulho é bem alto.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ballyhoo
    com o equipamento que vc tem na mão, dá pra fazer ótimas gravações. Na média, baixos passivos têm um som mais definido enquanto os ativos têm um som mais gordo e cheio (não sou baixista, portanto me corrija se estiver errado). O inicial é um bom baixo passando por um Direct Box ou o Sansamp no seu caso. Faça o timbre gravado ficar mais perto do ideal possível aí vc usa alguns plug-ins pra realçar algumas freqüências - e cortar outras, claro - e um harmonic exciter como o RBass ou MaxxBass da Waves. O mais importante de tudo é um baixo de qualidade, do qual vc goste do timbre.
    Ah, mais uma coisa: o uso de um simulador de amplificador como o Amplitube ou Guitar Rig pode ajudar bastante. Eles, inclusive, possuem presets pra baixo.

    Abraços.

    José Mário Zanini
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ballyhoo

    Usando o Direct vc pode mandar um sinal pra mesa e um para um amplificador. Aí vc microfona o amplicador e depois mixa os dois canais! É uma possibilidade tb!!!

    PS.: Deixe pra colocar os efeitos e fazer a compressão somente depois de gravado, pq depois de gravado naum tem geito de mudar...

    Flw!

    ballyhoo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    José Mário Zanini

    Obrigado pela dica, mas o meu problema é o barulho, moro de frente pra uma avenida e o jeito mais silencioso no meu caso é gravar direto, mas valeu.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Acho que a maior dificuldade de se gravar um baixo em linha (ligado direto) é controlar a saturação dos graves.

    Já tentei gravar baixo uma vez aqui em casa há um tempo atrás, mas ficou muito ruim, "estrondando" muito. Não tive tempo pra procurar a forma ideal, mas acho que o lance é não deixar o volume alto demais.

    - EDIT -
    Anúncios Google:
    VMH estúdio - Gravação produção e ensaios
    Flateck Eletrônica - Manutenção eletrônica em equipamento industrial
    Detetive Rodrigo - Serviços de qualidade. Relatórios conclusivos e sigilosos.


    o_O

    nedy
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Eu to apanhando para gravar meu baixo, o som fica até legal quando escuto no fone de ouvido, porém quando coloco o celular para tocar a gravação sem os fones de ouvido o som do baixo fica lá no fundo quase não se destaca, já zerei o reverb, removi todos os plugins, meu baixo é um cort ativo.

    AleHeus
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    nedy, acredito que sua dúvida se refira mais a parte de mixagem e masterização do que a gravação em si.

    Uma coisa muito importante a se observar é que nossos fones de ouvido reproduzem o som em formato estéreo.
    Os celulares na maioria dos casos reproduzem em formato mono.

    Uma dica que te dou é: Mixe em mono!
    Baixe um plugin gratuito como o bx_solo da BrainWorx e coloque o Width em ZERO para você conferir sua mixagem como está se saindo no mono e tome algumas decisões para que ela soe melhor. Depois confira novamente em estéreo e vá ajustando para chegar num consenso entre os dois.

    Outra coisa relevante ao masterizar, é garantir que as frequências graves não estejam atuando muito na região side, e sim na região mid.
    Para isso, você pode utilizar um stereo imager para reduzir a imagem estéreo dos graves. Normalmente eu deixo em mono mesmo.
    Não tenho um plugin para te recomendar com isso, mixo no Reason e ele possui o MClass Stereo Imager que consigo trabalhar com duas bandas diferentes.
    Claro, depende da música, não existe receita de bolo, pode ser uma questão estética da música abrir o estéreo do grave, a pesar de incomum.

    Colocar um sidechain no compressor do Master Bus pode ajudar também, evitando que os graves fiquem ativando o Threshold e puxando toda a música para baixo.

    @edit

    Importante considerar também que não podemos esperar muito dos alto falantes de nossos celulares. Maioria das vezes deixam a desejar.
    Pode ser o caso do seu não ter uma resposta boa na região dos graves e o seu baixo estar sem muita presença.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/21
    · votar


    porém quando coloco o celular para tocar a gravação sem os fones de ouvido o som do baixo fica lá no fundo quase não se destaca
    só tem lembrando que falante de celular é um cisco de tamanho e a gente acostuma ouvir baixo em caixas de 12"... 15"
    escute algo ai conhecido de banda famosa pra ver se você escuta o baixo como quer ou se ele também desnutrido

    já zerei o reverb
    tá pondo reverb na trilha do baixo?

    removi todos os plugins,
    tá pondo um pouco de compressor?

    ------------------------------------------------------------

    você mixa em monitor de referencia ou qualquer caixa ai?
    porque se está usando 'qualquer caixa ai" é comum elas entregarem mais graves do que o normal o que acontece: você não coloca o que precisa ou acaba tirando grave porque a caixa já tá no talo de grave e quando escuta em lugares diferente o som fica xoxo
    acontece mesa coisa com fone, tenho um de pequeno do iphone, imagina um timbre bacana, mas ele aumenta as frequencias de pontas, resultado, eu mixava com ele, em outro lugares parecia o carro da pamonha

    se não tem como investir em algo correto pra monitorar, coloque algo comercial que você curte, se der equalize a caixa com esse audio como referencia, com isso você tenta chegar no som com sua mixer
    ------------------

    outra coisa bacana e mandar para algum site que mixa automatico como o bandlab, ele dá um acerto bancana na música

    nedy
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: nedy
    · votar


    acredito que sua dúvida se refira mais a parte de mixagem e masterização do que a gravação em si.

    Uma coisa muito importante a se observar é que nossos fones de ouvido reproduzem o som em formato estéreo.
    Os celulares na maioria dos casos reproduzem em formato mono.


    Uma dica que te dou é: Mixe em mono!
    Baixe um plugin gratuito como o bx_solo da BrainWorx e coloque o Width em ZERO para você conferir sua mixagem como está se saindo no mono e tome algumas decisões para que ela soe melhor. Depois confira novamente em estéreo e vá ajustando para chegar num consenso entre os dois.


    Eu já tenho esse plugin ai mas realmente não pensei em colocar tudo em mono no master,

    Outra coisa relevante ao masterizar, é garantir que as frequências graves não estejam atuando muito na região side, e sim na região mid.
    Para isso, você pode utilizar um stereo imager para reduzir a imagem estéreo dos graves. Normalmente eu deixo em mono mesmo.
    Não tenho um plugin para te recomendar com isso, mixo no Reason e ele possui o MClass Stereo Imager que consigo trabalhar com duas bandas diferentes.
    Claro, depende da música, não existe receita de bolo, pode ser uma questão estética da música abrir o estéreo do grave, a pesar de incomum.

    Colocar um sidechain no compressor do Master Bus pode ajudar também, evitando que os graves fiquem ativando o Threshold e puxando toda a música para baixo.

    @edit

    Importante considerar também que não podemos esperar muito dos alto falantes de nossos celulares. Maioria das vezes deixam a desejar.
    Pode ser o caso do seu não ter uma resposta boa na região dos graves e o seu baixo estar sem muita presença. [/i]


    Comentário profissional, valeu pelas dicas amigo, vou tentar isso ai que você falou, depois posto aqui o resultado.

    nedy
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: nedy
    · votar


    tá pondo reverb na trilha do baixo?

    As vezes coloca um pouco de efeito, e geralmente coloco compressores sim, algo errado nisso? eu não uso cubo, nem microfone de captação, gravo com o contra baixo plugado direto na interface.
    Eu mixo usando monitor de referencia de boa qualidade, mas o som no monitor é uma coisa totalmente diferente do som do celular, acho que meu problema seja como o fernando tecladista mencionou tem mais a ver com fone do celular atenuar mais as frequências medias e ser mono mesmo.
    outra coisa bacana e mandar para algum site que mixa automatico como o bandlab, ele dá um acerto bancana na música
    Essa ai eu não sabia, valeu pela dica!

    nedy
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Resolvi meu problema e gostaria de compartilhar com voces, baixei e instalei o plugin DearVR PRO e aloquei o som do contra baixo para frente da face, ficou otimo agora.

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    nedy
    Na mosca. Seu baixo estava atuando na região side e ficou fraco na região mid. Sendo assim, ao ouvir no celular você o "perdia".
    Trazendo-o para a frente da face no DearVR você reduziu a imagem estéreo dele.

    Uma alternativa também que pode te ajudar é fazer um crossover e deixar os graves em mono na master, imitando o MClass que citei antes.
    Dei uma breve pesquisada e encontrei esse plugin gratuíto da RS-MET. Dá uma procurada na página pelo "Crossover". Não cheguei a testar ainda pois estou no trabalho, mas chegando em casa vou testar e se eu gostar vou publica-lo no meu outro tópico de plugins gratuitos.

    Ou você pode também, a pesar de eu não aconselhar muito, mas em alguns casos pode funcionar legal, é colocar o bx_Solo no final da cadeia do baixo e colocar o Width em 0.

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    plugin gratuíto da RS-MET. Dá uma procurada na página pelo "Crossover". Não cheguei a testar ainda pois estou no trabalho, mas chegando em casa vou testar
    Atualização: não gostei. Motivo: 32 bits.

    De qualquer forma, dá pra fazer algo um pouco mais trabalhoso mas vai funcionar.
    Crie uma cópia do sinal utilizando um splitter.
    Num dos sinais passe um LPF, este sinal será a banda dos graves.
    No outro sinal passe um HPF, este então sera a banda dos agudos.
    É importante manter a frequência de ambos filtros no mesmo valor e recomendo para esta aplicação um slope de -6 dB/Oct.

    Depois basta realizar os devidos processamentos para cada banda individualmente, nesse caso em específico, reduzir o estéreo da banda dos graves.

    Depois basta somar os dois sinais novamente.

    Sentinela-Baixo
    Membro Novato
    # 27/jun/22 01:16
    · votar


    nedy

    Qual site voce conseguiu baixar o DearVr Pro para utilizar free ? Obrigado !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como fazer uma boa gravação de contrabaixo?