Conexões Alternativas (Dúvidas)

    Autor Mensagem
    Walter Girao
    Veterano
    # jul/09


    Olá, pessoal!

    Estou finalmente comprando um teclado top de linha e sinto que tenho muito o que estudar pela frente.

    Já peguei o manual do teclado e vi que as boas e velhas saídas P10 não são mais a única opção.

    Minhas dúvidas são sobre: mLAN (firewire), S/PDIF e USB

    -mLAN: segundo o manual, faz tudo ao mesmo tempo. Transfere Audio e MIDI.

    -USB: Passa midi pro pc sem aquela complicação de ins e outs dos cabos midi. Além disso, não é limitada a um só canal

    -S/PDIF: Sinal digital direto pro pc sem conversão analógica.


    Dúvidas:

    -mLAN: Como eu conecto esse negócio ao meu PC?? qual o tipo de cabo? (tenho uma audiophile 192 e acho que não tem nenhuma entrada para isso... a não ser que as pontas do cabo sejam de formato diferente...). A qualidade da gravação seria superior à captada pelas entradas analógicas balanceadas da minha audiophile 192)

    -USB: Existe alguma remota desvantagem em passar midi por usb/usb comparando com os cabos midi/midi convencionais ou são apenas vantagens?

    -S/PDIF: Qual o cabo que se usa para essa conexão? Seria essa entrada a substituta definitiva para os P10, já que minha placa tem essa entrada, ou existe alguma desvantagem? Quero dizer... tenho entradas analógicas balanceadas muito boas na minha placa... essa S/PDIF seria melhor ainda? E outra coisa... esse sinal digital, em termos práticos (excluindo questões de qualidade de som), se comporta exatamente da mesma forma que um analógico num DAW como Nuendo? (posso aplicar um efeito de som como um guitar rig, por exemplo, nesse sinal?)



    Por enquanto é "só" isso. Valeu pessoal ;)

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    -mLAN: Como eu conecto esse negócio ao meu PC?? qual o tipo de cabo? (tenho uma audiophile 192 e acho que não tem nenhuma entrada para isso... a não ser que as pontas do cabo sejam de formato diferente...). A qualidade da gravação seria superior à captada pelas entradas analógicas balanceadas da minha audiophile 192)

    Dá uma olhada nesse site: http://www.music-center.com.br/mlan.htm
    Ele explica direitinho sobre o mLAN!

    -USB: Existe alguma remota desvantagem em passar midi por usb/usb comparando com os cabos midi/midi convencionais ou são apenas vantagens?

    Nenhuma desvantagem!! Acho até mais simples, com menos complicação de cabos e conexões!

    -S/PDIF: Qual o cabo que se usa para essa conexão? Seria essa entrada a substituta definitiva para os P10, já que minha placa tem essa entrada, ou existe alguma desvantagem? Quero dizer... tenho entradas analógicas balanceadas muito boas na minha placa... essa S/PDIF seria melhor ainda? E outra coisa... esse sinal digital, em termos práticos (excluindo questões de qualidade de som), se comporta exatamente da mesma forma que um analógico num DAW como Nuendo? (posso aplicar um efeito de som como um guitar rig, por exemplo, nesse sinal?)

    Acho que o grande lance do spdif é que não tem conversão ad/da. Dessa forma, não há perda na qualidade do sinal devido a possivel má qualidade dos conversores.

    Abraços!

    Walter Girao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E quanto ao comportamento do sinal digital S/PDIF? É igual ao de um sinal analógico?

    Posso aplicar qualquer tipo de efeito nele?

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Walter Girao

    Sim. Na verdade, o sinal que vc processa no computador (aplica efeitos vst, etc) é digital. Ele é convertido em algum ponto da cadeia, geralmente na placa de som, ou por um conversor ada.

    Abraços!

    Walter Girao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Então meu esquema vai ficar assim:

    -Midi ligado por um USB simples
    -Audio ligado ao PC por spdif (para gravação)
    -Audio analógico (p10) ligado direto na caixa (para quando eu não quiser ligar o PC para tocar)

    Última dúvida:

    Qual cabo eu devo usar no S/PDIF? precisa ser um especializado de alta qualidade ou qualquer rca stereo com especificações genéricas (daqueles que a gente encontra jogado em um gaveta há 10 anos) já da conta?

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pode ser um cabo spdif normal.

    Abraços!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Só não esquece de olhar se o seu teclado e spdif toslink ou normal mesmo!!

    Abraços!

    Walter Girao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mas o cabo spdif é aquele RCA que tem em todo canto jogado pela casa, não é?

    O manual só fala isso:

    DIGITAL OUT connector
    Use this connector to output digital signals over coaxial
    (RCA-pin) cable. The digital signal format is CD/DAT (S/P
    DIF). This connector outputs a digital signal of 44.1 kHz/24
    bit. By using this jack, you can record the keyboard
    performance or Song/Pattern playback of this synthesizer
    to external media (e.g., a CD recorder) with exceptionally
    high-quality sound—thanks to the direct digital connection.


    Toslink é a transmissão óptica, não é?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conexões Alternativas (Dúvidas)