Dúvidas sobre Equalizadores Shelving e Peaking

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/09


    Pessoal é o seguinte,

    a algum tempo tenho algumas dúvidas específicas sobre esses diferentes tipos de EQ, aí ví aqui num tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/207952/
    comentários sobre ajustes. comentaram o seguinte:
    "Minha solução: usar o modo Ln1 e um equalizador paramétrico (uso do da minha gravadora Roland) da seguinte forma:

    +7db Q16 a 5khz (Peaking)
    -12db a 5khz (Shelving)

    Os -12db a 5khz vão diminuindo gradativamente as frequências acima de 5khz.
    Os +7db em 5khz dão presença, equilibram os agudos com os graves e tornam a simulação de caixa MUITO mais realista."

    essa é uma parada q eu sempre tenho dúvida sobre os peaking e principalmente, os shelving.

    esse Q16 a 5khz significa q o EQ vai atuar a partir de q frequencia e vai até aonde? é 4,7 até 5,2 por exemplo? esse "Q" siginica uma banda de frequência, q banda é essa?

    e em relação ao shelving -12db a 5khz significa q em 5khz eu vou ter MENOS 5khz, sendo q a EQ já começou a atuar progressivamente bem antes, ou A PARTIR do 5khz é q COMEÇA a atenuação?

    Se pudessem me explicar.... é q essa dúvida sempre rola na hora de uma fina equalização.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    up!!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ninguém?

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ABATANGERINA

    Vou tentar resolver suas duvidas!!

    esse Q16 a 5khz significa q o EQ vai atuar a partir de q frequencia e vai até aonde? é 4,7 até 5,2 por exemplo? esse "Q" siginica uma banda de frequência, q banda é essa?


    O "Q" é a abrangência da faixa de frequência em que vai atuar a alteração. Quanto maior o Q, mais estreita é essa faixa de frequência.


    e em relação ao shelving -12db a 5khz significa q em 5khz eu vou ter MENOS 5khz, sendo q a EQ já começou a atuar progressivamente bem antes, ou A PARTIR do 5khz é q COMEÇA a atenuação?


    A atenuação não é abrupta, ou seja, vai começar a atenuar antes, e a frequencia escolhida vai estar na metade do caminho da atenuação, ou seja, se vc tiver uma atenuação de 12dB em 5khz, na verdade a faixa de 5khz só vai ser atenuada em 6dB.

    Não sei se ficou muito compreensivo, mas como eu to no trabalho fica foda pra tirar uns gráficos e colocar no 4shared (que é bloqueado aki!).

    Minha sugestão é, se vc tiver o sonar, abra o eq do sonitus e vá testanto estas configurações pra ver como ficam os gráficos!!
    Qualquer dúvida, estamos ai!!

    Espero ter ajudado!!
    Abraços!!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    BaNdAiD

    valeu cara!! mas não entendi bem uma parte...

    A atenuação não é abrupta, ou seja, vai começar a atenuar antes, e a frequencia escolhida vai estar na metade do caminho da atenuação, ou seja, se vc tiver uma atenuação de 12dB em 5khz, na verdade a faixa de 5khz só vai ser atenuada em 6dB.
    ok. só não entendi quando q aconteceria a atenuação de 12db...seria depois do 5khz??

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ABATANGERINA

    ok. só não entendi quando q aconteceria a atenuação de 12db...seria depois do 5khz??


    Se for um shelving high (frequencias altas), ele vai começar a atenuar da esquerda (graves) para a direita (agudos). Se for um Shelving low (frequencias graves), vai ser o oposto, ou seja, começa a atenuar da direita (agudos) para a esquerda (graves).

    Chegando em casa eu vou postar umas fotos dos graficos pra ficar uma explicação bem legal mesmo!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    BaNdAiD
    Chegando em casa eu vou postar umas fotos dos graficos pra ficar uma explicação bem legal mesmo!
    tô esperando... se pudesse quebrar esse galho..valeu msm

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ABATANGERINA

    Consegui!!
    Peaking: http://www.4shared.com/file/101459330/62fbd091/Peaking.html

    Shelving: http://www.4shared.com/file/101459422/90a19679/Shelving_Low.html

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Foi mals a demora...ontem foi corrido pra mim!!

    O shelving Hi é a mesma coisa do Shelving Low, porém relativo a ganho nas frequencias (positivo). Ou seja, a curva dele é acima do 0dB!

    Abraços!

    ABATANGERINA
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    BaNdAiD
    valeu msm cara, bem esclarecedor!!! é por isso q eu me confundia sobre os shelving... na realidade quando vc coloca +10db em 1kh, ele naum dá +10db no 1khz, só vai dar depois

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ABATANGERINA

    É isso mesmo!!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre Equalizadores Shelving e Peaking