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rckaudio Veterano |
# abr/09
Pessoal, utilizei a busca e não encontrei uma resposta:
Qual é a diferença entre pré e post nos auxiliares? Qual a melhor situação pra utilizar cada um em monitoração ao vivo? Grato!
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sarpa Veterano |
# abr/09
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Depende da mesa, mas na maioria dos casos:
- Pré: Não passa pelo fader. Ou seja, você pode alterar o que quiser nos faders que o volume da mandada não vai mudar. Em algumas mesas, esse pré também é pro EQ, ou seja, a mandada vai antes (pré) de passar pelo EQ da mesa.
- Pós: Passa pelo fader. O volume do fader interfere na mandada. É ideal pra uso de mandadas de efeito, etc.
Quando se utiliza a mesma mesa pra fazer PA e Monitor, aconselho usar todas as mandadas em pré, e FX em pós.
Quando eu faço monitor (geralmente uso uma 01V96), gosto de utilizar as mandadas em pré (normalmente os in-ears da galera) e o side em pós, assim posso fazer uma mix no side valorizando a música que está rolando na hora. Ex.: Quando rola um solo, etc, dou uma 'chegada' no volume do side, pra dar mais 'emoção' à coisa.
Espero ter ajudado. Abraços, Juninho Sarpa. www.jrestudios.com.br
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rckaudio Veterano |
# abr/09
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sarpa Obrigado pela resposta. Muito clara e objetiva.
Vendo que você tem experiencia aí no ramo será que poderia tirar outra dúvida? Como faço pra inserir efeitos esporádicos em uma mix ao vivo, tipo: -Delay no final de algumas frases que o vocalista canta. - Aumentar o Reverb, etc...
É só aumentar o fader (no caso o Aux) ou tem outra técnica. Se alguem souber também fiquem a vontade
Obrigado
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sarpa Veterano |
# abr/09
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É bem por aí mesmo.
Você pode, ou na hora em que você quer aumentar a mandada de efeito do canal da voz, ou ainda, quando for plugar tudo, faça a volta do efeito (a saída do rack) entrando num canal da mesa. Eu prefiro trabalhar assim, por que?
Assim você pode equalizar o seu reverb, o delay, etc .. e ainda, os tem num fader. Quando tem que subir, sobe, etc. Só lembre-se que você vai levantar o volume geral do efeito, ou seja, todo mundo que estiver sendo mandado praquele efeito, terá o efeito aumentado também, ex.: caixa de bateria, tons, guitarras, etc, etc.
Dica: Equalize o Delay tirando dele as frequências predominantes na voz. Pode cortar os agudos sem dó. Eu costumo limar quase tudo a partir de 5kHz, assim ele não 'embola' com a voz, e você pode explorar mais dele.
A mesma coisa com o reverb ... mas lembre-se, não é só a voz que está indo pros efeitos, tem o resto da banda toda.
Abrassss e boa sorte.
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rckaudio Veterano |
# abr/09
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sarpa
Entrei no seu site e pude conferir o profissionalismo. Parabéns. Muito legal. Se fosse aqui em S.P. com certeza ia ensaiar e gravar com vcs;
Abraço
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sarpa Veterano |
# abr/09
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Hey Mr. rckaudio, muito obrigado man!
Grande abraço!
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