Montando esquema pra gravar e tocar em ap.

    Autor Mensagem
    Sub_Zero
    Veterano
    # mar/09


    Olá pessoal!
    Estou vivendo um dilema, eu gostaria muito de comprar um ampli de guitarra melhor, mas moro em ap e mesmo 15 watts já gera reclamação da vizinhança, e além disso, preciso comprar um computador pra fazer trabalhos da facul.
    Estou pensando em montar um esquema pra poder usar o pc pra gravações em casa e também pra tocar guitarra.
    Minha aplicação maior vai ser tocar guitarra, usando programas como amplitube fender, guitar rig entre outros (vou tocar com fone de ouvido), mas também quero gravar guitarra, violão e voz.

    Gostaria de opiniões a respeito dos equipamentos necessários:
    Computador (qual a configuração recomendada?)
    Interface (li um pouco a respeito disso, ela substitui a placa on-board do pc quando vai gravar ?)
    Fone de ouvido (pretendo investir em um até R$230,00)
    E o que mais for necessário.

    Meu orçamento não é grande coisa, posso gastar no máximo R$ 2.500,00 , até pensei em comprar um ampli e um computador, mas tenho muita restrição de volume e creio que não conseguiria tirar bons timbres tocando em baixo volume, sem contar a versatilidade.
    Uma pergunta fundamental: Valeria a pena fazer o que estou querendo? Com meu orçamento eu consigo comprar um equipamento que me dê uma boa qualidade tanto pra tocar quanto pra gravar?
    Agradeço a ajuda de todos.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olá Sub_Zero

    Comigo acontece a mesma coisa. Também moro em apartamento e tive que aposentar meu Meteoro 50W.

    O que eu faço até o momento e usar meu pc, com placa onboard mesmo, e o Guitar Rig.
    O resultado pra poder estudar e tirar um som de guitarra é muito bom.
    Também dá pra gravar, mas não com uma qualidade ótima e sim uma qualidade média.

    O grande problema de ligar a guitarra no pc é igualar a impedância entre a guitarra (alta impedância) e a entrada de som do pc (baixa impedância).

    Eu resolvi isso usando minha Zoom505II. Eu ligo a guitarra nela e da Zomm na placa de som. A Zoom fica em stand by (modo de afinação), e deixo todos os efeitos por conta do Guitar Rig.
    A saída de som da Zoom é de baixa impedância, e com isso igualo com a entrada de som do pc.
    Eu ligo na entrada de microfone do pc.

    Quanto a configuração. Depende do que você quer fazer.
    Se for só pra estudar e gravar pouca coisa, não precisa de muito: 1Gb de memória e um processador simples (de um núcleo) já está bom.

    Mas se sua intensão for gravações de maior qualidade, aí no mínimo 2 Gb e um processador de 2 núcleos (core 2 duo).

    Espero ter ajudado.
    Abraço
    Felipe Caineli

    Sub_Zero
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Felipe Caineli
    Comigo acontece a mesma coisa. Também moro em apartamento e tive que aposentar meu Meteoro 50W.
    ehheheheh cara, o que eu mais queria era me mudar pra uma casa e comprar um ampli valvulado, mas não dá...
    Obrigado pela ajuda.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Sub_Zero

    Vc tem duas opções:

    1- comprar seu amp e fazer uma caixa vedada acústica com tratamento com espuma por dentro. Essa caixa vc coloca sobre seu amp e por debaixo dele um tapete grosso ou um cobertor. Pronto, problema de barulho resolvido, pode aumentar quanto quiser seu amp. Microfone-o (ponha o microfone dentro da caixa acustica com o amp) ou ligue em linha (detesto isso, prefiro microfonar) na sua placa de audio. Use seu Phone plugado na placa de áudio ou no seu próprio amp. Deixe um buraquinho na caixa acústica para passar os fios sem folga, se não o som vaza.

    2- utilizar programas como Guitar Rig, Amplitube e Guitar Combos que são excelentes simuladores de amps e efeitos virtuais. Assim vc pode plugar sua guitarra diretamente na placa de audio desde que tenha uma placa boa.
    Uma Edirol UA-4FX por exemplo vc encontra por volta de 500 à 600 contos e é uma baita interface externa. http://roland.com.br/edirol/produtos/236


    Quanto á uma configuração de computador, é melhor ter no mínimo um proecessador de 2 núcleos (Core 2 Duo recomendado) + 2Gb de Ram (muito barato hoje em dia) e uma placa mãe boa (de preferência uma ASUS).
    Para montar um PC assim vc não gastará mais do que 1100 reais na www.acffonecar.com.br por exemplo. Esta é a loja onde compro minhas peças.

    Pronto, vc não gastou mais do que R$1.600.

    Abraço.

    Birdcrazy
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Felipe Caineli

    Porque vc usa a zoom em Standy By?

    O som do Guitar Rir é melhor que o da Zoom?

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olá Birdcrazy

    Pois é ... os efeitos da Zomm eu uso muito pouco. Só um wah-wah quando preciso (porque não sei configurar o wah-wah no Guitar Rig, mas é possível - preguiça minha mesmo).

    Não curto muito os efeitos da Zoom.
    O que a Zomm me oferece eu tenho tudo no Guitar Rig, e bem mais fácil de ajustar e configurar.

    Alé do Guitar Rig te dar a possibilidade de baixar bancos feitos por outras pessoas ... e alguns bancos perfeitos para simular timbres de artistas famosos.

    Também não gosto daquela distorção digital da Zoom.

    Abraço
    Felipe Caineli

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando esquema pra gravar e tocar em ap.