home studio para gravação da minha banda

    Autor Mensagem
    baterapedro
    Veterano
    # mar/09


    Olá,

    Pretendo comprar equipamentos para gravação das músicas da minha banda, a qual possui voz, 2 guitarras, baixo e bateria (esta vou gravar fora de casa, ou fazer eletronicamente). A banda toca mpb/rock alternativo.

    Pretendo gastar na faixa de 3 a 5 mil reais em equipamentos. Só tenho o PC e os instrumentos (o microfone terei que comprar).

    Minha dúvida é como distribuir essa grana nos equipamentos como a mesa (é necessaria?), placa de audio, compressor, pre-amp, mic e etc. Podem me ajudar?

    Muito Obrigado

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    baterapedro

    Você tem uma verba muito boa.
    EU compraria:
    - Um bom par de monitores, com falantes de 8'' (como os yamaha HS80 ou os da KRK, por exemplo)
    - Uma placa de audio boa, de preferência Firewire e que tenha um preamp legal. Não precisa ter muitos canais.
    - Pra gravar a guitarra e o baixo (eu sei que todo mundo vai me crucificar) eu compraria uma boa pedaleira. Tenho a x3 e acho perfeito, mais fácil do que ficar usando amp, que tem que colocar em volume alto e microfonar!! Outra opção é o amplitube e o guitar rig. São opções boas e baratas!!
    - Um bom mic pra voz. Se vc tiver um lugar legal pra gravar (sem muito barulho) compra um condensador!!

    Acho q eh por ai!

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    BaNdAiD

    Sinta-se crucificado no que se diz respeito em ligar a guita em linha mesmo pelo pedal...eheheh!

    baterapedro

    É claro que estou brincando com o Bandaid, mas microfonar o amp da guitarra e do baixo sería muito indicado. Cada um faz como quer, mas pela microfonação e principalmente se vc jogar um pano em cima do mic e do amp na hora de gravar, a qualidade fica muito boa (melhor do que em linha).
    Para completar o que ele disse, pre-amp, não é necessário se a própria placa já tiver.
    Mesa só é será necessário dependendo da quantidade de canais que vc quer na sua placa..... se vc quiser gravar todos juntos precisará de uma placa de no mínimo 8 canais.
    Agora, se vc for gravar instrumento por instrumento, uma placa de 1 ou 2 canais já basta (entre 500 e 1000 reais).
    Todos os outros processadores de efeitos, compressosres, etc... vc tem a opção dos plugins.
    Mas tenha em mente que processadores de efeitos físicos são melhores do que os virtuais.
    Vc já tem algum software de gravação multipistas e outro de masterização em mente?
    Dicas: Sonar e Sound Forge.

    Abraço.

    baterapedro
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: baterapedro
    · votar


    Obrigado Bandaid e gwallner!

    Galera, to mais pra fazer em linha mesmo, afinal nao tenho amps de guitarra nem de baixo.

    Alguem tem sugestao dos equipamentos que eu compro com o orçamento que tenho disponível? Outra coisa é que não pretendo fazer gravação simultânea... então a placa não precisa ter vários canais..

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olá.

    Qual a configuração do seu computador?
    Dependendo, você vai ter te fazer um upgrade nele.
    Com 2 Gbs de memória dá pra trabalhar. Mas acima disso é melhor (pra usar mais plugins e simulador de efeitos virtuais).
    O processador também tem que ser um bom (core 2 duo).

    Abraço
    Felipe Caineli

    baterapedro
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Quanto a isso sem problemas.

    É um Core 2 duo E8400 @ 4.0Ghz com 4Gb de memória

    baterapedro
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Quanto a isso sem problemas.

    É um Core 2 duo E8400 @ 4.0Ghz com 4Gb de memória

    nichendrix
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Boas dicas

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gwallner
    Sinta-se crucificado no que se diz respeito em ligar a guita em linha mesmo pelo pedal...eheheh!

    heuheuheuheuheu!! Quem mora em ap sabe o quanto é dificil deixar que o amp passe do 2 no knob de volume!!

    baterapedro

    Recomendo a princípio os monitores e uma placa de som de boa qualidade.
    Baixe os programas e plugins na net, e vá fazendo aprendizado com eles, gravando guitarras e baixos, e tals.

    Depois que já tiver pegado o "rumo das coisas" é hora de começar a pensar em comprar um mic pra gravar voz.

    Recomendo assim pq o processo de aprendizado não é rápido, leva "alguns dias" até que vc domine o equipamento e os softwares o suficiente para pensar em gravar sua banda. Se vc sair comprando tudo de uma vez, pode descobrir depois que comprou algo não tão necessário pro seu caso específico...

    Agora, o que eu acho que vc quer é indicações de monitores e placas, né? Bom, ai vão as minhas,:

    Monitores:
    Yamaha HS80M

    KRK Rokit 8

    M-Audio BX8-A Deluxe

    Placas:

    As opções são tão variadas que eu acho melhor deixar alguns sites para vc:
    http://www.rolandus.com/products/productlist.aspx?ParentId=104
    http://www.m-audio.com/index.php?do=products.family&ID=recording

    Acompanhe o tópico abaixo, e também procure na busca, tem bastante coisa!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/206654/

    Abraços!

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BaNdAiD

    Cara, mas tu sabia dessa de fazer um caixote vedado que caiba seu cubo e o mic dentro? É uma solução pra quem não pode fazer barulhoe funciona legal.
    De qualquer forma, no momento estou sem amp em casa, por isso uso só Guitar Rig, Amplitube e Guitar Combos que já me quebra o galho.

    Abraço.

    Birdcrazy
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu não conhecia o fórum e acabei comprando uma ZOOM G1x para gravar direto no computador, ô arrependimento!

    Era só colocar uns 200,00 a mais e comprar a edirol e usar o guitar rig.

    Como você vai gravar com outros músicos acho melhor você pegar uma placa de 6 ou 8 canais, porque dá pra todo mundo tocar "ao vivo" e depois ir refazendo um a um ouvindo os outros como base.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Birdcrazy

    Blz?
    Então, ele não vai gravar a batera em casa, então não precisa de uma placa de tantos canais.
    Uma de um ou dois canais já resolve, mesmo pq ele gravá um instrumento por vez, colocando uma guitarra guia para fazer a bateria eletrônica ou trazer para um studio e gravar a batera já resolve. Desde que coloque o metronomo rolando.

    baterapedro
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vários canais não tem necessidade. Devo comprar a Edirol e to pensando seriamente em comprar um POD. Talvez um X3. Eu tenho um amp de estudio fender mas acho que nao vai ficar legal gravar nele.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gwallner

    Cara, mas tu sabia dessa de fazer um caixote vedado que caiba seu cubo e o mic dentro? É uma solução pra quem não pode fazer barulhoe funciona legal.

    Sei sim!
    Pra mim, o legal de ter um amp bom é poder tocar com ele num volume legal!! Se for pra gravar em casa, prefiro a pedaleira, que me dá mais praticidade e facilidade pra construir um timbre e gravar (eu só tenho que plugar o cabo usb e pronto!)

    Amo amps, e acho que eles são fantásticos!! Mas acho eles muito complicados de se "manejar" para gravação fora de um estudio...


    baterapedro

    Eu tenho uma x3live e gravo tudo nela...posso te falar que foi a melhor compra que eu fiz até hoje!!!

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BaNdAiD

    É vero.... quando se tem um amp se torna menos prática a gravação dependendo das circunstâncias.

    Abraço.

    nyurig3
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    baterapedro
    como vc nao vai precisar de muitos canais faça o seguinte:

    placa de áudio audiophille 2496
    mesa de som behringer de pelo menos uns 4 canais: ex: Xenix 1202fx.
    microfone dinamico para voz, um behringer xm8500 ta bom, custa em media 90,00. (concenser nao da para gravar sem uma acustica boa)
    headphones
    isso é o essencial, o que sobrar vc investe em monitores

    vandaster
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Amigos, pelo que entendi, não adianta você ter uma mesa de 16 canais se sua placa tem apenas 1 canal, estou correto? Nesse caso seria melhor uma placa com mais canais do que a mesa.
    Outra dúvida é em relação as placas externas e internas, se ambas forem da mesma quantidade de canais, qual seria a mais viável?

    Estou na montagem de micro home estudio...

    Abraços

    denis_guitar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ola pessoal!!!!olha só eu novato com ecs aqemas e gravaçao!!!!
    tenho um notebook positivoz93 e nao consigo gravar nd com ele!!!!
    nao sei c o problema é com ele ou comigo msmo!!!!
    ele tm 1gb de ram,120hd sata core 2duo!!!!
    to com o sonar7 e com GR3!!!!
    eu plugo a minha guitarra nele com o sonar e nao sae som nenhum e nem ativa a funçaodo rec!!!!
    e no GT3 sae um chiado mto forte!!!!
    me ajudem por favor!!!!
    obrigado desde ja!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a home studio para gravação da minha banda