Minha dúvida sobre mixagem

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: zélo cardoso


    Sei que existem dezenas de tópicos sobre isso, mas não encontrei em nenhum sobre a minha dúvida; quero saber se eu exporto os midis no Mixdown do Cubase SX, depois importo como aúdio para mixá-los, qual é a melhor maneira de separar as frequencias(graves, médios e agudos), usando por exemplo o Q 10 da Waves ? Seria usando o Paz Analyser para ver como estão e cortar ou adicionar, ou existe algo eficiente e mais simples ?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    leobozzo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    que você quer dizer com SEPARAR as frequencias? Q10 é equalizador, então vc nao separa nada nele...

    um analisador de espectro pode te ajudar a "ver" as frequencias mas no fim o que vale é o teu ouvido...

    olha isso aqui e ve se te ajuda...

    http://www.audioclicks.com.br/blog/2009/01/10/analizador-espectro/

    http://www.audioclicks.com.br/blog/2009/01/06/utilizando-um-eq/

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    zélo cardoso

    Não entendi bem a pergunta, dá uma reformulada por favor! não entendi o lance de separar as frequencias.

    Passini
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mixa tudo direto nos canais midi

    Slash_1989
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    zélo cardoso
    eu exporto os midis no Mixdown do Cubase SX, depois importo como aúdio para mixá-los

    no sonar eh "edit > bounce do track"

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    zélo cardoso

    Só uma coisa, pq vc não mixa com as pistas em MIDI ao invés de exportar e importar em wave?

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gwallner

    Só uma coisa, pq vc não mixa com as pistas em MIDI ao invés de exportar e importar em wave?


    Se ele tiver usando VST's pesados, como o exdrummer por exemplo, será que não é melhor exportar em audio?

    gwallner
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    BaNdAiD

    Sim, com certeza será melhor, principalmente se o computador dele não aguentar VSTi pesado.
    Ou então congelar a track aonde está o VSTi ajuda bastante na liberação do processamento, mas mesmo assim continua bem mais pesado do que trabalhar somente com wave.
    O problema é que depois de exportado pra wave vc não pode mais regular o VSTi, somente adicionar outros plugins de efeitos. O Battery por exemplo, tem posicionamento de microfones, faz um ótimo drum layering. Se exportar suas tracks para wave e excluí-lo, vc perde essa opção de regulagem.
    Uma opção que utilizo é criar uma pista com o Battery, fazer as batidas que preciso e direcionar cada peça para um canal. Ponho pra gravar a bateria nesses canais em audio e depois desabilito o Battery para aliviar o processador, mas não excluo. Assim, se eu precisar voltar e mexer em alguma coisa, ele tá ali no projeto.

    zélo cardoso
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Galera, acho que formulei a pergunta de forma não clara, é o seguinte:Digo que depois de exportado os VSTs para audio, eu importo para mixar, e o lance de frequencias o qual me refiro, eu vi num curso que comprei na Net de produção musical, no qual a gente coloca a pista em solo para tocar, abre o Paz Analyser, verifica a frequencia de graves, médios e agudos, e usando o Q10, o cara do curso vai equalizando, quero saber se esta é a melhor maneira, ou se seguir a Audição com muito critério seria melhor ? Quanto ao lance de mixar os VSTs, eu já coloquei um tópico sobre isso mas não fui bem esclarecido, e em informações na Net alguns dizem para mixar os VSTs, outros para exportar e importar em Audio, afinal qual é o melhor? Meu PC é um Dual Core 2 Duo, com 4GB de RAM, e roda quantos VSTs eu precisar sem problema, então posso mixar os VSTs que a qualidade será perfeita ?(Claro depende de minhas habilidades e sensibilidade)
    Obrigado, e me esclareçam mais esse "dilema"!!!
    Um abraço, Zélo Cardoso/Alegre/ES

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    zélo cardoso

    Cara, não tem uma formula específica. Mas certamente isso descrito no curso não é a melhor solução.
    Audio é som, e não imagem!! Um Analyzer ajuda, mas nada substitui os ouvidos!!

    Ex: Um bumbo vai aparecer com bastante graves no analyzer, mas é assim que um bumbo deve ser...vc não vai tentar balancear os medios e agudos de um instrumento grave....

    Se soa bem, não precisa mexer!

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    zélo cardoso

    Tô com o BaNdAiD.

    O negócio é "se soa bem, então tá ótimo"... vá pelo seu ouvido e compare com outras gravações do mesmo estilo de música que te agradam.
    Por exemplo, quando gravo eletrônico, trance... procuro buscar equalizações como as do Tiesto pro exemplo.
    Quando gravo metal, vou atrás das equalizações de Disturbed e outras bandas que curto a sonoridade de seus timbres.
    As vezes a gravação sai tão boa que nem é preciso tanta equalização.

    Quanto ao seu dilema de se manter uma pista em MIDI com seus VST ou VSTi para continuar gravando é melhor do que exportar em wave e importar depois ou não: com certeza vale a pena manter a pista em MIDI se seu PC é rápido como vejo que é pela configuração que vc nos passou.
    Eu diria que é recomandável passar para wave somente quando seu processador não aguenta mais e tudo começa a pipocar e travar.

    Abraço.

    zélo cardoso
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Obrigadaço Galera nota 1000 do FCC!!!
    Abraços a todos, Zélo Cardoso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha dúvida sobre mixagem